Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0903 - Higiene consciencial



Tertúlia 0903, Higiene consciencial, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=qqNHp96PHos, publicado em 23 de fevereiro de 2013.



(Dito em 08.07.2008). É bom que a pessoa veja como é o seu temperamento. A maioria das pessoas tem a imagem pessoal errada e não entendem nada do próprio temperamento. Por isso 1 em 4 pessoas tem doença mental (dados da OMS). A reeducação básica é pensar positivamente de maneira concisa, direta. Você vai falar de um determinado jeito, pensar de um determinado jeito, escrever de um determinado jeito e agir de um determinado jeito. Todo o mundo vai ter que chegar nisso, para alcançar a serenologia. (Tertúlia 0903; 0h:19m).

Em matéria de trafar, a falta de higiene consciencial é terrível «provavelmente é o megatrafar mais regressivo da humanidade terrestre, a maior responsável pelas doenças, acidentes, erros e megaomissões deficitárias». Veja pelo contrário: se todo o mundo pensasse retilineamente, a Terra seria outra coisa. Quem é que ia praticar um crime? Ninguém. Se você pensa distorcido é porque quer pensar. A pessoa pensa errado ou certo porque ela quer. Você resolve. Você decide. Se a pessoa é atenta, vígil, se observa o que ela pensa, ela corrige à hora que começar o desvio. Quando observa que está fazendo um devaneio, uma fantasia negativa, corta aquilo. Isso é que é linearidade de pensamento. Não é só porque está na reta, é porque é correto. É a cosmoética, a evolução, a lógica, a racionalidade. Se uma ou outra pessoa consegue fazer isso, todo o mundo consegue. Não fazem porque não querem. (Tertúlia 0903; 0h:21m).

A Higiene Consciencial é o conjunto de medidas adotadas para evitar a intrusão e permanência de patopensenes no microuniverso consciencial. Os 20 mega-atributos propulsores da evolução (abertismo consciencial, autoconscientização multidimensional, autodesassedialidade, autodiscernimento, autopesquisologia, autorganização, cosmoética, cosmovisão, domínio energético, ficha evolutiva pessoal, holomaturidade, inteligência evolutiva, intencionalidade, interassistencialidade, neofilia, policarmalidade, princípio da descrença, priorização, retilinearidade autopensênica e vontade) são pilares prioritários para aplicar a higiene consciencial. Você pensa e mexe no cosmos. Ninguém vive nenhum minuto sem mexer no cosmos. (Tertúlia 0903; 0h:23m).

O estado vibracional (EV) aumenta a sua defesa em matéria de energia. Ele é a chave que melhora isso tudo na prática (referência à higiene consciencial). É uma alavanca, é um instrumento, uma ferramenta. (Tertúlia 0903; 0h:26m).

Pergunta. Como é que a gente faz na prática a higiene consciencial autocrítica, teática, ininterrupta? Resposta (WV). Você começa a fazer aquilo que você pode, que você aguenta. A autocrítica é composta pela autocognição, autoconhecimento que você tem da realidade do cosmos, a sua bagagem intelectual, os elementos que você vai distinguir no seu discernimento. Ex. Uma pessoa não distingue mandioca de manga pela sua designação se ela não conhece nenhum destes frutos. O discernimento tem que ser aplicado em tudo mas a cognição tem que estar presente. Todos vocês tem conhecimento de muitas vidas, vocês são dicionários, mas «falta folhas» (risos), «falta verbete» (risos), «a edição não é boa» (risos). A higiene consciencial abarca tudo, incluindo a higiene corporal. Higiene é uma limpeza da cabeça. Você vai enxaguar o modo de pensenizar. Isso é o maior problema por aqui. As pessoas pensam mal e continuam pensando mal. Depois começa a aparecer a ruga, porque a cara manifesta o pensamento ruim. (Tertúlia 0903; 0h:27m).

A Higiene Consciencial Avançada é a eliminação dos autopensenes doentios com os recursos do autoparapsiquismo. Se a pessoa começa a mexer na parapercepciologia ela alcança mais possibilidades de se dominar mais rapidamente e com mais segurança. Há mais eficácia. Porque ela vai reconhecer que outras consciências podem influir nela e vai reconhecer também que a energia é o instrumento principal para ela dominar a situação. Então, em primeiro lugar, dentro da parapercepciologia ela vai ver o EV, que é a coisa mais séria para autodefesa. Com isso ela dá um passo enorme na direção certa. Quando ela consegue dominar isso, as coisas melhoram. Você querem uma panaceia? EV Querem um cura-tudo? EV Querem melhorar o parapsiquismo? EV Quer melhorar a sua pensenização? EV. Isso é inevitável e não há substituto. Sendo inevitável, inafastável, para que vamos deixar para fazer amanhã ou daqui a 5 minutos? Porque é que a gente não começa já? Esse foi o meu (WV) pensamento estes anos todos. Foi assim que eu chamei vocês para cá. Direta ou indiretamente foi por causa disso. Já perceberam que o princípio da descrença está dentro disso? "Não vá no meu bico”. Não siga nada d.o que eu estou falando. Faça a sua experiência e veja se eu estou certo ou se estou errado. Este é o princípio da descrença: atuante, prático, objetivo. Higiene consciencial total. (Tertúlia 0903; 0h:32m).

Hipnose, a gente deve evitar. Só deve fazer com quem é técnico, de alto nível, para fins terapêuticos. Fazer hipnose por hipnose é um perigo porque é lavagem cerebral. Uma pessoa pode hipnotizar outra, sugestionar coisas negativas e acabar sendo um assediador intrafísico. Acaba fazendo possessão, subjugação. Nós já temos lavagem cerebral em tudo, para que é que vamos arranjar mais com a hipnose de brincadeirinha? A base da hipnose é o próprio pensamento da pessoa que é hipnotizada. Existem escolas de hipnose que não admitem que a base da hipnose seja a energia mas a energia existe em tudo. Na hora que a pessoa está falando, está mexendo com a energia. A maioria dos hipnotizadores o que têm é força presencial e consequentemente o domínio da energia. (Tertúlia 0903; 0h:35m).

Higiene consciencial é pensamento positivo. (Tertúlia 0903; 0h:39m).

Fazer a reeducação da Higiene Consciencial é pensar em pensene. (Tertúlia 0903; 0h:40m).

A boa intenção é pré-requisito (referência à higiene consciencial). Se não tem, a pessoa não entendeu nada. (Tertúlia 0903; 0h:41m).

Pergunta. O estudo muda o monopólio do cardiochacra para o mentalsoma? Resposta (WV). É o estudo mas é também a conversa. O laringochacra. As mulheres têm tendência para desenvolver o cardiochacra devido aos estrogénios e o homem tem tendência para dirigir (comandar) devido à testosterona, então desenvolve o laringochacra (para dar ordens). Para equilibrar, o homem tem que desenvolver o cardiochacra e a mulher o laringochacra. Nós temos que ter o elemento feminino e masculino na mesma personalidade porque o corpo humano é que tem sexo, a consciência não tem. Não podemos ir contra animais subumanos nem minorias, nem mulheres, nem velhos, nem homossexuais, nem doentes, nem ninguém. Não podemos ir contra nem ser indiferentes. Pelo contrário, temos que assistir todo o mundo, sem fazer estupro evolutivo. Isso tudo é higiene consciencial. Na hora que você conversa, que você se expõe, está usando o frontochacra. Na hora que você pensa, está usando o coronochacra. Frontochacra e coronochacra são os dois principais chacras. Chega a um ponto que isso fica tudo secundário. O mentalsoma toma conta de tudo. Todo o mundo tem uma raiz. Se é mulher, tem raiz de homem. Se é homem, tem raiz de mulher. Sua consciência não tem sexo mas nós temos que pensar com lucidez como se tivéssemos os dois sexos. (Tertúlia 0903; 0h:42m).

Nós não podemos e ir contra os bichos, os animais subumanos, porque eles são nós mesmos numa outra condição. (Tertúlia 0903; 0h:44m).

Pergunta. A música cantada influencia na higiene consciencial? Resposta (WV). Demais. Voz humana é o maior instrumento musical que existe no cosmos. O italiano é a linguagem mais musical, o mais sonoro. (Tertúlia 0903; 0h:47m).

Pergunta. Quando o bom humor é um traço faltante na personalidade, como é que a gente deve começar a desenvolvê-lo? Resposta (WV). A primeira coisa é a pessoa ficar mais amigável, comunicativa e se interessar pelo cosmos. A pessoa de mau humor geralmente está intoxicada pelas sujeiras dentro da consciência dela. Tem um lixão lá dentro, tem que tirar isso fora. A pessoa só melhora quando se levanta já de bom humor. É difícil e quanto mais idade pior. O espelho e o sorriso ajudam. A pessoa deve estar sempre de bom humor mas não pode rir como um bobo alegre. Tem que ter motivo, razão, lógica. (Tertúlia 0903; 0h:51m).

O monoideísmo já mostra que a pessoa é pirada. Seja assediada por ela ou por outros, seja pelos dois, seja por três, seja por uma caterva, uma quadrilha. A base do assédio mentalsomático é a má intenção. (Tertúlia 0903; 0h:54m).

Se uma pessoa vai a um ambiente assediado pesado com autencapsulamento psicosférico sadio, ela já vai blindada. Às vezes chega lá, vê o ambiente, corta a blindagem e começa a assistir todo o mundo. O encapsulamento é um perigo porque pode ter um assédio (referência a Waldo Vieira não querer dizer como se faz). Depende da intenção. E se a pessoa tiver má intenção, vai acabar sendo encapsulada por gente que não presta, extrafisicamente. Encapsulamento é uma coisa mais avançada. É preciso mais tempo para isso. A gente chega lá. (Tertúlia 0903; 0h:55m).

Quando uma pessoa está bem-intencionada para estudar a si mesma, ela pode ter uma rememoração negativa que aquilo não a perturba. Ela mantém o equilíbrio. Mas pode ficar perturbada se ficar ansiosa e começar a puxar o fio à meada para entender mais. Isso é que é o problema. Na hora em que os flashes se tornaram episódios e os episódios começam a conectar-se, tudo é possível. Aí aquilo é uma motivação terrível na pessoa. Precisa de segurar, que ela começa a deslindar. Fica tudo a descoberto, tudo claro. Coloca tudo na mesa. Pergunta. Se a pessoa não souber lidar com a própria memória dessa vida humana (referência a retrovida), essa memória pode causar-lhe um assédio? Resposta (WV). Terrível! A ideia fixa é justamente isso. A ideia fixa só pega coisa nova para acrescentar o pior e fixar mais. Por isso que chega na melin. Melancolia já é uma doença terrível. Não é mais desassossego, é desesperança (Tertúlia 0903; 0h:57m).

Pensar errado é um desequilíbrio de cognição e de elaboração de pensamento. Se é constante, frequente, habitual, rotineiro, tem que tomar uma atitude. É a cognição que está errada. O patopensene é autassédio, a pessoa precisa de melhorar o modo de pensar. Uma pessoa que fica com muito autassédio acaba tendo heteroassédio porque ela evoca. Aí vêm as consciexes que são conseneres e que querem absorver a energia dela. Para se livrar dos patopensenes, abençoa todos aqueles em que você está pensando. Olha, no roteiro dessa tragicomédia do seu pensamento, quem são os figurantes e galãs e galoas. Pensa bem de todos eles. Você vai esfriar o problema na hora. Se for exopensene, é heteroassédio, tem quem afastar. Arranja alguma coisa para você fazer, faça assistência, tenha boa intenção. O critério é seu. A coerência é sua. O equilíbrio é seu. A vontade é o maior poder que você tem. E a intenção qualifica a sua vontade. Quem determina é você. Quem define é você. Quem orienta é você. Quem quer (tem vontade) é você. Você já anotou esses pensamentos para saber quais são os mais persistentes e de onde é que eles vêm? Tem alguém em quem você está pensando mal? Mágoa, ressentimento, melindre, suscetibilidade - não estou falando de ira, ódio, desafeição, geriza - estou falando dos mais suaves. Tudo isso é a base da patopensenidade. Olha a história que está na sua cabeça. Vem quem são os atores e atrizes. Enche-os de fulguração, de energia positiva. Você vai acabar com esses pensamentos. Se a pessoa é teimosa, não melhora. O teimoso é o primeiro a sentir os efeitos malévolos da teimosia. Não se encontra uma pessoa teimosa que não tenha pensamento negativo. Nós temos que ser transigentes. É necessário fazer doação, retribuição, concessão. Admita que o mundo é desse jeito e deixa pra lá. Ajuda em vez de reclamar, porque teimosia é reclamação, é queixa. Tenha pensenização retilínea, cosmolínea – de acordo com o fluxo do cosmos –, com a energia imanente. (Tertúlia 0903; 0h:59m).

Pergunta. Quando uma pessoa tem uma contrariedade muito grande, de algo que ela não esperava, qual seria o primeiro movimento de acordo com a higiene consciencial? Resposta (WV). É ela admitir que está passando por uma crise de crescimento. Isso melhora o equilíbrio dela. Tudo tem a sua razão de ser. Então vamos ver o que é que se pode fazer em face aos acontecimentos inesperados. (Tertúlia 0903; 1h:06m).

Se você tem uma surpresa desagradável, tem uma crise de crescimento. Quebra a rotina, a pasmaceira. A pessoa organizada prevê as coisas, então raramente vai ter surpresa desagradável. Quem tem muita surpresa desagradável é porque é desorganizado. (Tertúlia 0903; 1h:14m).

Você não tem indisciplina pensênica. Você só pensa equilibradamente. Agora, pensar equilibradamente não quer dizer que você não pensa coisa ruim. Tem que pensar coisa ruim para saber o que é bom. Eu (WV) trago aqui temas belicistas, ruins. Mas eu não fixo, não carrego nisso. O pen do pensene não fixa em cima disso, eu não tenho canga sobre isso. Eu analiso, faço pesquisa, investigo, é uma experimentação. Truculência é uma das coisas piores que tem e faz parte dos processos nosográficos que eu estudo (Tertúlia 0903; 1h:17m).

A falta de higiene consciencial é sempre um processo de parapatologia do mentalsoma. Somos muito mais caso psiquiátrico do que a gente pensa. Viver a vida humana, no corpo humano não é fácil. Viver com equilíbrio é muito difícil. (Tertúlia 0903; 1h:20m).

Psiquiatra, solteirão (referência a Inácio Ferreira de Oliveira (1904 - 1988)). A biblioteca dele, num bangalô, era uma sala grande cheia de livros que ele comprava. Muitos deles ficava só na intenção de ler porque ele trabalhava muito, não tinha tempo. Waldo Vieira ia lá ler - depois de deixar os estudos e do psiquiatra deixar os pacientes - até de madrugada, durante anos. Alguns livros antigos nunca tinham sido lidos, tinham até as páginas grudadas. Havia uma pessoa que ia lá arrumar. (Tertúlia 0903; 1h:26m).

Todos os meus interesses (WV) são iguais aos dele (referência à consciex a quem Waldo Vieira se refere como Enumerador). Ele sabe que tudo o que sair positivo para mim vai ajudá-lo e tudo o que ele me instruir positivamente vai ajudar-me. Tem outros equilíbrios, outros amparadores amigos nossos como o Hayek, a Rose Garden, um monte deles. Pergunta. O que é que o senhor quer dizer com equilíbrios? Resposta (WV). Equilíbrios porque estamos dentro de um maximecanismo. Nós visamos, antes de mais nada, assistência. Estamos pouco ligando para nós. Eu penso é no outrem, no semelhante. Pergunta. Em termos de personalidade vocês são parecidos? Resposta (WV). Todo o amparador tem que ter uma boa similitude, similaridade com a conscin, senão ele não consegue fazer nada. Agora, você tem que lembrar que às vezes vive uma mulher com um homem durante 60 anos sorrindo. Se na Terra um homem e uma mulher conseguem fazer isso, excecionalmente porque é difícil, é muito mais fácil entre amparador e amparando. Do lado do amparador tudo é facilitado porque ele está mexendo com o psicossoma. O problema entre os dois – amparando / amparado – é da conscin, não é do amparador. O amparador de modo geral não erra, é muito difícil. Quando eu errei menos na minha vida foi quando eu estava fora do corpo com lucidez. Se você está numa comunex equilibrada, não tem jeito de você errar porque a pensenidade equilibrada é o normal lá. (Tertúlia 0903; 1h:27m).

Nas comunexes em que há mais equilíbrio na média, há menos hipótese de errar porque a pensenidade equilibrada é o normal lá. Uma vez encontrei (WV) uma pessoa que se estava preparando para ressomar, que me disse: - «aqui, não é o problema de você não pensar mal. É que não é bom negócio nunca. A gente vê na hora». Lá, pensar mal é o equivalente a cortar o próprio dedo aqui (referência ao intrafísico). Que vantagem há nisso? Agora, aqui não é bem assim. Há muita diversificação do processo de envolvimentos, muitos reflexos de fora para dentro, é difícil de manter o equilíbrio com isso. Cada holopensene é de um jeito. Se você estiver num desses holopensenes negativos, você vem de lá tisnado, sujo. (Tertúlia 0903; 1h:30m).

Pergunta. Em tese, quanto dos cons que um ser desperto teria no extrafísico, conseguiria recuperar no intrafísico? Resposta (WV). Se ele é veterano, tudo é possível. A média aqui, de gente do curso intermissivo, é 75%. Mas tem gente aí, já equilibrados, com retilinieridade do pensamento, que estão na base dos 90%. Esses génios aí, que estão no caminho da lógica, quase todos atingiram 75%. Agora nós aqui atingimos mais porque nós temos parapsiquismo e eles não tinham. Eles são mais do que mostraram. Um serenão ou às vezes um evoluciólogo, consegue 100%. Uma pessoa que recebe maximoréxis é porque já ultrapassou 75%. (Tertúlia 0903; 1h:32m).

Pergunta. Quais são os fatores mais sérios que predispõe as projeções conscientes desagraváveis na baratrosfera? Resposta (WV). Assédio. Heteroassédio devido ao autassédio. (Tertúlia 0903; 1h:35m).

Pergunta. Após intergir com uma pessoa, eu fico remoendo, pensando nessa situação. Além do domínio energético, que traço eu devo trabalhar para poder melhorar a assepsia mental? Resposta (WV). A bovinologia (risos). Você está fazendo ruminação mental. Isso é erro do pensamento, mau hábito mental, vício de imaginação. É o mesmo do cigarro, só que em vez de fumar você pensa negativo. É autassédio. Obcecação. Recomendo fazer os laboratórios de pensenologia, estado vibracional (EV) e trabalhar o recolhimento íntimo. (Tertúlia 0903; 1h:40m).

Os efeitos da autoparaprocedência são os pontos altos da nossa vida, as renovações, as ajudas que tivemos, as contribuições que recebemos nesta vida para executar a nossa programação existencial. As técnicas de desenvolvimento do parapsiquismo ajudam a fazer o levantamento da própria biografia. (Tertúlia 0891; 1h:41m).

Por analogia com fome zero, autoindisciplina zero significa que você tem que zerar a sua indisciplina. (Tertúlia 0903; 1h:43m).

Avisaram-me para viajar e levar o Chico porque ia ter uma tempestade publicitária em cima da gente. Eles precisavam vender a revista, sendo que eu não tinha culpa de nada daquilo. Na hora que ele falou, eu vi na frente o que ia acontecer e disse: - “Não vai ficar pedra sobre pedra em cima do que vocês estão fazendo; temporariamente a revista vai vender “demais”, depois vai cair e todos vão brigar uns com os outros. Não vai ficar nada”. Eles combateram o Chico e eu. Durante 4 meses sairam 4 milhões e quinhentos mil exemplares de 14 edições, falando até um certo ponto da gente. Nós não falamos nada, nem o Chico nem eu. A intenção não era provar que havia materialização, o problema nosso era fazer uma experiência para ver o que é que acontece, testar médiuns, esse é que era o problema. Mas ninguém quiz entender isso. Eles (referência à revista O Cruzeiro) mandaram 6 repórteres. Eu ainda pedi que arranjassem infravermelhos (para filmar a experiência) que nós queremos saber tudo. A experiência foi feita no meu escritório, com ar condicionado importado porque não havia no Brasil na altura, em 1964, para melhorar o ambiente. Durante os 4 meses seguintes eles venderam revista “demais”, depois, “tudo cresceu igual a rabo de égua: para baixo”. Dois anos depois, eles ainda tentaram colocar umas mensagens do Chico para ver se melhorava a imagem. Piorou tudo. O repórter que telefonou para dar a notícia era amigo do Chico mas disse: eu não mando, eles resolveram porque estão precisando vender a revista. Eu fiz a experiência porque o Chico pediu. Ele tinha esse repórter amigo, confiou. Eu estava pouco ligando, mesmo que chamasse a atenção, eu queria era fazer a pesquisa. E ajudou o movimento espírita. Chamou a atenção para tudo. Até para o exterior. È tanto que depois disso nós fomos para o exterior. Eu fui com o Chico, levei-o, para os Estados Unidos e para a Europa, tudo em seguida. Mas foi um escândalo. De caras, a gente foi para uma fazenda no sul de Goiares e passamos lá muitos dias recebendo mensagem e trabalhando lá quietinhos. Depois disso a gente procurou se esconder. Um dia nos descobriram em Angra dos Reis. Um monte de gente escrevendo pró e contra e a gente caladinho. O chico dizia: - “Não seria o caso de você falar na sua larividência?” Eu disse: - “Não, que se eu falar eles vão dizer que fui eu que fiz isso” (referência à posterior ruína da revista). Todos os acionários lá brigaram. Um dia telefonaram-me da sede principal de O Cruzeiro e o amparador disse: - “É o epílogo”. A pessoa ofereceu-me umas revistas antigas, O Guri, porque sabiam que eu as colecionava e estavam fechando. Nós temos aqui toda a coleção completa por causa disso. Eu cheguei lá na sede de O Cruzeiro e estavam uns camiões levando o resto que havia. Tudo tinha acabado como eu tinha visto. Aí eu entendi “é o epílogo”. (Tertúlia 0903; 1h:44m).

Mensagem aleatória