Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0912 – Falaciologia



Tertúlia 0912, Falaciologia, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=avzLjpQ4Mtk, publicado em 21/03/2013.



Pergunta. Poderia clarear melhor essas duas expressões que me parecem até estarem invertidas? Resposta (WV). Não estão invertidas. Similaridade é quando uma coisa parece com outra. Exemplo de similaridade fenoménica: - eu sou mais ou menos similar com você, nós estudámos a mesma coisa no curso intermissivo. Exemplo de identificação fenoménica: - o carrasco identifica-se com a vítima ((referência a usurpação da identidade da vítima por parte do algoz)). O similar (da fatuística) é parecido. Na identificação (do ignorantismo), uma coisa sobrepõe-se à outra. (Tertúlia 0912; 0h:12m).

Pergunta. Tenho facilidade em aceitar certos fatos falaciosos, de acreditar e ter boa-fé em pessoas e escritores que julgam conhecer o mundo astral. Poderia indicar algumas posturas e atitudes para ajudar neste caso? Resposta (WV). Sim. Estuda tudo sobre Descrenciologia ou Princípio da Descrença. Só admita o que eu estou falando se você fez a experiência. A expressão "mundo astral" já está prostituída, é preciso ter cuidado com isso. Há muita exploração nesse processo. Não admita nada do que você leia. Papel aceita tudo. Aponte o que não sabe e vá pesquisar. Esse é o gesto mais inteligente, a postura mais prioritária, o melhor que se pode fazer num caso desses. Não tenha nada de acreditar, não tenha boa-fé. Por causa da boa vontade, boa-fé e boa intenção, está muita gente enterrada no cemitério prematuramente porque não tinham discernimento. Veja os mega-atributos propulsores da evolução - discernimento. (Tertúlia 0912; 0h:16m).

Guia amaurótico é cegueta, não enxerga nada, não vê nada na frente. Ele é um guia dirigindo outra pessoa mas nenhum dos dois entende nada. Não conhecem nada e estão no caminho errado. Sem o guia amaurótico, podia-se fazer alguma coisa com menos esforço e ter muito mais resultado evolutivo. (Tertúlia 0912; 0h:18m).

O amparador é uma consciência extrafísica técnica que sabe como fazer a interassistencialidade. É de função, dependendo daquilo que a pessoa está fazendo. Por exemplo, no caso do governador, se ele "der chance", vai ter inspiração do amparador que praticamente reside no palácio da governadoria. Se o governador "trancar", o amparador vai embora, não vai perder tempo. Amparador de função é um processo técnico, avançado, que apenas uma pequena microminoria minúscula é que tem na Terra. A maioria tem guia amaurótico. Tudo quanto é religião tem guia amaurótico. Não adianta falar "se uma coisa não presta não presta mesmo", não adianta "dourar a pílula", não adianta "forçar a barra", a situação é essa. Fato é fato. (Tertúlia 0912; 0h:19m).

A imprecisão é sempre uma falácia. Temos que colocar pelo menos uma palavra aproximada da realidade. (Tertúlia 0912; 0h:23m).

O povo reclama que eu (WV) faço essas palavras enormes com logia, prefixo, sufixo e infixo. Eu quero dizer para aqueles que implicam com o que eu falo aqui, que eu não mandei que eles ligassem o online. Vocês mandaram ((dirigindo-se à plateia))? Eles são obrigados a ligar? Me esqueça ((fitando a câmara e enfatizando a exclamação com a mão em torno da boca))! Esqueça a tertúlia, você aí que não está entendendo nada! Esqueça da gente! É o melhor ((dirigindo-se à plateia)), ele não vai perder tempo com a gente nem a gente com ele. Se a pessoa não quer estudar, procura blog, orkut... ((dirigindo-se aos teletertulianos)) que está "assim" ((gesto de muita quantidade)) de besteiras, muito melhores do que as nossas. As nossas besteiras aqui são todas técnicas. A gente erra mas com muita técnica. Aqueles que falam sobre prefixo, sufixo e infixo, leiam sobre Orismologia, estudem Terminologia, Nomenclatura. Eu não tenho culpa se durante centenas de anos ninguém quis tirar partido dos afixos. Eu tenho culpa disso? Eu não estou fazendo literatura nem literatice, estou trabalhando com tecnicidade, fazendo ciência. É preciso dizer bem claro que nós não estamos obrigando ninguém a estudar com a gente. Desliga o online e esqueça que a gente existe. Vai aliviar você e vai aliviar a gente. Se quer vir com crítica, venha. Nós adoramos crítica, desde que ela seja positiva, construtiva, clarificadora. Não perdemos tempo com polémica inútil. Vamos entender as coisas. Nós não somos donos da verdade nem "cura tudo" mas queremos acertar mais do que a média. Estudamos e queremos aprender alguma coisa. (Tertúlia 0912; 0h:24m).

A maior falácia é o heteroassédio porque o assediador consegue engrupir o assediado através de falácias. (Tertúlia 0912; 0h:28m).

Pergunta. A falácia tem sempre como base a má intenção? Resposta (WV). Sim. E quando não tem, é pior porque mostra uma ignorância absoluta da pessoa. Por exemplo, os fanáticos têm falácia mas eles às vezes têm um ignorantismo absoluto. O lavado cerebral tem atenuante. (Tertúlia 0912; 0h:29m).

Pergunta. Um ato falacioso, tem por base a intencionalidade ruim, a pensenidade patológica? Resposta (WV). Sim, sempre tem uma pensenidade patológica. Mas às vezes há uma patologia anterior, por exemplo a lavagem cerebral de que a Terra é chata ou de que de o Homem não foi à Lua. Então, a patologia que correspondente à falácia é secundária. (Tertúlia 0912; 0h:30m).

A pessoa que sabe que é a consciência (em si) versus a pessoa que pensa que é o corpo (energia consciencial). O corpo humano é energia consciencial. O materialista está lavado cerebralmente por si mesmo. (Tertúlia 0912; 0h:31m).

A visão estereoscópica é um fato. Você é capaz até de graduar a sua visão estereoscópica para ela ser mais superficial ou mais profunda. Eu graduo a minha visão estereoscópica. Eu sou capaz de ver uma carpete com uma sequência repetitiva de um padrão, com uma visão estereoscópica de 1m, meio metro e superficial. Quando eu olho bem profundo, eu vejo a carpete limpa. Não é ilusão de ótica porque eu estou fazendo isso de propósito e a minha capacidade de visão permite isso. Através da visão estereoscópica eu sou capaz de saber se eu estou cansado ou não. Se eu olhar e a minha visão estereoscópica estiver só de 30-40 centímetros, pelo meu cálculo, eu estou cansado. Se eu conseguir ver profundo, posso trabalhar que a minha cabeça está "a mil". A ilusão de ótica é uma falácia quando a pessoa não sabe interpretar o fenómeno físico mas ela é um fato físico normal, natural, na maior parte dos casos. (Tertúlia 0912; 0h:35m).

Quando se fala de números muito grandes, ninguém percebe nada. É uma falácia porque não se consegue imaginar uma quantidade como decalhão ou bilhões de anos-luz. (Tertúlia 0912; 0h:37m).

Os filósofos franceses pegam qualquer ideia nova e fazem a desconstrução. É uma falácia. (Tertúlia 0912; 0h:38m).

O dogma é uma falácia para pegar os incautos. Nós (WV) aqui temos que acabar com os incautos. Temos que mostrar que tem incautos mas aqui é preciso acabar com isso. Nós não podemos ter pessoas desatentas. (Tertúlia 0912; 0h:41m).

O erro ilógico às vezes é uma falácia lógica e às vezes também uma armadilha ilógica. Os oxímoros mal interpretados "viram" falácias. Oxímorologia, tautologia, eufemismologia, paradoxologia e ilogismo – tudo o que tenha a nuance da ambiguidade –, são áreas favoráveis à falácia. Quando não se sabe interpretar bem, cai-se na falácia. (Tertúlia 0912; 0h:42m).

Falácia é sempre uma interpretação errônea de uma realidade, de forma consciente ou inconsciente. (Tertúlia 0912; 0h:45m).

A falácia intrafísica é esta dimensão - a própria vida já é uma falácia. Isto aqui é o palco real. O palco do teatro é o local só de mentiras. O ator é um mentiroso profissional. Uma boa parte das pessoas aqui estão num palco muito mais real do que se pensa porque são atores que não sabem qual a tragicomédia que estão interpretando. Não conhecem o processo da evolução, não sabem nada. (Tertúlia 0912; 0h:51m).

A teoria do criacionismo é uma falácia. (Tertúlia 0912; 0h:52m).

Eu (WV) gosto de usar os prefixos "auto" e "hetero" de uma maneira quase frenética. O povo não gosta mas eu gosto. É um modo de fazer síntese no estudo da Conscienciologia. Há quem diga: - "você não é conciso, você usa palavras grandes demais". Eles pensam que eu estou fazendo uma falácia mas é apenas má interpretação deles. Uma palavra grande, às vezes é uma concisão. Por vezes uma palavra contém quatro significados simultâneamente. São vocábulos sesquipedais. Para alargar a ideia, nada melhor do que os afixos. (Tertúlia 0912; 0h:57m).

Pergunta. Os mecanismos de defesa do ego podem considerar-se falácia? Resposta (WV). Não, às vezes a pessoa defende-se por instinto para sobreviver, sem má intenção falaciosa. É ignorância mesmo - apedeutismo. (Tertúlia 0912; 0h:59m).

Aqui ((referência ao grupo da tertúlia)), procuramos ter opinião pessoal democrática. Procuramos ao máximo que todos participem. Toda a pergunta para mim (WV) é inteligente. Isso é opinião minha e procuro ser democrata, embora nem sempre consiga. Exemplo de consenso eterno é a falácia religiosa: "você vai para o paraíso, onde tem 21 virgens te esperando". O consenso eterno é a interioropatia. (Tertúlia 0912; 1h:00m).

Pergunta. A Conscienciologia pode ser dogmática? Resposta (WV).Toda a linha de conhecimento pode ser dogmática. Depende da abordagem. (Tertúlia 0912; 1h:09m).

As falácias podem alcançar condições muito estranhas, exóticas, bizarras, dentro da argumentação da pessoa. Chega a um ponto que aquilo "vira" trocadilho, irreverência total. A irreverência às vezes é necessária. Às vezes, só a irreverência esclarece um assunto. Só a irreverência é capaz de acabar com os insultos do argumentum ad hominem. (Tertúlia 0912; 1h:10m).

Se existe relatividade na questão que é certa, existe muito mais relatividade na coisa que é errada. Depende da ignorância do interlocutor e do propositor. (Tertúlia 0912; 1h:12m).

Pergunta. Seria uma falácia afirmar que um jovem dentro do espiritismo, com um maxiplanejamento, fazendo assistência para grande número de pessoas, é um inversor? Resposta (WV). Ele não é um inversor nunca porque não está trabalhando com tares, está trabalhando com tacon e está dentro de uma seita religiosa, sectária, que não faz pesquisa. No espiritismo defendem J. Cristo e Allan Kardec. Isso é sectarismo. Ciência não pode ter rótulo. Espiritismo é doutrina, não é ciência. (Tertúlia 0912; 1h:13m).

(Dito na tertúlia 912, em 18.07.2008) Eu deixei tudo e virei maxidissidente do espiritismo com 34 anos. Eu estou com 76. Faz 42 anos que eu deixei o movimento espírita. Deixei porquê? Eu tentei tudo para ver se faziam tenepes, a tares e a invex. Não consegui nada. Eu fazia pesquisa. Eu queria fazer uma exposição permanente que é mais ou menos o que nós estamos fazendo aqui no holociclo e na holoteca quando eles viram aquilo, começaram a me podar. A sabotar o meu trabalho. Aí eu deixei tudo. (Tertúlia 0912; 1h:14m).

Tudo isso que eu faço hoje na Conscienciologia eu internamente, privativamente, na minha vida íntima, eu já fazia. E dava uma banana para tudo. Tentava expor aquilo mas não tinha jeito. Falava com os espíritos comunicantes, para comunicar e falar, dar mensagem sobre aquilo e eles falavam: -"não adianta que eles não vão publicar e vai criar problema para você". (Tertúlia 0912; 1h:15m).

Quando você expande as expressões, você estica a palavra. O significado, a acepção, fica elastecida, amplia-se, aprofunda-se. O binômio, o trinômio, o polinômio, dão na prática uma visão de cosmovisão. (Tertúlia 0912; 1h:17m).

Pergunta. A falácia tem um cunho emocional? Resposta (WV). Predomina mais o cunho emocional porque às vezes num debate, numa discussão, numa conversa de bar ou de botequim, a pessoa quer ganhar de qualquer maneira porque não sabe perder e apela para a emoção com o argumentum ad hominem (ataque pessoal). Em vez de falar sobre a ideia, ataca a pessoa com assuntos que não tem nada a ver com a questão. (Tertúlia 0912; 1h:20m).

Pergunta. Há algum momento evolutivo em deixamos de ter ações falaciosas? Resposta (WV). Sim, quando a pessoa começa a ficar desperta. A desperticidade é que leva a isso. Ela começa a ver que é importante não ter falácia porque começa a ter higiene consciencial para acabar com a autocorrupção mental (porque a pior autocorrupção que tem é a mental, a intraconsciencial). (Tertúlia 0912; 1h:21m).

Pergunta. Há possibilidade de uma pessoa ter falácia quando projetada? Resposta (WV). É possível. Na hora que ela medra, "morre de medo", qualquer coisa serve para ela como arma, como defesa, como resistência, como segurança. Ela apela para tudo. Uma pessoa encantoada, quase sempre perde a racionalidade. E fora do corpo é muito comum as pessoas ficarem encatoadas porque elas não sabem como mexer com aquilo. Pergunta. Mesmo numa projeção mentalsomática? Resposta (WV). Não, se a projeção mentalsomática é real, a tendência é não ter nada disso. Mas é preciso saber até que ponto que é uma semiconsciencial. Essas coisas são difíceis. Tem que ver cada caso pontualmente. (Tertúlia 0912; 1h:22m).

Pergunta. A ortopensenidade, o foco na cosmoética, é uma das profilaxias para a falácia, não é? Resposta (WV). Nós todos temos que trabalhar por aí. Isso vai levar você a se disciplinar, a aumentar a sua auto-organização. Se aumenta a sua auto-organização, você vai transformar os seus hábitos em rotinas úteis. Isso tudo vai fazer com que você comece a melhorar o modo de pensar. Você melhora o modo de pensar, melhora o modo de falar, melhora o modo de escrever e melhora o modo de agir. São quatro coisas que melhoram, isso é um polinômio. Quando acontece isso, começa a aperfeiçoar tudo. Você fica melhor organizado, queima ou dá um sumiço nos seus bagulhos energéticos, vai ter tudo mais certo, correto (sem sofrer da síndrome do TOC ou qualquer coisa nesse sentido). Você vai ser uma pessoa disciplinada, organizada, metódica, seletiva a respeito do prioritário. A coisa mais séria é a prioridade. Essa prioridade é aquela da pessoa que já alcançou, atingiu, o nível de desassédio. Aí a responsabilidade dela sobe (na cabeça) e ela vai aplicar isso de uma maneira muito mais eficaz e generalizada, onipresente, ininterruptamente, o tempo todo, em tudo o que ela faz. A meu ver, a desperticidade é que desasna as pessoas. A asnice diminui. Falácia é uma asnice. (Tertúlia 0912; 1h:23m).

A Asnologia não é bem a burrice, é uma coisa mais técnica. É a burrice técnica. Você não encontra burrice na universidade. Você encontra Asnologia. Há asnos que recebem prémio Nobel, título de Mestre, e de pós-Doutorado, mas são asnos. Lembra aquele "cara" que eu falei, do Rio Grande do Sul que estava contra a pessoa pensar que tem cacófato na língua portuguesa? Você quer coisa mais falaciosa do que essa? É um asno. E esse é pós-Doutorado. Doutor em Filologia. (Tertúlia 0912; 1h:25m).

Pergunta. Pode-se afirmar de mais de 51% do que se diz na ciência convencional é falaciologia devido ao fato de não levar em conta a bioenergética? Resposta (WV). Não. Nós não podemos falar isso, não. O "negócio" lá é baseado em fatos. São fatos físicos, a ciência materiológica acerta muita coisa. Eu devo muito, e você também, a essa ciência materiológica. Ela tem um aspeto muito bom. Só aqui ((apontando para o próprio tórax)), eu tenho três coisas sérias: esta minha camisa contra UV, a caneta ((no bolso da camisa)) e o microfone ((fixado na camisa)). Tenho os meus óculos, a mesa, a lupa... (Tertúlia 0912; 1h:27m).

Pergunta. Quais as ciências ou as especialidades dentro da ciência convencional que têm menos falaciologia? Resposta (WV). Aquelas que têm menos cientistas errados, mal-intencionados. As piores são as belicistas, principalmente a Física. Quem fez a bomba atómica? Foram os físicos. Eles é que erram mais porque não têm prioridade. Eles não viram o alcance da bomba que ia matar "todo o mundo". Depois houve arrependimentos e suicídios. São uns bobocas. Mexem só com matéria física bruta, não tem jeito. Eles não são isso, a consciência é outra coisa, não tem nada de matéria. As melhores talvez sejam aquelas em que o cientista procura acertar mais, fazendo assistência, por exemplo, os que estão tentando melhorar a ecologia da Terra. Isso é muito positivo, dentro da materiologia. Os ecologistas que não sejam "ecochatos", que sejam positivos. (Tertúlia 0912; 1h:28).

Os piores cientistas são aqueles que aderem aos governos belicistas. Os piores cientistas que apareceram no século XX são os nazistas. Eu conheci alguns deles, homens e mulheres, na Argentina. Eles trabalhavam para matar os outros nos campos de concentração. Fizeram experiências "de tudo quanto é jeito". Faziam encadernação com pele de gente, só para você ter uma ideia. (Tertúlia 0912; 1h:29).

Pergunta. Daria para dizer que é um polinômio específico da pesquisa? Resposta (WV). Não é bem da pesquisa, é do debate. É necessário este polinômio para acabar com a teoria absoleta. Você faz uma pesquisa, tem uma teoria e leva-a para debate. Mas não é só a ciência e a pesquisa, é o debate. O debate é que está muito dentro deste contexto. (Tertúlia 0912; 1h:30).

Pergunta. Qual foi a maior falácia dos canônicos na época das trevas? Resposta (WV). A maior falácia do feudalismo foi a anti-democracia. Quando a pessoa nascia pobre, seria pobre até morrer. Se nascia rico, seria rico o tempo todo. Isso aí caracterizava um processo definitivo. Foi isso que deu origem ao socialismo, ao comunismo, ao marxismo. O medievalismo todo, uma das piores coisas que tem é justamente o feudalismo. A maior falácia é a pessoa que domina a ideia, que tem o poder de manter uma situação dessas. Todo o ditador,toda a pessoa que é um carniceiro dentro de casa, é isso. (Tertúlia 0912; 1h:40m).

Pergunta. O nosso maior trafar vem da época do feudalismo? Resposta (WV). Não. Vem da época do Cro-Magnon. Pergunta. Esse trafar seria a autocracia, para você? Resposta (WV). É. Com autocracia é que vem o genocídio, a ditadura, a guerra, tudo o que é ruim. O Papa, o Rei, o Príncipe, o Ditador, o Imperador, representantes de Deus na Terra, é uma das piores coisas que tem. Olha Napoleão, ele fez-se Imperador. (Tertúlia 0912; 1h:43m).

Pergunta. Poderia exemplificar a conduta paradoxal do debatedor? Resposta (WV). Um debatedor honesto não defende nenhuma falácia. Mas um debatedor que não seja honesto, quer "ganhar todas". Um debate é o lugar próprio para colocar ou para destruir falácias. Para destruir uma falácia, a pessoa não precisa ser super erudita. Tem que conhecer bem aquele assunto ou tema específico e usar a lógica nas suas afirmações. (Tertúlia 0912; 1h:44m).

Na acariação, quase sempre há falácia por parte da pessoa que se defende. A tendência do acariado é mentir. Por isso, quanto mais gente tenha como testemunhas a participar numa acariação para desdizer a falácia, melhor fica. (Tertúlia 0912; 1h:48m).

(Dito na tertúlia 912, em 18.07.200)8. Pergunta. Qual é a fissura maior da pessoa falaciosa? Resposta (WV). A fissura maior é a insistência teimosamente num determinado princípio que é negativo para muita gente. Ela faz mal para muita gente durante muito tempo e teima em fazer esse mal. Onde se encontra mais gente assim é nas ditaduras. A ditadura nazista, ((referência a Adolf Hitler [1889-1945])), do Camboja ((referência a Pol Pot [1925-1998])), da Coreia do Norte ((referência a Kim Jong-il [1941-2011])), do Zimbábue ((referência a Robert Mugabe [1924-])), de Cuba ((referência a Fidel Castro [1926-2016])). Uma falácia horrível. (Tertúlia 0912; 1h:50m).

Pergunta. Eu queria que você falasse daquela situação em que a pessoa pensa através da emoção. Isso vai gerar erro de raciocínio? Resposta (WV). O problema é ver qual a intenção da pessoa, o que é que ela quer, o que é que ela sabe, o que é que não sabe, qual o nível de traquejo, de competência, de autoridade para falar. Quanto é que ela estudou, quanto pesquisou? Tudo isso tem que ser usado para analisar o caso. A falácia existe quase sempre porque a pessoa quer ser mais do que é. É o egão. A pessoa não quer deixar de perder, quer ficar sempre triunfante. Isso não dá certo. Nós temos ter insucesso de vez em quando. Nem sempre somos exitosos. Isso é impossível. (Tertúlia 0912; 1h:51m).

Mensagem aleatória