Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0915 - Aproveitamento do Tempo


Tertúlia 0915, Aproveitamento do Tempo, YouTube, canal Consciustube, https://www.youtube.com/watch?v=R22Nka-rBsU, publicado em 09 de setembro de 2011.




Pergunta. Ouço tertúlias durante a tenepes. Não percebi nada que pudesse desaprovar a minha atitude. O que o senhor pena a respeito? Estou atrapalhando o trabalho dos amparadores? Resposta (WV). Isso aí não está dentro das regras da tenepesiologia mas você está em evolução, está em desenvolvimento. Se você precisa disso por enquanto, tudo bem, mas cedo ou tarde você tem que ficar inteiramente dedicado à tenepes sem essas molduras, sem essas achegas. Arranja um jeito de fazer a tenepes antes ou depois. O ideal seria fazer a tenepes depois, num outro horário. Atenda ao seu amparador. O amparador deve estar complacente, temporariamente. Se você está fazendo tenepes agora, eu peço ao seu amparador neste instante, para dar alguma ideia, inspiração, para você a respeito do assunto. O dia em que ele sentir que você já está maduro, muda o hábito. Isso é um assunto totalmente novo que ninguém pensou. O online é uma coisa nova da Terra, a tenepes também e uma terceira condição nova é juntar uma com a outra. Então, vocês estão mexendo com o futuro da humanidade. A Conscienciologia é isso. (Tertúlia 0915; 0h:09m).

Pergunta. Porque as consciexes podem fazer a gente ficar com insónia? Ou é o tenepessista que ainda não domina direito a tenepes? Esta é a quarta vez que tento iniciar a tenepes e quase elas me dão mais uma rasteira. Só que desta vez já sinto a presença do amparador e as conversas de subjugamentos delas. Resposta (WV). Isso que está acontecendo com você é muito comum em quem está começando, para cair no transe da passividade ativa da tenepes. Se a pessoa tem ainda problema somático - fisiologia, sistema nervoso, biologia, musculatura, etc. - os amparadores fazem com que a pessoa durma para que ela seja trabalhada, como se tivesse uma cirurgia pouco a pouco, porque isso não pode ser feito de uma hora para a outra e ela vai desenvolvendo até não precisar mais de dormir ((referência a dormir durante a tenepes)). A pessoa tem que dormir direito para praticar a tenepes. Se você começa a tenepes e fica com um problema qualquer é porque você está com as energias alteradas. Eu recomendo o seguinte: fora da tenepes use mais o estado vibracional; trabalhe nisso em ambientes, horários, condições e contextos diferentes. Isso pode ajudar você. (Tertúlia 0915; 0h:12m).

Pergunta. Quais são as melhores atitudes pessoais e os exercícios energéticos, além dos deveres diários objetivando preparar-me para ser tenepessista num futuro próximo? Resposta (WV). Faça assistência a "todo o mundo" - conscins e consciexes - tudo o que você puder. É no meio dos assistidos que você vai encontrar os assistentes extrafísicos que são os amparadores. (Tertúlia 0915; 0h:14m).

Pergunta. Eu quero ajudar a orientar o professor Waldo. O português é precioso e devemos utilizá-lo corretamente. O professor usa o verbo "fazer" erroneamente. Quando usamos esse verbo como referencial de tempo é sempre no singular (...). Resposta (WV). Eu estou cansadérrimo de saber de tudo isso ((referência a esta e outras instruções gramaticais recebidas do teletertuliano)). Eu aqui não estou escrevendo. Quando eu escrevo, eu procuro tirar todos esses erros. Mas para falar, eu tenho que ser igual aos outros. Eu uso gíria, eu uso palavrão, eu faço trocadilho. Eu não acho que no coloquialismo a gente precise de falar do jeito que escreve. Geralmente eu mando as pessoas "procurar a vovózinha" mas no seu caso não, eu te agradeço. Já que você entende bem de português, faça uma revisão dos nossos verbetes. Melhora o processo da minha comunicação nos verbetes que você vai ajudar-me muito. Agora, eu acho que falando assim mais expontâneamente eu faço mais contacto com o povo. Eu tenho feito isso a minha vida inteira, "fazem" cinquenta anos. Eu não estou pretendendo mudar agora, não. Eu não quero ser elitista em matéria de idioma. Se vocês virem que eu estou exagerado, então eu vou me restringir. (Tertúlia 0915; 0h:15m).

Vamos pedir para todo o mundo aqui, principalmente nos cursos, para a turma ser menos peremptória, menos intolerante. Há muito processo antidemocrático aqui ainda (dito na tertúlia 915, em 22.07.2008). Vamos abrir mão de certas coisas, nós temos que ser mais elásticos porque nós estamos trabalhando com a verdade relativa de ponta mas a gente tem que ver até que ponto que vai com isso. O povo às vezes é muito taxativo. Nada de Gestapo! Eu (WV) defendo os meus pontos de vista e às vezes sou bem taxativo em certas coisas, mas eu sou elástico, procuro ser democrata. A pessoa é que escolhe o que é que ela quer. As pessoas às vezes ficam muito rigorosas e acabam caminhando para uma rispidez. Vamos ser mais generosos. Eu estou me colocando no meio, também. E vamos ser mais compreensivos em relação àqueles que não compreendem o que é que a gente está falando. (Tertúlia 0915; 0h:20m).

Eu (WV) quero ter contacto com os outros. Eu quero debulhar o que eu estou falando. Eu não quero ficar com elitismo nisso. O problema é esse. Tem que fazer uma média, até um certo ponto, com aqueles que estão em curso primário. Essa média tem que ser sempre racional, inteligível. (Tertúlia 0915; 0h:22m).

Ninguém tem competência sobre tudo. A Tudologia é mais um processo teórico da Mateologia ((referência ao estudo de assuntos complexos o suficiente para serem inalcançáveis para a inteligência humana)). Na prática, ninguém domina a Tudologia. (Tertúlia 0915; 0h:23m).

Pergunta. Professor, se todos nós tenepessistas colocassemos seu nome em nossas tenepes, poderiamos ajudar de alguma forma? Seria uma forma de retribuir o que o senhor já fez e faz para nós. Essa ideia me veio na tenepes de sábado. Resposta (WV). Eu te agradeço muito mas eu não posso estar pedindo tenepes. Eu não tenho gabarito para isso. Eu não estou dando conta do que eu recebo e vou pedir mais? Não sou doido. Me esqueça. Pensa nos outros que estão aí muito mais necessitados do que eu. Eu sou riquíssimo de tudo o que você pensar. Atualmente não tem nada que eu esteja precisando a não ser a compreensão de vocês. (Tertúlia 0915; 0h:25m).

Eu (WV) procuro expor sempre a parte lógica, racional. Eu tenho que escrever de uma tal maneira que seja esclarecedor. Se é para confundir, eu não escrevo. Agora, se eu vou fazer uma síntese, uma concisão, até com uma palavra grande, uma sesquipedal, eu faço porque eu acho que esse processo esclarece mais. Eu evito a gramatiquice mas acho que "todo o mundo" tem que estudar gramática. (Tertúlia 0915; 0h:31m).

Quando a pessoa estabelece a sua planilha proexológica, vai ver o que vai ser feito a curto, a médio e a longo prazo. Isso é uma técnica, mas igual a essa tem uma série delas. Outra técnica é você examinar, com o passar do tempo e o seu ciclo existencial (infância, juventude, meia-idade, maturidade ou velhice, como é que está a sua programação de vida com esse patamar da evolução intrafísica. (Tertúlia 0915; 0h:36m).

Tudo aqui ((Waldo Vieira referindo-se aos seus próprios verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia)) pode acrescentar. Não tem verbete nenhum meu que é definitivo, não existe isso. Tudo é ainda é amostra grátis, reduzida e às vezes mal feita. Esse remédio pode ser aperfeiçoado - leva para o laboratório. (Tertúlia 0915; 0h:38m).

Freud ((referência a Sigmund Freud [1856-1939] criador da psicanálise)) achava que o melhor período da vida humana era a infância. Eu penso justamente o contrário. Eu (WV) acho que o melhor período da vida da pessoa é a maturidade. A verdadeira felicidade é a tranquilidade íntima. A criança não tem tranquilidade íntima. Ela não fez nada, não conhece nada, é imatura. Infância é uma tapeação. O Freud não soube interpretar a infância. Ela estudou a interpretação do sonho. Você quer sonho maior do que a infantilidade? Ao Freud falta o aspeto multidimensional, falta a consciência em si. Ele quis afirma-se dentro daquilo que ele descobriu. Tem uma porção de coisas corretas. Ele ajudou. Mas a Conscienciologia é totalmente contra uma porção de coisas da psicanálise. A primeira é essa afirmação do Freud. Eu conheci muita gente que dizia que vida boa era na sua infância. Isso é melin. O Freud não entendeu nada disso. Projeções conscientes, ele interpretou como sendo da imaginação. Você vê direitinho que é projeção consciente. O erro maior da psicanálise é que a catarse ((referência a limpeza de traumas através da recuperação da memória por meio da hipnose e regressão)) é feita até ao nascimento da pessoa e não vê as vidas anteriores. Não tem uma paracatrarse, uma retrocatarse de vidas anteriores, de séculos passados, a paragenética da pessoa, a holobiografia dela. Não tem. (Tertúlia 0915; 0h:39m).

Ação evolutiva calculadamente desenvolvida é colocar prioridade nos detalhes. Você pega tudo o que você recebeu na sua vida. Você vai ter que fazer retribuição. Proéxis nada mais é do que retribuição técnica. Você vai calcular cosmoéticamente o desenvolvimento disso. Que é que você vai fazer? Por exemplo: "Não, eu ainda não tenho pé-de-meia, eu não posso ajudar os outros com dinheiro para fazer esclarecimento. Então tem que ser na base do gogó" (laringochacra). Você entendeu? O cálculo primeiro, do seu recebimento, da receção dos dons, dos talentos da sua vida. Depois, o que é que você vai fazer como retribuição. Você vai distribuir o que você recebeu. Essa distribuição é que tem que ser bem calculada, de uma maneira prioritária. (Tertúlia 0915; 0h:41m).

Eu (WV), na minha condição de macaco-rhesus-mor de vocês, com uma barba grande, venho, começo a falar de tenepes e era como se estivesse falando no deserto. Depois comecei a falar de invéxis e bati com o nariz na parede. Então aí, tive que esperar calculadamente, o correspondente àquela época a duas gerações para esperar o povo que estava a fazer o curso intermissivo. Eles preparam vocês lá para vocês aparecerem aqui. Então já vieram mais ou menos burilados, acertados, essa é que é a verdade. (Tertúlia 0915; 0h:43m).

Eu (WV) fiquei apaixonado pela biblioteca da minha amiga, uma beleza! Sabe quem? Eu estive ontem fora daqui de Foz, fui fazer um exame lá em Cascavel. Então passei numa cidadezinha que tem no meio. Fui ver o jardim dela, os gatos dela e a instalação do trabalho que ela tem. Um ambiente é de uma energia ... ! Está na beira da estrada mas afastada um pouquinho, na zona rural. Mas tudo verde, uma beleza! A biblioteca dela tem mais de uma sala. Tudo dentro de armários. Tudo quanto é coisa que você pensar. Os trabalhos dela em cima da mesa, cheio de livros. Ela é uma cabeça, poliglota, jornalista. Eu fiquei impressionado. A gente deu uma surpresa porque eu não sabia se ia dar tempo de passar lá. Valeu a pena. O Artur e o Eduardo passaram comigo. É muito interessante. O ambiente deles é de uma positividade impressionante. Valeu a pena. Eu tinha prometido que um dia eu ia passar lá para ver as plantas dela. É gente que estuda. Ela me ajuda muito aqui. Ela é da turma dos navegadores meus que me ajudam na questão da internet. Às vezes ela trás para mim um monte ((gesto de um monte grande)) só de papéis de navegação de internet. Ela é jornalista, entende do assunto. Alguns desses que eu falo aqui, é ela que me ajuda. É a nossa Cecília. (Tertúlia 0915; 0h:46m).

Pergunta. Quando a pessoa desperdiçou o tempo intelectualmente, qual seria uma forma de recuperar? Resposta (WV). A primeira coisa é arranjar aquilo que ela gosta, qual o tema que ela gosta e fazer expansão daquilo através de um aprofundamento maior. Fazer por exemplo a técnica do Wagner, quando ele começou com a biblioteca maior dele. Só comprava "as bíblias dos Papas". Só "filet mignon". Com o passar do tempo, ele ampliou. Então essa pessoa começa pelo "filet mignon". (...) Tem muito caminho e muita possibilidade de pesquisa. Recomendo arranjar um laptop o mais depressa possível e escrever o que a pessoa não entende, aquilo que lhe chamou a atenção, uma expressão interessante, fazer uma citação de uma pessoa e colocar as fontes. Venha e começe a fazer esses cursos nossos aqui - de mentalsoma. (Tertúlia 0915; 0h:51m).

Você tem um tempo particular que eu (WV) não sei, só você sabe. Eu não sei nada da sua vida particular. Mas "todo o mundo" com quem você tem contato diário começa a influir no seu tempo. Se uma pessoa que trabalha com você é impontual, você já vai começar a perder tempo. Você tem que usar "aqueles meus 15 minutos" - só espero 15 minutos. O tempo grupal começa a funcionar com você. Eu já cheguei num nível que eu não perco tempo com vocês. Eu só ganho tempo com vocês. Eu sei viver sem perder tempo com vocês. Tem pessoa que chega lá e fica falando muita coisa comigo e eu às vezes estou lendo o jornal. Estou com o jornal aberto, converso com ela e continuo depois. Tempo grupal. O tempo grupal mais sério é aquele que você tem com a sua família nuclear / duplista. Amplia o processo do acesso, do enfoque, da abordagem ao tempo. Sai de você e olha o seu grupo próximo, aquilo que é imediato. (Tertúlia 0915; 1h:00m).

Tem pessoa que não consegue superar as suas deficiências em matéria cronológica. A vida inteira ela é impontual. Eu conheço três pessoas que são impontuais. Tinha uma outra que eu joguei até a toalha, que eu não aguentava mais. Tentei ver se recuperava e deixei para lá. Essa já não trabalha aqui com a gente. Essa pessoa não entende nada de energia. Se entendesse, faria do jeito que eu faço. Eu vou no lugar antes e preparo o ambiente. Quem bebe a água primeiro bebe a água limpa. O ambiente é outro, você já sabe, você tem mais convicção do que você precisa, do que você quer, do que você pode, o que é que você tem. É totalmente diferente. A pessoa que chega atrasada vem por último, está na rabeira, eu chamo até retardatária. Eu já tenho até verbete sobre retardatário. Aquelas perguntas serôdias... Joga a impontualidade na tenepes... Uma pessoa vai crescer com a tenepes sendo impontual? Nunca! Eu não credito que a pessoa impontual esteja dentro da tenepes. Não dá. Não dá. Não conjumina. Não dá. A tenepes é diária. Isso é que é o duro. A impontualidade diária é a mais brava que tem. Eu sou médico. A coisa mais difícil que tem às vezes, é quando você vê uma pessoa impontual que não leva a sério as tomadas do medicamento. Isso é um problemão. Ela não leva em consideração nem a saúde dela... Aquelas que têm um atrazo pontual, se você quer encontrar com ela às 9:00, marca às 8:00 para ela chegar às 8:30. Tem gente que é assim. O problema é que isso às vezes não dá certo porque "o cara" dorme até uma certa hora... é um problemão. As pessoas caem porque tropeçam nas próprias pernas. (Tertúlia 0915; 1h:05m).

Pergunta. Como é que funciona o autoaproveitamento do tempo no extrafísico, após a dessoma? Resposta (WV). No extrafísico, o tempo quase não existe, não tem a mesma influência que tem aqui. O que você pensa, você faz, você age, se movimenta, etc., mais lucidez você tem. Agora, na baratrosfera o tempo é pior do que aqui. É como se fosse uma infelicidade eterna. Se a pessoa tem lucidez, que é o caso mais ou menos de vocês, mesmo aqueles que erram um pouquinho, vocês não vão entrar mais nisso. Então nós temos que pensar agora em ajudar aqueles que ainda têm isso. (Tertúlia 0915; 1h:15m).

O fator tempo é muito importante. Impontualidade é falta de educação, é falta de respeito à outra pessoa. Ela ((referência à pessoa impontual)) está se considerando superior. É roubo de tempo. Usa aquela técnica minha dos 15 minutos. Mostra a realidade para a pessoa e com isso você faz a profilaxia, previne o problema da reação em cadeia dos acidentes de percurso das outras pessoas. À ora em que bate em você, pára o acidente de percurso. Você não entra nessa. Você já se encapsulou. (Tertúlia 0915; 1h:16m).

A falta de lucidez significa despriorização. É ignorância, imaturidade, inexperiência. (Tertúlia 0915; 1h:17m).

Olha as folhas de avaliação do Conscienciograma e olha também a sequência. Começa em baixo, no zero absoluto, até chegar à fulguração da consciencialidade: serenão. E tem as variáveis no meio - o que permeia o texto de cada folha de avaliação. (Tertúlia 0915; 1h:18m).

Pergunta. Existe alguma proporção mais saudável para distribução das 24 horas do dia entre algumas éreas da vida como trabalho, família, estudo, atividade física? Resposta (WV). Não há dúvida que tem. Olha quais são os espaços de tempo que você tem ociosos e vê o que é que você precisa de ociosidade. Qual é o tempo útil e qual é o tempo livre que você tem e que você precisa. Examina os turnos que você tem de sono e de vigília. (Tertúlia 0915; 1h:24m).

Pergunta. Como posso ajudar uma pessoa que tem um bloqueio sério no cardiochacra? Resposta (WV). A primeira coisa é falar para a pessoa que ela não deve chorar. Se ela não chora, é uma coisa. Se ela chora, é outra. (Tertúlia 0915; 1h:25m).

Se a pessoa tem um bloqueio sério no cardiochacra, é uma pessoa que não tem emoção mais séria. A primeira coisa que tem que falar com ela é o seguinte: - Você não é bicho, você já é uma pessoa, já tem lógica e racionalidade. Não tem jeito da gente viver sem as outras pessoas. Se você vai conviver outras pessoas, você vai ter que ter algum sentimento. Se pela sua ficha você ainda não é serenão, tem que "entrar na onda", não tem outro jeito. (Tertúlia 0915; 1h:27m).

Pergunta. Pratico a tenepes às 00:00h. Porém, utilizo bastante aquela variável das 3 horas, ou seja, se termino as minhas atividades mais cedo inicío a tenepes às 23:00h, 23:10h, 23:15h e assim sucessivamente até uma hora. Isso é ruim? Resposta (WV). Você se dá bem com esse regime? O seu amparador está sendo complacente com você devido à sua impontualidade? Faz a pergunta para o amparador. (Tertúlia 0915; 1h:28m).

Pergunta. Eu pediria que você explicasse um checklist, uma lista de passos, uma lista inicial para a pessoa mudar a sua condição de "atrasildo" crónico para a condição de pontualidade. Resposta (WV). Seria bom você vir aqui para a gente conversar da boca para o ouvido para age. Precisava saber os detalhes, o que é que você faz, para onde é que você vai, a imagem que tem, qual é a sua força presencial. Falar assim no escuro é difícil. De um modo geral, tudo o que eu falar aqui vai ser uma coisa muito teórica. Quais são os horários em que você tem impontualidade? Quais os horários do dia? Quais os dias da semana? Anota. Com quem é que você faz isso? É com pessoa mais chegada a você? Quem é? Qual é o compromisso? Qual o objetivo? Às vezes você pode estar querendo definir um posicionamento autocrata. É bom ver a psicologia da impontualidade. (Tertúlia 0915; 1h:29m).

Igual à mulher que não chega na hora, para chamar a atenção. Quem que está faltando? Está faltando a Eunice que foi ao cabeleireiro, espera que ela já vai chegar. Uma hora depois ela chega toda pomposa, de salto alto e fazendo barulho porque o salto está com ... - como é aquele negócio da égua? - ferradura. Onde é que tem mais égua? Paris. Em Paris, eu (WV) tive que mudar de hotel porque não dava para ficar lá. Chegava numa certa hora, era tanto trotar - tau, tau, tau, tau, tau... tatatatata ... tau, tau, tau, tau, tau... - que no quarto andar não dava para dormir por causa do trotar das "éguas ferradas". Hoje em dia, falar "éguas ferradas" dá duas conotações negativas mas antigamente a gente podia falar isso. (Tertúlia 0915; 1h:31m).

Pergunta. Convivi com um casamento durante 32 anos com uma pessoa que foi verdadeiramente um guia-cego. No entanto eu o rejeitava fisicamente. Hoje estou numa segunda união com um homem que eu amo. No entanto, o nível evolutivo dessa pessoa é zero. Sinto que evolutivamente estou em retrocesso. Faço o que posso de assistência. Aqui eu posso cumprir o meu trabalho nesse grupo sem nenhuma lucidez evolutiva? Ou estou perdendo tempo? Resposta (WV). Você não está perdendo tempo. Agora, eu dou te dar uma recomendação de avô para neta. Dá um jeito de ele trabalhar com você na assistência que você faz aos outros. Com o tempo ele vai aprender, vai ficar motivado e vai crescer. Eu não admito que uma pessoa tão bacana igual a você está com um cara bobo... nunca! Senão ele não escolheria você ((risos)). Ele não é tão zero à esquerda desse jeito, não. Vamos dar mais valor para o cara! Ele é ótimo, ele escolheu você! Então o nível de inteligência dele não deve ser tão baixo. Ele deve ser acomodadinho, deve gostar muito de você, você deve ser muito protetora, ele se envolveu e se aninhou... mimou! Está paparicado! Dê um trabalho para ele junto de você e cobre, enfim, use aquela técnica que eu sempre usei lá no Instituto: colocar a pessoa na chapa quente. Vamos ver para que é que ela veio. Ela vai acabar tendo interesse, motivação, dedicação. Ensina ele. (Tertúlia 0915; 1h:36m).

Mensagem aleatória