Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0916 - Autolucidez Parapsíquica

Tertúlia 0916, Autolucidez Parapsíquica, YouTube, canal Consciustube, https://www.youtube.com/watch?v=tvMASju4RgU, publicado em 09 de setembro de 2011.


Pergunta. Gostaria que esclarecesse de que forma o EV pode estar atuando para dinamizar nosso parapsiquismo. Resposta (WV). O EV é a chave da vida humana. Esta vida é consciencial mas antes de tudo é energética. Se a pessoa movimenta essa chave geral, a gazua que é o EV, ela abre todas as portas. Toda a vida fica mais facilitada e ela compreende mais os fenómenos, os fatos da vida, através da energia. O EV também pode abrir o parapsiquismo para outra dimensão. É tolice a pessoa viver aqui igual a animal, bicho subhumano, só pensando nessa dimensão. A consciência dela é superior à cobra, à hiena, ao leão. (Tertúlia 0916; 0h:10m).

Usa o EV em qualquer situação e começa a notar quais as coisas novas. Fatos novos. Sensações novas que ocorrem com você. Você vai ver que vai enriquecer a sua vida de uma maneira muito expressiva. (Tertúlia 0916; 0h:12m).

Pergunta. Tenho um irmão falecido que vem se manifestando, pedindo ajuda. Gostaria de saber se o culto aos antepassados pode ajudar e quais as consequências disso. Resposta (WV). A maioria do culto aos antepassados é feita por pessoas bem-intencionadas mas que não têm competência. Por isso o culto dos antepassados ajuda por um lado essas consciexes e por outro lado piora as conscins. Cria uma série de assédios interconscienciais devido à falta de performance, de desempenho, de experiência, de autolucidez das pessoas com referência ao processo parapsíquico. «Em matéria de parapsiquismo, só deve por banca quem tem competência». Não se brinca com isso porque as possessões e semipossessões estão aí para quem quiser. De modo que, se seu irmão dessomou, deixa ele seguir o destino dele. Joga energia positiva quando pensar nele mas tira ele do seu pensamento. Não fica fazendo nenhuma evocação dele com hora certa, senão você está no caminho do assédio. Cuidado com isso. Pensar de qualquer maneira nas pessoas que morreram, é assédio. As pessoas fazem isso com muito boa intenção, elas acham que estão fazendo assistência. Mas se chora por uma pessoa que dessomou, está fazendo mal para ela. Isso mostra que você é egoísta. À hora que você chora por uma pessoa que morou com você porque você está sentindo a falta dela, isso é egoísmo seu. Deve deixar ela seguir o destino dela. Se aconteceu de ela morrer, de falecer, é porque chegou a hora. Você não manda nas consciências. Então a gente ama melhor quando pensa melhor a favor dos outros. Uma pessoa pode ter isso que ela chama de um "amor enorme" e às vezes esse amor è igual ao ódio, fazendo tanto mal a ela ((referência à pessoa dessomada)) como se a estivesse odiando, devido à requisição, à exigência do egoísmo. (Tertúlia 0916; 0h:13m).

Pergunta. Pequeno ponto luminoso, azul, que aparece repetidamente e brevemente após um pensamento intenso e também breve, seria um sinal de autolucidez parapsíquica? Resposta (WV). Isto tudo aí é processo apenas de exposição da vista. Não vai nesse bico não. Se você tiver alguma coisa de clarividência, os fatos vão se intensificar e vão ficar recorrentes. Você vai começar a ver os fenómenos através de mais detalhes. Anota isso e vê o que é que acontece com o tempo. Se tiver fenómeno mesmo, vai acontecer. Ponto luminoso é besteira. (Tertúlia 0916; 0h:15m).

A primeira coisa que eu vou recomendar aqui para esse nosso amigo aí é o seguinte. Pegue o Projeciologia ((referência ao livro de Waldo Vieira Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano)) e leia o capítulo Hipnagogia para você entender como funciona o olho, o que são fosfenos e o que é clarividência. (Tertúlia 0916; 0h:16m).

Pergunta. A quantas anda o processo de reconhecimento do paradigma consciencial pela comunidade científica? Quando o mesmo ocorrer estaremos mais próximos do começo da era consciencial? Resposta (WV). Eu calculo que daqui a uns 200 anos nós podemos voltar a falar. Por enquanto eu vejo que a comunidade científica está no buraco. Não estudam eles mesmos. A materiologia, ou a ciência materiológica, da academia, oficial, só vai melhorar quando os cienctistas começarem a ver os seus próprios trafares, os seus defeitos. Eles têm que ver as bobagens deles. Eu calculo para isso uns 200 anos. Até lá, vai ter uma microminoria minúscula, pequenininha, que vai saber das coisas antes deles. De 15 a 20 gerações - pode ser que aí melhore. Antes disso eu não tenho ilusão. Já tive muita pressão, já sofri muito em vidas anteriores e nesta vida, sobre isso. Eu quero lembrar para essa pessoa que perguntou que eu trabalhei na universidade durante 18 anos. (Tertúlia 0916; 0h:17m).

Pergunta. Existe alguma inter-relação entre o primopensene e a cosmoconsciência? Resposta (WV). Através da cosmoconsciência, um dia vamos entender o primopensene. Então, lá no fundo deve ter uma relação. Primopensene é o primeiro pensene que apareceu. É antes do Big Bang. (Tertúlia 0916; 0h:19m).

Pergunta. Alguém já teve a curiosidade de estudar se existe algum registo histórico dos personagens de Cristo Espera por Ti em Carcassonne? Resposta (WV). Eu tive, sim. Com o Chico Xavier. No mesmo ano em que foi publicado o livro nós tivemos em Carcassonne. Não conhecíamos a França. A gente foi ver no cemitério as lápides com os nomes das famílias que ajudaram a matar o violinista. As famílias eram muito antigas, o cemitério era muito antigo. Isso foi em 1965. Nas lápides tinha uma meia dúzia desses nomes, do romance. (Tertúlia 0916; 0h:20m).

A intelecção caleidoscópica é quando a pessoa começa a ter a cosmovisão. A cosmovisão ainda é pequena quando é referente apenas a fenómenos intrafísicos. A intelecção caleidoscópica começa quando a cosmovisão se amplia para o processo multidimensional. Você já não vê uma pessoa de forma simples, vê a psicosfera dela e energia - as impressões de intelecção. Você viu aquilo, aquilo vai mexer nos seus sentidos, os seus sentidos mexem com os 20 mega-atributos propulsores da evolução, esses atributos expandem a análise daquilo que você acabou de ver. A intelecção vai ficar cada vez maior. Com isso você aumenta o seu dicionário cerebral. Caleidoscópico, quer dizer muitas cores mas quer dizer também multifato, multicomplexo, poliédrico. Por isso eu (VW) coloquei também ((referência à Parafatologia do verbete Autolucidez Parapsíquica)) "a consciência poliédrica" e "o autodescortino evolutivo". Quer dizer, você descerrou todas as cortinas. Mas não é só a cortina. Você derrubou a janela, a porta e a parede. Pergunta. É um acesso de várias facetas de fenómeno e parafenómeno? Resposta (WV). Perfeito. É isso. Você tem aquilo que extrafisicamente é possível: a omnivisão. Você vê em todas as direcções. (Tertúlia 0916; 0h:27m).

O percentual de parapsiquismo varia de pessoa para pessoa em função da experiência e da motivação. Muita gente não mexe com o parapsiquismo porque "morre de medo". Não têm motivação, não dão prioridade para o parapsiquismo porque têm medo. Tudo tem a ver com a paragenética. "Todo o mundo" tem parapsiquismo mas o percentual varia ao infinito, devido também à variação de experiências transatas, as vidas prévias. O estado vibracional é a chave que serve para "todo o mundo", serve para todos os fenómenos, é o contacto da sua consciência com o cosmos. É a movimentação de energia. MBE - Movimentação Básica de Energia. (Tertúlia 0916; 0h:29m).

A energia grossa ((referência a energia consciencial que Waldo Vieira enviou para a plateia)) vai no volume. A outra é fina ((referência a energia consciencial que Waldo Vieira enviou para uma tertuliana em particular)) eu aperfeiçoei o ritmo, "liguei minhas tomadas" com tudo o que eu tinha. "Aí o negócio vai", é como se fosse pontual lá para ela e ela sentiu. A primeira ((referência à energia grossa)) eu estava esparramando. A outra ((referência à energia fina)) não, ela está calibrada, exactinha para um determinado ponto. A gente tem que estudar aquelas 40 manobras de energia: ritmo, direcionamento, intensidade, alternância ... (Tertúlia 0916; 0h:32m).

A ciência convencional que está estudando a nanotecnologia, precisa no mínimo duzentos anos para "começar a entrar nisso" ((referência à energia consciencial)). Você já pensou quantos não vão "quebrar a cara" para colocar essa energia através de aparelhos? Vão "quebrar a cara", não adianta! Tem que "quebrar muito a cara" até ver que isso é diferente, que electomagnetismo não é energia consciencial, que o impulso nervoso também não é energia consciencial. A gente tem que conviver com isso em separado e em coexistência pacífica. Agora, fazer casamento com uma coisa que depende da outra, isso é besteira. A energia consciencial influi nas pessoas mas não diretamente na matéria. Com a ectoplasmia, a coisa já muda de figura. (Tertúlia 0916; 0h:33m).

Pergunta. Como se faz o ajuste fino da energia consciencial? É na pensenização? Resposta (WV). É na vontade. Vontade. Eu uso o "raio laser". Tudo sai daqui (diz Waldo Vieira colocando a mão na testa e faz um gesto exemplificativo da saída da energia da cabeça para o exterior) e todos vocês vão trabalhar com isto aqui, que é o campo da cabeça. Agora, eu faço "Mandrake" ((referência ao gesto da mão acompanhado o envio de energia)), que é o processo de palco mas isso é besteira. A vontade manda na energia. O povo tem que pensar: - "a minha vontade é superior à energia, eu faço o que eu quiser com a energia, quem manda sou eu, a energia não tem inteligência própria". A maioria não pensa nisso. Eles (no Espiritismo, na Umbanda...) estão querendo que venha uma consciex movimentar a energia que a pessoa ((referência ao médium)) canaliza, sempre subserviente, sempre genuflexo, se sujeitando e nunca vai desenvolver o processo. (Tertúlia 0916; 0h:35m).

Quem é que é mais escravo? Adivinha! Cientista. Eu (WV) já expliquei isso há mais de 50 anos. Escravo do electrão. Como é que ele vai sair disso? Ele não estuda nem ele! Ele acha que não tem consciência, que o electrão, a molécula e a célula é que mandam. Se uma pessoa não estuda alguma coisa, ela é ignorante. Não tem criação espontânea, geração espontânea de inteligência, de fogo, de morte, não existe isso. Tudo tem uma causa e tem um efeito. Se melhorarmos a nossa inteligência, ela pode ser um efeito e pode ser uma causa. Agora, a maioria não pensa em si porque tem medo de enfrentar a si mesmo, os seus pensamentos negativos. A nossa turma, que tem curso intermissivo, tem problema para entrar na conscienciometria!… Uma pessoa às vezes vai num curso desses cinco vezes e só na quinta vez é que abre o jogo! Se quem fez curso intermisso está nessa, pensa o resto! Agora, eu vou ter esperança que isso vai mudar de uma hora para a outra? Besteira. Vamo-nos preparar que tem mais vida pela frente, para trabalhar no mesmo sector. Esse negócio vai repetir. Preparem-se para repetir. Tem muita repetição pela frente! (Tertúlia 0916; 0h:36m).

Pergunta. Na frase enfática «No longo caminho da evolução da consciência, a autolucidez parapsíquica é inevitável e prioritária devido à multidimensionalidade, mantendo fluxos e refluxos nas realidades do cosmos», explique "fluxos e refluxos". Resposta (WV). O fluxo e refluxo mais forte é o choque da ressoma e dessoma, ressoma e dessoma, ressoma e dessoma... Outro fluxo e refluxo é sono e vigília, sono e vigília... Você pensa em qualquer coisa e a sua energia vai lá. Você mexe com todo o mundo o tempo todo. Não existe isolamento. Não existe solidão, a rigor. Você está sempre envolvida dentro de um mecanismo com um monte de considerações, interesses e condições, porque são consciências que estão pensando junto com você. Ninguém pensa sozinho. Isso é o fluxo e refluxo do cosmos. Tudo o que você faz, vai e volta. Tudo tem ressonância. Alguns têm retorno positivo, há melhoria de condições, mas a maioria dos retornos da humanidade são negativos. No século passado nós tivemos duas grandes guerras, as maiores da história da humanidade. Mataram milhões. Você quer pior refluxo do que esse? Isso é falta de pensenizar corretamente. Não há cosmoética. Então, os retornos são horríveis. A literatura enaltece a guerra – uma vergonha. Bruckner ((referência a Pascal Bruckner [1948 - ])) é um dos maiores filósofos vivos (dito na tertúlia 0916, em 23.07.2008) da França e um dos maiores escritores. O texto dele é impressionante em matéria de ideia e ele de vez em quando "cai de quatro". Quando uma pessoa, mesmo que indiretamente, quer combater a guerra exaltando a guerra... não dá! Tudo indica que ele não entende nada de energia. Ele não viu nada de parapsiquismo, senão ele não escreveria isso. Um “cara” tão vivo, tão inteligente, tão culto, erudito, fazer uma besteira dessas... «A guerra: porque não? Seria divertido!» Isso é título do tópico dele ((referência ao capítulo VII do livro A Euforia Perpétua)). Ele cita quem é que falou isso. Ele está querendo combater, mas entra nisso para “fazer média”, devido à literatura. O "cara" é vendido! (Tertúlia 0916; 0h:42m).

Pergunta. Como é possível a mulher conseguir tornar o cardiochacra mais fortalecido, mais virilizado, sem que haja perda da feminilidade? Resposta (WV). É saber jogar com a racionalidade junto com a sentimentalidade. Isso é um antagonismo. E no fim tem que dominar a racionalidade (intelectualidade). Racionaliza seus sentimentos que a coisa melhora, porque aí você vai ter sentimentos elevados. Racionaliza suas emoções. Deixa de chorar. Pesquisa sobre choro e faz um artigo. Pesquisa o tema: "vale a pena a lágrima?" Qual o percentual de lágrima que vale a pena ser vertida? A lágrima serve para limpar o olho, tem a sua razão de ser. Mas em matéria de emoção, se uma pessoa chora por outra que faleceu, piora para quem chora e piora para aquele que morreu. O que que chora está contra a morte mas a morte às vezes é para melhorar a pessoa, é uma redenção, ela vai alcançar um novo patamar. É um diploma para ela, ela conseguiu alguma coisa. Tem que haver renovação. Aí a lágrima é negativa. (Tertúlia 0916; 0h:46m).

Pergunta. Existe alguma técnica ou aspeto prático que possa otimizar isso para a gente conseguir alcançar isso mais rapidamente? Resposta (WV). Eu penso que o processo é levar tudo para a intelectualidade. Seja mais intelectual do que sentimental de novela. Já vai melhorar tudo. (Tertúlia 0916; 0h:49m).

Pergunta. Você poderia falar um pouco sobre "a superdotação parapsíquica" citando exemplos? Resposta (WV). A maioria aqui, já mexeu ((referência a vidas passadas)) com o parapsiquismo. Eu já falei que uma boa parte do povo aqui já foi pitonisa, médium... A maioria sepultou isso por outras conveniências. Mas "quem foi rei é sempre magestade". É só fazer aquilo afluir, aquilo vai aflorar, aquilo vem à tona e a pessoa desenvolve. Mas para isso, tem que trabalhar alguns anos para recuperar o que deixou para trás. Tem gente que vem com superdotação parapsíquica mas são muito imaturos do ponto de vista evolutivo. A maioria dos mediuns das religiões são assim. Eles são imaturos. Há mediuns com 40 anos que têm maturidade emocional de 10 anos. Quando começam a crescer muito, uns ficam doidos pelo dinheiro, outros, quando são homens, ficam doidos por mulheres e prosmícuos, outros entram na política, perdem tempo e "vai tudo por água abaixo", esquecem tudo o que vieram fazer. Tem um monte de médiuns, de sensitivos e de sensitivas desse jeito, no Brasil, no exterior, por todo o lado. Eu examinei isso aqui, na Europa, nos Estados Unidos, nas Filipinas e na China. Isso é da natureza humana´. É o nível evolutivo em que nós estamos. (Tertúlia 0916; 0h:51m).

Superdotado parapsíquico: eu (WV), por exemplo. Eu vi muito cedo que eu tinha superdotação. Com 3 anos comecei a lembrar do que passou de antes de renascer. Eu perguntava quem era "o bom / a boa" em matéria de mediunidade, porque eu queria um modelo para seguir. (Tertúlia 0916; 0h:53m).

Pergunta. Qual foi o seu modelo? Resposta (WV). O meu modelo foi Eurípedes Barsanulfo. (Tertúlia 0916; 0h:55m).

Pergunta. O Emanuel Swedenborg (referência ao espiritualista sueco [1688-1772]) tinha a tarefa de trazer as bases da projeciologia? Onde e como ele está hoje? Resposta (WV). Ele está bem, está trabalhando, está fazendo força. Ele tinha alguma coisa nesse sentido, sim. (Tertúlia 0916; 0h:56m).

Pergunta. Tenho forte intuições que normalmente se mostram corretas com o decorrer dos fatos. Como saber se se trata de guia cego ou de amparador? Se fico muito nervosa, às vezes sinto aroma de rosas ou de incenso. Como explicar? Resposta (WV). Isso aí é olorização espontânea. O sistema nervoso mexe na ectoplasmia e aparece o cheiro. O incenso que você está sentindo pode ser remédio. Quanto à intuição, pensa na hipótese de ela ser só sua. (Tertúlia 0916; 0h:56m:30s).

Pergunta. Na frase "a freqüência modulada das captações extrafísicas ou parapsíquicas", eu queria entender melhor "a freqüência modulada". Resposta (WV). As manobras de energia modulam a frequência da energia. Você já viu as 40 manobras de energia, lá no meu livro? (Tertúlia 0916; 0h:57m).

Pergunta. Eu queria que você falasse em relação ao medo que a maioria tem do parapsiquismo. Resposta (WV). São pessoas que já foram muito assediadas, em muitas vidas. Isso é difícil de ser extirpado. O maior exemplo foi o Chico Xavier. Ele veio preparado para exercer a mediunidade, principalmente a psicografia. Mas ele "morria de medo" de morrer. Tinha tanafobia. Em casa não podia ter navalha, gilete, faca muito afiada. Ele tinha sempre um barbeiro. Se ele, que estava mais ou menos lúcido, fazendo força, querendo virar santo, sem explorar ninguém, fazendo assistência, ainda estava "morrendo que medo", pensa bem no resto. (Tertúlia 0916; 0h:58m).

O medo de morrer, a tanatofobia, é a mãe e o pai de todos os medos. Mexeu com parapsiquismo, a pessoa tem medo que a matem. Aqui no nosso meio, não tem tanta gente com medo, não. Tem é gente ignorante, inexperiente. A maior prova disso é o Loche, a Cris e a Kátia. Hoje, estão entendendo o que é parapsiquismo, agora, eu pergunto: - porque é que vocês 3 não estavam usando o parapsiquismo do jeito que eu uso desde que nasci? Falta prioridade. Tem alguma coisa atrás que emperra, inibe. Não é medo, é mesmo inexperiência. A pessoa está fazendo outras coisas. O Loche estava jogando futebol, a Cris estava mexendo com a advocacia e a Kátia estava estudando psicologia. Cada um fez o que pôde. O Loche estava no futebol... ((risos)) sai dessa! Teve que mudar a roupa para vir para o Instituto... uma coisa muito séria ((risos))! (Tertúlia 0916; 1h:00m).

O cérebro é muito monofocal. Quando você usa o paracérebro, você caminha para a cosmoconsciência. Você tem uma visão de conjunto, tudo por atacado. Isso é o paracérebro prismático. (Tertúlia 0916; 1h:02m).

Pergunta. Das personalidades que o professor já estudou, que tinham parapsiquismo, tem alguma que se tenha destacado em termos de maturidade no uso do parapsiquismo? Resposta (WV). Destaque assim, do jeito que eu gostaria... (pausa). O Chico Xavier morreu com 92 anos mas ele não teve novidade nenhuma. Ele deixou 412 livros mas é tudo repetitivo. Um “cara” mais avançado mas também cheio de lacunas foi Pietro Ubaldi (referência a Pietro de Alleori Ubaldi [1886-1972]). Ele dominava certos processos de energia, tinha força presencial e às vezes até encapsulava. Mas ele não entendia nada de projeção. Eu convivi com ele, sei como é que era. Pergunta. Algumas pessoas falam que ele chegou à desperticidade ou próximo da desperticidade. Resposta (WV). Não, não. Ela estava com raiva da igreja católica. Você sentia a energia dele negativa com respeito à igreja católica, ele não perdoou, só porque eles "excomungaram" o livro dele "A Grande Síntese". (Tertúlia 0916; 1h:04m).

Pergunta. As conscins mais lúcidas do passado, os despertos, por exemplo, eles não escreveram. Resposta (WV). Então, a nossa peça é baseada em bastidores, não tem mais palco. Antigamente tinha o palco e os bastidores. Hoje, nós acabámos com o palco, ficamos só com os bastidores. Então, tudo aqui é intestinal, é a luta intestina, o processo íntimo da consciência, intraconsciencialidade, o mais difícil. Os cursos intermissivos começaram para preparar o povo antes de vir para cá - profilaxia. Curso intermissivo é uma profilaxia. Pergunta. Poderíamos considerar então que o caso do professor seria o primeiro desperto que resolveu escrever e teve oportunidade de falar sobre o parapsiquismo? Resposta (WV). Não. Eu não sou nada. Tem gente muito melhor. Pergunta. Mas em termos de divulgação? Resposta (WV). Você tem que lembrar que a divulgação grande é agora. Antes não tinha. Tem muita coisa que foi destruída. Eu mesmo tive livro que me destruíram. Pergunta. A gente estuda esse monte de personalidades e vê que eles tinham umas imaturidades... "cadê" os maduros? Resposta (WV). Você tem curso intermissivo, você está estudando Conscienciologia, qualquer um aqui hoje sabe mais do que esse povo todo. O que é essencial, nós sabemos. Em matéria de "knowing", entendimento, inteleção, prioridade, nós aqui estamos superiores a todos eles. Nós sabemos o que interessa, evolutivamente. O mais é conversa fiada - religiões, filosofia, ciência, arte, artesanato - isso aqui supera tudo. Nós estamos com o "filé mignon" do conhecimento. (Tertúlia 0916; 1h:06m).

Pergunta. A autolucidez parapsíquica praticamente animismo, ela não envolve o mediunismo. Resposta (WV). Animismo é quando a pessoa está mexendo ela mesma consigo mesma. Parapsiquismo é quando ela está mexendo com o cosmos, com as outras consciências, com tudo o que existe. Animismo é um termo que já era usado no século XIX (animus, alma) é você intraconsciencialmente. É igualzinho a tacon e tares, não tem jeito de você separar um do outro, animismo e parapsiquismo são irmãos gémeos, assim como cérebro e paracérebro. Mesmo a pessoa que não admite que tem paracérebro, está usando é o paracérebro. Pergunta. No caso da autolucidez, ela é mais voltada ao animismo? Resposta (WV). A autolucidez começa pelo animismo mas quando ela é bem mais alta, ela é mais parapsiquismo do que animismo. Muito embora, deriva da consciência, sai dela, começa por ele, o fator desencadeante é a vontade e a intenção da pessoa. (Tertúlia 0916; 1h:11m).

Pergunta. No caso da sinalética parapsíquica, pelo menos comigo ela começa de fora. Resposta (WV). Tem que começar primeiro é pela energia. É o mais comum. Não adianta nada a pessoa pensar as coisas se ele não vê as energias. Se ela não vê as energias é como se ela tivesse feito o primeiro andar de um edifício e depois quer começar no oitavo. A energia é que encaminha tudo e que ilumina, clareia. Energia, toda a gente tem. No Cosmos existe duas coisas: você e a energia. Se você não fala na energia, você é uma coisa, ainda não vive, não é gente. O materiologista é uma coisa, não estuda nem ele, não sabe nada da consciênca que ele é. Vir aqui nesse planeta, nessa ocasião que nós estamos, é o máximo, mas é o mínimo. É o mínimo porque esse povo não entende nada do processo de consciência e é o máximo para a gente que vem sabendo alguma coisa, você tem confiança em você de saber isso, independente de qualquer um. É o máximo! Isso nunca mais vai acontecer na Terra, que depois da gente aqui agora, vão dizer "já teve isso, já falaram isso". Essa é que é a assinatura pensênica que nós estamos fazendo. (Tertúlia 0916; 1h:12m).

O autodiscernimento é você. Conscienciologia é você, seu discernimento. Sua consciência é seu discernimento, você. Seu livro de cosmoética é a sua consciência. Seu nível de evolução é você. O materialista diz:- "eu sou este corpo". Você diz para ele: - "não, a inteligência é você, a associação de ideias é você, a memória é você, a vontade é você, o discernimento é você, a intenção é você, o critério é você". (Tertúlia 0916; 1h:15m).

Pergunta. Você acha que no nosso nível, somos capazes de conseguir nesta vida não chorar por alguém muito próximo que dessoma? Resposta (WV). O meu pai morreu. A cidade inteira compareceu lá porque eles sentiram a perda. Eu era menor de idade e fiz um discurso no cemitério. Não chorei. Se uma pessoa faz, qualquer um faz. Eu vi lá em Minas Gerais gente com o mesmo gabarito que eu e não era meu parente. Você tem que atenuar pouco a pouco toda a excitação da ansiedade. Cada um tem um nível para chegar nisso. Tem gente aqui que pode ser assim. O Roberto ali, por exemplo, é um cara tranquilão. Pergunta. Então você acha que uma pessoas por exemplo como o Roberto, pode não chorar na dessoma de alguém que ele ama muito? Resposta (WV). Perfeitamente, porque ele já entende que ninguém morre! Ninguém morre! Você chora à toa quando você perde um parente. Choro é egocentrismo de adulto. Raciocina por aí. Com o tempo você chega lá. A vida é dura. (Tertúlia 0916; 1h:16m).

Pergunta. Quando o pai de minha esposa estava prestes a dessomar, ele tentou esperar pela visita dela mas devido à demora da viagem, minha esposa chegou 15 minutos depois da dessoma do pai. Poderia comentar? Isso a incomoda há alguns anos. Resposta (WV). Isso é bobagem. Ela está com o egoísmo à flor da pele. Diz para ela pensar positivo do pai e esquecer isso. Se ela não chegou na hora, foi para favorecer, para não chorar na frente do pai. Sabe lá se não foi para ajudar? Isso foi uma benção, uma ação positiva que ela não interpretou corretamente. Esqueça isso e vá em frente. Tem um destino pela frente. A pessoa dessomou, passou para outra dimensão. Ela não vai voltar aqui naquele corpo mais. Tem que arranjar outro. (Tertúlia 0916; 1h:18m).

As pessoas tem mais uma tendência assistencial Yin ou mais uma tendência assistencial Yang. Uma tendência assistencial Yin é da mãe, da maternidade, da doçura, da professora do curso primário. Uma assistência ou tendência energética Yang é daquele que regra as coisas, que dirige, que lidera, é mais um processo de testosterona, viril. O ideal é a pessoa ter as duas coisas. Ser fêma quando precisa e ser macho quando precisa, sem ser bisexual. O processo é a tendência, o modo de energia que tem. Olhe a minha parte feminina mais séria que eu tenho nessa vida: "De Coração Para Coração", um livro que eu recebi. Aqui tem várias mulheres que são muito femininas que não têm aquele nível. (Tertúlia 0916; 1h:22m).

Pergunta. O amparador é do nosso grupo extrafísico de origem? Como é estabelecido o processo de amparado ser amparador? Resposta (WV). Ele sempre é do grupo extrafísico da pessoa porque ele é uma consciex que tem uma afinidade muito grande com a conscin. É como se fosse um irmão gémeo, o amigo mais chegado. Ele seria um dos primeiros contactos da ponte para a megafraternidade. O amparador demonstra isso. Na tenepes a pessoa tem um amparador e quando progride fica com outro amparador superior ao primeiro, mais técnico. Porque todo o amparador é um técnico na assistência, na interassistencialidade. O amparador pode vir com paravisual de homem, de mulher, de jovem, de mais idade, mais intelectual, mais jovial. Isso tudo varia mas sempre é aquele que tem mais afinidade com aquela pessoa e com aquele trabalho. Muita gente tem amparador hoje para amanhã ser amparador dele, quando o amparador de hoje ressomar. Há troca da posição. Quando o serviço é bem encaminhado, na maioria dos casos o amparador já foi tratado na paraprocedência da pessoa antes dela vir para cá. Esse trato é mais sério do que dupla evolutiva, casamento, etc. (Tertúlia 0916; 1h:24m).

Pergunta. Qual seria a maior dificuldade na autolucidez parapsíquica do jovem, mesmo sendo inversor? Resposta (WV). O jovem ainda está crescendo, ainda não tem maturidade biológica até aos 26 anos. E isso não quer dizer que ele aos 26 anos esteja muito maduro. Metade da vida da pessoa é preparação. Quando o povo viver 150 anos com lucidez, a Terra vai mudar. A inteligência humana vai começar a devassar tudo, vai ficar tudo mais claro, vai haver mais prioridade nas coisas. O problema é amadurecer sem muita influência do corpo. Isso é um paradoxo terrível porque quanto mais idade você tem, mais piora o corpo. No entanto, é quando você está mais lúcido. (Tertúlia 0916; 1h:32m).

A estética humana é idiotismo cultural. O povo que faz tanta força para a estética, a formosura, a beleza física, a passarela, fala na beleza íntima - isso é piada. Nós ainda estamos na fase da piada. No entanto, a base toda é essa. (Tertúlia 0916; 1h:34m).

Hoje eu (WV) já falei aqui umas cinco coisas, cinco princípios do processo da evolução que eu não podia falar antes. E tem certos lugares que eu não posso falar assim. Aqui eu já tenho ambiente, porque eu criei esse ambiente. Se eu não o tivesse criado vocês já me teriam dado uns tabefes ou me teriam virado as costas. Essas coisas são muito avançadinhas para a Terra que está aqui hoje. Querendo ou não, essa é a verdade. Agora veja: nós estamos só tocando os assuntos. Depois de tocar, nós temos de começar a entender isso do ponto de vista teórico. Depois da teoria, nós temos que entender isso do ponto de vista prático. Depois de entender a teática, nós temos que começar a conviver com isso. Agora, até a gente chegar a vivenciar isso, nós precisamos de algumas vidas pela frente. O melhor da história: vocês não vão esquecer de mim nessas próximas vidas... ((risos)) vocês estão perdidos! (Tertúlia 0916; 1h:36m).

A parte animal da consciência frutariana fica menor, a ansiedade de bicho cai, o problema de usar os bíceps diminui. Vão dar espaço para o raciocínio, para o discernimento, para a ponderação. O Brasil é um dos grandes produtores de grão do mundo, em matéria de alimentação (ano-base 2008). Esse é o meu (WV) sonho dourado de consumo dietético. (Tertúlia 0916; 1h:38m).

A Aura Celeste ((referência a Adelaide Augusta Câmara conhecida como Aura Celeste)) me (WV) ajudou muito. Pergunta. A Aura Celeste ainda é consciex? Resposta (WV). Parece que já houve umas coisas depois disso. Você sabe, tem a mini-proéxis... eu não entro mais nisso. Nunca se sabe. Desaparece a pessoa mas não fica pensando que morreu, porque consciex não morre. Então, aconteceu alguma coisa. Ela "às vezes" morreu, ressomou uma temporada e depois voltou ((referência dessomar outra vez e voltar para o extrafísico)). A morte da consciex é a vida, a vida humana. (Tertúlia 0916; 1h:41m).

Quanto mais a união entre amparador e amparado frutificar, mais se ampliam os laços. Olha o que é que você faz em matéria de assistência, com o amparador. Eles não dão ponto sem nó. Tudo tem a sua razão. Tem que ter um saldo produtivo. Tem de ser prolífero. (Tertúlia 0916; 1h:42m).

Pergunta. Desde a minha primeira aula sobre Conscienciologia, achei tudo muito lógico e não tive nenhum estranhamento. Desde criança que sinto não haver apenas esta dimensão. Como saber se já passei por algum curso intermissivo? Resposta (WV). Não tem dúvida, não. Assuma! (Tertúlia 0916; 1h:43m).

Pergunta. A ressoma num país como o Brasil, reconhecido como um país altamente religioso, seria uma forma de confrontar a consciência com os seus trafares religiosos ou um meio de utilizar a consciência que já superou esse traço para auxiliar na assistência? Resposta (WV). Esquece o processo da religião e pensa só numa coisa: o Brasil é um país que tem mais liberdade de expressão do que os outros, mais do que os Estados Unidos. Isso é mais importante do que o resto. Em certos lugares, o tradicionalismo não permite que você faça o que faz aqui. Compara a cultura do Brasil com a União Europeia e com os Estados Unidos. Você vai ver que aqui a gente tem mais chance de ampliar as ideias do que em outro lugar. Se eu fosse falar essas minhas coisas na Espanha ou nos Estados Unidos da América, era uma dificuldade. Aqui, nós temos muito mais liberdade de expressão. (Tertúlia 0916; 1h:44m).

Pergunta. Eu gostaria de saber como posso superar a lucidez parcial quando projetado e estando próximo ao soma. Resposta (WV). Vê se você consegue ficar perto do corpo sem interiorizar. A técnica que a gente usa para isso é o autoabraço. Você dá um abraço no seu corpo sem se interiorizar. Se você conseguir isso, tudo o mais que você está querendo você consegue. (Tertúlia 0916; 1h:46m).

Pergunta. Sou professor de música e trabalho com alunos da faixa 10 - 16 anos. Dentro do contexto da autolucidez parapsíquica, quais as melhores atitudes que devo ter? Resposta (WV). Se a pessoa tem senso de musicalidade, coloca essa pessoa funcionando com músicas que sejam produtivas e não aquelas que sejam belicosas. Em vez de mexer só com muita marcha, dê para ele música de câmera, música de elevação, música clássica de alto nível. Na idade de 10 - 16 anos a pessoa está mais ou menos na pré-adolescência ou na adolescência. As músicas de Mozart podem ajudar na intelectualidade das pessoas. Elas ficam mais produtivas para fazer pesquisa, estudo e desenvolver pensamento mais elevado. (Tertúlia 0916; 1h:47m).

Pergunta. A minha pergunta é com relação à divisão da atenção em relação ao intrafísico e ao extrafísico, sem haver uma dispersão. Resposta (WV). É a atenção bipartida, tripartida que você tem. Você vê tudo ao mesmo tempo. Você tem que lembrar que isso tudo é possível porque a atenção é um problema mais intelectual. Às vezes uma pessoa consegue fazer várias coisas, fisicamente, do ponto de vista psicomotriz que exigem muito mais habilidade do que pensar. A pessoa precisa de ver como é que ela pensa simultâneamente. Tem o circulopensene (o pensamento que custa a entender) que tem que ser excluído e tem o lateropensene (o pensamento lateral) que tem que ser colocado. O caminho do taquipsiquismo ajuda a atenção dividida. Quem evolui para raciocinar rápido, pode desenvolver mais rapidamente a atenção dividida (divisão de atenção). Você tem que cortar os devaneios, o sonho acordado na vigília física normal. A dispersão é por causa do devaneio. (Tertúlia 0916; 1h:48m).

Mensagem aleatória