Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0898 - Oportunidade de ajudar



Tertúlia 0898, Oportunidade de ajudar, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=OgPbubbrdu0, publicado em 27 de fevereiro de 2013.



Pergunta. Tecnicamente falando, qual seria o passo a passo das manobras energéticas a serem executadas para assistir uma consciex necessitada, quando se percebe pela mudança de pensenes que a mesma está em nossa psicosfera? Resposta (WV). A primeira coisa é não pensar mal de ninguém nem de nada, nem da consciex. Pensar positivo com equilíbrio. A segunda coisa é exteriorizar energia. Para isso é bom você entrar em estado vibracional (EV) e começar a trabalhar com a energia para envolver essa consciex. Ao mesmo você pensa que amparadores vão ajudar a desligar esse contacto que ela está forçando sobre você. Com isso eles vão afastar os exopensenes negativos, se ela por exemplo for uma conscener, assediador, ou for quem for. Às vezes pode ser até um parente da pessoa que está ainda emitindo, exteriorizando energia patológica, negativa. De modo que o processo todo é de equilíbrio íntimo. (Tertúlia 0898; 0h:20m).

Se você quer prestar auxílio desinteressado a uma instituição mas discorda de alguns dos seus fundamentos, você em primeiro lugar tem que falar com os responsáveis e expor o seu ponto de vista. Ao mesmo tempo que apresenta o seu ponto de vista, disponibiliza-se para trabalhar no sentido de arrumar isso. Em vez de ficar apenas com a crítica, você apresenta-se como voluntário do concerto do erro, ou da falta, ou da ausência para suprir a falta ou da deficiência de qualquer coisa nesse sentido. Num caso desses, a pessoa não vai ter acumpliciamento grupocármico de nada, é tudo positivo porque vai ajudar. Nada de criticar apenas. Arregaçar as mangas e trabalhar para melhorar o que nós achamos deficiente dentro de uma empresa ou de uma instituição. (Tertúlia 0898; 0h:21m).

A Atributologia segue o padrão: "Predomínio d…, notadamente d…". Predomínio, autodiscernimento de alguma coisa que se vê pela especialidade. Os verbetes são complexos mas fáceis de montar porque tudo tem uma fórmula, uma chapa, uma equação. É só seguir aquilo. Um verbete pode ser o resumo de um livro. O conjunto de técnicas que compõe a redação da enciclopédia tem que ser bem entendido. Tem que olhar os detalhes. A redação de um verbete entra na exaustividade quando eu (WV), dentro dos meus dicionários cerebrais, não tenho mais nenhum vocábulo para acrescentar. Num verbete pronto, é difícil acrescentar qualquer palavra. (Tertúlia 0898; 0h:23m).

O código da megafraternidade é a paradireitologia, a paradiplomacia, e a parapoliticologia vivenciadas de uma maneira teática. É necessário conhecer bem a teoria e aplicá-la para defender os direitos das outras consciências. Se uma pessoa defende os direitos dos elementos da humanidade, chega à megafraternidade. Intercooperação, intercompreensão, interassistência entram no processo da megafraternidade. O ideal é cada pessoa fazer o seu código da megafraternidade, a exemplo do código da cosmoética. Na verdade, se você seguir a cosmoética, você está dentro da megafraternidade. Uma coisa puxa a outra, depende da outra. (Tertúlia 0898; 0h:27m).

Conteúdo. Eu (WV) só penso no conteúdo, quando eu escrevo. A forma, eu retoco no fim. Eu não sou literato, sou um escrevinhador de ensaios. Faço redação de ensaios. Preto no branco, tudo certinho, matemático. Isso é que eu chamo de matematização da consciencialidade. É difícil vocês tirarem qualquer palavra que eu tenha colocado. É difícil diminuir, mesmo as palavras grandes. Eu ponho lá uma palavra sesquipedal, dessas minhas que tem até 11 sílabas: a pessoa tira e vai escrever três ou quatro – não resolve nada e piora tudo. Se ela entender o mecanismo dos afixos - sufixos e prefixos - vai entender tudo mais. O conteúdo ligado aos afixos é forma, mas está ajudando ao conteúdo. Eu olho é o conteúdo. Exemplo: "Interassistenciologia". Estou usando o prefixo "inter" para colocar o assistido junto com o assistente e "logia" que é a ciência ou o tratado. Então "o tratado da assistência entre duas pessoas, ou entre duas consciências, porque pode ser entre uma conscin e uma consciex, ou duas consciexes ou duas conscins". Olha só o mundo que eu estou abarcando numa palavra só! A ciência toda devia ser assim. Não é assim porque eles não entendem nada de forma. Eu às vezes repito alguma expressão com aquela ideia para aprofundar ou para prolongar a ideia. Eu às vezes insisto. Eu faço isso muito nas definições. Conforme a definição, você talvez pudesse cortar alguma das expressões que eu coloco sem mutilar demais a ideia. Mas está difícil de tirar, sempre tem uma pequena mutilação. Vamos olhar só isto: "A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado, surgido na vida consciencial para a conscin lúcida, ocasião favorável para prestar assistência, taconística-tarística, aos companheiros evolutivos, homens e mulheres, conscins e consciexes". "A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado, (...)" já caracterizei uma chance que é a oportunidade. "(...) surgido na vida consciencial para a conscin lúcida, (...)"não estou falando da consciênsula. "(...) ocasião (...)" ocasião, ensejo e oportunidade, já falei três sinónimos, de propósito. "(...) favorável para prestar assistência, taconística-tarística, (...)" assistência relativa à tarefa da consolação e à tarefa do esclarecimento. "(...) aos companheiros evolutivos, homens e mulheres, conscins e consciexes" companheiros evolutivos de qualquer género, independentemente da dimensão em que se manifestem. Olha a síntese de tudo isso! O conteúdo que eu quero expor, explicitar, está aí. Está muito definido. Depois, ou até antes, vê a "linearidade da sua autopensenidade". (Tertúlia 0898; 0h:30m).

Pergunta. As consciexes que vão aos centros de Umbanda já fizeram a segunda dessoma? São Homo sapiens reurbanisatus? Resposta (WV). As consciexes que vão a centros de Umbanda são guias cegos. Já fizeram a segunda dessoma mas continuam a manipular consciências no processo de religião, seitas e outra coisas mais principalmente nessas seitas sincréticas (sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes) como é o Umbanda, que misturam uma porção de coisas da África e do Vaticano. Essas consciexes não tem nada de Homo sapiens reurbanisatus, são antes Homo sapiens regressivus, ainda. (Tertúlia 0898; 0h:36m).

Pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à interassistencialidade. Além da tenepes, outro exemplo concreto de "pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à interassistencialidade" é o seguinte: você foi levantar dinheiro ao banco, tem o dinheiro no bolso e uma pessoa pede-te 500 pratas até amanhã. Você é a pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à interassistencialidade. Você pega as 500 pratas e empresta. (Tertúlia 0898; 0h:38m).

Se apareceu a oportunidade de ajudar, você ajuda e não espere muita coisa. É necessário ver a natureza dessa ajuda porque às vezes você pensa que está ajudando e está embarcando numa 'canoa furada', num ato marginal, ilícito. É preciso ter discernimento, até para fazer assistência. (Tertúlia 0898; 0h:39m).

Pergunta. O fluxo cósmico é um imperativo da assistencialidade? Resposta (WV). Até um certo ponto é isso. Agora, o povo tem muita dificuldade de compreender que o vulcão, o tsunami e o furacão são assistenciais. É a megacontradição da natureza. Na essência, tem assistência em tudo. (Tertúlia 0898; 0h:42m).

A Consciência Livre (CL) que se desenvolveu junto com a gente em planetas iguais a este onde nós estamos vivendo nesta dimensão, hoje não precisa mais de usar nem psicossoma. Assim devem ser todas as consciências em qualquer nível. O tenepessista teve que deixar para trás a consréu transmigrada para outro planeta. O evoluciólogo deixou para trás a consréu ressomada - explicou para ela o que ela tinha capacidade de entender ou até a deixou sem falar nada, se ela não tinha nem capacidade de entender. A conscin tem falta de visão, uma deficiência ínsita em compreender o processo da evolução. (Tertúlia 0898; 0h:43m).

Pergunta. Qual a diferença entre princípios e valores? Resposta (WV). Princípio é quando uma ciência, uma pessoa, uma instituição, estabelece uma lei particular para sobreviver ou ser encaminhado na própria vida. Princípio é uma lei básica que serve de fundamento para uma filosofia, um modo de ver, uma resolução, alguma coisa nesse sentido. Geralmente o princípio é baseado no valor máximo. Exemplos de valor: o seu discernimento, o seu diploma, o seu património, a sua família, o seu círculo de amizades, os seus amigos. O princípio do menos doente assistir ao mais doente tem o valor da qualificação. Você é mais qualificado quando é mais equilibrado. O princípio de inseparabilidade grupocármica: já que não nos podemos separar, o ideal é fazer as pazes. Aí tem o valor da interassistencialidade. (Tertúlia 0898; 0h:59m).

Pergunta. Quando ocorre na nossa vida uma oportunidade de ajudar que foi imposta (gerada pelos contingenciamentos naturais, grupocármicos, da própria vida humana), há um indicativo de que já chegou ao fim, essa ajuda? Resposta (WV). A pessoa nasceu numa família com vários irmãos. Com o passar do tempo, alguns dos irmãos morreram e ficou apenas ela com a mãe em casa doente, praticamente acamada. Essa é uma interassistencialidade imposta. Ela não tem mais a quem pedir ajuda. Ela tem que cuidar da mãe. Quando a mãe dessomar, acabou-se a oportunidade de ajudar imposta. (Tertúlia 0898; 1h:02m).

Pergunta. Quando eu vou fazer num artigo ou num livro, uma listagem vertical, para mostrar as causas da pessoa ter uma determinada postura, existe algum raciocínio lógico que eu tenho que seguir? Resposta (WV). Quando você vai fazer uma enumeração, tem que ver a ordem. Há mais de 300 tipos de ordem. As que eu uso mais são a ordem alfabética e a funcional que eu chamo também lógica ou racional. A ordem alfabética é a mais simples e mais usada porque deixa a pessoa tirar conclusões por ela, você não está impondo. Na hora que você põe uma ordem funcional, você deu a ordem funcional que você pensa. Às vezes o leitor não está de acordo. Mas se você faz ao seu estilo, se alguém não concorda outros vão concordar. Se você pensou assim, outros vão pensar assim também. (Tertúlia 0898; 1h:06m).

Pergunta. Quais os critérios ou variáveis para fazer a análise e interpretação do conteúdo do fenómeno parapsíquico? Resposta (WV). Porquê? Porquê comigo? Porquê aqui? Porquê agora? Porque atingiu esses elementos? Porque é que teve contacto com aquela fulana ou aquele fulano? Você vê as variáveis que são adstritas à ocorrência, ao acontecimento, ao evento, ao parafenômeno. Quais as decorrências disso do ponto de vista multidimensional? Que relação tem entre você que é uma conscin, e alguma consciex que mexeu com isso? O fenómeno foi só seu? O fenómeno envolveu outras consciências? Que é que eu estou fazendo hoje? Esse fenómeno tem relação com alguma coisa que eu fiz ontem, anteontem, esta semana, que eu vou fazer amanhã, que eu estou fazendo hoje? A partir destas perguntas você vai ter o conteúdo. Uma pessoa que começar a fazer a dissecção, passar o pente fino e pentear essa ocorrência, ela vai começar a entender muito mais de parapsiquismo. Isso é a base do entendimento da paraperceciologia. Uma pessoa que não fizer isso, nunca vai entender os fenómenos parapsíquicos. Esse conteúdo com o estudo do fenómeno mostra o conteúdo da sua consciência porque o fenómeno é multidimensional ou pelo menos interdimensional. Dá outra luz no caminho. Uma luz mais alta, o farol alto, que ilumina tudo. O fenómeno físico é sempre luz baixa, o farol baixo que ilumina pouco. Pergunta. Se toda a relação do nosso intrafísico é multidimensional, ou seja, tem um acompanhamento extrafísico, qual é o limite da nossa interpretação para aquilo que está acontecendo? Resposta (WV). O limite é ver o predomínio, o primado da multidimensionalidade. Tem uma hora que o “negócio” vem de lá para cá. Tem que olhar o momento do seu contexto evolutivo. O que é que isso tem a ver com o que aconteceu ontem ou com o que eu estou armando para acontecer amanhã? Se o processo é homeostático, você se sente bem. Se o processo é patológico, tem alguma tisna de desconforto, uma pitadinha de coisa desagradável, de infelicidade, de tristeza, de incómodo. (Tertúlia 0898; 1h:08m).

Pergunta. Na assistência com energias, depois da exteriorização de energias para alguém, qual é a técnica para fazer a desassimilação? Resposta (WV). Exterioriza energia, limpa, pensa positivo, corta o plug, não tem mais nada com você, exterioriza, corta fora. É isso. (Tertúlia 0898; 1h:30m).

Pergunta. Como é que fica a nossa ficha evolutiva quando nós erramos, para mais ou para menos a fazer a tares? Resposta (WV). Vai ter impacto negativo mas com o passar do tempo você fez tanta assistência que tudo já está coberto, já ultrapassou aquilo. Eles entendem. “Todo o mundo” que está ajudando, o evoluciólogo, ele vê as nossas deficiências. Entre 2-3% ele até permite os seus erros. Ele vê e já passou por isso. O assistente já passou por todas as dificuldades do assistido. (Tertúlia 0898; 1h:33m).

(Dito na tertúlia 0898, em 02.07.2008). Eu (WV) quero colocar na Enciclopédia pelo menos 2000 temas. (Tertúlia 0898; 1h:39m).

O pilar básico do código da megafraternidade é entender o próximo. A base de tudo é a intercompreensão. Se você entende, você praticamente vive a vida do outro. A sua reação vai ser muito positiva. Isso é que é a base da humanidade e da fraternidade. (Tertúlia 0898; 1h:42m).

Pergunta. Na frase «As grandes oportunidades de ajudar, em geral, surgem na vida humana sob a inspiração dos amparadores extrafísicos de função, por meio de extrapolacionismos já, por si, assistenciais» o que você quis dizer com "grandes oportunidades"? Resposta (WV). Quem veio para Foz de Iguaçu, você acha que tem uma pequena ou grande oportunidade de ajudar? Em que local você tem uma oportunidade tão grande de ajudar os outros? Pergunta. E o que quis dizer com "extrapolacionismos assistenciais"? Resposta (WV). Extrapolacionismo é assistência, para a pessoa expandir o parapsiquismo. Há muita gente que está a ajudando os outros e está sendo ainda mais ajudada. E se a pessoa está recebendo paraassistência, ela tem que dar assistência. Toda a ajuda é interassistencial. (Tertúlia 0898; 1h:43m).

Mensagem aleatória