Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0950 - Banco genético



Tertúlia 0950, Banco genético, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=BO6-RkjZQWE, publicado em data desconhecida.



Para cessar os contratempos, os acidentes de percurso, a pessoa tem que parar para pensenizar. Rever os interesses e o andamento da própria vida dela. Fazer auto reflexões, pesquisar o megafoco pessoal, empregar o EV e fazer alguma reciclagem. Porquê? Quando tem contratempo, acidente de percurso, é um alerta, é um aviso para a pessoa modificar alguma coisa. Então ela tem que reformular, retificar, refazer alguma coisa. Esse é o caminho da reciclagem. A pessoa não deve negligenciar ou não dar valor ao acidente de percurso. Exemplo: se a pessoa bateu com o carro 3 vezes em 45 dias, ela tem que “abrir o olho”. Se aonde ela vai queimam lâmpadas, os aparelhos não funcionam, dá tilt no computador… “abre o olho” porque “tem coisa”, tem “boi na linha”, tem “goteira”, “entrou areia” - é isso que a gente fala. (Tertúlia 0950; 0h:03m).

É a pessoa consigo mesma. A pessoa com duplista: dois casamentos: a dupla e a profissão. Para a pessoa se sentir bem com os dois, é necessário que haja muita ponderação. O autodiscernimento afetivo afeta a carreira profissional e a carreira profissional afeta o autodiscernimento afetivo. Há um casamento, primeiro com uma pessoa e depois com o trabalho, a ocupação. É necessário que a pessoa pondere, pensenize, reflita sobre o assunto e veja se uma coisa não está interferindo na outra. Tem muita gente com problema com isso. (Tertúlia 0950; 0h:05m).

A palestra nos presídios é interconsciencialidade mas o ideal é fazer isso com a doação de livros conscienciológicos para as bibliotecas dos presídios. (...). A palestra nos presídios tem dado muito resultado quando se fala em tenepes, porque o “cara” que está na cadeia já tem uma base física para ele. Se ele melhorar a base física, melhora o processo extrafísico. Aparentemente é uma antipodia total, mas funciona. (Tertúlia 0950; 0h:06m).

Um advogado recebeu um pai que deseja deserdar o filho, com quem brigou. O advogado pergunta o que é que eu (WV) acho. Primeiro, serenar os ânimos. O pai tem que perdoar porque quem pôs o filho o mundo foi ele. O advogado deve chegar para o seu cliente e falar que antes de tudo é preciso fazer um acordo, perdoar, passar por cima, porque ele é o pai. Pai, é pai. Pai não é irmão, pai não é tio, pai não é amigo, pai não é vizinho, pai não é sócio, pai não é companheiro… é muito mais do que isso. Pai é pai, reprodutor, genitor, progenitor. O advogado deve dizer para ele que com o tempo ele vai se arrepender, que ele mostra que está com raiva do seu filho e que em vez de pai ele (está sendo) um assediador humano. Pergunta. Muitas vezes o próprio advogado tem a dificuldade de colocar isso para o cliente. Resposta (WV). O advogado deve começar por dizer que ninguém é perfeito. O pai chega com um monte de coisas contra o filho. Então, a primeira coisa é perguntar-lhe: – “Você acha que você é perfeito? Você não erra nunca? Se você não perdoar seu filho, ninguém pode perdoar você.” Se um pai não perdoa o filho, ele não merece perdão de ninguém. Tem lógica? Pergunta. E o profissional não deve ter medo de perder o cliente. Resposta (WV). ((referência ao profissional que tem medo de perder o cliente)) é o profissional que não presta. (Tertúlia 0950; 0h:09m).

Uma pessoa que tem TOC e hipocondria e (além disso) é ectoplasma (escreveu que), olha para a escova de dentes automática e ela liga. Isso é que é ectoplasmia! O pensamento desencadeia… isso é um aviso, um alerta, um despertamento! Abre o olho! A pessoa mesmo falou que tem TOC e hipocondria – isso já vem de outras vidas. A pessoa não falou que é ectoplasta, quem está falando sou eu (WV). Ela tem efeito físico espontâneo. Primeira coisa: joga fora essa escova de dentes automática. Você não deve usar isso, porque é perigoso. Um choque na cara pode até matar. (Tertúlia 0950; 0h:14m).

Pergunta. Que tipo de cuidados uma pessoa com essas três características juntas (TOC, hipocondria e ectoplasmia) tem que tomar? Resposta (WV). Se ela tem TOC, ela tem que se tratar. Se ela tem mania de doença, ela deixa de ter – é um processo de vontade. O “negócio” mais sério é a ectoplasmia dela – é sensitivo de efeito físico. Isso é perigoso. A escova de dentes é um aviso fantástico. Ela pode ter até assistência – às vezes é um parente, um guia-cego que está ajudando, para mostrar o perigo. (Tertúlia 0950; 0h:19m).

Pergunta. O senhor poderia aprofundar mais essa relação da ectoplasmia e o TOC? Resposta (WV). Nós temos, na história, as iniciações, através dos milénios e dos séculos – pítia, pitonisa, iniciadas do templo… Essas pessoas, quando entraram nisso, começaram a desenvolver o parapsiquismo, principalmente com as ECs – energias conscienciais. Com isso, elas aperfeiçoaram um pouco mais alguns chacras. O chacra vai de uma vida para outra. O psicossoma “segura” o processo do chacra, para que ele funcione na próxima vida e aquilo atinja o corpo da pessoa. (...). Tem gente entre vocês que tem sensibilidade que vem dos egípcios, que vem da China, que vem de Roma, que vem dos gregos. Então, a pessoa tem energia à flor da pele. Mesmo não sabendo, ela “banca” esponja nos lugares onde vai, “chupa” tudo, absorve e não sabe desassimilar, não sabe “jogar fora”, não sabe tirar. Agora vamos supor que o nível é mais avançado e chega a dar efeito físico. Isso vai influir nos aparelhos, no telefone, nas coisas dentro de casa, em tudo o que ela mexer. Com o passar do tempo, através de muitas vidas, essa pessoa viu muitos pequenos incidentes ou acidentes que aconteceram com ela. Ela então começa a ficar “de orelha em pé” e de sobreaviso e começa a ver muito detalhe, porque às vezes, aquilo já matou um corpo dela numa determinada vida, num outro ela teve um acidente que criou um problema. Então, ela não nasceu em Minas Gerais mas é mais desconfiada do que um mineiro ((gracejando)). Aí, vem o TOC. Aí, vem o excesso. Eu estou dando a explicação para a psique multidimensional do TOC, que isso aí eles ainda não estudaram. A maioria das pessoas que entendem bem de parapsiquismo já passaram pelo TOC, já superaram isso e são organizadas hoje – aquelas que não tem muito assédio. Se vai ter aquela sensibilidade ou para perceptibilidade de expiação, como dizem nas religiões, essa pessoa ainda não chegou lá – ela está ainda no meio do caminho, ela está ainda vítima, ainda está se vitimizando – tem de ser aquela que tem aquilo que eu chamava de sensibilidade de missão, o missionato, o medionato. Esse aí, tanto a mulher quanto o homem, já superou o processo (Tertúlia 0950; 0h:20m).

Eu, por exemplo, tenho uma certa organização com a minha vida, desde menino. (...). A minha mãe falava que eu era um menino organizado. Eu tenho TOC, só que eu não sofro com isso. Lá em casa, o território que é meu, está tudo arrumado. (...). Não podemos confundir o TOC patológico com a organização da pessoa. Nós temos que ter auto-organização. Nós temos que ter disciplina. Nós temos que conformar o mundo, os objetos, as coisas, ao nosso objetivo certo. Como é que nós vamos ter retilinearidade do pensamento sem isso? Não tem jeito, é impossível. Entenderam? Por isso é que eu digo que é raro “casar” o TOC com a hipocondria e com a ectoplasmia. Possivelmente você ((referência à pessoa que tem TOC, hipocondria e ectoplasmia)) tem curso intermissivo. (Tertúlia 0950; 0h:24m).

Pergunta. Qual a relação da teática com o cerebelo? Resposta (WV). Tem a relação física da prática, ação física, devido à miologia, ou seja, à musculatura do corpo. O cerebelo tem relação com isso.  A teática é teoria e prática. Essa teaticidade depende do cerebelo. Teoria tem muito que ver com o córtex. A praticidade tem que ver com o córtex e mexe com a movimentação - isso é psicomotricidade e mexe com o cerebelo. (Tertúlia 0950; 0h:30m).

Eu (WV) faço o banho atlético há muito tempo. O meu banho não é demorado, mas é um banho de esforço, de tarefa, e trabalho, desportivo. Eu não ensaboo normalmente como se faz com um gato ou com uma criança. Eu faço isso massageando o corpo todo. Antes de fazer isso, eu faço ginástica tipo calisténica: mexo com os braços, com as pernas, subo e desço com o corpo, etc. A ginástica calisténica é a ginástica natural. Mas existem limites - se depois do banho você continuar transpirando (a ginástica foi excessiva). (Tertúlia 0950; 0h:31m).

Pergunta. Como conciliar a higiene pensênica com a cosmovisão? Pergunta (WV). Você quer falar alguma coisa, Roberto? Resposta (RA). Priorizar as coisas interessantes. Não pode colocar o foco em coisas inúteis. Resposta (WV). E ver os detalhes – a monovisão multiplicada. A cosmovisão é a monovisão multiplicada. Enfatizar os aspetos positivos disso e esquecer os negativos. Resposta (RA). Como o senhor fez no Homo sapiens pacíficus: o senhor estudou o belicoso, mas com abordagem… Resposta (WV). … abordagem para limpar, fazendo profilaxia, fazendo prevenção, dentro da saúde, dentro do equilíbrio. Resposta (RA). A princípio, dá para olhar tudo, mas com esse enfoque. (Tertúlia 0950; 0h:34m).

Pergunta. O que é “leitor de cabresto”? Resposta (WV). Leitor de cabresto é aquela pessoa que lê sem autocrítica. É o leitor dirigido, é aquele que é comandado ou governado por alguém que está a fazer lavagem cerebral. Então, ele é um lavado cerebral. Somente lê os livros com “nada obsta”. É (por exemplo) aquela pessoa que somente lê os livros que não estejam no Index Librorum Prohibitorum da igreja católica. Essa pessoa está errada. (Quando alguém nos pergunta que livros recomendamos), nós recomendamos tudo, desde que possam ajudar a pessoa – os clássicos primeiro, depois os meus, para comparar e “brigar” de igual para igual. Repetindo: leitor de cabresto é quem lê sem autocrítica, é o leitor dirigido – aquela pessoa que é lavada cerebralmente, aquela que somente lê os livros quando a autoridade maior (mandou), quando “magister dixit” - quando o professor mandou – e você é obrigado a ler. Isso é o fiel da religião. Para mim, fiel é (o cão que eu chamo e ele vem) - isso é terrível, isso é lavagem cerebral. É a conscin que não tem criticismo, que é acrítica, que é vítima de manipulação demagógica, que é presa de pseudoverdades impostas. Leitor dirigido é o outro nome que se dá ao leitor de cabresto. (Tertúlia 0950; 0h:36m).

Pergunta. Qual é o principal trafor do olho clínico? Resposta (WV). O principal trafor do olho clínico é a concentração mental seguida da priorização do megafoco interassistencial. Veja: concentração, que é um atributo mental; priorizando dentro de um megafoco que visa a assistência - um processo cosmoético. Então, uma pessoa que tem olho clínico, ela desconfia, vê as coisas, examina só num lance a situação. A pessoa que tem concentração mental seguida da priorização do megafoco interassistencial. (...). Olho clínico: concentração mental; prioridade; megafoco; interassistencialidade; cosmoética. Esse é o verdadeiro trafor do olho clínico. (Tertúlia 0950; 0h:38m).

Pergunta. Qual o nível do amparador extrafísico na escala evolutiva? Resposta (WV). (...). Amparador extrafísico é uma pessoa igual ao amparando – à pessoa que está sendo amparada – a diferença é que ele é consciex. A partir do tenepessita, já pode (ser) mas como profissional seria (a partir da) semiconsciex. (Tertúlia 0950; 0h:40m).

Pergunta. Qual a diferença entre o epicon lúcido e o conscienciólogo? Resposta (WV). O epicon lúcido começa a dominar muitos processos de parapsiquismo aplicado, fazendo assistência. O conscienciólogo é o “cara” que começa a ter a cosmovisão do Roberto. Muda tudo: ele é maior; ele é mais generalista. (Tertúlia 0950; 0h:41m).

Isca interconsciencial lúcida é assistencial. Isca interconsciencial inconsciente é assediada. Importa a autoconsciencialidade evolutiva. Eu (WV) vou repetir. Há dois tipos de isca interconsciencial: aquela que é lúcida e aquela que é inconsciente. A lúcida, é assistencial. A inconsciente é assediada, é vítima. Uma, faz assistência, a outra ainda não. Então, importa a autoconsciencialidade evolutiva. O nível de lucidez, de auto consciencialização da pessoa com referência à iscagem interconsciencial de assistência. (Tertúlia 0950; 0h:42m).

Pergunta. Como “desarmar” bagulhos energéticos? Resposta (WV). Sigilosamente. Não faça alarde. Se for possível, enterra tudo o que você puder. Se “jogar” no mar, vai poluir; na terra, nem tanto. Jamais dar o bagulho para os outros. Se uma coisa não serve para você, você não pode desejar (esse) mal para os outros. Isso é o óbvio. Outra coisa: sempre pensenizar o bem, a coisa positiva. Senão, pode acontecer como já aconteceu a uma pessoa que veio atrás de mim (porque) começou a bater tudo na casa. Ela foi mexer nuns “negócios” antigos e falou: “Que besteirada que está aqui! Veja esse “negócio” que a Dona Marisa, a Marisinha, me deu, há quantos anos, uma besteira dessas!” E começou a pensar na Marisa – daí a pouco a Marisa entra lá na casa e faz um auê, um banzé-de-cuia ((expressões brasileiras para confusão)). (...). Não pode ter recordação negativa, patológica, das coisas que a pessoa vai jogar fora. Pensenise o bem. Exteriorize energia - faça EV antes, durante e depois. Esse é que é o modo de “desarmar a bomba”. (Tertúlia 0950; 0h:43m).

Pergunta. Gostaria que comentasse sobre manipulação genética. A humanidade está madura para tratar esse assunto ou, na condição atual seria desastroso? Extrafisicamente, como andam as pesquisas em relação a isso? Resposta (WV). Tem muita coisa na internet, é bom você consultar. Eu não vou entrar no mérito da situação aqui. Hoje, eles estão fazendo isso com dinheiro de diversos países e tem muita coisa nesse sentido. Eles acham, de modo geral, que o banco genético pode ajudar os processos em matéria de doença para as personalidades humanas, com o passar do tempo. A gente não pode dar o contra (porque) a intenção parece ser boa. Há muita gente que precisa de assistência médica. Vai se gastar fortunas, bilhões, nesses bancos genéticos, esquecendo isso? É uma coisa que (a gente) tem que pensar. (Tertúlia 0950; 0h:47m).

Pergunta. Eu notei que, dentro do meu desenvolvimento parapsíquico, quando eu conto as minhas experiências para outras pessoas, elas param de acontecer. Resposta (WV). Isso é porque às vezes você está mudando a situação. Quando você está cotando as suas experiências, você está começando a explorar o assunto. Isso é estudo, é experimentação, é investigação, é pesquisa. Isso tem um nome: recesso projetivo. (Tertúlia 0950; 0h:48m).

Pergunta. Existe relação direta entre o TOC e o instinto de demarcação de território que manifesta conflito de poder com o mundo externo? Resposta (WV). Só tem. Por sinal, lá em casa existe uma gatinha que é a mais velha, que se chama Pops. Ela tem TOC, bem claro. Você coloca qualquer caixa que seja quadrada ou retangular e ela toma conta do território dela. Ela tem demarcação do quadrado. O E. M. era contra o quadrado. A minha teoria é que o TOC começa com o subhumano. Essa gatinha já tem o TOC. (...). O nome dela é Pops – Popstar – ela é tigrada, já é antiga, teve um monte de filhos, é uma grande personalidade, “todo o mundo” que vai lá gosta dela. Ela sofre de uma espécie de alergia na pele, às vezes ela passa mal com aquilo, mas ela é afetuosa e só o olhar dela assim... ((mímica de olhar intenso)) ela manda energia por tudo quanto é lado. Ela tem energia e tem o TOC. (Tertúlia 0950; 0h:49m).

Pergunta. A pessoa faz um soterramento das experiências dela e isso interfere na retrocognição. Eu queria saber como acessar essas informações que a gente soterrou. Resposta (WV). A primeira coisa é estudar o abertismo consciencial, você se abrir para o mundo, ficar universalista.  Você (Igor Habib) não quer falar sobre isso? Resposta (IH). Exercitar, ouvindo a opinião dos outros e fazer conscienciometria para a gente ver a nossa realidade ver que a gente tem que se abrir mesmo. Resposta (WV). E olha que ele (Igor Habib) raciocina muito bem e como teoricão é um dos maiores que tem aqui, o homem é uma fera… mas ele tem dificuldade à hora em que sai da teoria… ((risos)). É muito sério pensar no abertismo consciencial. À hora em que você tem o abertismo, você está sem medo. Às vezes a pessoa não faz exumação, por medo do que é que vai supetar, do que vai aflorar, do que vem à tona, daquilo. Nós não podemos ter medo, nós temos que enfrentar. Para acabar com o medo, você tem que pensar que o passado a gente não muda. O passado já passou. É importante a gente saber o que é que ocorreu para a gente evitar errar de novo – só isso. É por isso que a retrocognição tem o seu valor. (Tertúlia 0950; 0h:56m).

Pergunta. Eu não entendi a importância do abertismo consciencial no aprofundamento das retrocognições. Resposta (WV). À hora que você se abriu, você não tem mais nada para esconder. Aquela pessoa que tem um castelo com uma sala onde ninguém chega, na hora que tem o abertismo acabou o fechamento – não há mais nada enclausurado, todas a ideias estão abertas – a pessoa caminha para a cosmovisão. Pergunta. Essa dificuldade de fazer o abertismo consciencial seria pelo medo do que vai vir de informação? Resposta (WV). ÀS vezes não é medo, às vezes é vergonha de erro que a pessoa fez e ela não quer confessar. Tem muita gente que já cometeu isso nesta vida, o que cria problema. Olha o que acontece com os pedófilos – tem muito disso. A pessoa jura “de pé junto”, “por tudo quanto é santo” que ela não fez isso – ela está fugindo da realidade. Isso tudo é fuga. Isso mostra patologia séria. Pergunta. E esse auto enfrentamento é o abertismo consciencial? Resposta (WV). É. Pergunta. E como fazer isso? Se expor mais? Resposta (WV). Se expor mais, deixar de ser introvertida para ser mais extrovertida e receber crítica. Uma das coisas melhores que tem na vida é você receber crítica. Uma vaia, mas uma vaia que seja bem-educada, afinada, faz parte da crítica. (Tertúlia 0950; 0h:58m).

Pergunta. Ao longo do processo evolutivo, desde o vírus até ao corpo humano, a gente passa por um processo de ser assexuado, até definir se vai ter ginossoma ou androssoma. Eu queria saber qual é o traço interconsciencial da personalidade da pessoa que faz ela a ressomar predominantemente com ginossoma ou com androssoma. Resposta (WV). O problema todo é o domínio do soma. Se uma pessoa domina um sexo, ela passa para o outro, porque ela tem que dominar os dois: é o yin e o yang, porque a consciência não tem sexo. Por exemplo, uma pessoa que está muito definida, durante muitas vidas, num determinado sexo, é porque ela ainda não dominou aquilo totalmente, ainda tem interprisão grupocármica com aquilo. Uma pessoa, na hora em que se libera do género, não tem mais interprisão. Toda a pessoa que fala: - “Eu quero vir na próxima vida como homem, que esse “negócio” de ser mulher não dá certo” – , mostra que a pessoa não tem racionalidade sobre o processo evolutivo, a inteligência evolutiva ainda está fraquinha. Pergunta. Mas “todo o mundo” vem do vírus, que é assexuado. O que é que vai definir que ele primeiro começa num padrão de ginossoma ou de androssoma? Resposta (WV). São as necessidades de interação com os outros, o que precisa no momento. (Tertúlia 0950; 1h:01m).

Pergunta. Professor, quando o senhor estava no kardecismo com o Chico Xavier, vocês faziam e entrega de várias cestas básicas, principalmente no Natal. Pode-se dizer que isso era uma anti tares? Resposta (WV). Não. Isso é só tacon. Outra coisa: nós, lá na Comunhão Espírita Cristã não fazíamos cesta de Natal – a gente fazia distribuição de três em três meses. Era um departamento que a gente tinha. Eram quatro distribuições por ano. Eu tenho fotografias tiradas pela revista O Cruzeiro, de avião. Em cada distribuição, a gente conseguia distribuir a mais de dezassete mil pessoas. Faziam fila e aquilo (demorava) o dia inteiro – (a distribuição) começava de madrugada e ia até à tarde. O que é que (a gente) dava? Eu não cobrava nada de ninguém mas havia gente abonada que queria me pagar (o atendimento). Eles traziam leitão, carro, camião, piano, vaca, boi… e a gente distribuía isso para o povo. Eu recebi uma vez de presente a primeira Vemaguet de S. Paulo, Brasil. Eu nem entrei dentro dela. Falei assim: - ”Vamos fazer um leilão e com o dinheiro vocês compram macarrão que nós estamos precisando para a próxima distribuição”. (O piano também se transformou em carretas de macarrão vindas de S. Paulo para a gente distribuir). Lá, em Uberaba, havia muita necessidade. A periferia da cidade era muito necessitada, tinha muitos despossuídos. Antes de ter começado este trabalho, eu tinha outro: todas as quartas-feiras nós enchíamos uma camioneta de cestas básicas e levávamos para as famílias na periferia. E eu via-os do ponto de vista médico e do ponto de vista da dieta, do ponto de vista da alimentação. A gente olhava particularmente as crianças. Era muita criança desabrigada e em péssima situação. Agora, às vezes a gente passava aperto. Na periferia, tinha um lugar que era uma espécie de condomínio fechado. Só tinha um portão e o povo vivia ali nuns casebres. Numa dessas nossas excursões, eles me pediram para atender uma pessoa que estava passando mal. Eu entrei numa quarta-feira à noite e eu vi sete pessoas que estavam morrendo devido à cachaça. Eu (chamei) a polícia e descobrimos que o “cara” que era o dono do terreno deixava que o povo tomasse conta da casa e começava a dar-lhes cachaça até eles morrerem. Você vê quando a pessoa que toma cachaça está no fim, porque os órgãos e sistema do corpo vão embora: o pulso fica fininho e a barriga cresce. E eu descobri sete homens, chefes de família, em sete das casas dentro do condomínio. Ninguém tinha visto visto isso, a polícia não conhecia nada disso. (Os que estavam comigo) tinham medo do povo chegar lá para me matar, porque eu tinha que fazer a notificação do processo que eu estava vendo. Com isso, muita gente foi salva. Aquele condomínio tinha mais ou menos cinquenta famílias. Ele ((referência ao proprietário do condomínio)) murou tudo. Vários já tinham morrido e ele ficava com o dinheiro daquele povo. (Tertúlia 0950; 1h:12m).

Pergunta. Esses homens morreram? Resposta (WV). Alguns morreram antes de nós chegarmos. Depois que nós chegamos, só aqueles que estavam nas últimas é que a gente não aguentou, mas muita gente se salvou. O “cara” fornecia cachaça para matar os “caras” indiretamente. Uma cachaça mal feita, de qualquer maneira, de alambique todo sujo, estoura o fígado – dá hepatopatia, doença do fígado – e a pessoa vai embora, não tem saída. Havia amigos meus que queriam que eu saísse de Uberaba durante uma temporada, porque eles estavam com medo de vir gente de lá para acabar comigo. A única coisa que eu prometi para eles é que eu não ia voltar lá mais. Nós íamos fazer assistência em outros lugares perto, mas lá, nunca mais eu voltei. Mas a polícia, as autoridades, o delegado... tomaram conta. Pergunta. Mas eram só homens? Resposta (WV). Não. Tinha mulheres e crianças. Todos foram encaminhados. Nós ficamos sabendo depois, que muita gente já tinha morrido, porque o “cara” estava fazendo aquilo de propósito. Até um certo ponto é uma escravatura, do jeito que ainda há hoje, com crianças e esse “negócio” todo. Agora… à base de cachaça, é terrível. O homem era terrível. Ele fazia a pessoa vir das fazendas e tudo o que a pessoa tinha, trazia com ela. A pessoa morria e ele ficava com aquilo tudo (incluindo) documentos, para pagar o tempo que ela estava lá. A pessoa intoxicada, alcoolizada, alcoólatra, não tem mais força para superar aquilo ((referência à hepatopatia)), acaba indo tudo embora. Eu vi isso. Eu chamei o “negócio” de campo de concentração. Na época eu ainda pedi: -”Não vamos por isso no jornal, vamos atender calados porque senão vai criar mais problema e vai ter mais mortes”. Tinha jagunço no meio – jagunços são pessoas profissionais para matança. (Tertúlia 0950; 1h:17m).

Pergunta. A sede (era) lá? Resposta (WV). Era mais do que a sede, aquilo era a baratrosfera. Vamos dizer: uma filial da baratrosfera na Terra – um lugar horrível! Foi uma bênção, aquela mulher que foi lá atrás de mim para a gente socorrer o marido dela. Nunca tinha entrado um médico lá dentro porque o “cara” não deixava. Era um campo de concentração mesmo, uma coisa absurda. Depois que consertou tudo, tinha gente que não acreditava no que tinha acontecido. Um problema! Então, você veja, como é que são as coisas de assistência e distribuição. Ali (não houve) só a tacon, ali teve esclarecimento. Você entendeu? (Tertúlia 0950; 1h:19m).

Pergunta. Na definologia de “Banco genético” «… lugar onde se armazena e mantém disponível o sêmen das espécies de animais domésticos ameaçados de extinção, ou seja: nos núcleos de conservação em diferentes regiões» (Vieira, verbete Banco genético), porque deixou de fora as espécies vegetais? Resposta (WV). Vegetais é botânica. Depois, tem o subhumano. A genética está trabalhando mais com bicho, com os animais subhumanos. Pelo que eu sei, é isso. Pelo menos os bancos maiores que eles estão fazendo, é nesse sentido. Hoje, já fizeram aquele repositório de sementes numa montanha ((referência ao Global Seed Vault situado no subsolo congelado da ilha Svalbard, na Noruega)) – isso também faz parte, é banco genético, tudo isso. (Tertúlia 0950; 1h:20m).
Pergunta. Aos oito anos de idade gerei por conta própria, deliberadamente, uma retrocognição, com o objetivo de avaliar e tratar um comportamento obsessivo. A vivência que se apresentou foi uma dessoma violenta – macro-PK destrutiva – um acidente por explosão. Pode comentar? Resposta (WV). Está tudo certo. A explosão faz parte da vida de muita gente. Depois (da descoberta) da pólvora, muita gente matou e foi morta. Até hoje, isso ainda acontece. Muitas das retrocognições (são disso). Você não mexe com nada de belicismo mais, não? Você já deu algum tiro na sua vida? Abre o olho com isso. Evita o gatilho. (Tertúlia 0950; 1h:21m).

Pergunta. Trabalho em consultório com um amigo psiquiatra. Ele tenta negar a realidade extrafísica da consciência, só que, quando “a coisa aperta”, ele me pede para mandar energia para ele. Tentei falar com ele a respeito das energias, mas não aceita. Como é que eu posso ajudar esse “cara” de fato? Resposta (WV). Dá para ele uns livros nossos que você conhece e fala com ele, porque ele é uma pessoa aberta, que estuda muito – para ele ler esses livros que você dá e fazer uma crítica severa. Aí, a gente vê o que é que faz para ajudar. (Tertúlia 0950; 1h:22m).

Pergunta. Como equilibrar bem a autenticidade e não fazer estupro evolutivo, especialmente dentro da família? Resposta (WV). Que aconteça o melhor para todos. Vamos ajudar tudo o que a gente puder, de uma maneira que a gente pode chamar até de Poliana ((referência à história de Poliana, uma menina que vê tudo cor de rosa)) mas não faz mal, vai em frente. Esse é o caminho para você ajudar. Às vezes é a melhor saída, quando o processo é de família. (Tertúlia 0950; 1h:23m).

Pergunta. Há como se aferir o quanto em média se traz da paragenética em uma ressoma? Resposta (WV). Sim. Depende da pessoa, mas por exemplo, você pode comparar-se com os seus irmãos, com as suas tias, com os seus tios, com os seus primos e veja as diferenças que você tem em matéria de manifestação, não só do corpo humano como do ponto de vista intelectual, emocional e profissional. Se você vê que tem uma diferença muito grande, veja se isso foi desta vida – porque a família já está naquela linha – ou se tem alguma coisa que transcende isso. Isso aí, vale a pena pensar. (Tertúlia 0950; 1h:24m).

Pergunta. Tenho dezasseis anos. Eu já fiz curso sobre a Conscienciologia e conheço o tema. Tenho o intelecto bem desenvolvido, falo quatro idiomas, vivo nos Estados Unidos – New Jersey – há seis anos, mas já faz um tempo que estou meio perdida. Não consigo me concentrar nos meus estudos e só fico pensando em coisas que não são produtivas. Gostaria de saber como é que eu posso canalizar as minhas energias em coisas produtivas como nos meus estudos, definir a minha carreira e formar a minha personalidade. Resposta (WV). A primeira coisa que você tem que fazer é trabalhar com o EV. Como você já tem curso de Conscienciologia, você sabe o que é isso. Em New York e em New Jersey, eu mesmo já dei curso aí sobre esse assunto. É você exteriorizar o EV, arranjar um tema básico para você debater com você mesma e procurar cortar todo o tipo de devaneio. New Jersey e os Estados Unidos em si tem muita diversificação de sedução e envolvimento. Procure esquecer e ver uma coisa só, o tempo todo. Quando você sair, vai lá para Barnes & Noble ((referência a cadeia de livrarias dos Estados Unidos)), faz um escritório só de estudo e não leia nada que seja de moda ou que seja de revista de novidade. Procure só ficar no essencial técnico. Isso vai fazer com que o seu intelecto tome conta do processo instintivo das suas emoções. Tem que lembrar o seguinte: o mentalsoma é o paracorpo do discernimento e esse discernimento é que pode atuar sobre os instintos e os desejos (ou seja), o psicossoma. Para isso, é necessária uma auto-organização sua. Arranja um horário para você escrever. Pega no latop ou no desktop e arranja um horário que você possa fazer todos os dias 2, 3 ou quatro horas de escrita. Mas não vai escrever coisa que seja banal, superficial ou apenas “para inglês ver”. Faça uma coisa de substância, uma pesquisa mais séria de algum tema maior. Eu recomendaria a você estudar a síndrome da dispersão consciencial, que é o processo do devaneio e justamente o seu caso. Primeira coisa: pega o DSM-IV ((referência ao Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, 4ª edição)) e estude tudo o que falar lá sobre dispersão. Você já vai ter uma boa ideia para se encaminhar nessa investigação. (Tertúlia 0950; 1h:25m).

Pergunta. A biotecnologia trabalha com a manipulação genética de plantas e animais. A minha dúvida é se caberia acrescentar as plantas ameaçadas de extinção. Resposta (WV). A gente pode pôr. Você ((dirigindo-se a Rosa Nader)) põe lá, para nós. (Tertúlia 0950; 1h:27m).

Pergunta. Durante alguns anos, você trabalhou com clínica gratuita no atendimento e isso, num momento em que o país não tinha a saúde pública nos moldes que tem hoje. Resposta (WV). As coisas estavam começando... a faculdade começando… em primeiro lugar eu era radiologista da Policlínica Odontológica. Essa foi a primeira que aconteceu em Uberaba para melhorar a região toda. Nós tínhamos 28 consultórios odontológicos. Eu era radiologista disso, era menino, adolescente. Tinha até americano que me ajudou a estudar o “negócio”. E nessa ocasião não tinha muito disso de chumbo no RX, não ((referência a materiais de chumbo para proteção de radiações ionizantes)) – o “negócio” era a distância. Eu comecei trabalhando assim. Eu morava lá, na policlínica. Eu era a única pessoa que morava lá, nem zelador morava lá. Eu é que tinha as chaves, às vezes eu é que fechava os pavilhões todos no fim do dia – às 11:30 da noite. Eu vi muito de perto e conheci o que era miséria – grávidas com as raízes todas podres e infetadas. Em matéria de cirurgia, o que eu fiz mais foi isso, durante esse período de odontologia, para limpar a boca dessas mulheres, que eu tinha muita pena. O nome da cirurgia é alveolotomia. Eu fiz muitas alveolotomias. Às vezes dava para fazer em baixo e em cima, as duas arcadas, às vezes não dava e esperava para fazer a outra no outro dia para tirar tudo aquilo que estava “entregue às baratas”.  Gente que vinha lá de longe e às vezes grávida. Só por aí você vê a necessidade que era. O meu consultório era bem simplão mas eu atendia 95 pessoas por dia. Você vai falar que ninguém atende 95 pessoas por dia, mas não era isso: eu fazia a triagem, atendia os que eu podia e que estavam com necessidade e indicava para os especialistas. E ensinava a plantar, para a pessoa melhorar a alimentação, por causa das crianças. Isso durou pouco, foram alguns anos só porque depois eu desisti. No dia em que passei na frente de uma casa para atender um vizinho e um “cara” estava tocando o cavaquinho com a cadeira em cima das cenouras que eu tinha plantado. Eu disse: -”Não, aqui tem que entrar a educação primeiro. Não adianta eu forçar a barra”. Nunca pude esquecer aquela história: ele tocando cavaquinho com a cadeira em cima (da plantação de cenouras) e pisando, com o povo todo em torno dele, pisando o “negócio” que eu plantei, com um esforço danado. A situação era tão precária que eu dava por exemplo vitaminas e complementos alimentares para as crianças (...) e tinha gente que juntava aqueles remédios, não dava para as crianças e vinham vender para a nossa farmácia. Então, eu e o enfermeiro começámos a marcar os remédios que a gente dava, para acabar com o processo da venda. Era a natureza humana. Olha a pobreza que era! O “cara” via um remédio daqueles e não abria porque (pensava) que ele valia muito dinheiro. Chegava à farmácia e perguntava: -”Quanto custa isto?” Ele queria vender o “negócio” mais barato. Não é incrível, você pensar uma coisa dessas? Você nem calcula o que eu passei – tudo é tacon. Hoje, a situação lá está muito melhor, as faculdades vieram, a medicina andou consertando mais, junto com a odontologia  e isso melhorou muito. (Tertúlia 0950; 1h:28m).

Pergunta. Era isso que eu queria entender mais porque eu estou tentando aprofundar a assistência na medicina. Eu trabalho com saúde pública já há quase cinco anos. Resposta (WV). Logo que eu me formei em odontologia, eu entrei na medicina. No segundo ano de medicina, eu formei nove ambulatórios em instituições – uma boa parte deles em centros espíritas. A gente fazia uma farmácia e eu arranjava um académico, junto com um professor médico para atender junto com a gente. Desses nove, eu trabalhei em três, assistindo os outros. Fiz uma porção de investigação com um monte de gente. Era muita gente que precisava de assistência. O “negócio” não era fácil. (Tertúlia 0950; 1h:34m).

Pergunta. Hoje em dia ainda tem muita gente que precisa de assistência, mas nas áreas onde tem o programa de saúde na família, por exemplo, você mapeia aquela região e então as pessoas sabem quem está lá e isso facilita o acesso das pessoas. Resposta (WV). Na minha época era pior do ponto de vista geral da deficiência na saúde, mas hoje tem uma coisa pior, que é o tóxico. O tóxico está acabando com o Brasil. No meu caso, o que havia era alcoolismo, mas hoje a cocaína, o crack, mata a pessoa em muito pouco tempo. A pessoa nem chega à meia-idade e morre logo. E às vezes morre, não é por causa do tóxico, é por causa da bala. Quantos jovens não se matam nesta na região da fronteira! (Tertúlia 0950; 1h:35m).

Quando eu (WV) deixei Uberaba em 1966 e fui para o Rio (de Janeiro), eu comecei a atender duas favelas, como médico: a favela da Catacumba e a favela da Rocinha. Trabalhei lá muito tempo como médico. Mas chegou um dia em que eu fui visitar uma das casas da favela da Rocinha e vi que as pessoas lá tinham mais eletrodomésticos do que eu em Ipanema. Então, eu disse assim: -”Tem alguma coisa errada aqui”. Então, a mesma coisa que aconteceu em Uberaba, eu vi acontecer no Rio e hoje eu vejo acontecer aqui. Só tem uma saída para isso: educação. Hoje, eu nem falo mais em educação, eu falo em reeducação. Hoje, para fazer educação, tem que primeiro educar a administração do educandário os administradores, os donos da indústria da educação – educar depois o corpo docente – os professores – e por último, educar os alunos. O “negócio” tem que vir de cima para baixo, não tem outra saída, porque piorou tudo no Brasil por causa da falta de educação. A saída que eu vejo é: educar, educar, educar. Eu faço hoje esta tertúlia, a gente hoje tem até esse processo no online, mas a minha consciência é tranquila: o que eu já fiz de tacon na minha vida foi para puder fazer a tares hoje. Eu estou tranquilo dentro de mim, eu paguei o meu pedágio para chegar aqui. (Tertúlia 0950; 1h:36m).

Pergunta. Vou deixar mais clara a minha dúvida. Eu fico num questionamento porque ao mesmo tempo em que a gente pensa em facilitar o acesso das pessoas à consulta médica, chega muita gente para mim que não tem exatamente uma necessidade – a pessoa consulta duas ou três vezes na semana, ou todo o mês está lá. Resposta (WV). Porque tem hipocondria. Pergunta. É. Mas se eu facilitar o acesso para esse tipo de pessoas eu fico até conivente com (a dificuldade de acesso) daquelas que necessitam. Resposta (WV). O ideal é você dialogar com a pessoa, (usar) a dialética. Às vezes, você pode chegar até a uma impactoterapia, com jeito. Tem que ter é muita diplomacia para você não receber um tiro na testa. Com o povo aí, você sabe, tem que ter cuidado. Mas o processo é expor o que é mais produtivo, o que é mais vantajoso. Se você chegar a uma pessoa dessas, falar que a “Lei de Gérson” ((expressão que significa levar vantagem em tudo, sem considerar questões éticas)) não tem vantagens (e explicar porquê), às vezes vale a pena. Começa a expor para a mãe, em segundo lugar para o pai e em terceiro lugar para o resto. Se a pessoa é jovem e não tem mais ninguém junto dela, você tem que dar um jeito de arranjar um outro jovem que fale com ela. Se (há entendimento) no horizontal, no vertical ninguém entende nada e eles não querem saber disso. (A pessoa mais nova não respeita a pessoa mais velha que vai falar com ela). Se for um da mesma idade e do mesmo nível – no horizontal – ela vai admitir. Isso é técnica de diálogo. Tem que usar isso, não pode escapar isso, não. Vale a pena esse esforço. Tudo é assistência. Não fica pensando que você está 100% fazendo tacon. Às vezes, você está fazendo tares. Mas é preciso trabalhar mais para você ver os resultados. Eu, por exemplo, pensava que estava sempre fazendo tarefa da consolação e com o tempo vi que não era. Quando começaram a aparecer as novas gerações – «com o povo todo daquilo que já tinha começado na raiz» – você viu que a nova geração apareceu melhor do que a primeira.  Isso já é orientação de esclarecimento. Eu vi isso. As pessoas já tinham outra mentalidade, já tinham começado a mudar. Mudar a mentalidade é a coisa pior que tem. A mudança de temperamento envolve uma porção de coisas que é difícil, mas a gente tem que insistir. Insista, não desista, vai em frente. (Tertúlia 0950; 1h:38m).

Pergunta. Existe possibilidade de um holopensene, se repetitivo, promover uma neo forma genética após nova ressoma de uma mesma conscin? Resposta (WV). Se há uma mudança de corpo, tudo é possível. Agora, numa mesma vida, “tira o cavalo da chuva” porque não tem. O corpo vai seguir a genética. Pode reformular – retoca, ajuda – mas mudar de corpo... não existe isso. Só noutro corpo. Tem que fazer uma gestação, os nove meses. Eles são indispensáveis e insubstituíveis. Se (a pergunta) é para outra vida, vai conseguir. O melhor que você faz é melhorar a sua ficha evolutiva. Olhe o saldo: quanto mais saldo… você já pensou, sair de uma dessas e pegar um macrossoma? Isso é que é o ideal. Ou vir com um paramicrochip e melhorar a situação toda? Tudo é possível. (...) Exemplo de neoforma: o “cara” era homem e vira mulher; era mulher e vira homem. A forma humanoide muda (consoante) o género do corpo. Isso às vezes muda, muito seriamente. (Tertúlia 0950; 1h:41m).

Pergunta. Você poderia comentar os itens (que expressam imaturidades) «Fato. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 fatos comuns expressando imaturidades simples, evidentes, mascaradas com mil pretextos e justificativas de identidade cultural ainda na atualidade terrestre: 01. Antidiscernimento. Exaltar o diabo e o inferno: defesa do indefensável e da irracionalidade. 02. Antissomática. Usar de modo habitual a banheira em vez do chuveiro: antissomática, insalubridade, a Antifisiologia. 03. Antitares. Ser crente: bibliotismo, automimese, dogmática, repressão, antievolutividade. 04. Contradição. Render-se à síndrome de Swedenborg: dilema Ciência-Misticismo, regressão consciencial, Psicopatologia, incompléxis. 05. Desconformática. Deixar a forma predominar sobre o conteúdo. O anticonteúdo da Arte em vez da Ciência. 06. Despriorização. Dar preferência inversa à teoria (99%) em vez da vivência (1%): irracionalidade, despriorização, antiteática, alienação. 07. Desverbação. Exibir no dia a dia incompatibilidades entre as próprias falas e ações: anticonfrontação egoica, autocorrupção, imaturidade, autassédio, antiverbação. 08. Disfuncionalidade. Inculcar a pobreza franciscana e o voto de pobreza: autodesapego, demagogia, primarismo, disfuncionalidade. 09. Extemporaneidade. Cultuar fanaticamente para todos a dieta vegetariana em vez de omnívora: sublimação infantil, superestimação, extemporaneidade. 10. Impraticabilidade. Usar os pauzinhos chineses (garfo, colher) às refeições: idiotismo cultural, disfuncionalidade, impraticabilidade. 11. Puritanismo. Instalar ducha em vez de bidê no banheiro: puritanismo, antifisiologismo, disfuncionalidade, impraticabilidade» (Vieira, verbete Banco genético), e mais especificamente o Puritanismo? Resposta (WV). Puritanismo: nos Estados Unidos, raramente você vai encontrar um bidê – inventado pelos franceses. (...). As pessoas não usam bidê mas o bidê é muito sério, evita uma porção de condições e uma das mais sérias é a hemorróida. A ducha faz mais ou menos a mesma coisa, mas não é tão prático nem objetivo – molha mais… ajuda mas não resolve. Dispensar o bidê, eu considero besteira. A mesma coisa (quanto à) Impraticabilidade: usar os pauzinhos chineses sendo que tem garfo e colher nas refeições, é um idiotismo cultural da China, disfuncional, impraticável. Então, vamos entender o que é disfuncionalidade. Na questão genética, essas coisas são muito importantes na evolução. O que é que é funcional? O que é que é fisiológico? O que é que é disfuncional? (...). A banheira é anti-fisiológica. A água fica suja. A mulher tem sete reentrâncias entre as pernas. Tem muita mulher que depois da banheira fica com alguma coisa no ouvido, no olho, no nariz… veio de onde? Veio da virilha. Gente, eu sou médico há muitos anos, essas coisas todas eu vi. E comecei lá no fim do mundo, pior do que favela. (...). Não seja crente em nada, use o princípio da descrença. Não creia em nada nem em ninguém, faça a sua experiência. (Tertúlia 0950; 1h:53m).

Mensagem aleatória