Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0910 - Vínculo Consciencial



Tertúlia 0910, Vínculo Consciencial, YouTube, canal Consciustube, https://www.youtube.com/watch?v=5uyeq4Ze1G4, publicado em 25 de novembro de 2011.


Na terra, dependendo do local, o acoplamento energético tanto pode ser sadio como patológico. Se a pessoa está num ambiente em que tem muitos amigos, o acoplamento é positivo. Se a pessoa está num ambiente de guerra, o acoplamento é patológico. Quando uma pessoa pensa em outra, já há interação energética com ela. Quando duas pessoas conversam meia hora, querendo ou não, já há um acoplamento. Isso é praticamente inevitável, mesmo quando os dois brigam. Briga é um acoplamento patológico. (Tertúlia 0910; 0h:27m).

As pessoas afeitas à extroversão, falam mais, são mais simpáticas, procuram sorrir mais, conversam mais e interagem mais. É isso o holopensene pessoal da convivialidade. Existem pessoas com uma predisposição positiva e outras antipáticas. Estas, por vezes até têm força presencial mas é uma força presencial repugnante, de refratariedade. Geralmente essas pessoas são assediadoras, semiassediadoras ou consceneres. Perante uma pessoa energívora, que vampiriza energeticamente o ambiente, a melhor atitude é pensar no estado vibracional (EV) e fazer encapsulamento para poder conviver com a pessoa sem se contaminar com a energia dela. A maioria das pessoas que não têm boa convivialidade são vampiras - sugam a energia das outras pessoas. A maioria dos vampirizados não simpatiza com o vampiro e não sabe explicar bem porquê. Geralmente o vampirizado não percebe nada de energia consciencial mas não gosta do vampiro e não se sente bem na sua presença. (Tertúlia 0910; 0h:28m).

Apesar do princípio da inseparabilidade, se uma pessoa faz muita tolice contra o ambiente ou contra a humanidade, ela acaba por ser integrada numa transmigração extrafísica, para outro planeta. Havendo transmigração, a inseparabilidade termina mas ainda assim a separação é relativa porque a consciência que atinja o grau evolutivo de serenidade pode visitar o antigo companheiro transmigrado, ainda que ele tenha regredido para o nível evolutivo de Cro-Magnon num planeta que acolha seres evolutivamente mais atrasados do que a humanidade terrestre. (Tertúlia 0910; 0h:30m).

O vínculo consciencial ideal é positivo. Provavelmente já convivemos em várias outras vidas com as mesmas pessoas com que convivemos hoje habitualmente. Nem sempre esses contactos foram pacíficos mas como ninguém perde ninguém e ninguém evolui sozinho, o mecanismo da inseparabilidade gruporcármica configura hoje outra oportunidade de vítimas e algozes se harmonizarem pelo convívio obrigatório). Porém, também existem amizades de hoje que são amizades de outras vidas. A amizade que já teve início em outras vidas é um vínculo consciencial elementar ou avançado conforme seja "o liame de quem já conviveu amigavelmente" em poucas (ex. 3) ou em muitas (ex. 30) vidas intrafísicas. (Tertúlia 0910; 0h:32m).

A evolução é inexorável, inafastável, inevitável. Faça as pazes com quem estiver na sua frente o mais depressa possível. Não deixe para daqui a um minuto. Faça agora. Viva a paz. A tendência é melhorar tudo na vida. Se não melhora hoje, vai melhorar amanhã. Se não melhora aqui, vai melhorar lá. Se não for nesta vida vai ser em outra. (Tertúlia 0910; 0h:35m).

Tratam-se de dois tipos de vínculos: cada um deles em particular e a junção dos dois. Quando não existe vínculo consciencial, o vínculo empregativo representa apenas a obtenção de um salário. Acontece muitas vezes, neste caso, que o empregado faz piada dos superiores e comentários desapropriados que prejudicam a empresa. Este empregado não é grato à empresa que lhe proporciona a satisfação das suas necessidades materiais e por vezes de toda a família e quando pode deixa emprego. O verdadeiro vínculo empregatício e o ideal é o duplo vínculo. Quando existe vínculo consciencial e empregatício, o funcionário não combate a empresa em que trabalha. (Tertúlia 0910; 0h:42m).

Pergunta. O maxidissidente pode romper o vínculo consciencial com alguma instituição em razão de uma revisão da sua proéxis ou em função do fim da pendência grupocarmica? Resposta (WV). Sim, se deixar para melhorar. Com autodiscernimento, autoconsciência, saber o que está fazendo, saber qual a prioridade da proexis. Maxidissidência tem que ser ir para melhor do que aquilo que se vai deixar para trás. (Tertúlia 0910; 0h:46m).

Pergunta. Gostaria de saber se uma consciex com aparência de consciex de umbanda (preto-velho, caboclo, exu) pode ser amparador. Resposta. Impossível. O amparador é tranquilo, técnico, mostra a realidade sem meios-termos, não precisa de fantasia pictográfica. Tudo quanto é guia espiritual, caboclo, anjo ou afim é guia-cego, não é amparador. O amparador extrafísico é nosso irmão evolutivo. O amparador tem afinidade com o seu amparando, sabe o que ele precisa, ajuda sem nenhuma intenção secundária e não faz negócio com ninguém. O amparador não chega caracterizado com nenhuma etnia ou seita porque ele não é sectário. O amparador é cosmoético e universalista. (Tertúlia 0910; 0h:47m).

Pergunta. Como o vínculo consciencial pode ajudar a ter acesso à central Extrafísica da Fraternidade? Resposta (WV). Faça bastante assistência aos outros. Na interassistencialidade você chega lá através dos amparadores. Onde está o assistido, está o amparador. Ao assistir os outros, o amparador vai ajudar ao seu abertismo consciencial e consequente acesso à Central Extrafísica da Fraternidade. Quando aceder, você saberá porque aquele influxo de energia que você recebe dá uma plenitude indizível, inefável e melhora tudo. (Tertúlia 0910; 0h:50m).

Exemplos cosmoéticos de autenticidade (sem ambiguidade): amor puro e fraternidade. Sem fraternidade você não evolui. Enquanto estiver brigando, você está preso a essas pessoas e não evolui. (Tertúlia 0910; 0h:57m).

O amparador extrafísico é um técnico evolutivo, uma consciex que já atingiu um certo complexis na vida intrafisica, que quer acertar, que já não quer manipular ninguém, como aconteceu a todos nós no passado. O amparador ainda não é perfeito mas dentro do seu nível de imperfectibilidade vai amparar a conscin com quem tem afinidade. O amparador e o amparado são do mesmo nível evolutivo. A grande diferença entre eles é que um manifesta-se com o psicossoma e o outro com o soma. O amparador, manifestando-se com o psicossoma, tem uma visão mais abrangente do que o amparado restringido pelo soma. (Tertúlia 0910; 0h:58m).
Homopensênico é um termo da Conscienciologia para designar “o mesmo nível de pensamento; a identidade fraterna de interação entre duas consciências”. Assim, entende-se por paravínculo homopensênico, o vínculo extrafísico entre amparador (consciex) e amparado (conscin). (Tertúlia 0910; 1h:10m).

Ao longo das vidas a amizade vai puxando o grupo evolutivo. É possível a vítima de uma vida intrafísica anterior ter na presente uma relação de amizade com o seu algoz, mesmo que os dois saibam quem foram e o que ocorreu entre ambos. A amizade perturbada do passado evolui para uma maior consolidação no presente. Basta que os amigos de outrora estejam determinados a acertar e evoluir, reajustando-se, corrigindo temperamentos e promovendo a paz. Sem a amizade não há fraternidade. Em círculos conscienciológicos, a amizade do curso intermissivo que une os voluntários e participantes favorece o crescimento das instituições. (Tertúlia 0910; 1h:13m).

O binómio admiração-discordância é a capacidade de uma pessoa admirar outra por determinada(s) característica(s) e simultaneamente discordar de outra(s) característica(s) do mesmo indivíduo. (Tertúlia 0910; 1h:16m).

Vínculo consciencial com lugares, regiões e etnias especialmente relacionando a proéxis pessoal e grupal. Existe um vínculo consciencial no ambiente favorável para a pessoa se "aninhar", seja para trabalhar, viver ou cumprir a sua programação existencial. O ambiente, etnia e cultura em que a pessoa nasceu e a partilha de interesses e intenções, são fatores enriquecedores do vínculo consciencial. (Tertúlia 0910; 1h:19m).

O grupo evolutivo dá-nos estabilidade pela vida toda. A grupocarmalidade é importantíssima. (Tertúlia 0910; 1h:23m).

O paravínculo é a amizade. A base da evolução é a amizade. O que mantém juntos os casais que comemoram bodas de ouro não é o amor, é o entendimento recíproco, ou seja, a amizade. A dupla evolutiva mantem-se com amizade. Os membros da dupla evolutiva respeitam-se e ajudam-se unidos pela amizade. O amparador extrafísico é um amigo de outras vidas intrafísicas. A amparadora extrafísica é uma amiga de outras vidas intrafísicas. (Tertúlia 0910; 1h:44m).


Mensagem aleatória