Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0917 - Autocompromisso Multidimensional



Tertúlia 0917, Autocompromisso Multidimensional, YouTube, canal Consciustube, https://www.youtube.com/watch?v=hjLrmbAWmqs&t, publicado em 12 de setembro de 2011.


Pergunta. É possível estudar Conscienciologia sem ter curso superior? Resposta (WV). Qualquer pessoa que saiba ler e escrever vai entender tudo o que nós falamos. Mas que é que você está esperando? Vai estudar um pouco. Estuda mais, que assim você não vai reclamar. Autodidatismo é para essa hora. (Tertúlia 0917; 0h:20m).

Pergunta. Suponhamos que uma pessoa perceba através do parapsiquismo que uma conscin sem abertura consciencial para o esclarecimento esteja de má intenção fazendo mal para outras conscins. Como devemos agir nesses casos? Devemos expor o caso publicamente para evitar o acumpliciamento? Isso já aconteceu com você? Resposta (WV). Isso acontece com pessoas das melhores famílias. Você deve entrar na história devagar, com paradiplomacia, sabendo o que vai fazer. Não deve atacar a pessoa mas mostrar-lhe exemplos, fatos, que possam ajudá-la para ela ver que está errada. Às vezes, o nível de má intenção dessa pessoa é inferior à inexperiência e à ignorância. A gente nunca sabe se é má intenção ou se é ignorância. (Tertúlia 0917; 0h:21m).

Pergunta. Porquê uma pessoa da riscomania não consegue perceber isso? Tem alguém próximo a mim que corre com moto a 300km por hora e não tem argumento que o faça desistir dessa prática. Resposta (WV). Você deve examinar a personalidade dessa pessoa. Essa pessoa tem filhos, gosta de alguém, tem dependente? Você fala que a pessoa vai dessomar e esse povo vai ficar sem ela. Outra coisa boa é mostrar, através de estudos, que a moto quando bate torna-se um projétil e o pára-choques é quem a dirige. Se a pessoa não tiver ninguém, dá-lhe os parabéns pelo belo suicídio que ela vai cometer - impactoterapia. Explica-lhe que ele é fronteiriço ao suicídio. Eu senti pelo seu pedido que tem assediador. Ele não corre na motoca, não. Ele tem carona. A paracarona é das piores coisas que tem. (Tertúlia 0917; 0h:22m).

Pergunta. Caso estejamos atrasados quanto ao cumprimento do autocompromisso multidimensional, qual a melhor medida a ser tomada para se recuperar o tempo perdido e quanto da planilha proexológica é possível se recuperar? Resposta (WV). Seria bom você vir aqui e receber um "banho de loja" da APEX ((referência à Associação Internacional de Programação Existencial)) para ver o que você recebeu, o que você já retribuiu e o que é prioritário. Cada caso é um caso e eu não posso afirmar nada para você aqui, a não se examinando "a coisa" de per si e de pertinho, com proximidade. (Tertúlia 0917; 0h:24m).

Pergunta. Explique a frase: «À conscin lúcida compete o dever cosmoético de rever periodicamente a condição de estar correspondendo aos possíveis compromissos firmados antes de ressomar, na intermissividade» (Vieira, verbete Autocompromisso Multidimensional). Resposta (WV). Tem que ver o que você recebeu e o que já doou, qual a sua retribuição, o que é que você construiu. Pergunta. Essa revisão pode ocorrer no extrafísico, estando a conscin projetada? Resposta (WV). Quando ocorre isso é porque o "negócio" é grave e deve estar atingindo outras consciências. Isso aí é coisa séria. (Tertúlia 0917; 0h:26m).

Pergunta. Tenho projeções recorrentes revendo uma planilha de compromissos. Ultimamente essas projeções referem-se a compromissos grupais. Esses parafatos seriam uma condição de rever compromissos firmados antes de ressomar em consequência de reciclagens interconscienciais? Resposta (WV). Sem dúvida. Examina bem o que diz respeito a você, sua família nuclear, a sua profissão, a sua dupla evolutiva, o seu círculo social e os objetivos da sua vida. O que é que você já fez até agora? A maior parte dos compromissos proexológicos, quando eles são da grupalidade, diz respeito ao processo da tares. Olha bem o que é que você já fez em matéria de esclarecimento consciencial. (Tertúlia 0917; 0h:28m).

Pergunta. Poderia falar sobre o paracalendário da ofiex? Resposta (WV). Fala você, Loche (LLJ). Resposta (LLJ). É o funcionamento da ofiex. Teve uma época em que você fez o levantamento e num dia de fevereiro sempre fazia um balanço. Resposta (WV). É. Isso aí é o paracalendário. O meu balanço anual bate no mês de fevereiro. Eles ((referência aos amparadores extrafísicos)) não seguem o calendário gregoriano. A ofiex impõe isso aí porque ela parte daqui para lá. Pergunta. O que é que ocorre nesse balanço? Resposta (WV). Eles olham tudo, para ver se eu preciso de mais assistência, se pode diminuir a assistência, se pode tirar a assistência... e se eu posso acessar uma coisa dessas, me ajuda demais. Eu vejo todos os meus pontos fracos e eles podem dizer o que eu posso fazer. Tem uma coisa muito séria que ajuda demais nesse balanço anual que eles fazem. É o meu trabalho, que choca e dá confronto direto, impacto frontal. Isso é importante porque o trabalho vem na frente da ofiex. O trabalho que eu estou falando, é o seguinte: se é um trabalho generalizado, de maxiproéxis, a ofiex é um item, lá dentro. (Tertúlia 0917; 0h:29m).

Antes da pessoa ressomar, ela calculou mais ou menos, dentro do calendário que ela conseguiu alcançar, que aos tantos anos ia ter um diploma, casar, ter filhos, começar uma profissão, mudar de cidade, enfim… Às vezes, o paracalendário envolve isso tudo. Quando eu perguntava, a maioria das mulheres dizia que tinha intuição de que ia ter filhos mas um percentual grande já é da antimaternidade. A coisa séria, relativamente à dupla evolutiva, é saber "quando nos vamos encontrar e em qual esquina do planeta?". Melhor do que isso, é saber "quando eu vou encontrar com algum amparador, seja intrafísico ou extrafisico? É o anteprojeto extrafísico intermissivo. Tem muita gente que faz isso. A maioria de vocês aqui fez isso. (Tertúlia 0917; 0h:32m).

Pergunta. Vamos imaginar uma pessoa com autocompromisso multidimensional que numa determinada época se descompromete e mais tarde retoma esse compromisso. Resposta (WV). É o retomador de tarefa. Houve um desvio na proéxis. Nunca vai ser do jeito que era, original. Vai ser um arremedo, meia-sola. Muita gente aqui comete esse delito. Pergunta. Vamos imaginar uma mulher, no caso, que teve filhos. Aí há mais comprometimento. Resposta (WV). A pessoa com filhos, normalmente está presa de 18 a 20 anos. Se tem 3 filhos, tem uma creche. Todo o filho é comprometimento. Às vezes aquilo está dentro da proéxis dela. Mas a gente nunca pode afirmar isso. Tem de tudo. (Tertúlia 0917; 0h:38m).

Pergunta. É possível a conscin modificar o autocompromisso multidimensional ao longo da seriex? É possível citar algum caso? Resposta (WV). Sim. Há casos em que a pessoa vem para fazer um determinado trabalho, principalmente quando esse trabalho é uma maxiproéxis que envolve um grupo - companhias, personalidades. A pessoa chega aqui, no tempo certo, no lugar certo, tudo certinho, mas as companhias falharam. Aí, os desfalques vão sendo preenchidos com aquilo que é possível e a pessoa continua com o trabalho dela. Na minha vida eu tive alguns fatos desses. Cada um desses ((referência a duas pessoas específicas que deviam estar com Waldo Vieira e falharam)) tinha um serviço específico aqui para trabalhar do jeito que vários de vocês já estão começando - o Roberto Almeida na condição de médico, o Loche na condição de psicólogo, e por aí vamos. Essas intercorrências patológicas desviam do compromisso. Quando a responsabilidade não é da gente, o reajuste é mais fácil. Lembrem-se, eu tive que esperar duas gerações para fazer o meu trabalho. Eu não tive culpa disso. Vamos acertar o passo e trabalhar o mais depressa possível com aquilo que a gente tem. Fazer as retribuições em alto nível. (Tertúlia 0917; 0h:58m).

Pergunta. Tenho sentido uma coceira do frontochara. Estaria ele bloqueado? Resposta (WV). Quando começa a fazer comichão aqui (colocando a mão na testa) mostra que você está em desenvolvimento. Isso é normal, é ótimo, mostra que tem assistência. Assediador não faz comichão no frontochacra. (Tertúlia 0917; 1h:01m).

Pergunta. Qual o evento evolutivamente mais importante que poderia ocorrer, de um modo geral para todas as conscins visando a desperticidade? Ou tal fato só pode ser avaliado de acordo com cada caso? Resposta (WV). Não. Tem uma porção de coisas que pode. Por exemplo, quando a gente começou a trabalhar aqui com a olorização começou a aparecer mais gente para participar das tertúlias. A desperticidade começa por a pessoa dar valor ao parapsiquismo, à parapercepciologia. Depois vem: EV, euforin, primener, cipriene e extrapolacionismo. Cada pessoa veja como é que está nisso e até que ponto está praticando a tenepes. (Tertúlia 0917; 1h:04m).

Pergunta. Dentro da nossa comunidade conscienciológica, poderia comentar 3 ou 4 objetivos principais que temos que ter em mente para os próximos 5 anos? Resposta (WV). No caso do nosso amigo, o livro seria o primeiro. (Dito na tertúlia 0917, em 24.07.2008). Fazer o Tertuliarium, trabalhar com o mega complexo cultural Holoteca, erigir a Vila Consciência, melhorar o bairro Cognópolis. A mídia composta são quatro coisas: 1. tertúlia aqui; 2. tertúlia online; 3. transmissão da tertúlia em radio; 4. transmissão da tertúlia em televisão. A televisão é o próximo passo. (Tertúlia 0917; 1h:05m).

Pergunta. Podemos dizer que a assunção e a execução desse autocompromisso que foi firmado no extrafísico caracterizaria o paradever, é isso? Resposta (WV). É, mas a gente não pode afirmar isso de pé junto como uma coisa automática porque a vida humana tem o plano B, o plano C, o plano D, etc. Isso aí varia. (Tertúlia 0917; 1h:09m).

Vocês acham que eu (WV) que sou aqui a cobaia-mor, tenho alguma automultidimensionalidade vivida? Um percentual básico, "todo o mundo" que frequenta a tertúlia já tem. Senão, vocês não frequentariam, vocês não seriam assíduos. O processo da multidimensionalidade é maior do que a gente pensa. Isso tudo é um "problema" de lucidez, de autoconscialização, de hiperacuidade e até um certo ponto de holomaturologia. Todos esses fatores mais transcendentes, agudos, de parapercepção, entram aí. Lá no fundo é a parapercepciologia. Se você "joga" energia, "todo o mundo" sentiu e uma pessoa não sentiu, a automultidimensionalidade dela é de 0,00001%. (Tertúlia 0917; 1h:10m).

Pergunta. Esse percentual maior ou menor da automultidimensionalidade tem uma relação direta com o nível dos autocompromissos que a pessoa assume? Resposta (WV). Se aqueles autocompromissos exigem dentro da maxiproéxis um processo grupal multidimensional paraperceptivo, sim. Se não exige, não. Porque às vezes uma pessoa veio para reformular alguma coisa ainda muito crosta-a-crosta, terra-a-terra, da eletronótica, da materiologia. Connosco aqui, o que predomina mais é o processo multidimensional. Mesmo a pessoa que não sentiu a energia no meio de dez que sentiram, é um patinho feio, mas está fazendo força, vai chegar lá. (Tertúlia 0917; 1h:12m).

Pergunta. Quando a pessoa está elaborando o paracalendário no curso intermissivo, ela está utilizando o nível de inteligência evolutiva que ela tem lá? Resposta (WV). Não é o que ela tem. Ela está utilizando a inteligência evolutiva e a experiência do nível do orientador evolutivo, o evoluciólogo. Ele é que dosa. Isso não parte dela, que a maioria não tem gabarito para isso. As bobagens dos romances, principalmente dos romances espíritas, a maioria é tudo afetivo "nós vamo-nos encontrar-nos no ano tal, na cidade tal, na esquina tal" - isso tudo é besteira, tudo na base da emoção, mas tem a sua razão de ser. É uma besteira baseada em probabilidades. Eu mesmo recebi mensagens sobre isso. O problema é o caso pessoal, a pessoa examinar o problema dela, a incidência específica, personalíssima, dela. Pergunta. Qual o atributo consciencial que ela está utilizando mais no momento dela fazer esse planeamento cronológico ((referência ao paracalendário))? Resposta (WV). Está com recuperação dos cons máximos que ela tem. Ela está com a maior hiperacuidade possível. (Tertúlia 0917; 1h:13m).

Eu (WV), nesta minha vida, para arranjar este corpo, tive que trabalhar com a minha mãe e meu pai, que eles estavam separados. Eu devia ter nascido logo depois da minha irmã. Ela nasceu em 1920. Eu podia ter nascido em 1921. Eu nasci em 1932. São 12 anos de diferença. Eu falei para a minha mãe: - "Mamãe, a senhora não vivia com o papai, eu juntei vocês para vocês casarem, foi assim que eu nasci". Eu era um menino. Começava tudo a ter medo de mim, olhavam de lado, desviavam os assuntos, evitavam conversar na minha presença... e eu vendo tudo, sabendo da história toda! (Tertúlia 0917; 1h:15m).

Pergunta. Então você teria que ter esperado 3 gerações, se tivesse nascido em 1921? Resposta (WV). Não. Eles mudaram certas coisas, atrasaram certas coisas. Esse ((referência ao atraso de 12 anos no nascimento de Waldo Vieira)) foi um dos fatores, mas aconteceram outras coisas. A gente estava fazendo assistência em outro lugar. Nós fizemos alguma coisa... não fui eu, mas o conjunto fez alguma coisa. Mesmo assim não deu muita coisa. Foi entre a Primeira e a Segunda Guerra. Não foi fácil... porque... isso... muita coisa... a Alemanha estava se preparando para se vingar, a Segunda Guerra foi feita por causa disso. Os assediadores estavam todos ali. Eles conseguiram empalmar a maioria. Eu acho que podia ter sido pior. O que se calçou para evitar isso... evitou mais coisas, ainda podia ter sido pior. Você já pensou, se o Hitler dominasse a Terra? Já raciocinou bem sobre isso? Eles não tiveram perto? Quem é que já estudou aí a Segunda Guerra? Isso aí entrou nessa história nossa, eu sei disso. (Tertúlia 0917; 1h:16m).

Vocês têm que lembrar que eu (WV) casei-me para ter o filho, que era o meu irmão de volta, com uma mulher que esteve num campo de concentração. Vocês acham que isso foi à toa? Vocês acham que isso foi porque eu quiz? Inclusivé, as minhas ex-namoradas, lá da vida de solteiro, perguntavam: - "Você vai casar com a "a gringa", a pior mulher que tem aqui?". Eu respondia: - "Isso é do seu ponto de vista. Para mim é a melhor mulher". E era mesmo, ela era fora de série, em matéria de assistência. E ela já levou na cabeça, como o "negócio" do campo de concentração, que ela nem sabe o que é que aconteceu... já foi porque ela era boa. Como personalidade, foi uma das maiores que eu encontrei. É tanto que D. Ana, que foi das mulheres que eu vi que mais fizeram assistência nesta vida, as duas andavam como irmãs, uma cuidava da outra. Vocês pensam que isso é à toa? Eu sei hoje uma porção de coisas disso e sabia antes também. Não é fácil. (Tertúlia 0917; 1h:18m).

A gente tem que apagar as pegadas sujas, aquilo que a gente chama assinaturas pensênicas borradas. Da gente e dos amigos da gente. (Tertúlia 0917; 1h:19m).

A maioria fez a agenda evolutiva intraconsciencial lá no intermissivo. O paralaptop é muito mais sério do este que vocês usam aqui. Paralaptop, aquele que vocês usavam antes de aparecem os latops na Terra. A agenda evolutiva intraconsciencial é para esta vida mas tem as coordenadas do processo para a frente devido ao ciclo multidimensional pessoal. O evoluciólogo sempre desencadeia o processo. O acompanhamento aqui, depende do saldo. Todo o mundo vai fazendo serviço. Quem faz mais serviço, tem mais assistência. Por isso muda o amparador para um mais gabaritado. Aonde tem amparador tem evolução. (Tertúlia 0917; 1h:20m).

Na autoproéxis, a pessoa tem uma responsabilidade muito grande dentro de um grupo específico. Geralmente é uma árvore só, dentro do pomar: a genealogia (genética). É preciso ver cada galho junto com os outros galhos. (Tertúlia 0917; 1h:25m).

Pergunta. Qual a diferença entre automultidimensionalidade e autoparapsiquismo? Resposta (WV). A pessoa pode ter autoparapsiquismo sem lucidez nenhuma. Tem um monte de médium que recebe livros e não sabe que tem parapsiquismo. A pessoa que tem autoconsciência da multidimensionalidade, isso é o máximo dentro da Projeciologia - AM (autoconscialização multidimensional). O autocompromisso está dentro desse processo de autoconsciência. As pessoas que são mais conscientes do parapsiquismo são projetores lúcidos. Você acha que o Wagner Alegretti está aqui, baseado em quê? Se não fossem as projeções que "deram uma rasteira nele", ele não estaria aqui. (Tertúlia 0917; 1h:31m).

Pergunta. Teve uma situação que exigiu muito de mim, totalmente contra a lógica. Eu "topei a parada" e fiz. De tudo o que eu já fiz, foi o melhor mas se fosse analisar, não tinha lógica. Resposta (WV). Tem que ver a paralógica. E a paralógica aí, não significa que ela é negativa, significa que é extrafísica. Você vê o prioritário, a partir do processo extrafísico. (Tertúlia 0917; 1h:35m).

Pergunta. A amparadora Veronesa tem alguma relação com os personagens do livro Cristo Espera por Ti? Resposta (WV). Ela é um elemento-chave dentro dessa equipe toda que trabalha com isso. O Balzac não tem nada que ver com o processo de catolicismo diretamente. Cada um tem um sector. Ela é especializada na questão católica "devido ao problema da Itália e essa coisa toda". Quem deu apoio e indicação para o Emmanuel, para ele nascer lá, foi ela. E ela vai assistir ele lá, eu tenho certeza disso. (Tertúlia 0917; 1h:37m).

Uma forma você saber qual é o seu autocompromisso multidimensional é ver o que é que você recebeu na sua vida para você distribuir. Através dos aportes que você recebeu, todo o enriquecimento das suas possibilidades, isso aí vai abrir um universo enorme para você. Mas tem que passar isso no laptop, com calma, fazer se possível um algoritmo com tudo o que você recebeu e o que você fez. Tudo o que a gente recebe tem que colocar em andamento. Eu (WV) fiz dois cursos superiores. Eu praticamente uso isso até hoje, o tempo todo. Isso é uma bênção para mim, me ajudou. (Tertúlia 0917; 1h:39m).

Recentemente, um médico que eu (WV) conheci perguntou-me: -"Você ainda clinica?". Eu respondi: - "Depende do que você chama de clinicar" ((risos)). Eu fechei o meu consultório em 1970 mas você acha que eu deixei de clinicar? Que é que você recebeu? O que é que você está dando? Distribua. Eu tive um enfarte porque eu trabalhava demais como académico de medicina, mas eu já era dentista, já tinha até trabalhado numa policlínica com 28 consultórios de odontologia. E eu era radiologista também. Hoje, eu estou com tanto trabalho como tinha, só que ele é mais pausado, tem horário certo e não tem excesso. Se eu fosse explicar para o médico, eu tinha que explicar para ele o turno mentalsomático que eu uso. Conforme o dia aqui eu tenho quatro turnos para serviço e quatro para dormir. Ontem eu dormi meia hora antes da tertúlia e 40 minutos depois. Esse antes da tertúlia, raramente eu posso. Então eu tenho três turnos que são efectivos. E eu me sinto bem com isso, que eu vejo a produção que eu tenho. Pensa nisso, o que é que você faz com aquilo que você recebe. Vocês já notaram que tudo o que eu recebo aqui, eu procuro distribuir de algum modo? Eu não gosto que nada pare na minha mão. Eu não gosto de estagnar nada que vem. Só faço "um chega para lá" na questão do assédio e na questão dos 15 minutos que eu explico para vocês. (Tertúlia 0917; 1h:40m).

Pergunta. Na questão da clínica gratuita sua 10 anos, o enfarte aos 28 anos de idade, enquanto você trabalhava e estudava e tudo aquilo, devido à condição sua do parapsiquismo, quanto você acha que as assimilações simpáticas com os pacientes somaram para agravar isso, ou influíram pouco? Resposta (WV). Somou. Lá era uma loucura. Eu sentia-me "o dono da pelota". Tudo estava seguindo do jeito que eu planejei: o Centro da Comunhão Espírita Cristã, o meu consultório e aquilo tudo. Eu coloquei tudo do jeito que eu queria. Eu errei foi no ónus do não. Tinha coisas que eu devia ter dado o contra. Eu tive o enfarte depois que eu corri para fugir de uma chuva, de jaleco, com o material de medicina, porque eu tinha vindo de várias casas do povo da periferia. Antes, eu nunca tinha tido nada de pressão arterial. Eu estava no fim do meu curso. A minha ideia era fazer de imediato a clínica gratuita. Eu já tinha começado antes - no segundo ano do meu curso de medicina eu comecei a instalar nove ambulatórios e eu trabalhava praticamente em todos eles. Arranjei professor, médico formado e colegas, tudo para trabalhar nisso. Eu movimentava uma porção de obras de assistência social, no espiritismo, então aquilo foi fácil para mim. Em três desses nove, nós criamos farmácia para dar o remédio nos atendimentos dos ambulatórios. Isso não havia em Uberaba. Toda a quarta-feira nós entregávamos a Bolsa Família na periferia da cidade, a quem precisava. Comida, remédio, a gente levava tudo em caixas. Enchia a camionete e distribuía. A gente começava às vezes, quando eu podia, às sete horas da noite e acabava às 3-4-5 horas da manhã. A gente percorrendo a cidade toda, onde precisava, toda a quarta-feira. Isso tudo era mais ou menos ordenado mas à hora que eu montei a situação toda, aquilo virou um torvelinho. Já tinha reunião pública, o Chico já estava lá, a casa já estava montada, era muita gente em Uberaba, aquilo potencializou o movimento espírita de uma maneira absurda. Aumentou tudo. A demanda era enorme, sob todos os aspetos. Naquela ocasião a gente ajudou em condomínios mas para fazer bairros inteiros, desde S. Paulo até fora. Ninguém sabe o que é que a gente fazia. Ninguém escrevi o que fazíamos. Era uma loucura, aquilo. Eu abusei na questão do corpo. Eu já usava o meu estado vibracional, sentia-me bem e fui levando, mas o corpo não aguenta. Aconteceu "esse negócio" ((referência ao enfarte)), eu superei a coisa mas ficou a hipertensão. No próximo corpo, se tiver macrossoma, eu quero que potencializem o processo de imunidade mas do ponto de vista de fortalecer o meu corpo para eu ser o super-homem sem mostrar que sou. Pode ser até um corpo menor tipo "Pílula de Vida do Dr. Ross" - "pequenino mas resolve". Eu acho que talvez isso talvez possa ajudar-me. (Tertúlia 0917; 1h:44m).

Exemplo de parapalavra dada: você contratou com uma determinada pessoa, fazer uma dupla evolutiva no ano tal. É o seu compromisso. Chega aqui, nem encontrou com a pessoa. Então a parapalavra dada foi para o espaço. (Tertúlia 0917; 1h:55m).

Mensagem aleatória