Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0933 - Hiperacuidade



Tertúlia 0933, Hiperacuidade, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=1PYDot_lIis, publicado em 28 de março de 2013.



Pergunta. Na sua experiência, qual foi o marco renovador que fez você sair do processo assistencial para o do esclarecimento? Resposta (WV). Esse “assistencial” que está falando é o da “consolação”. O esclarecimento também é assistencial. Tarefa da consolação e tarefa do esclarecimento, tudo é assistencial. O que me fez entrar nisso foram as retrocognições, a cosmoética e a autoconsciencialidade – a hiperacuidade. Se você insiste em consolar os outros, você está “tapeando” essa pessoa, você está deixando que ela fique no statu quo, ela não sai do lugar, ela fica marcando passo no mesmo lugar, ela não renova, não há reciclagem, não há potencialização, não há desenvolvimento. Chega a um ponto que a consciência que está fazendo isso fica saturada. Se você ficar só consolando os outros, isso é uma tapeação superficial que vai criar, com o tempo, uma interprisão grupocármica. A religião, por exemplo, é sempre uma interprisão, devido à dogmatologia. (Tertúlia 0933; 0h:03m).

Pergunta. O que pensa sobre apometria? Resposta (WV). A apometria é boa para quem não mexe com nada de projeção. A apometria procura fazer, (assim) como a projeção consciente, assistência aos outros. O nosso amigo Lacerda frequentava os meus cursos – era tudo de casa. Quando ele já estava numa certa idade, eu mesmo conversei com ele que a apometria ia ter dificuldade de funcionar porque estava ligada, atrelada, ao espiritismo. Uma ciência precisa de ficar desligada de tudo. Não existe ciência espírita. Isso é tolice. A ciência não é brasileira, nem francesa, nem americana nem russa... a ciência é para a humanidade inteira – é um processo de pesquisa grande. Por exemplo, a Conscienciologia não é brasileira – ela é universal, universalista, para todo o mundo. Ciência é um processo da humanidade. De modo que, o processo da apometria é bom mas ele precisa mais assistência do ponto de vista da hiperacuidade na pesquisa e de se desligar de qualquer dogmática de religião. (Tertúlia 0933; 0h:05m).

Pergunta. Gostaria que esclarecesse se acha adequado uma pessoa se manter Poliana ((referência à história de uma menina que vê tudo cor de rosa)) por falta de força presencial e por covardia de enfrentar situações. No meu caso, essa postura parece a mais cómoda e facilita o meu processo de vitimização. Se provocada, não seria melhor eu enfrentar a outra pessoa falando que estou cansada de ser desrespeitada, olhando nos olhos e exteriorizando energia? Ou devo permanecer calada para evitar discussão? Resposta (WV). Olhe aqui, minha amiga, continue a ser Poliana sem ter qualquer reação e prepare a “avenida da saudade” – o cemitério – ou a cremação, para depois você chegar à baratrosfera – o infernão. Você está criando uma interprisão. Se a pessoa está errada e você não fala nada, você está de acordo, é cúmplice e conivente com ela. Mas se você é muito covarde, muito mole, “a chuva dissolve você”, então é preferível ser Poliana do que pegar uma garrucha ((referência a arma de fogo)). Não pegue em arma nenhuma para se defender da condição de Poliana. Você pode fazer, no máximo, um pequeno tiroteio verbal para mostrar à pessoa a realidade dela. Eu recomendo, na minha condição de seu avô que você reaja. Não pode estar de acordo com uma pessoa que está agindo anticosmoéticamente (senão) você está igual a ela e está criando interprisão grupocármica. (Tertúlia 0933; 0h:07m).

Pergunta. Faço tenepes há cinco meses e tenho observado que ao entrar no meu carro sinto a presença de assédio. Exteriorizo energia e desaparece mas da próxima vez está lá novamente. O carro não teve outro dono anteriormente. Como devo fazer a blindagem já que sinto essa intrusão? A mesma técnica de blindagem pode ser aplicado ao ambiente onde faço tenepes? Resposta (WV). Sim. Se tiver alguém que dirija o seu carro além de você, corta. Note a onde você estaciona o carro, tanto em casa como fora. Limpe o seu carro você mesmo e veja se não tem alguma coisa escondida debaixo do tapete, debaixo do banco. “Despacho” para ter acidente é muito mais comum do que a gente pensa. Se você faz exteriorização de energia, limpa e da próxima vez está novamente, é preciso saber quem é que está em contacto com esse carro. Evitar (isso) durante uma temporada para ver o que é que acontece. Carro é um perigo. Quando ele fica em alta velocidade ele fica mais leve, como a motoca, por isso há tanto acidente de carro. Se você já tem sensibilidade sobre esse assunto, isso é um aviso, um alerta, uma admoestação que algum amparador de função está fazendo com você. Evita isso. Não se brinca com carro. São dos mais comuns acidentes de percurso. É uma coisa seríssima. (Tertúlia 0933; 0h:09m).

Pergunta. Poderia falar um pouco sobre as crianças índigo – azuis – e dizer se tem relação com a medida interplanetária? Resposta (WV). Até um certo ponto, tudo tem relação com a medida interplanetária – todo o tipo de doença e condições da consciência. Isso ((referência à cianose)) é patologia e tem relação. Eu acho que certas doenças vão aparecer conforme o nível de desenvolvimento do planeta. Umas aparecem e outras vão desaparecer. Por exemplo, a gente não vê mais a doença de Nicolas-Favre. Tem médico da nova geração que nem sabe o que é isso e no entanto a Nicolas-Favre existia na minha época. Era uma doença venérea, terrível, na base da sífilis ((referência a duas doenças com a característica comum de serem infecções bacterianas sexualmente transmissíveis)). Hoje em dia, com antibiótico, essas doenças desapareceram. Aquele planeta que ainda não tem antibiótico deve ter sífilis. A medida interplanetária (relaciona-se com) tudo, de acordo com o nível evolutivo de cada planeta. (Tertúlia 0933; 0h:11m).

Pergunta. Gostaria, se possível, que explicasse sobre a duração das projeções e os seus efeitos sobre o soma. Resposta (WV). Quando eu falo que “todo o mundo” sai à noite, a pessoa sai descoincidida. Não quer dizer que ela sai e vai visitar alguém na Europa, não – ela fica em cima do corpo. A maioria, (quando está) em sono profundo, está descoincidida – isso é projeção. Eu faço assim ((gesto de enviar energia com a mão na direção de algumas pessoas presentes)). Isso é projeção minha, de energia. Tem projeção de tudo quanto é jeito – isso varia ao infinito. A (duração) máxima da projeção propriamente dita, aquela em que você se desloca, se desbobra, sai de psicossoma, é meia hora, para não criar muito problema. Às vezes os assediadores tiram a pessoa do corpo e deixam-na lá muito tempo para criar problema depois. Eu já vi gente que (adquiriu) doença porque saiu do corpo e ficou lá muito tempo – descoincidiu, deu alteração cardíaca, neurológica e outras coisas mais. Até meia hora, se a pessoa deixou o corpo em boa posição, está tudo certo, porque (o corpo) fica numa vida vegetativa. Quando começa a passar de meia hora, principalmente para a pessoa que não está habituada com isso, que não é projetor veterano, é perigoso. Pode criar problema de articulação, de circulação e outras coisas mais. Eu te recomendo a leitura do livro Projeciologia – eu sei que você tem o livro. (Tertúlia 0933; 0h:12m).

Pergunta. Como posso fazer para aumentar a agudez do raciocínio pessoal? Resposta (WV). Para você aumentar a sua hiperacuidade, é frequentar aqui a tertúlia porque as coisas com que nós mexemos aqui todos os dias, fazem a pessoa pensar. Hoje, eu estou obrigando “todo o mundo” aqui a ler pelo menos seis páginas – e as minhas páginas são páginas de enciclopédia, são maiores do que as páginas de livro comum. Para vocês participarem disto, vocês estão lendo no mínimo (o equivalente a) uma dúzia de páginas de livro comum. Isso não é para a maioria. Estou exagerado? Isto aqui aumenta a hiperacuidade porque faz a pessoa pensar. Se quer aumentar a sua hiperacuidade, comece a ampliar, aprofundar e estender o processo da elaboração do pensamento, a sua autopensenização do ponto de vista do mentalsoma. Não do ponto de vista do psicossoma mas do ponto de vista do discernimento – do processo lógico e racional da elaboração do seu pensamento. (Tertúlia 0933; 0h:15m).

Pergunta. Além dos zumbidos, quais são os outros sinais da sinalética energética pessoal? Resposta (WV). O que acontece mais são sinais que dizem respeito principalmente ao banho de energia. No início, a pessoa sente por exemplo um formigamento, alguma coisa nas costas. Outra hora é como se ela tivesse recebido um banho de electricidade, alguma coisa no sistema nervoso central e periférico. Eu falo muito da questão auditiva porque isso é um dos pontos mais comuns, quando a pessoa, homem ou mulher, fica veterano na sua sinalética energética e parapsíquica. Com o passar do tempo, a pessoa fica com plena confiança e autosuficiência sobre o problema. Eu acho que “todo o mundo” devia trabalhar na sinalética o tempo todo. Depois do estado vibracional, é trabalhar com a sinalética. “Todo o mundo” precisa disso. (Tertúlia 0933; 0h:16m).

Pergunta. Graças ao EV, acho que fiquei liberta de uma consciex que já andava comigo há muito tempo. Quero e vou melhorar como pessoa mas ainda sou tomada por um sono estranho quando começo a estudar os livros. Me confesso incompetente em priorizar o estudo na vida prática. O que me aconselha a mudar? Pode puxar a minha orelha se for o caso. Resposta (WV). Arranja um laptop o mais rápido possível e assista às tertúlias. O que eu falar que você não entende, escreve no laptop. Como o passar do tempo você vai ficar doutora no assunto. Laptop é o notebook. Eles não estão muito caros. Vende uma jóia – troca uma joia  pelo laptop. (...) O laptop é o primeiro instrumento que você deve usar para melhorar o seu processo de memória e entusiasmar, motivar você para estudar mais pelo mentalsoma. Deixar de ser (apenas) operária e trabalhadora braçal para ser agora trabalhadora intelectual. Nós precisamos de ser os dois simultâneamente: braçal e intelectual. As pessoas não são melhores só porque são intelectuais. Às vezes, pelo contrário, muitos intelectuais fizeram genocídio e provocaram guerras. (O importante) é a ficha evolutiva da pessoa, o saldo positivo da cosmoética dela. Você deixa de ser incompetente se você quiser. Parece que você está querendo enfrentar. Lê um livro e anota no laptop tudo o que você não entender. Começa a colocar os seus pensamentos. Coloca lá:-”Eu sou uma pessoa que não tem vergonha de dizer o que eu não sei”. Resposta (MIT). Waldo, no caso do sono na leitura, seria bom ela fazer uma heterocrítica. Resposta (WV). Não é só fazer crítica, o ideal – para esse povo todo, se eles quiserem – seria eles fazerem as dinâmicas, depois o Acoplamentarium e depois é que viria a heterocrítica. Seria bom ela mexer um pouco mais e ela vir desassediada – e nesse caso aqui, tem isso. (Tertúlia 0933; 0h:17m).

Pergunta. O que quer dizer “profundidade e extensão espaciotemporal na execução diária da tenepes”? Resposta (WV). Depende da pessoa ser veterana ou caloura. Com o passar do tempo a extensão vai aumentando. O espaciotemporal da tenepes é que vai levar mais tarde a pessoa para a ofiex – sempre demora umas duas décadas. A ofiex pode ser uma cabine telefónica ou um campo de futebol, tudo dentro do processo de assistência. Aí, o processo geográfico ou parageográfico ou parageopolítico depende do nível de assistência que a pessoa está fazendo. (Tertúlia 0933; 0h:20m).

Vamos fazer ginástica e andar na esteira. A Olimpíada… é política, dinheiro, poder e ideotismo cultural. Talvez a Olimpíada seja o maior idiotismo cultural se todos os tempos, adorado, abençoado, com apologias e bênçãos de tudo quanto é tipo, de governo, de pessoas e tudo o mais. O Rubem Alves fala isso ((referência à contribuição do colunista Rubem Alves [1933-2014], no artigo Você vai assistir à Olimpíada de Pequim?, publicado na seção Tendências e Debates, página A3 da Folha de S. Paulo em 9 de agosto de 2008)) porque tem testosterona. (...) O pódio é a celebração clara do narcisismo. (Tertúlia 0933; 0h:28m).

Pergunta. «Toda maxiproéxis recebe certo percentual de manipulação por parte do grupo evolutivo da conscin, contudo, a lógica aponta ser tal ingerência sempre menos de 50%, mesmo quanto à minipeça dentro do maximecanismo interassistencial» (Vieira, verbete Hiperacuidade). Eu achei estranho haver manipulação, (ainda que) abaixo dos 50%. Resposta (WV). A manipulação é inevitável. A maxiproéxis é um processo de grupo, tem liderança. Se tem liderança, sempre tem algum tipo de manipulação, nem que seja inicial. Vocês foram manipulados para fazer o curso intermissivo. Tem alguns aqui que foram “pegos a laço” igual a égua e cavalo no meio do mato lá naquele deserto de Sonora onde tem aqueles búfalos que também são pegos a laço. Eu não estou falando “macacada”, eu posso falar “eguada” ou “cavalada”. Eu posso falar, porque nós todos somos isso, ainda. Pergunta. Essa manipulação tem de ser o mínimo possível, principalmente no nosso meio. Resposta (WV). Na maxiproéxis, às vezes tem que haver manipulação, sim. Uma pessoa chega chucra e ela precisa de entrar dentro de um sector para ela trabalhar, fazer alguma coisa… como é que faz? Se não tiver (manipulação) como é que vai ser? Aqueles que são veteranos, que têm mais experiência, têm que manipular o resto. Essa manipulação, até um certo ponto é fisiológica, é natural, é do próprio desenvolvimento do trabalho. Vocês não acham? Se você não quiser, não use a palavra “manipulação”. Eu gosto de usar para dar um impacto. Nós não podemos estar escondendo a realidade. Até que ponto eu manipulo vocês? Até que ponto vocês me manipulam? Até que ponto o meu médico me manipula? Até a um certo ponto é uma manipulação homeostática. A mãe tem uma manipulação homeostática com o recém-nascido. (Tertúlia 0933; 0h:31m).

Para ter chegado aqui, um monte de gente já manipulou você, desde pequena. E extrafisicamente também te paramanipularam. Houve uma paramanipulação. Isso é a lógica da dedução. (Tertúlia 0933; 0h:34m).

Pergunta. O voluntário conscienciológico escolhido exatamente de acordo com o perfil pessoal, seria um exemplo de manipulação? Resposta (WV). É. Você não acha que o Transmentor tem que manipular algumas coisas? Se a pessoa admite que quer ser ajudada, e quer que ele ajude, isso também não é manipulação? O professor com o aluno, eu aqui com vocês. Quando vocês decidem (o próximo verbete a debater), vocês estão me manipulando. Sabe aquele “negócio” do resgate de expressões? Eu vivo fazendo isso – só para chatear. É necessário, mas é uma manipulação. Nós não podemos fugir disso. Eu gosto de falar essas coisas porque amanhã alguém vai poder falar, explicar tudo mais… com mais calma… a intenção é boa. (Tertúlia 0933; 0h:35m).

Pergunta. «De acordo com a Conscienciometria, a maioria dos elementos da massa humana impensante se confunde na interpretação da relação lei-autoridade. Raramente a conscin vulgar consegue respeitar estes 2 elementos no mesmo contexto» (Vieira, verbete Hiperacuidade). Isso é coerção e manipulação da lei e da autoridade? Resposta (WV). É. Até certo ponto, aí vocês vão entender o processo do direito tributário, do direito da parte judiciária geral, a duplicidade de tributos... Pergunta. …mas aí já é negativo. Resposta (WV). É lógico! Mas é negativo porque é a massa humana impensante. Olha só o que está acontecendo no Brasil (ano-base 2008). Nós estamos sob um regime de populismo crasso, total. E estão aumentando os impostos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Onde é que eles estão pondo esse dinheiro? Todo o dia o dinheiro vai para o ralo. São as autoridades… é a manipulação… Pergunta. O que é que a gente pode fazer? Resposta (WV). Pode escrever e dizer as coisas. Por exemplo, você não acha que esse depoimento do Rubem Alves ((referência à contribuição do colunista Rubem Alves [1933-2014], no artigo Você vai assistir à Olimpíada de Pequim?, publicado na seção Tendências e Debates, página A3 da Folha de S. Paulo em 9 de agosto de 2008)) é fora-de-série? Nós temos que ir contra a corrente, no contra-fluxo, mostrar a realidade, porque a cosmoética, na maioria dos casos (está) no contra-fluxo. O Rubem Alves tem hombridade. (Tertúlia 0933; 0h:36m).

Pergunta. Porque é que o tema central do verbete Hiperacuidade, é neutro, (dado que) você dá mais ênfase ao lado positivo? Resposta (WV). Você já pensou na hiperacuidade do sniper? A 1 km de distância ele mata o “cara” com um tiro no meio da testa. Você quer mais hiperacuidade do que essa? Está mexendo até com o soma, os sentidos do corpo humano. Holomaturologia ((referência à especialidade do verbete em causa)) é a coisa mais séria. Vamos amadurecer. Eu quero “todo o mundo” velhinho aqui, mais do que eu. Pergunta. Na Sinonimologia, tem bastantes termos positivos «01. Hiperlucidez. 02. Autoconsciencialidade máxima. 03. Hiperagudez. 04. Taquipsiquismo. 05. Autoparapercepciologia. 06. Interassistenciologia. 07. Inteligência evolutiva (IE). 08. Inventividade. 09. Heuristicologia. 10. Genialidade». Resposta (WV). Tem, porque o que eu quero é levar tudo para a positividade. Se eu pudesse, eu escreveria tudo positivo, bonitinho e Poliano ((referência à história de Poliana, uma menina que vê tudo cor de rosa)) mas não posso. (...) Eu tenho que mostrar o negativo para mostrar o que é que é positivo. Se eu falar só o positivo eu estou repetindo as minha vidas anteriores. Isso é automimese. Pergunta. Em tese, praticamente tudo é ambíguo, não é? Resposta (WV). A manifestação cósmica de tudo é ambígua. (Tertúlia 0933; 0h:38m).

Todo o verbete que aborda ciência ou técnica é neutro. Por exemplo, eu vou fazer uma chave – pode ser para abrir alguma coisa ou pode ser para abrir a cabeça de alguém. (Tertúlia 0933; 0h:40m).

Pergunta. Respeitando o nível evolutivo de cada um, quais são os argumentos que eles usavam para resgatar a gente para o curso intermissivo? Como é que era essa manipulação? Resposta (WV). Não é bem manipulação. Quando houve encaminhamento foi feita a seleção, a seletividade, de acordo com o saldo da ficha da pessoa. Ela podia estar temporariamente um pouco alteradinha até chegar à segunda dessoma… e tal…  são esses os que foram “pegos a laço”. Estão tão obnubilados, há tantas vidas… (há que) dar um jeito: -“Ôh! Desperta aí. Vem cá. Acorda! Tem aqui, uma escola”. -”Onde? Em Londres?” “Não, por aqui mesmo” ((risos)). Pergunta. O curso intermissivo adequa-se à pessoa. Ou não é isso? Resposta (WV). É encaminhamento. Acolhimento, orientação e encaminhamento. Nesse encaminhamento, “todo o mundo” que eles puderam, “todo o mundo” que eles encontraram, se a pessoa estava mais ou menos de vez ((referência, por analogia, a fruta quase madura, ou meio verde)) eles já colocaram (no curso intermissivo). Ou madura, ou de vez. Os verdulentos, esses estão esperando outra oportunidade. Pergunta. Waldo, essa captura a laço, ela foi sempre feita na paratroposfera? Resposta (WV). Sim. Eu estou falando captura para dar um exemplo mas isso é feito com amor, carinho e muita compreensão – é a megafraternidade. (Tertúlia 0933; 0h:41m).

Pergunta. Hoje pela manhã, no trânsito, senti minha sinalética e, logo após 2 minutos, ao arrancar da sinaleira, um motoqueiro veio de encontro à traseira de um carro ao lado do meu. O que poderia ter feito ao sentir minha sinalética, para evitar o acidente? Resposta (WV). Eu já contei aqui um caso que aconteceu comigo que criou depois um problema com o meu motorista. Eu estava vindo da cidade do Rio, junto com o meu motorista. O meu carro era carro de diplomata, daqueles grandões e atrás era o meu escritório. Eu estava, como sempre, escrevendo, e o motorista sozinho na frente. Nós entramos na Princesa Isabel e na hora em que nós saímos do túnel, eu falei para ele: -”Diminua a velocidade do carro”. Ele já estava para entrar na Avenida Atlântica do lado direito. Na hora em que ele diminuiu a velocidade do carro, veio um “cara” com uma motoca, bateu em outro carro, caiu, ficou com uma porção de escoriações e o (meu) motorista parou o carro a alguns centímetros da cabeça dele. Se não (tivesse diminuído a velocidade e parado a tempo) ia esmagar a cabeça dele. A partir daquele momento, o “cara” ficou com medo de mim, começou a me olhar de lado… ((risos)). Eu tive que o dispensar depois. Um grande motorista! Ficou com medo de mim. Ele gostava de discutir política internacional. Ele lia tudo. Eu mesmo arranjava os jornais para ele. Trabalhou comigo durante muito tempo. Já era uma pessoa de uma certa idade. Então, com isso, a gente tem uma ideia de como é esse problema de assistência. Eu vi o “negócio” lá, senti aquele banho de energia e falei: “Diminui (a velocidade)”. Agora, veja, eles já estavam prevendo o que ia acontecer. Isso é uma simulcognição. (Tertúlia 0933; 0h:43m).

Pergunta. Existe alguma relação entre você e o imperador alemão Kaiser Wilhelm II [1859-1941]? Há dois dias, após acordar durante a noite, me veio esse pensamento na mente, de entre outros. Fui dormir depois de assistir a uma tertúlia. Resposta (WV). (...) De mil setecentos e “lá vai fumaça” para cá, não fui eu. E outra coisa: eu tenho jeito de ser Kaiser ((aprumando-se-e provocando risos))? (...) Em 1859 eu não tenho nada que ver com isso que eu estava no plano extrafísico. Não dava. Pode ser até que a gente tenha tido relação porque eu andei mexendo no “negócio” da Alemanha, na época, mas não sou eu. (Tertúlia 0933; 0h:45m).

Pergunta. O que é que pode ajudar na convergência destes 3 itens: “o voluntário conscienciológico escolhido exatamente de acordo com o perfil pessoal”; ”a interação ocupação pessoal–alegria de viver; “a lei do maior esforço”? Resposta (WV). Você vai potencializar e acrescentar o que você pode. E isso aumenta a hiperacuidade da pessoa. Quanto mais experiência a pessoa tem, mais tendência tem para se predispor a uma hiperacuidade maior porque ela aumenta a maturidade. Aumentando a maturidade, ela vai ficar mais aguda, mais percuciente. A percuciência, a capacidade de prospecção da realidade, o discernimento com aprofundamento da abordagem, do enfoque do fato, vai ser maior. O voluntário conscienciológico escolhido exatamente de acordo com o perfil pessoal, é o homem certo, no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas, com a função certa. Isso é o máximo. Vai aumentar a hiperacuidade porque ele vai ficar cada vez mais técnico naquilo, super especialista. A interação ocupação pessoal–alegria de viver, é coisa à toa. A lei do maior esforço. A pessoa que fica mais motivada chega à lei do maior esforço. Automotivação, trabalho e lazer. Isso só acontece quando a pessoa é da lei do maior esforço, já deixou o menor esforço, já não está empurrando nada com a barriga, não tem preguiça mental nas coisas que ela faz. (Tertúlia 0933; 0h:47m).

Arranjaram tanta coisa para mim ((referência a especulações sobre retrovidas de Waldo Vieira))... Primeiro, eu era um dos maiores poetas ingleses… depois eu piorei… virei anti-cristo e era um dos piores poetas de Paris, pornográfico… eu não vou falar os nomes deles aqui porque eu não quero ir contra eles. Esse de Paris escreveu “três noites de orgia” – eu estou mudando o título. O movimento espírita achava que eu era um e depois que eu era o outro. Eles incriminam e arranjam epíteto e vidas anteriores para qualquer pessoa. No Oriente é pior. A pessoa vai matar a barata e eles (gritam): - “Não mata, que essa aí é a minha avó!”. (...) No Brasil, já melhorou mas só de Napoleão eu vi uns 69 na minha vida. (Tertúlia 0933; 0h:51m).

«Pela Cosmoética, em todas as injunções críticas precisamos considerar a fugacidade da vida humana. Inexiste mal eterno. As conquistas intraconscienciais seguem conosco. A megaprioridade nasce do autodiscernimento. Nenhuma realidade começa do nada. Tudo começa de tudo. Onde julgamos nada existir é porque, ali, existe a autoignorância. A hiperacuidade é o desafio» (Vieira, verbete Hiperacuidade). Pergunta. “Tudo começa de tudo”. Tudo começa de alguma coisa mas a sua filosofia suplantou a minha… Resposta (WV). Tudo começa de tudo porque qualquer coisa que você tem aqui é produto de muitas coisas antes. Onde julgamos nada existir é porque, ali, existe a autoignorância. Eu estou falando da minha autoignorância, não estou falando de vocês. O nada é ignorância. O conhecimento é tudo. (Tertúlia 0933; 0h:52m).

Pergunta. Qual é o potencializador da autocrítica, da hiperacuidade na autocrítica sadia? Resposta (WV). É o burilamento do discernimento, a distinção das coisas, o aperfeiçoamento do modo de distinguir as coisas, comparação de uma coisa com outra, associação de ideias… Pergunta. Aquela tensão constante, em tempo real, sobre as atitudes de si mesmo, uma autocrítica permanente e sadia? Resposta (WV). Reflexão. Para isso é preciso haver recolhimento íntimo e fazer uma introspecção maior e mais regular. É a pessoa pensar antes de falar, é ela fazer flexão. Nós precisamos é disso. A vida moderna é ótima para certas coisas e é péssima para outras. A supercomunicação, por exemplo, ela ajuda por um lado e piora por outro. A informática, ajuda por um lado e piora por outro – está criando um monte de doenças que não existiam. Agora, veja, isso tudo veio para ficar, não adianta a gente reclamar. Relaxe e aproveite. Se uma pessoa não tiver gabarito de (estabelecer prioridade na sua aprendizagem), ela vai aprendendo e vai piorando cada vez mais. Ela pode “ir para o buraco” com o maior conhecimento. É o caso do belicismo – uma prova bem clara disso. Quantos militares são verdadeiros gênios! E estão totalmente errados, perdendo tempo com aquilo. Os “caras” que fizeram a bomba atômica, vários deles não são gênios? Alguns tiveram até tendência de suicídio. Pergunta. Então, a base seria mais a pacificação íntima? Resposta (WV). Não, porque isso ((referência à hiperacuidade)) agita a pessoa em vez de a pacificar. Recolhimento íntimo não significa, a rigor, pacificação íntima. Pelo contrário, significa turbulência de ideias. Ideia nova – neoverpon – criatividade, inventividade, imaginação exacerbada positivamente. É isso que a gente quer. Por exemplo, se a pessoa está numa reflexão e ela sai de lá “entregue às baratas”, “lesma”, isso não adiantou nada. A pessoa (deve) fazer reflexão mas com criatividade. Tem que produzir, tem que ter um resultado, um produto, senão não adianta. Tudo no cosmos tem um dinamismo. Há uma dinâmica no cosmos: é o fluxo e o refluxo. Nós temos é que entrar nisso pela energia imanente. A porta, é a energia imanente. Se nós soubermos usar a energia que está aí ((referência à energia imanente)), nós vamos caminhar certo. (Tertúlia 0933; 0h:54m).

Pergunta. A energia imanente é positiva? Resposta (WV). Ela é positiva em tese mas, por exemplo, quem mexe nos planetas, não mexe com a energia imanente total. Aqui tem muito furacão, tem esse “negócio” da linha natural de um comer o outro para poder sobreviver… isso não é energia imanente. O canibalismo… isso não é energia imanente. Este planeta foi feito, quase que baratrosférico. Por isso a gente fala que é um hospital baratrosférico, tem que se transformar em uma escola de comunex elevada. Esse é que é o caminho. A gente é que faz isso. Tudo indica que a gente foi criado simples e ignorante para poder reformular isso tudo. Tudo indica que é isso. (Tertúlia 0933; 0h:57m).

Pergunta. O universo físico é criado de energia consciencial? Resposta (WV). Tudo é criado pela energia consciencial – é o elemento que você tem aqui para manipular. Tudo deriva da consciência mas a gente não sabe como é que é isso. Isso aí já é mateológico. Quando chega nesse nível, é deixar para lá. Vamos ver para cá, porque a gente não entende nada de cá, como é que vai entender de lá? Vamos ver primeiro por aqui, onde nós pisamos. (Tertúlia 0933; 0h:58m).

Pergunta. Como a gente consegue chegar ao “dia mentalsomático”? Resposta (WV). Tem dia em que a pessoa resolve mudar a vida dela – ela pode fazer uma big de uma mutação pela reciclagem. Há décadas que ela pensava de um jeito e de uma hora para a outra ela mudou. Isso é a técnica de mais um ano de vida. «O dia mentalsomático vale pela década psicossomática» é o resumo disso. Uma década inteira a pessoa foi promíscua e manipuladora e de uma hora para a outra ela resolveu ajudar os outros, a clarear aquilo. Se colocou como uma cobaia tentando recuperar – só aquele efeito dela, já vai repercutir nas coisas dela todas. Dali ela vai partir para fazer a recomposição da interprisão grupocármica que ela criou. Isso aí muda tudo. Então, o dia mentalsomático de lucidez e discernimento melhora todas as loucuras e excessos de uma pessoa do ponto de vista emocional. Pergunta. Mas a base, a raiz do dia mentalsomático está embasada no estudo? Resposta (WV). No discernimento lógico, racional. (Tertúlia 0933; 0h:59m).

Pergunta. O senhor poderia aprofundar a autocognição quanto ao macrossoma? Resposta (WV). Ninguém nunca caracterizou e identificou isso através dos séculos, nem os médicos. Pode ser até que alguém tenha classificado mas isso não veio à tona, até ao momento. Pode ser que amanhã alguém vai aflorar alguma ideia de que no ano 516 (por exemplo), o “cara” fez alguma coisa (relacionada com o macrossoma) – porque teve gente que já pensou nisso, antes. Os amparadores mais avançados, mas principalmente evoluciólogos e serenões, há muito tempo sabem que existe macrossoma. Então, pode ser que tenha… mas até ao momento, praticamente não tem nada. A autocognição, é uma das novidades da Conscienciologia, que essa não era muito falada. No meu curso de medicina – e eu estive lá com aquele monte de gente várias séries antes de mim e várias séries depois, porque eu vi a faculdade ser criada desde o início – ninguém nunca chegou com uma ideia dessas, nem professor nem aluno, ninguém. E eu estava doido para ver se via alguma coisa. Quando nós fizemos aquela big daquela biblioteca da faculdade de medicina, a primeira que estava sendo criada, fizeram centenas de assinaturas de tudo quanto eram grandes publicações, eu fiquei ávido, louco, para ver se tinha alguma novidade. Colecções e colecções que mandaram – sem nada. Não achei nada. Ninguém falou nisso do jeito que eu falo. Mas pode ser que alguém tenha dito e eu ainda não tenha a fonte bibliográfica. (Tertúlia 0933; 1h:02m).

«Manutenção, através de assins, da automotivação na execução da proéxis» (Vieira, verbete Hiperacuidade). Pergunta. Como assim, através de “assins”? Com as outras pessoas da comunidade? Resposta (WV). Sim. Pergunta. Eu não entendo a relação com a automotivação… Resposta (WV). … na execução da proéxis, porque a sua autoproexologia, principalmente aqui dentro, está dentro da maxiproéxis. Você tem que assimilar os outros para você poder viver e fazer a proéxis de grupo. Conviviologia. Sem isso, não tem jeito. Se você não se der bem com esse povo, como é que vai ser a maxiproéxis? Você é uma minipeça dentro do maximecanismo proexológico. A autoproexologia é muito importante dentro da maxiproéxis grupal. (Tertúlia 0933; 1h:04m).

Pergunta. O universo físico foi feito com energia consciencial? Resposta (WV). Foi. A energia consciencial é energia imanente. Tudo do cosmos foi tirado da energia imanente. A energia consciencial que você usa, é essa. Mas aqui, o nosso planeta não foi feito com energia imanente pura. É impura. Está cheio de besteira nessa evolução nossa aqui. Eu já trouxe um verbete sobre isso – as bobagens que tem na natureza.Eu sou uma pessoa que sou obrigado a falar aqui umas verdades – “meti o pau” nas olimpíadas e “meti o pau” na natureza. No entanto, eu falo que a natureza ensina. (Tertúlia 0933; 1h:05m).

Pergunta. O “ante” do «antagonismo ante vantagens / desvantagens» (Vieira, verbete Hiperacuidade), é para mostrar uma dicotomia ou para mostrar uma gradação? Resposta (WV). Você é que sabe. Se você for fazer uma gradação da vantagem para a desvantagem, você está “no buraco”. Se você está fazendo uma coisa positiva, já é um crescendo. O antagonismo aqui pode ser patológico mas o que eu quero aqui é o positivo. Eu coloquei a vantagem primeiro. Ante, perante, em face de... como é que você sai disso, como é que você fica? (Tertúlia 0933; 1h:06m).

Pergunta. (Relativamente ao) «alcance da consciência continuísta ou do continuísmo mnemônico», o que é que seria a base do descontinuísmo? Resposta (WV). Desorganização, desorientação, síndrome da dispersão consciencial. Pergunta. A dispersão vem antes da desorganização ou a desorganização vem antes? Resposta (WV). É a mesma coisa. É uma questão semântica. (Tertúlia 0933; 1h:08m).

É mais fácil falar de patologia do que de homeostasia / homeostase. Tem muito mais patologia do que normal porque a maioria das pessoas normais nós ainda não estudamos. Exemplo: estudar serenologia é das coisas mais difíceis porque a gente não tem muito precedente; estudar o sniper, o serial killer, é das coisas mais fáceis. Escrever o meu livro (WV) Homo sapiens pacificus foi fácil, porque a maioria ali não é pacífica, é beligerante, é belicoso, é guerreiro – que é o que tem na Terra. Para você explicar a paz, você tem que explicar muito mais a guerra, senão ninguém vai entender nada. É o que acontece lá no livro. O difícil de escrever foi o Homo sapiens reurbanisatus. (Tertúlia 0933; 1h:09m).

Pergunta. Como é que qualifica esse continuísmo? Resposta (WV). Ele é a excelência da cosmoética e da evolução. A excelência da interassistencialidade sua. A excelência da cor do saldo da sua ficha evolutiva. A cor do saldo. Qual a cor que vocês vão colocar? Tem que ser azul, para você? (Tertúlia 0933; 1h:10m).

O panpsiquismo é quando você caminha para a percepciologia e cosmoconscienciologia. Lá é que entra a pangrafia, a paracosmovisão, o reconhecimento da holobiografia – quando você vê tudo grandão: holo, multi, cosmo… (Tertúlia 0933; 1h:11m).

Pergunta. Qual a relação que o senhor vê da temática da hiperacuidade com os colégios invisíveis? O senhor colocou (no verbete Hiperacuidade ) o Colégio Invisível da Serenologia. Eu lembro que o senhor comentou da importância para o conscienciólogo, da discussão com os colégios invisíveis, (como mecanismo e fator catalisador no sentido de melhorar o discernimento, a refutação e a hiperacuidade). Resposta (WV). Colégio Invisível da Holomaturologia. (...) É a holopercuciência, do ponto de vista prático. Os portugueses gostam muito de usar a palavra percuciência. (Tertúlia 0933; 1h:12m).

Hiperacuidade e escritor. Pergunta. «O mais inteligente é evitar toda comida, bebida ou droga capaz de piorar o raciocínio. Este é o primeiro passo para a manutenção da autolucidez, ou seja, do autodiscernimento» (Vieira, verbete Hiperacuidade). A gente sabe que o Balzac fez o contrário. Ele excedeu na cafeína para poder ter mais tempo de produção. Resposta (WV). Pois é, mas veja: ele ficou obeso, ele não conseguiu arranjar dinheiro, ele não fez reflexão sobre isso, a mãe tomava conta dele e ele morreu cedo. (Tertúlia 0933; 1h:13m).

Pergunta. Mas o uso de café moderado… Resposta (WV). Não! Café, é negativo. Eu nunca tomei café. Cafeína é excitante. Não adianta tomar alguma coisa que excita você e que não permanece com você. Se é você que faz a excitação, é você mesmo que a mantém. A manutenção, é da sua consciência. O que eu quero é isso. (Tertúlia 0933; 1h:14m).

Pergunta. «Execução de holorgasmos capazes de manter autodespertamento maior» (Vieira, verbete Hiperacuidade). O sexo causa uma hipoacuidade. Resposta (WV). Uma pessoa está super excitada. Ela tem a relação sexual e depois ela alivia. Na hora em que ela aliviar, ela pode aumentar a cabeça. São as reações antípodas, uma depois da outra. Pergunta. Mas a busca do sexo causa hipoacuidade e o hlorgasmo provoca uma hiperacuidade. Qual é o mecanismo que produz isso para acentuar a produção mental? Resposta (WV). A descoincidência. Na hora em você entra numa descoincidência com lucidez e o seu corpo está aliviado, é uma loucura, isso aí. O holorgasmo é justamente isso. Isso potencializa o desenvolvimento parapsíquico da pessoa de uma maneira absurda. Qual é o maior problema do holorgasmo? É que, pela masturbação, você não consegue isso bem. Tem que ser com companhia. E com companhia, é sempre um problemão. Se juntar duas pessoas para ter orgasmo conjunto – no meu curso de sexossomática eu explicava isso tudo – já é difícil (...) Agora pensa, além disso, fazer o hologarmo os dois… Tem que ter um que é a cabeça energética do casal que domina o processo, para ajudar o outro, seja a mulher ou seja o homem. Se é a mulher que domina, ela tem mais dificuldade ainda do que o homem, devido ao processo da testosterona e do machismo. Eu acho que com o tempo, tudo isso vai ampliar. (Tertúlia 0933; 1h:17m).

Nunca os dois são iguaizinhos. Já teve gente que fez experiência com isso de tudo quanto é jeito. Amigos meus fizeram experiências até com prostitutas e não dá. É muito difícil. Eu falei (para um dos meus amigos): -”Como é que você quer fazer holorgasmo bom com prostituta? Está danado! Você já começou errado. Não dá certo!” E não dava mesmo. Ele tentou de tudo - e ele dominava o processo da energia. Agora, as “primas” adoraram porque se sentiram melhor, limpou o ambiente, teve mulher que deixou até a prostituição, por causa disso. (Tertúlia 0933; 1h:20m).

Pergunta. Com relação à obra Cristo Espera por Ti, ela tem uma proposta de tares? Resposta (WV). Tem. A tendência da maioria dos romances é esclarecer o leitor de algum modo, mas é uma mensagem muito superficial e não é nítida nem racional. No romance não há mensagem direta. Às vezes você tem que ler quinhentas páginas para entender a mensagem que o “cara“ deixou do ponto de vista político, (a qual poderia ter sido escrita) em cinco linhas. Nesse romance ((referência a Cristo Espera por Ti)) a situação é diferente. Ele quis mostrar o mecanismo da seriéxis, o problema da sexualidade, o problema da homosexualidade, os excessos emocionais – o linchamento. E tem o problema da pessoa não ter transparência, não ter franqueza, não ser sincera, que é o caso do médico com a mulher – o problema da prevaricação. Mas para nós, que conhecemos o processo do parapsiquismo, o livro é muito mais do que isso. O professor Osmar andou trabalhando nele. Ele aumenta a hiperacuidade porque ele leva você a pensar mais no processo da retrocognição, no que você já fez nesta vida e no que você fez nas vidas anteriores. Através da sua paragenética, como é a sua vida hoje, as reações que você tem. O que já teve de mulher que acha que era a Rossellane e outros que acham que era o Florian “não está no gibi” … um monte! O livro já tem meio século. Eu já vi muita coisa depois disso. Até agora, o professor Osmar ainda não “bancou o Champollion da Pedra de Roseta, não” ((referência ao pesquisador Jean-François Champollion, que, em 1822 decifrou os hieroglifos inscritos num pedaço de granito encontrado na cidade de Roseta, no Egito)). Ainda tem muita coisa incógnita no meio do texto. Eu sei porque o Enumerador ainda recentemente me falou sobre isso. Sete anos depois de dele estar estudando o livro ((referência a Osmar Ramos Filho [1939-2011])), ele tinha mais ou menos setecentas páginas. O livro tem 350 e ele escreveu o dobro sobre o assunto (mas ele ainda não viu tudo). O livro é uma caixinha de surpresas, uma caixa preta. (Tertúlia 0933; 1h:21m).

Pergunta. Qual seria a validade de se produzir um romance consciencial, falando sobre os temas da Conscienciologia? Resposta (WV). Se você conseguir (produzir) um livro de esclarecimento, de informação, 100%, sob todos os aspectos, vale a pena. Mas não é uma mensagem que a gente recomende em primeiro lugar. Vale mais a pena fazer do jeito que eu falo – “soco na cara e fratura exposta”, impactoterapia. É muito esforço (do escritor e do leitor do romance). (O romance) atinge uma determinada camada de leitores que não é a camada técnica, é a camada medíocre da literatice. Literatura é arte, é uma coisa secundária por “pega” mais é psicossoma. (Tertúlia 0933; 1h:24m).

O título do livro Cristo Espera por Ti é uma alfinetada. Parece mais um de dogma e não é nada. As informações detalhadas, as reações, as emoções, a concentração, os pensamentos das pessoas, as interrelações entre as dimensões, no momento histórico, os pormenores (exemplo, o passarinho que aparece em determinada época e local). Eu (WV) tinha 30 anos, eu não tinha lido Balzac, o que eu lia era fenômeno mediúnico. Eu já não me interessava por literatura, o que me interessava era ciência. Eu li muita literatura, mas para cultura geral, para entender melhor a ciência. Até hoje, eu ainda faço isso. Eu tenho lido um romance ou outro para fazer uma pesquisa. Com o passar do tempo, o parapsiquismo te ajuda. Às vezes, uma percuciência parapsíquica vale por cinco livros que você leu na biblioteca. Isso é muito sério, porque você está vendo os bastidores. Se você vai ao teatro e vai ver os bastidores – a administração do teatro – você vai conhecer as cinco próximas peças que eles vão fazer. Esse underground que o parapsiquismo permite amplia a associação de ideias, a cosmovisão se dilata, isso é uma loucura… pensa nisso. Romance de Paulo Coelho é um processo popular de “fazer fama e deitar na cama”. O romance leva para isso, porque o povão lê. Eu não consigo ler os livros de Paulo Coelho porque é comum demais. É como certos filmes de comédia que não dá para ver dez cenários. (Tertúlia 0933; 1h:25m).

Pergunta. Estou avaliando essa questão de romance e livro técnico, vendo se há possibilidade de conexão entre os dois. Resposta (WV). Faça um livro técnico em que você possa traduzir o que você pensa, de um modo que, nem a pessoa popular nem o técnico desprezem o seu texto. No meu texto, eu levo tudo mais para técnico do que para o popular porque eu não posso esperar, nem ter a veleidade de ter esperança de que o povo entenda esse monte de neoverpons. Há muito eu desisti disso. Antes de fazer a psicografia e publicar, eu escrevi vários artigos eruditos que foram publicados até na Europa, para mostrar que eu escreveria na base do cientista e não na base do literato. Mas depois disso eu entrei na questão da psicografia para ser literato de tudo quanto é jeito. Tem mensagem minha de mulher, tem mensagem de poeta, tem mensagem literária de escritor, tem mensagem técnica, tem mensagem de tudo quanto é tipo. (Tertúlia 0933; 1h:30m).

Pergunta. Quais as ações e medidas que o senhor toma quando o soma diz não e a consciência diz sim ((referência a uma conversa anterior em que Waldo Vieira referiu que às vezes, quando tem a pressão arterial baixa, a consciência quer trabalhar mas o corpo não quer)). Resposta (WV). Na hora que eu vejo que eu comecei a claudicar, eu páro e mudo o que estou fazendo. Vou cuidar da parte administrativa dos meus papéis, e encaminhar certas coisas, mas saio do computador. (Tertúlia 0933; 1h:32m).

Eu (WV) preciso de ver as fontes, devido à associação de ideias. Eu não posso estar escrevendo um texto isolado, só pela minha cabeça. Eu preciso de ver associação de ideias para enriquecer um e outro. Eu enriqueço o texto que eu estou fazendo e enriqueço aqueles textos que eu já fiz. Pelo find eu faço isso. Por exemplo, tem certos temas que eu não vou nem escrever mais porque indiretamente, se você pegar três verbetes meus, já tem aquele tema todo diluído lá dentro. Então aquilo seria apenas um acréscimo e eu preciso fazer novos. Mas alguns, eu tenho que chegar bem próximo e tenho que repetir. (Tertúlia 0933; 1h:33m).

Eu (WV) agora estou mais na dieta frutariana. Toda a minha dieta é mais baseada em fruta. Eu às vezes como cinco frutas diferentes, umas depois das outras. Não estou fazendo aquelas vitaminas… eu como mesmo a fruta, eu mesmo descasco. (...) Comer a fruta direta é melhor do que (batida) no liquidificador. (Tertúlia 0933; 1h:36m).

Eu (WV) estou tomando suplementos alimentares e sete remédios todos os dias. Eu tenho um quadro, para não confundir nada. (Tertúlia 0933; 1h:37m).

Pergunta. A questão da soja ((referência à leitura de um texto sobre os malefícios da soja, feita por Waldo Vieira em tertúlia anterior)) é só para pessoas mais idosas ou para qualquer pessoa? Resposta (WV). Eles estão falando que a soja (o tofu) torra a memória da pessoa depois dos 65 anos. (...) Eu estou usando só o molho de soja light. (...) Eu cortei a soja, totalmente – e eu sempre gostei de usar tofu. A comida chinesa tem muito tofu. Quando eu corto, eu corto na hora, definitivo, e eu sou rígido, calculista cosmoético. Cortei mesmo, não tem jeito. Desde que eu falei aqui eu nunca mais coloquei soja na boca. (Tertúlia 0933; 1h:38m).

Pergunta. Como o professor acabou de fazer um comentário sobre o Paulo Coelho, poderia falar um comentário sobre o José Trigueirinho Neto? Resposta (WV). É só pegar o meu livro ((referência ao livro 700 Experimentos)) que eu falo lá das “trigueiretes” e do Trigueirinho. A pior coisa que que tem no Trigueirinho é num dos livros dele que ele fala de outro planeta, que houve um “negócio” de ufologia. Eu não sei como é que eles tiveram coragem de escrever um livro daqueles. O “negócio” é terrível – começa pela capa. São as trigueiretes. Mas não vamos perder tempo com isso. Ele é bem-intencionado, segundo o que eles falam – eu não sei. Vamos deixar para lá. Vivam as trigueiretes – mas não entrem nessa, por favor. (Tertúlia 0933; 1h:45m).

Pergunta. O professor falou que muitos acham que foram o Florian e outros que foram Rossellane. Eu gostaria de saber se isso é devido a um problema de conduta na mesma linha ou algum tipo de ressonância. Como diferenciar de uma real retrocognição? Eu mesmo já achei ter sido o Florian. Resposta (WV). A prevaricação é mais comum do que a gente pensa. A “turma” que “pula a cerca” pensa que foi Florian. A “turma” que é prostituta pensa que é a Rossellane. (...) Tem um monte de Florian por aí… vamos com calma com isso. (Tertúlia 0933; 1h:46m).

Mensagem aleatória