Tertúlia 0898, Oportunidade de ajudar, YouTube, canal
Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=OgPbubbrdu0,
publicado em 27
de fevereiro de 2013.
Pergunta. Tecnicamente falando, qual seria o passo
a passo das manobras energéticas a serem executadas para assistir uma consciex
necessitada, quando se percebe pela mudança de pensenes que a mesma está em
nossa psicosfera? Resposta (WV). A primeira coisa é não pensar mal de ninguém nem de
nada, nem da consciex. Pensar positivo com equilíbrio. A segunda coisa é
exteriorizar energia. Para isso é bom você entrar em estado vibracional (EV) e
começar a trabalhar com a energia para envolver essa consciex. Ao mesmo você
pensa que amparadores vão ajudar a desligar esse contacto que ela está forçando
sobre você. Com isso eles vão afastar os exopensenes negativos, se ela por
exemplo for uma conscener, assediador, ou for quem for. Às vezes pode ser até
um parente da pessoa que está ainda emitindo, exteriorizando energia
patológica, negativa. De modo que o processo todo é de equilíbrio íntimo. (Tertúlia 0898; 0h:20m).
Se você quer prestar auxílio
desinteressado a uma instituição mas discorda de alguns dos seus fundamentos,
você em primeiro lugar tem que falar com os responsáveis e expor o seu ponto de
vista. Ao mesmo tempo que apresenta o seu ponto de vista, disponibiliza-se para
trabalhar no sentido de arrumar isso.
Em vez de ficar apenas com a crítica, você apresenta-se como voluntário do
concerto do erro, ou da falta, ou da ausência para suprir a falta ou da
deficiência de qualquer coisa nesse sentido. Num caso desses, a pessoa não vai
ter acumpliciamento grupocármico de nada, é tudo positivo porque vai ajudar.
Nada de criticar apenas. Arregaçar as mangas e trabalhar para melhorar o que
nós achamos deficiente dentro de uma empresa ou de uma instituição. (Tertúlia 0898; 0h:21m).
A Atributologia segue o padrão:
"Predomínio d…, notadamente d…". Predomínio, autodiscernimento de
alguma coisa que se vê pela especialidade. Os verbetes são complexos mas fáceis
de montar porque tudo tem uma fórmula, uma chapa, uma equação. É só seguir
aquilo. Um verbete pode ser o resumo de um livro. O conjunto de técnicas que
compõe a redação da enciclopédia tem que ser bem entendido. Tem que olhar os
detalhes. A redação de um verbete entra na exaustividade quando eu (WV), dentro
dos meus dicionários cerebrais, não tenho mais nenhum vocábulo para
acrescentar. Num verbete pronto, é difícil acrescentar qualquer palavra. (Tertúlia 0898; 0h:23m).
O código da megafraternidade é a
paradireitologia, a paradiplomacia, e a parapoliticologia vivenciadas de uma
maneira teática. É necessário conhecer bem a teoria e aplicá-la para defender
os direitos das outras consciências. Se uma pessoa defende os direitos dos
elementos da humanidade, chega à megafraternidade. Intercooperação,
intercompreensão, interassistência entram no processo da megafraternidade. O
ideal é cada pessoa fazer o seu código da megafraternidade, a exemplo do código
da cosmoética. Na verdade, se você seguir a cosmoética, você está dentro da
megafraternidade. Uma coisa puxa a outra, depende da outra. (Tertúlia 0898; 0h:27m).
Conteúdo. Eu (WV) só penso no conteúdo, quando eu escrevo. A
forma, eu retoco no fim. Eu não sou literato, sou um escrevinhador de ensaios.
Faço redação de ensaios. Preto no branco, tudo certinho, matemático. Isso é que
eu chamo de matematização da consciencialidade. É difícil vocês tirarem
qualquer palavra que eu tenha colocado. É difícil diminuir, mesmo as palavras
grandes. Eu ponho lá uma palavra sesquipedal, dessas minhas que tem até 11
sílabas: a pessoa tira e vai escrever três ou quatro – não resolve nada e piora
tudo. Se ela entender o mecanismo dos afixos - sufixos e prefixos - vai
entender tudo mais. O conteúdo ligado aos afixos é forma, mas está ajudando ao
conteúdo. Eu olho é o conteúdo. Exemplo: "Interassistenciologia".
Estou usando o prefixo "inter" para colocar o assistido junto com o
assistente e "logia" que é a ciência ou o tratado. Então "o
tratado da assistência entre duas pessoas, ou entre duas consciências, porque
pode ser entre uma conscin e uma consciex, ou duas consciexes ou duas
conscins". Olha só o mundo que eu estou abarcando numa palavra só! A
ciência toda devia ser assim. Não é assim porque eles não entendem nada de forma.
Eu às vezes repito alguma expressão com aquela ideia para aprofundar ou para
prolongar a ideia. Eu às vezes insisto. Eu faço isso muito nas definições.
Conforme a definição, você talvez pudesse cortar alguma das expressões que eu
coloco sem mutilar demais a ideia. Mas está difícil de tirar, sempre tem uma
pequena mutilação. Vamos olhar só isto: "A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado, surgido
na vida consciencial para a conscin lúcida, ocasião favorável para prestar
assistência, taconística-tarística, aos companheiros evolutivos, homens e
mulheres, conscins e consciexes". "A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado,
(...)" já caracterizei uma chance que é a oportunidade. "(...) surgido na vida consciencial para a conscin
lúcida, (...)"não estou falando da consciênsula. "(...) ocasião (...)" ocasião, ensejo e
oportunidade, já falei três sinónimos, de propósito. "(...) favorável para prestar assistência,
taconística-tarística, (...)" assistência relativa à tarefa da consolação
e à tarefa do esclarecimento. "(...) aos
companheiros evolutivos, homens e mulheres, conscins e consciexes" companheiros
evolutivos de qualquer género, independentemente da dimensão em que se
manifestem. Olha a síntese de tudo isso! O conteúdo que eu quero expor,
explicitar, está aí. Está muito definido. Depois, ou até antes, vê a
"linearidade da sua autopensenidade". (Tertúlia 0898; 0h:30m).
Pergunta. As consciexes que vão aos centros de
Umbanda já fizeram a segunda dessoma? São Homo sapiens reurbanisatus? Resposta (WV).
As consciexes que vão a centros de Umbanda são guias cegos. Já fizeram a
segunda dessoma mas continuam a manipular consciências no processo de religião,
seitas e outra coisas mais principalmente nessas seitas sincréticas
(sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes) como é o Umbanda, que
misturam uma porção de coisas da África e do Vaticano. Essas consciexes não tem
nada de Homo sapiens reurbanisatus,
são antes Homo sapiens regressivus,
ainda. (Tertúlia
0898; 0h:36m).
Pessoa certa, no momento certo e local
certo quanto à interassistencialidade. Além da tenepes, outro exemplo concreto
de "pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à
interassistencialidade" é o seguinte: você foi levantar dinheiro ao banco,
tem o dinheiro no bolso e uma pessoa pede-te 500 pratas até amanhã. Você é a
pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à interassistencialidade.
Você pega as 500 pratas e empresta. (Tertúlia 0898; 0h:38m).
Se apareceu a oportunidade de ajudar,
você ajuda e não espere muita coisa. É necessário ver a natureza dessa ajuda
porque às vezes você pensa que está ajudando e está embarcando numa 'canoa
furada', num ato marginal, ilícito. É preciso ter discernimento, até para fazer
assistência. (Tertúlia
0898; 0h:39m).
Pergunta. O fluxo cósmico é um imperativo da
assistencialidade? Resposta (WV). Até um certo ponto é isso. Agora, o povo tem
muita dificuldade de compreender que o vulcão, o tsunami e o furacão são assistenciais. É a megacontradição da
natureza. Na essência, tem assistência em tudo. (Tertúlia 0898; 0h:42m).
A Consciência Livre (CL) que se
desenvolveu junto com a gente em planetas iguais a este onde nós estamos
vivendo nesta dimensão, hoje não precisa mais de usar nem psicossoma. Assim
devem ser todas as consciências em qualquer nível. O tenepessista teve que
deixar para trás a consréu transmigrada para outro planeta. O evoluciólogo
deixou para trás a consréu ressomada - explicou para ela o que ela tinha
capacidade de entender ou até a deixou sem falar nada, se ela não tinha nem
capacidade de entender. A conscin tem falta de visão, uma deficiência ínsita em
compreender o processo da evolução. (Tertúlia 0898; 0h:43m).
Pergunta. Qual a diferença entre princípios e
valores? Resposta
(WV). Princípio é quando uma ciência, uma pessoa, uma instituição,
estabelece uma lei particular para sobreviver ou ser encaminhado na própria
vida. Princípio é uma lei básica que serve de fundamento para uma filosofia, um
modo de ver, uma resolução, alguma coisa nesse sentido. Geralmente o princípio
é baseado no valor máximo. Exemplos de valor: o seu discernimento, o seu
diploma, o seu património, a sua família, o seu círculo de amizades, os seus
amigos. O princípio do menos doente assistir ao mais doente tem o valor da
qualificação. Você é mais qualificado quando é mais equilibrado. O princípio de
inseparabilidade grupocármica: já que não nos podemos separar, o ideal é fazer
as pazes. Aí tem o valor da interassistencialidade. (Tertúlia 0898; 0h:59m).
Pergunta. Quando ocorre na nossa vida uma
oportunidade de ajudar que foi imposta (gerada pelos contingenciamentos
naturais, grupocármicos, da própria vida humana), há um indicativo de que já
chegou ao fim, essa ajuda? Resposta (WV). A pessoa nasceu numa família com
vários irmãos. Com o passar do tempo, alguns dos irmãos morreram e ficou apenas
ela com a mãe em casa doente, praticamente acamada. Essa é uma
interassistencialidade imposta. Ela não tem mais a quem pedir ajuda. Ela tem
que cuidar da mãe. Quando a mãe dessomar, acabou-se a oportunidade de ajudar
imposta. (Tertúlia
0898; 1h:02m).
Pergunta. Quando eu vou fazer num artigo ou num
livro, uma listagem vertical, para mostrar as causas da pessoa ter uma
determinada postura, existe algum raciocínio lógico que eu tenho que seguir? Resposta (WV). Quando
você vai fazer uma enumeração, tem que ver a ordem. Há mais de 300 tipos de
ordem. As que eu uso mais são a ordem alfabética e a funcional que eu chamo
também lógica ou racional. A ordem alfabética é a mais simples e mais usada
porque deixa a pessoa tirar conclusões por ela, você não está impondo. Na hora
que você põe uma ordem funcional, você deu a ordem funcional que você pensa. Às
vezes o leitor não está de acordo. Mas se você faz ao seu estilo, se alguém não
concorda outros vão concordar. Se você pensou assim, outros vão pensar assim
também. (Tertúlia
0898; 1h:06m).
Pergunta. Quais os critérios ou variáveis para
fazer a análise e interpretação do conteúdo do fenómeno parapsíquico? Resposta (WV). Porquê?
Porquê comigo? Porquê aqui? Porquê agora? Porque atingiu esses elementos? Porque
é que teve contacto com aquela fulana ou aquele fulano? Você vê as variáveis
que são adstritas à ocorrência, ao acontecimento, ao evento, ao parafenômeno.
Quais as decorrências disso do ponto de vista multidimensional? Que relação tem
entre você que é uma conscin, e alguma consciex que mexeu com isso? O fenómeno
foi só seu? O fenómeno envolveu outras consciências? Que é que eu estou fazendo
hoje? Esse fenómeno tem relação com alguma coisa que eu fiz ontem, anteontem,
esta semana, que eu vou fazer amanhã, que eu estou fazendo hoje? A partir
destas perguntas você vai ter o conteúdo. Uma pessoa que começar a fazer a
dissecção, passar o pente fino e pentear essa ocorrência, ela vai começar a
entender muito mais de parapsiquismo. Isso é a base do entendimento da
paraperceciologia. Uma pessoa que não fizer isso, nunca vai entender os
fenómenos parapsíquicos. Esse conteúdo com o estudo do fenómeno mostra o
conteúdo da sua consciência porque o fenómeno é multidimensional ou pelo menos
interdimensional. Dá outra luz no caminho. Uma luz mais alta, o farol alto, que
ilumina tudo. O fenómeno físico é sempre luz baixa, o farol baixo que ilumina
pouco. Pergunta.
Se toda a relação do nosso intrafísico é multidimensional, ou seja, tem
um acompanhamento extrafísico, qual é o limite da nossa interpretação para
aquilo que está acontecendo? Resposta (WV). O limite é ver o predomínio, o
primado da multidimensionalidade. Tem uma hora que o “negócio” vem de lá para
cá. Tem que olhar o momento do seu contexto evolutivo. O que é que isso tem a
ver com o que aconteceu ontem ou com o que eu estou armando para acontecer
amanhã? Se o processo é homeostático, você se sente bem. Se o processo é
patológico, tem alguma tisna de desconforto, uma pitadinha de coisa
desagradável, de infelicidade, de tristeza, de incómodo. (Tertúlia 0898; 1h:08m).
Pergunta. Na assistência com energias, depois da
exteriorização de energias para alguém, qual é a técnica para fazer a
desassimilação? Resposta (WV). Exterioriza energia, limpa, pensa positivo,
corta o plug, não tem mais nada com
você, exterioriza, corta fora. É isso. (Tertúlia 0898; 1h:30m).
Pergunta. Como é que fica a nossa ficha evolutiva
quando nós erramos, para mais ou para menos a fazer a tares? Resposta (WV).
Vai ter impacto negativo mas com o passar do tempo você fez tanta assistência
que tudo já está coberto, já ultrapassou aquilo. Eles entendem. “Todo o mundo”
que está ajudando, o evoluciólogo, ele vê as nossas deficiências. Entre 2-3%
ele até permite os seus erros. Ele vê e já passou por isso. O assistente já
passou por todas as dificuldades do assistido. (Tertúlia 0898; 1h:33m).
(Dito na tertúlia 0898, em 02.07.2008). Eu (WV) quero
colocar na Enciclopédia pelo menos 2000 temas. (Tertúlia 0898; 1h:39m).
O pilar básico do código da
megafraternidade é entender o próximo. A base de tudo é a intercompreensão. Se
você entende, você praticamente vive a vida do outro. A sua reação vai ser
muito positiva. Isso é que é a base da humanidade e da fraternidade. (Tertúlia 0898; 1h:42m).
Pergunta. Na frase «As grandes oportunidades de
ajudar, em geral, surgem na vida humana sob a inspiração dos amparadores
extrafísicos de função, por meio de extrapolacionismos já, por si,
assistenciais» o que você quis dizer com "grandes oportunidades"? Resposta (WV).
Quem veio para Foz de Iguaçu, você acha que tem uma pequena ou grande
oportunidade de ajudar? Em que local você tem uma oportunidade tão grande de
ajudar os outros? Pergunta. E o que quis dizer com "extrapolacionismos
assistenciais"? Resposta (WV). Extrapolacionismo é assistência, para
a pessoa expandir o parapsiquismo. Há muita gente que está a ajudando os outros
e está sendo ainda mais ajudada. E se a pessoa está recebendo paraassistência,
ela tem que dar assistência. Toda a ajuda é interassistencial. (Tertúlia 0898; 1h:43m).