Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Projeciologia: Desenvolvimento da projetabilidade

 

Autodisciplina. Pergunta. Com relação à autodisciplina voltada ao desenvolvimento da projetabilidade, quais os trafares ou trafais que geralmente estão relacionados à falta de autodisciplina e que trafores podem ser úteis? Resposta (WV). Trafar: é o problema da organização. A pessoa não tem retilinearidade da pensenização dela. É o caso da pessoa que, para fazer uma pergunta faz um preâmbulo de cinco coisas inúteis até enfocar o que ela quer. Às vezes isso é porque ela não consegue pensar direto, ela pensa indiretamente e tem que acumular uma porção de dados até chegar àquilo que ela precisa. Isso talvez seja o primeiro trafar grande da pessoa - não ter linearidade, a cosmolinearidade do modo de pensar. Se a pessoa pensa errado ela vai também agir errado e “empurrar com a barriga” e não leva isso em consideração. (Tertúlia 0923; 1h:20m).

Recesso projetivo. Pergunta. Participo na Escola de Projetabilidade Lúcida do IIPC. Noto uma dificuldade bem maior para ter projeções quando estou nessas atividades do que quando estou em casa. Inicialmente pensei que isso era para mostrar os pontos a serem melhorados. Como após o primeiro ano essa dificuldade continua presente, pergunto: que outros fatores ou motivos poderiam existir? Resposta (WV). Isso é o recesso projetivo. Quando uma pessoa começa a estudar teoricamente ou praticamente o processo de projeção, ela tem recesso projetivo. Esse recesso se deve, em primeiro lugar, ao problema ter que sintonizar ou centralizar os seus pensenes naquilo que ela está precisando. Em segundo lugar, quase sempre ela tinha projeção muito superficial, sem muita importância. Na hora em que ela começa a estudar a realidade, a consciência fica mais lógica, mais racional, acerta o passo e exclui aquelas impressões juvenis, imaturas ou inexperientes, que ela teve antes. A gente tem que considerar essas duas hipóteses, aí no caso. A pessoa tem que insistir na pesquisa, no estudo, no desenvolvimento da investigação. Ter projeção sem fazer investigação não adianta – isso é poesia, literatura, lirismo, romantismo –, não resolve nada. Nós temos que colocar os dois pés em cima da rocha e o mentalsoma no cosmos, para fazer projeção. (Tertúlia 0935; 0h:07m). Pergunta. Eu notei que, dentro do meu desenvolvimento parapsíquico, quando eu conto as minhas experiências para outras pessoas, elas param de acontecer. Resposta (WV). Isso é porque às vezes você está mudando a situação. Quando você está cotando as suas experiências, você está começando a explorar o assunto. Isso é estudo, é experimentação, é investigação, é pesquisa. Isso tem um nome: recesso projetivo. (Tertúlia 0950; 0h:48m).

Relaxamento. Pergunta. Professor, como posso resolver? Durante a prática da técnica projetiva, ocorre o seguinte problema: Se relaxo, não consigo me manter lúcido; se me mantenho lúcido, não consigo relaxar. Resposta (WV). (...). “Se relaxo, não consigo me manter o lúcido”. Está errado. Pelo contrário, uma pessoa que relaxa fica mais lúcida. Então o erro maior está aí. Então o que é que você vai fazer? Você vai relaxar da seguinte maneira: deita e relaxa tudo, mas tudo mesmo. Coloca um travesseiro debaixo do queixo para relaxar a mandíbula. Deixa o rosto cair. Vê se está tudo acomodado – pé, mão, não posso ter nada forçado. Relaxa tudo. Isso é que é a relaxação psíquica e fisiológica progressiva. Tem que chegar a um ponto que você tem a sensação de que está entrando dentro do colchão, para baixo. Você vai sentir o peso do seu corpo, que normalmente nós não sentimos. Você vai sentir esse peso, parece que está entrando dentro do colchão. Na hora que acontecer isso, você esquece que tem o corpo. Começa só a pensar. Quando você pensa, você não precisa de seu nariz, não precisa dos teus olhos, você não precisa do seu cérebro. Você pensa – já não há matéria – acabou. Com isso, você vai conseguir ficar mais lúcido. Porque vai excluir, descartar, o processo do corpo, da matéria. Você devia estudar lá no Projeciologia a técnica da relaxação progressiva muscular. “Se me mantenho lúcido, não consigo relaxar”. Isso é bobagem. Se você está lúcido, você faz isso que eu estou falando e você relaxa. Agora, se você tem dificuldade para relaxar, eu vou te dar uma dica. Se você não tem esteira aeróbica, arranja um lugar em que você possa andar. Você vai andar durante 50 minutos a passo apressado. Você vai tomar um banho, se for possível pode ser frio, para te acalmar logo em seguida, porque se for quente vai te alterar a temperatura, a pressão, uma porção de coisas. Então um banho mais frio. Depois de você tomar banho, deite-se pelado, com um lençol em cima de você, na cama. E vai fazer esse exercício que eu estou falando. Pode estar certo que você vai relaxar. Agora, se não tem ninguém em casa, se o ar condicionado é bom, se temperatura é boa, não ponha nada no seu corpo e fica pelado. E nada de ter fantasia sexual. Porque há mulheres e homens que quando ficam pelados só ficam pensando em sexo. Não pode, porque senão, desvia tudo. Com isso, o processo da relaxação com lucidez vai aumentar muito. (Tertúlia 0963; 1h:37m).

Técnica da saturação projetiva. Pergunta. Estudo no IIPC há anos. Já fiz quase todos os cursos, pratico o EV quase todos os dias, porém não tenho rememorações de minhas projeções há muitos anos. O que estaria acontecendo? Resposta (WV). Olha, seria bom trabalhar mais com a projeção diretamente. Fique especializado nisso e pense no assunto. Use pelo menos três técnicas básicas. Uma delas, muito séria, é a saturação projetiva. Olha lá no livro e vê. Começa pela saturação projetiva. Coloca tudo sobre projeção em torno de você, até legendas, na cama, no escritório, no banheiro... tudo sobre projeção. Vai fazer um clima para você, vamos dizer, totalmente de imersão na ideia da projeção, e isso vai facilitar você a deslanchar com a projeção. Imersão, dentro do assunto, ajuda a pessoa a fazer a projeção mais rápida e com mais lucidez. Junto com isso, esqueça a matéria e esqueça as emoções. Na hora que for fazer o processo, fique por conta do que acontecer. É a sua paravidência: se entregue ao processo, sem medo, se você já tem confiança nas suas energias. Esse é o caminho para desenvolver a projeção mais rápido. O mais, está tudo no Projeciologia, é só olhar as técnicas e seguir. Qualquer pessoa pode sair do corpo, se ela se dedicar bem, em quatro, cinco, seis meses. Se ela se dedicar (mas) não pode ter medo. Se a pessoa tem medo, esqueça tudo que eu estou falando aqui – vai cuidar do medo primeiro e depois a gente volta a falar, senão é perder tempo. E nem é bom trabalhar nisso se a pessoa tem medo. Se tem medo, ela está com uma canga em cima dela e pode ser alguma coisa já de assédio. Então, isso também é importante de a gente ver. (Tertúlia 0966; 1h:13m).

Ressaca energética. Pergunta. Ontem tive duas projeções consecutivas. Voltando ao soma, senti forte formigamento no topo da cabeça e dores na fronte. Ao passar o ocorrido para o notebook, percebi queda no raciocínio e na associação de ideias. Na mesma noite tive um sonho onde o professor e uma mulher me interrogavam. Poderia comentar os casos? Resposta (WV). Olha, eu te conheço, sei que você está desenvolvendo as coisas devido a ocorrências anteriores. Nesse desenvolvimento, essas coisas são comuns. Continue escrevendo no laptop tudo o que tem aí para você interpretar. Veja se depois você não fica com ressaca disso. Enquanto tiver alguma ressaca é porque o desenvolvimento da não chegou num ponto de convalescença. Na hora em que acabar a ressaca energética, você já passou por isso. Por exemplo, se nesse momento você está escutando isso aí, vendo a gente aqui falando e você está se sentindo bem, quer dizer que você já está começando a entrar na área da convalescença e você vai ficar melhor em menos tempo. (Tertúlia 0968; 1h:50m).


Mensagem aleatória