Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0911 - Primeira preocupação


Tertúlia 0911, Primeira preocupação, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=Cqw_SkMjJJM, publicado em 06 de março de 2013.


Pergunta. É possível observar durante as exposições muitos tertulianos dormindo e bocejando ostensivamente, sem nenhuma preocupação, nitidamente dopados pelo sono. Tem assédio aí, professor? Resposta (WV). Se há uma pitadela de espeto nisso, eu quero dizer que você é analfabeto em medicina, companheiro. A nossa tertúlia é pós-prandial, depois do almoço. Tem assédio aí, professor? Não. Tem almoço. O fluxo sanguíneo fica mais centrado na área do estômago e o sistema nervoso fica menos irrigado. É uma siesta forçada. Agora, é lógico que alguns têm assédio. Aonde é que você reúne 70 pessoas sem que tenha assédio? Se você conhecer algum lugar, me fala. Isso é só extrafisicamente, porque intrafisicamete ainda não vi lugar nenhum que não tivesse. Agora, eu gostei de mais da pergunta, porque hoje é o dia do porco-espinho ((risos)). Descobrimos um no nosso jardim, enorme. A Graça pegou o porco-espinho com muita habilidade e o Roberto já o levou de volta à mata e falou com ele: «não venha que tem cachorro» ((risos)). Então, hoje é o dia do porco-espinho. Sendo assim, é normal que tenha uma espetadela do meu amigo que fez a pergunta. (Tertúlia 0911; 0h:04m).

Pergunta. O senhor poderia falar um pouco sobre como observa as atividades internacionais da Conscienciologia fora do Brasil desde uma perspetiva histórica atual e futura? Resposta (WV). Eu não me preocupo muito com isso, não. O meu problema é fazer o trabalho: os livros e a Enciclopédia, o máximo que eu puder. O mais é deixar, pelo seguinte: no universo existem duas realidades - uma é a consciência, que tem inteligência e outra é a energia que não tem inteligência; então, tudo o que você for estudar aqui tem que caminhar para a consciência. A Conscienciologia são “favas contadas”. Todo o mundo tem que “bater” aqui. Amanhã pode mudar o título, o tema, a semântica, o vocabulário, a orismologia e a terminologia, mas não adianta. Chame isso como você queira, mas isso que nós estamos estudando, todo o mundo vai ter que estudar. Isso faz parte da evolução. Eu não estou dizendo que sou dono da verdade, nem sou cura-tudo, nem sou panaceia. Nada disso. O que eu estou falando é a lógica, a racionalidade dos fatos e dos parafatos. De modo que eu não me preocupo com o processo histórico atual e futuro, não. Agora, o que eu vejo é o seguinte: isso veio para ficar. (Tertúlia 0911; 0h:07m).

Você vai ver uma pessoa. Você tem um nível de autolucidez. O seu interlocutor também tem. Você tem um nível da sua força presencial. O seu interlocutor também tem. O que é mais forte em matéria de lucidez engole o outro em processo de comunicação, exposição, dialética e vai fazer uma imposição natural dentro daquele holopensene. Isso influi na primeira impressão que você tem de qualquer pessoa e na primeira preocupação a respeito disso. Falar com um estudante tímido, é uma coisa. Falar com um professor que domina todos os estudantes, é outra. Olha a força presencial. No entanto, às vezes há um aluno que sabe mais do que o professor. Isso tudo nós temos que considerar. Aí vem a autolucidez e a força presencial da pessoa. Um aluno pode ser muito culto mas se for tímido a autolucidez dele e a cognição não vão aparecer. Outro aluno lê pouco, sabe pouco, mas é bom a falar, é ousado e tem uma força presencial muito grande. As ideias dele vão dominar sobre o outro que sabe muito mais do que ele. Isso tudo é a primeira preocupação, que nós temos que levar em consideração. A primeira preocupação, você pode ter com o ambiente, com a ideia, com a instituição, com um objeto, mas o que acontece mais é com pessoas. Se você vai ver sua mãe, precisa ver se o seu sapato está limpo, porque ela vai fazer observação. Se você vai arranjar emprego, vai ser comedido. Isso tudo influi na qualidade da primeira preocupação de toda conscin. (Tertúlia 0911; 0h:10m).

Há quem diz que primeira preocupação é o amor à primeira vista, outros dizem que é a primeira impressão. Às vezes, se a pessoa não for boa observadora, não tiver psicologia «na ponta do olho ou na ponta do nariz ou na ponta da língua», ela não vai ver nada. Acuidade. Hiperacuidade. Você olha para a pessoa e vê a idade e a procedência (pela roupa). Toda a pessoa é um livro aberto. A linguagem de ler a pessoa é a psicologia. (Tertúlia 0911; 0h:14m).

Pergunta. Relativamente a «o que é mais forte em matéria de lucidez, engole o outro em processo de comunicação» a lucidez é mais forte que o laringochacra? Resposta (WV). Mais. Você usa o seu laringochacra demais mas falta lucidez ((risos)). Você é uma pessoa que precisa ouvir mais que falar, porque você já fala demais. Mas não deixe de falar, não deixe de questionar. (Tertúlia 0911; 0h:15m).

Pergunta. Porque é que há pessoas que tem medo de falar com você, Waldo? Resposta (WV). É a velha história do parapsiquismo. O povo tem medo. Todo o mundo tem medo de clarividente. No movimento espírita era a mesma coisa. O Chico procurava cortar ao máximo esse medo das pessoas, então ele ficava sempre por baixo, mas isso é espúrio. Não é o correto. A pessoa tem de ser o que ela é. (Tertúlia 0911; 0h:19m).

A ideia fixa deslocada é a daquela pessoa que vem para cá e que continua a fazer o sinal da cruz ou da outra pessoa que vem para cá e quer entrar nos laboratórios levando incenso. Uma é católica, a outra orientalista. A ideia fixa que é tautológica é sempre deslocada. Eu quero chamar a atenção do que a ideia deslocada cria como escândalo, chamamento de atenção, show. Quando a dona queria levar o incenso para cheirar no laboratório, foi um escândalo. É justamente o contrário - nós construímos o laboratório para acabar com as muletas. (Tertúlia 0911; 0h:20m).

O patrulhamento sempre tem apriorismose por causa da ideologia. Pode começar hoje um patrulhamento mas ele tem por base a apriorismose, as coisas que já existem há muito tempo, que têm um lastro muito grande. Por vezes chegam a mim pessoas com patrulhamento. Eu (WV) vejo o jeito da pessoa e procuro desarmar: às vezes eu consigo e às vezes não. O patrulhamento está defendendo alguma ideologia, tem sempre um fundo dogmático (por isso mesmo). A pessoa acha que é dona da verdade. Quando a pessoa é assim, eu já falo: - «nós aqui somos democratas. A porta está aberta para qualquer pessoa que chegar aqui, do materialista até o genocida - se ele chegar, a gente vai assistir, isso faz parte o serviço. A humanidade é composta desses elementos. Todo o elemento da humanidade é irmão da gente». (Tertúlia 0911; 0h:22m).

(Dito na tertúlia 911, em 17.07.2008) Nunca houve tanto patrulhamento na Terra como há hoje. Na Revolução Francesa, houve muito patrulhamento especialmente na França. Mas nunca houve tanto patrulhamento no mundo, por causa da media ((referência aos meios de comunicação social)). A internet tem patrulhamento. Eu não acho que isso seja errado. Todo o patrulhamento é errado em si mas eu não acho que o acontecimento em si seja um retrocesso. Não é, porque aumenta a controvérsia, a polémica, o questionamento. Se tem questionamento, tem mais possibilidades de pesquisa. Então para nós é o ideal. O problema é quando há patrulhamento e não pode haver pesquisa, como no caso da ditadura na China. Nós aqui estamos numa democracia, ainda que um pouco trôpega. (Tertúlia 0911; 0h:24m).

(Dito na tertúlia 911, em 17.07.2008) Você quer mais patrulhamento do que os ph.deus e ph.diva na academia, a maioria das universidades no Brasil? Para entrar lá tem que ser do clube e todo o mundo tem que ser marxista. (Tertúlia 0911; 0h:26m).

Pergunta. A primeira impressão fica dentro da técnica da primeira preocupação? Resposta (WV). Até um certo ponto sim, quando tem relação. Mas olha tudo o que está na sinónimologia (primeiro interesse, primeira atitude, primeira postura, primeira manifestação, primeira iniciativa, primeira reação, primeira afirmação, primeiro enfoque, primeiro passo, primeiro expediente). Pergunta. E qual é a técnica que você usa para a análise? Resposta (WV). A primeira é o seguinte: não se precipitar nunca. Nunca. Só se é uma coisa que já está rebarbativo, que você já está cansado de saber. Mas se é a primeira vez, examine tudo. Eu olho para a pessoa e já tenho uma impressão, mas eu não me preocupo com isso. A minha primeira preocupação vai ser «o que é que ela quer, para eu puder atendê-la». Então, a primeira preocupação é o diagnóstico. A primeira impressão, você não deve descartá-la mas só ela não serve. A aparência engana demais. Aqui, tem gente que você não dá valor nenhum e que é mais inteligente que média. É só observar. (Tertúlia 0911; 0h:30m).

Pergunta. Qual é a sequência da anamnese, na observação de uma pessoa? Resposta (WV). Primeiro eu olho a energia, vejo a aura e faço um acoplamento áurico com a pessoa. Daí, vou desdobrando o resto. Através disso eu já vi coisas difíceis, muito difíceis. Na hora que eu li o pedido de uma pessoa que está na Espanha, eu comecei a ver o caso todo – grave, difícil. Eu não vi a pessoa, só vi o pedido. Vi lá na frente, o prognóstico. É isso que eu falo para vocês sobre a clarividência. O ideal seria, na medicina do futuro, todo o mundo ser clarividente. Só admitir na medicina, gente que tenha parapsiquismo. Eu falei isso a primeira vez quando era dentista e quase me bateram. (Tertúlia 0911; 0h:34m).

Sócrates (referência ao filósofo ateniense Sócrates (470-399 a. e. c.) andava mal vestido mas tinha força presencial. O processo dele maior era a maiêutica, o modo de argumentar. Ele criou a dialética, mas devido à maiêutica. Mas quando a maiêutica ultrapassa a irreverência, chega à ironia e ao sarcasmo, piora tudo. Ele às vezes tinha umas conotações que passava da conta. Oratória e retórica não valem mais nessa vida moderna nossa, não tem mais cabimento, isso. (Tertúlia 0911; 0h:36m).

Pergunta. Porque a definição ((referência à definição: "A primeira preocupação é a impressão inicial vivenciada ou a atenção dirigida exclusivamente pela conscin ao conhecer alguém ou inteirar-se de alguma realidade ou fato")) se refere à conscin e não à consciência em geral? Existe diferença na primeira preocupação da conscin e da consciex? Resposta (WV). Todo o mundo é consciex antes de mais nada. Mas o que interessa para nós aqui é a conscin, a pessoa. A consciex tem os seus problemas também, e muito mais sérios. Se você sai do corpo e encontra uma consciex, a primeira coisa que você tem que fazer é exteriorizar energia para ela para saber se ela é real ou se está tapeando você com a aparência extafísica dela. Isso é para acabar com a primeira preocupação errônea. (Tertúlia 0911; 0h:37m).

Pergunta. O fato de você não poder tocar no seu trabalho hoje por estar a atender pessoas pode ser caracterizado como primeira preocupação? Resposta. Não. O atendimento da "turma" não interfere no meu trabalho. Apenas eu mudo de horário. E isso é apenas 1 ou 2 horas, não passa disso. Isso para mim "sai na diurese". Não tem valor nenhum. (Tertúlia 0911; 0h:38m).

Pergunta. Há um ditado popular que diz: "a primeira impressão é a que fica". É possível reverter as impressões erradas à primeira vista? Resposta (WV). É lógico, é isso que nós estamos querendo falar. Leia na Sinonimologia 10 coisas primeiras para chamar a atenção: «01. Primeiro interesse. 02. Primeira atitude. 03. Primeira postura. 04. Primeira manifestação. 05. Primeira iniciativa. 06. Primeira reação. 07. Primeira afirmação. 08. Primeiro enfoque. 09. Primeiro passo. 10. Primeiro expediente». Eu conheço gente que já fez bodas de prata (25 anos de casamento) e a primeira impressão foi de briga. Hoje eles se amam, vivem bem e tem família crescida. Se eles tivessem seguido a primeira impressão, "estavam no buraco". Amor à primeira vista é exceção. Nem sempre é assim. E se há amor à primeira vista só de um lado, não adianta também muito. Eu quero ver é reciprocamente, isso é que é importante. Eu acho que o meu amor a vocês foi à primeira vista mas muitos de vocês não foi à primeira vista comigo ((risos)). Tem gente que está contra mim até agora ((risos)). (Tertúlia 0911; 0h:39m).

Pergunta. Qual seria a primeira preocupação relacionada à reeducação da afetividade? Resposta (WV). A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é ela pensar: "que aconteça o melhor para todos"; "eu sou membro da humanidade"; "eu amo a humanidade"; "eu tenho que caminhar para a megafraternidade". Com isso, a pessoa vai acabar com a desafeição, ira, ódio, geriza, mágoa, ressentimento. Tudo o que cria problema em matéria de afetividade, deriva do ódio. O ódio deriva do egoísmo. O egoísmo exalta o orgulho. Se você combater seu egoísmo, tudo o mais melhora. (Tertúlia 0911; 0h:40m).

Pergunta. Você poderia dar exemplos de "minitrava evolutiva"? Resposta (WV). Aquela pessoa que há muito tempo não cuida dos dentes, vai pedir emprego mas os dentes dela estão todos alterados, isso pode ser uma minitrava na vida da pessoa. Eu já vi pesquisadores desdentados na Argentina e em Portugal. Isso atrapalha a vida da pessoa. O asseio pessoal, a apresentação da pessoa, faz parte do respeito que você tem aos outros. Eu tenho que andar asseado, não é por causa de mim, que eu estou pouco ligando. A gente pode viver muito bem sujo. O problema é o outro. (Tertúlia 0911; 0h:41m).

É aquela pessoa que vê "um negócio" e então começa aquele "castelo de cartas" na cabeça dela, aquela imaginação enorme. Se quebrou a unha ela pensa dali a pouco que vai haver um assassinato. Aumenta tudo. É o processo da extrema preocupação instantânea. É o caso da mulher que está em casa sozinha à espera que o marido chegue às 19h. Às 19h ela está perfumada, tem a mesa posta, tem vinho, acende uma vela e espera. São 19h:15m e ele não chega. São 19h:30m e nada. Ela começa: "Hi! Ele saiu e um carro passou-lhe em cima. Hi! Ele saiu e deu-lhe um enfarte, eles vão telefonar". Fica ao pé do telefone. Passa 1h e meia, ela já está toda desgrenhada e já comeu as unhas. Aí, chega o marido todo feliz: - "Meu bem, eu tive que passar ali para trazer este presente para você". Dá-lhe aquele manteau enorme... e ela desmaia. A gente pode fazer um filme disso aí, se quiser. É a pessoa ansiosa. Ela exagera tudo. A formiga transforma-se no elefante. (Tertúlia 0911; 0h:45m).

Pergunta. Tenho tido muitos ruídos intracranianos, estalos dentro da cabeça e também no ouvido esquerdo. Estou começando a ficar apreensiva. Será parapsiquismo? Devo procurar um médico? Em qual especialidade? Resposta (WV). Otorrinolaringologista. Pergunta. Quando termina a tenepes, a maior parte das vezes tenho muita eructação, fico até com vergonha do amparador, peço desculpa a ele. Devo procurar o médico? Nesse caso, qual a clínica? Resposta (WV). Gastroenterologia. É bom fazer uma endoscopia. (Tertúlia 0911; 0h:50m).

Pergunta. Você poderia aprofundar a relação da mitologia com a primeira preocupação? Resposta (WV). Uma pessoa vai conversar com outra. Chega lá e ela tem a cruz de J. Cristo ao pescoço. Já começa a dar uma insinuação sobre o mito da beatice. A beatice é um "negócio" sério. (Tertúlia 0911; 0h:51m).

(Dito na tertúlia 911, em 17.07.2008). Você sobrepõe-se ao pensamento infeliz ou ele sobrepõe-se a você? Você combate a corrupção ou você fica calado? Se você fica calado você fica dominado com a canga da corrupção que grassa no Brasil a partir do poder judiciário. (Tertúlia 0911; 0h:56m).

A pessoa com inquitação intelectual sem causa racional é aquela que fica inquieta com certas coisas sem que tenha o domínio, as rédeas delas. A pessoa está preocupada com uma coisa que não lhe diz respeito. Não tem autoridade para decidir, é apenas "pau mandado". Eu (WV) não posso estar preocupado como processo do ministério "tal" porque não sou ministro. Não tenho nada que ver com isso. Agora, me preocupo no geral, como cidadão do Brasil. Eu desejaria que este país caminhasse – “Ordem e Progresso” mas há desordem e maracutaia. (Tertúlia 0911; 0h:57m).

Pergunta. Você falou que o primeiro passo para analisar uma pessoa num primeiro contato é a análise energética. Então, poderámos dizer que a primeira preocupação é o estado vibracional? Resposta (WV). Sim, mas isso é para tudo. A vida é energética. Quanto mais você mexer com o EV, melhor para "todo o mundo". Não é só para você, é para "todo o mundo". (Tertúlia 0911; 0h:58m).

Quando vocês forem analisar um verbete, é bom ler o verbete inteiro. A Fatologia ((referência ao verbete Primeira preocupação)) é nosográfrica mas olha bem a Priorologia. Olha o contrabalanço, onde eu (WV) estou falando na "luta contra o apagão de idéias, ou o blecaute da inteligência". O verbete é neutro. A Fatologia é nosográfica e a Priorologia é homeostática. (Tertúlia 0911; 0h:59m).

Pergunta. Quais os cuidados, especialmente energéticos, que devemos ter na doação de órgãos? Os pensenes dos órgãos doados chegarão ao recetor? Podem interferir na atuação de quem recebe? Resposta (WV). Os pensenes de uma pessoa mexem com as outras pessoas. Na doação de órgãos, a circulação de energias também influi, não há dúvida nenhuma mas, eu sou 100% favorável à doação de todos os órgãos válidos que seja possível doar, sem preocupação com isso. Pensando positivamente, os amparadores acertam as coisas para não haver rejeição imunitária no recetor. Há fatos reais de influência da pessoa dessomada que vai lá reclamar, junto da pessoa que recebeu o coração dela, mas há muito exagero no cinema. O ato de doação é positivo. A pessoa que doa está ajudando os outros. (Tertúlia 0911; 1h:00m).

Pergunta. O professor falou sobre doação de órgãos que é muito favorável. Mesmo em caso do tenepessista? Resposta (WV). Lógico! Todo o mundo deve doar. Tenepessista então, ele está dando só energia, pode dar sangue ((risos))! (Tertúlia 0911; 1h:05m).

Pergunta. Podemos dizer que a primeira preocupação quando olhamos para uma pessoa é a primeira ideia que nos vem à cabeça? Resposta (WV). Não. Pode ser uma ideia mais instintiva ou mais refletida, depende da pessoa. Tudo o que é instintivo é besteira. Nós temos que seguir a nossa racionalidade e pensar com lógica, para errar menos. A intuição pode ajudar muito as pessoas, principalmente a "jogar no buraco" e a repetir os erros, a fazer a automimese dispensável. Pergunta. Mas eu estava pensando nuns padrões de pensenes que vem na cabeça que são aquela primeira reação... Resposta (WV). Quanto mais novo você seja, menos valor você deve dar para isso. Quanto mais velho você seja, mais valor você deve dar para isso. Por exemplo, a minha primeira impressão das coisas hoje, é muito melhor do que quando eu tinha 10 anos. Hoje eu tenho experiência e o meu parapsiquismo mais desenvolvido. Raramente vai ocorrer alguma coisa que eu ainda não tenha vivido. (Tertúlia 0911; 1h:09m).

Pergunta. Como o senhor vê o holopensene pessoal e o materpensene influenciando na primeira preocupação da pessoa? Resposta (WV). O materpensene pode ajudar muito e pode piorar muito. Se o materpensene de uma pessoa está dentro do universo da interassistencialidade, ela vai acertar muito mais em tudo o que ela tiver contato, seja com pessoa, com o ambiente, com ideia, com tudo. Antes de mais nada, ela vai colocar na frente a interassistencialidade. Ela então vai ser positiva, já começou no caminho certo. Outra pessoa, por exemplo, está sempre a sondar para ver se pode ganhar alguma coisa com o outro (interesse político, económico, financeiro). Esse é um materpensene horrível. O holopensene é que cria o materpensene. (Tertúlia 0911; 1h:12m).

O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o neoparadigma consciencial mas com a sua pesquisa. O neoparadigma consciencial é a sua pessoa, a sua consciência. É você que está pesquisando você, antes de mais nada. Mas isso é teoria apenas, não resolve. O problema é vivenciar a experiência. A experiência é teática. (Tertúlia 0911; 1h:19m).

As três coisas mais importantes para uma entrevista de emprego são: currículo, apresentação pessoal e comunicabilidade. Um currículo mal feito, nem é lido (Tertúlia 0911; 1h:20m).

Exemplo de pichamento pelo desimportante é a pessoa que vê na outra uma mancha na camisa e faz disso um problema. (Tertúlia 0911; 1h:23m).

A higiene consciencial é importantíssima, é o modo de você pensar. Se você pensa higienicamente, corretamente, de uma maneira equilibrada, as suas preocupações não vão ser tão erradas. A sua primeira preocupação quase sempre vai ser certa. A higiene consciencial é básica. O estado vibracional serve para manter a higiene consciencial da pessoa, a partir das energias. Mexe com o corpo, com a cabeça, no mentalsoma, nas emoções. O pensamento de megafraternidade interassistencial de que "aconteça o melhor para todos" é o primeiro passo para a higiene consciencial. (Tertúlia 0911; 1h:24m).

A primeira preocupação da consciex, se está num ambiente bom, é pensar bem, porque todos sabem o que ela está pensando. Se está "num inferno", não precisa pensar nada, já está sendo pensada. Pensar bem é bom para toda a consciência. Higiene consciencial serve para "todo o mundo", inclusivé para as consciexes. (Tertúlia 0911; 1h:28m).

Uma pessoa miserê está sempre com medo de que os outros lhe peçam dinheiro. Isso é um exemplo muito comum de mecanismo de defesa do ego. (Tertúlia 0911; 1h:29m).

Se "todo o mundo" falasse o que pensa, a Terra não ia durar um dia ((risos)). Nas comunexes evoluídas, todos são iguais. É por isso que a maioria de nós não está preparada para essas comunidades. Nós temos que começar a pensar corretamente para alcançar comunidades extrafísicas evoluídas, equilibradas. Se formos lá não nos vamos sentir bem. Eu já vi pessoas que eles tiraram do corpo e colocaram com bastante lucidez. Num lugar desses, a pessoa não expôs nada, estava só "de olho", com autodefesa absoluta, total. Quase sempre, num nível desses, a pessoa tem que ser trazida para o corpo. Uns têm medo, outros têm autodefesa egóica. Há pessoas que sabem que estão erradas mas não querem concertar. Elas mesmas dizem que "deixam para o ano que vem". (Tertúlia 0911; 1h:30m).

Pergunta. Como funcionava a higiene pensênica lá no Pombal, com a gente? Resposta (WV). Lá tinha gente de todo o tipo. Tinha gente que era trazida "de maca" com "processo de volitação" para ser assistida. Pergunta. Você falou que uma das coisas que predominava era a gente se abraçar muito. Resposta (WV). Sim, já tinha muita cordialidade. Pergunta. A gente precisava um nível mínimo de pensenidade para ficar no Pombal ou não? Resposta (WV). Sim, tem que haver um nível de consciencialidade de acordo com a comunex, senão a pessoa não aguenta ficar lá, sente-se deslocada, é um elemento estranho. (Tertúlia 0911; 1h:32m).

Isso aí ((referência aos 10 posicionamentos prioritários, mais racionais, para as conscins interessadas na evolução consciencial, descritos no verbete Primeira Preocupação, da Enciclopédia da Conscienciologia: 01. Assistenciologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o assistente (ser desperto, amparador) e sim com o assistido (carente, necessitado). 02. Autopesquisologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o neoparadigma consciencial e sim com as autopesquisas e a vida continuada depois da desativação do próprio corpo humano (autodessoma), inevitável, menosprezada pelos cientistas convencionais. 03. Conteudologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com a forma (Semântica, Coloquiologia) e sim com o conteúdo da comunicação (Conteudística, idéia, esclarecimento, tares) pessoal ou de outrem. 04. Exemplarismo. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com a pessoa física do pesquisador e sim com os exemplos pessoais (bons ou maus) apresentados pela Conscin (homem ou mulher) veterana. 05. Megafocologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o detalhe desprezível (a peninha no chapéu para atrapalhar) e sim com a meta principal (megafoco) do empreendimento em vista. 06. Morfologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com a forma ou os neologismos (Terminologia, Orismologia) e sim com a autocompreensão das hipóteses e teorias (neoconstructos, verpons) propostas através dos mesmos a fim de refutá-los ou admiti-los. 07. Potenciologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com os conscienciólogos, em si, e sim com as obras (boas ou menos boas) de tais personalidades. 08. Saldologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o saldo da ficha evolutiva pessoal do companheiro evolutivo, ao lado, e sim com o saldo da própria FEP. 09. Somatologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com o visual (fisionomia, silhueta) do voluntário recém-chegado (velho, novo, feio, bonito) e sim com os potenciais (dons, talentos) da personalidade em foco. 10. Verponologia. O racional não é se preocupar, em primeiro lugar, com as ideias avançadas apresentadas e sim com as possíveis aplicações práticas, imediatas ou úteis das mesmas»)) dá uma ideia do que nós estamos querendo falar com "a inteligência da Primeira Preocupação". Você tem que perguntar para si próprio o seguinte: a maior parte das minhas primeiras preocupações são racionais ou irracionais? A maior parte das pessoas têm uma primeira preocupação totalmente emotiva, ás vezes instintinta, um processo ainda quase de proto reptiliano, de regressismo muito grande. O problema é a gente ter a primeira impressão com racionalidade e não com a instintividade de alguma emoção. Agora, a tendência, na vida humana, é tudo caminhar para a emoção. Uma técnica da psicologia para convencer alguém é "atacar pela emoção", "mexer no coração" mas isso é tapeação, é assédio. A psicologia de consumidor tem uma série de técnicas assediadoras. A profissão de vendedor não é fácil, é um processo seríssimo. (Tertúlia 0911; 1h:33m).

Mensagem aleatória