Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0899 - Dia da cobaia



Tertúlia 0899, Dia da cobaia, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=3UvRas8WoX4, publicado em 03 de março de 2013.


Há pessoas que ficam escondidinhas até que cometem um crime e entram na berlinda (ex. noticiários). Berlinda é o palco, quando a pessoa fica sob as luzes, os holofotes. Uma pessoa pública é uma cobaia pública. Eu (WV) sou uma pessoa pública, querendo ou não, porque são muitos anos de midia, imprensa, cursos, viagens e livros publicados. (Tertúlia 0899; 0h:04m).

Pergunta. Porque evoluímos através da assistência? Resposta (WV). Ninguém vive sozinho, ninguém perde ninguém, e há uma inseparabilidade do grupo evolutivo. Nós temos uma evolução conjunta. Temos que defender os direitos iguais das pessoas. Esse convívio da evolução é imposto. É impossível a pessoa viver sem os outros. Assistência significa: perdão, entendimento, intercompreensão. Então, não há evolução sem interassistencialidade. A imposição do convívio é da própria evolução: ninguém foge disso. (Tertúlia 0899; 0h:06m).

Pergunta. O facto de nos colocarmos como cobaia ajuda a não fazer a minidissidência? Resposta (WV). Sim, porque quando a pessoa se coloca como conscin-cobaia, fica mais participativa e mais simpática. A maioria não tem coragem de se colocar como conscin-cobaia. A conscin-cobaia é assistida e assiste todos os que participam no contexto. É melhor ser conscin-cobaia do que ser foco de acariação. Quando você desconfiar que tem alguma coisa para arrumar, deixa em plano secundário a consciencioterapia, a conscienciometria e a acariação. Apresente-se para a Flávia para ser conscin-cobaia. Isso é o ideal, o mais inteligente, a profilaxia para um monte de trafares. (Tertúlia 0899; 0h:10m).

Cobaias recíprocas. Você vive com outras pessoas. Até o covil de víboras, mesmo que seja um covil muito fechado, está cheio de víboras. Você jamais vive uma vida fechada. Eu costumo dizer para a pessoa que está desesperada por sua própria culpa: - «acha um buraco, entra lá dentro, põe uma pedra em cima e não dá o endereço para ninguém», para mostrar que é impossível a pessoa isolar-se completamente. Mesmo a pessoa querendo, não tem jeito. Quando você observa os outros na rua, eles são cobaias para você. Você está aprendendo alguma coisa. Esqueça a pessoa humana e lembre o princípio consciencial. Todo o princípio consciencial é cobaia de todos os outros. (Tertúlia 0899; 0h:12m).

Nós matamos animais de todo o jeito e no biotério (viveiro) há abusos. É muito importante que a pessoa se coloque na pele do animal para saber o que é que ele passa. Ela então decide não mais sacrificar animal, pois ver-se-á como tal. (Tertúlia 0899; 0h:15m).

Pergunta. Existem normas bioéticas a serem observadas para a utilização da cobaia. Existe alguma restrição cosmoética? Resposta (WV). Sim. Para tudo, em qualquer acesso a uma pessoa, você tem que respeitar os direitos dela e ter fraternidade. Você não vai fazer ironia da pessoa (conscin-cobaia). A bioética vê o processo animal, nós estamos vendo o processo conscienciológico, o princípio consciencial, mais amplo. A observação de uma pessoa inclui o nível evolutivo dela, para onde ela está indo e quais as suas prioridades. Nós todos somos exemplo dos outros. (Tertúlia 0899; 0h:18m).

As leis da cobaia são da bioética. Tem certas coisas que não podem ser feitas com o animal. (Tertúlia 0899; 0h:19m).

Em relação às pesquisas que hoje são realizadas com animais, a exemplo do cientista brasileiro Miguel Nicolelis da Duke University, em Durham, Carolina do Norte que utiliza macacos para testar próteses robóticas de braços, controladas pelo cérebro, evolutivamente como é que fica (quais as consequências de) o sacrifício do animal? Resposta (WV). A prótese é reparadora, esse trabalho é positivo. O problema é a consciência deles. Mesmo que a intenção seja boa, se o modus faciendi (modo de agir) não é o ideal, gera prisão grupocármica. O modus faciendi tem que ser cosmoético. A ciência desenvolve-se com experiências que muitas vezes envolvem ratinhos e outros animais como cobaias. O povo que é socorrido está devendo para esses animais. Tem que ser veterinário e cuidar dos bichos. Na próxima vida eles vão entrar nessa. Nessa turma toda que mexe com veterinária, alguns estão fazendo recomposição. A anatomia pode ser estudada com dissecação de cadáveres e para criação de drogas terapêuticas existem sempre voluntários. Os voluntários não são cobaias. Quem tem autoconsciencialidade arranja alternativas cosmoéticas para as experiências. Quem está nas opções "mais bravas" é porque "gosta daquilo". Não conhecem nada de evolução na abordagem da conscienciologia. Não adianta falar que eles não vão entender nada. A propósito de comer carne, hoje ainda não dá para fazer uma mudança radical porque há uma influência muito grande do ambiente - da mesologia - na alimentação. Vai chegar o dia em que nós vamos chegar aqui e que isso tudo está mudado. (Tertúlia 0899; 0h:21m).

A força presencial é o que se vê em primeiro lugar na pessoa, é o carisma. Os animais também tem força presencial (ex. existem cães pequenos que dominam os grandes). (Tertúlia 0899; 0h:30m).

Pergunta. Houve antes algum teste, alguma cobaiagem, algum protótipo, no extrafísico ou em vidas anteriores, para implementar a primeira iniciativa planetária da invex? Resposta (WV). A invex em vidas anteriores, eu mesmo já fiz. Não era protótipo, era invex mesmo. O processo é que isso hoje se tornou público. Não é mais uma coisa fechada. A conscienciologia hoje é pública. Tinha gente que já estudava isso, "en petit comité", pequenininho. Hoje já estamos fazendo uma coisa pública, não tem nada mais para esconder: é exotérico. Essa é a grande diferença. Uma boa parte da humanidade veio para cá compulsoriamente mas hoje o povo já vem estudado. (Tertúlia 0899; 0h:34m).

Pergunta. Como é que a pessoa pode lidar com uma precognição de algo que ruim que vai acontecer? Resposta (WV). Ela tem que ver dentro daquele contexto o que é que vale a pena falar. Falar se for para ajudar os outros. Se não vai ajudar tem que se restringir, ficar quieto, se abster. Dos males, o menor. (Tertúlia 0899; 0h:43m).

Pergunta. Todo o líder em tese é uma pessoa pública? Resposta (WV). Não. Só aquele que aparece. O líder que só actua dentro de um campo de concentração, não aparece. O serenão é líder mas não aparece. (Tertúlia 0899; 0h:49m).

Pergunta. No curso intermissivo já tem alguma aula com consciex-cobaia? Resposta (WV). Todo o mundo é cobaia de todo o mundo e lá todo o mundo sabe. Aqueles que têm capacidade de auscultação, de sensoriamento, de perceção, percebem tudo. Não adianta querer fugir. Aqui, todo o mundo que já sabe ler uma pessoa, já está nessa. Uma pessoa é um livro: quem sabe ler, lê. (Tertúlia 0899; 0h:50m).

Cobaias humanas também são usadas na indústria farmacêutica para testar medicamentos e na guerra para testar bombas ((referência a 3 tipos de bombas usadas pelos Estados Unidos da América: 1) a segunda bomba usada em 1945 sobre Nagasaki como experiência; 2) ao bombardeio ao Iraque em 1991 que originou a Síndrome da Guerra do Golfo, caracterizado por dores crónicas, fadiga e disfunções cognitivas - provavelmente provocada por experiências que não são do domínio público; 3) a bomba que ficou conhecida como “a mãe de todas as bombas”, arma não-nuclear destruidora de infraestruturas subterrâneas, lançada em 13 de abril de 2017 na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão)). Morrem milhões de cobaias humanas nas guerras. (Tertúlia 0899; 0h:52m).

(Dito na tertúlia 899, em 03.07.2008). Existem muitos observadores extrafísicos dos trabalhos da conscienciologia. Esses observadores, na sua maioria são alunos do curso intermissivo. Eles vêm e observam algum tema que interessa mais. Uma das coisas que eles examinam aqui é o nível da nossa convivialidade. Por isso que as Instituições Conscienciológicas (Ics) são muito importantes. Eles vêm como funcionam as ICs, as reuniões. Todos esses que vêm aqui estão examinando, antes de mais nada, a cronologia. Exemplo: estamos em 2008, a consciex sabe que vai ressomar em 2010. Em 2030, ela vai encontrar o pessoal que está hoje vendo hoje na conscienciologia, diferente, mais velhos (o Laênio Loche vai ter 55 anos - risos). Quando eles aparecerem aqui, eu (WV) já estou do lado de lá. Aí a gente já inverteu as posições. Tem o amparador, o professor do curso intermissivo que está conduzindo a excursão. (Tertúlia 0899; 0h:54m).

A cobaia ideal é aquela que dá o melhor exemplo, cosmoético, evolutivo, para todos, em qualquer posição que ele se coloque. (Tertúlia 0899; 0h:57m).

O curso intermissivo foi feito a primeira vez para tornar-se público, devido ao processo da reubarnização e da reciclagem intrafísica. Então teriam que procurar as consciexes predispostas a esse nível de curso. A tendência natural na vida é colocar o líder na frente do liderado. Na hora procurar as consciexes, foram buscar os líderes. São líderes polivalentes, versáteis, com uma ficha mais ou menos equilibrada. O fato de ter sido líder não significa que tenha sido assistencial. Vejam a escala da consciência contínua: o pré-serenão vulgar é líder da consréu ressomada; o desperto pode ser líder do tenepessista, etc. Quem tem uma quadrilha grande não aparece por cá que nós não temos uma segurança tão forte. Então eles arranjaram pessoas que tem uma quadrilhinha. (Tertúlia 0899; 1h:03m).

Sem convivialidade sadia e sem companheirismo é arriscada a cobaiagem. Se a convivialidade de uma pessoa é doentia, ela está dando um mau exemplo. Se ela também não tem companheirismo, ela está ficando dentro de uma torre de marfim egocêntrica. Então, que cobaia é que ela é? Ela é cobaia daquilo que a gente tem que evitar. Nós temos que ser cobaias da conduta que espelhamos. Mostrar uma conduta. Indicar o melhor. Nós não queremos a cobaia anticosmoética – gente alterada que está nas cadeias, na marginalidade e nos cemitérios. (Tertúlia 0899; 1h:06m).

Policarmalidade é quando a pessoa já tem um nível de assistência irrepreensível, irretocável. Ela não espera retorno. Ela quer fazer assistência porque já tem inteligência evolutiva para ajudar os outros numa boa. Ela já se tornou praticamente "a reação natural do fluxo do cosmos". (Tertúlia 0899; 1h:07m).

Os líderes que frequentaram o primeiro curso intermissivo, eram provenientes em parte, mas não com uma grande predominância, da pedagogia. Eles selecionaram muita gente pela pedagogia. Eu (WV) estou nessa por causa do meu processo de magistério. São muitas vidas que eu dei aulas. Pergunta. A base da sua assistência é mais na pedagogia ou na saúde? Resposta (WV). É pedagogia dentro da área da saúde. Eles perseguiram-me na China por isso, por causa das ideias novas. (Tertúlia 0899; 1h:09m).
O problema é o 'rabo', o 'apêndice', a caterva, a "quadrilha de credores" de cada um de nós. A pessoa está enrascada com a contabilidade evolutiva dela. (Tertúlia 0899; 1h:21m).

A cobaia enganada é aquela que está a ser observada e não sabe. Ela está abrindo um caminho que nem ela sabe. Tem muita gente dentro da riscomania que são cobaias enganadas. Arrisca-se nisto e naquilo, sobe aos ares com um aparelho, é cobaia burra sem consciência nenhuma. É cobaia inconsciente. (Tertúlia 0899; 1h:22m).

A cobaia tem o direito de ser cobaia se ela quiser e de não ser cobaia se ela não quiser. O dever da cobaia é não exorbitar das funções de cobaia dela. (Tertúlia 0899; 1h:23m).

Dia da cobaia e reciclagem de posicionamentos. Depois que você foi cobaia da Conscienciologia como é que você se posiciona perante o cigarro, a religião, a tapeação, a manipulação de consciências, a pena de morte, o narcotráfico, a política? Tudo isso é posicionamento. (Tertúlia 0899; 1h:24m).

Cobaia seriexológica. Vocês me (WV) viram antes, estão vendo agora, e vão ver depois, e depois, e depois, e depois... Vai ser difícil verem-se livres de mim. Tem a ver com as pessoas da personalidade consecutiva. (Tertúlia 0899; 1h:25m).

Pergunta. Poderia fazer a relação entre a mutualidade das reações com as oportunidades de recin na condição de cobaia? Resposta (WV). Quando uma pessoa observa que outra já conseguiu a reciclagem interconsciencial num determinado aspeto – deixou de ser sovina, aumentou o abertismo consciencial, deixou de fumar, deixou o alcoolismo, etc. –, examina com é que a ela fez. Em outra ocasião ou em outro aspeto, os papéis podem inverter-se. (Tertúlia 0899; 1h:31m).

Proexista cobaia é a pessoa que serve de exemplo quanto ao cumprimento da programação existencial. O Loche é um exemplo, um espelho, está num palco (está a ser a ser observado). (Tertúlia 0899; 1h:39m).



Mensagem aleatória