Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0927 - Amparador extrafísico



Tertúlia 0927, Amparador extrafísico, YouTube, canal Tertuliarium, https://www.youtube.com/watch?v=wiLg_A3rkVc, publicado em 28 de março de 2013.



Pergunta. O verbete a ser debatido nas tertúlias pode promover repercussão intrafísica? Resposta (WV). Nós já temos aqui (dito em 05.08.2008) uma média de 600 pessoas que acessam a tertúlia. (...) À hora em que se toca em determinado assunto, as pessoas que estão envolvidas com esse assunto tem contacto com a gente e nós que estamos mexendo com isso, vamos ter contacto com elas. A sincronicidade na vida é assim. Tudo isso tem sua razão de ser. (Tertúlia 0927; 0h:04m).

Pergunta. Quais as condições gerais para manter a confiança por parte de amparadores da ofiex e estreitar gradativamente relação com o amparador de proéxis no dia-a-dia mesmo após o desenvolvimento da sinalética parapsíquica? Quais seriam os próximos passos? Resposta (WV). Desenvolver cada vez mais o parapsiquismo, principalmente a sinalética e ter contacto com o amparador. Saber o sensoriamento, a prospecção do processo extrafísico, (o desenvolvimento) da sensibilidade de impressão – ex. sentir o toque de uma consciex. Levar todas essas sensações para laptop e estudar o problema da sinalética através da energia, estudando aquelas 40 manobras da movimentação da energia consciencial. Para arranjar amparador é ir onde estão os amparadores que é onde (estão) os assistidos. Onde tem assistidos, tem amparadores. (Tertúlia 0927; 0h:05m).

Pergunta. Em 1999 vivenciei o que parecia ter sido uma projeção semi-lúcida, precognitiva e talvez o fato mais triste da minha vida até aquele momento. Com a visão meio embaçada durante a noite, levitando e na posição horizontal, decúbito ventral, descrevi involuntariamente uma trajetória retilínea e uniforme sobre rua conhecida que terminava à beira de um rio. Lá, observei com todos os detalhes o que cinco meses após, lamentavelmente viria a ser o corpo de um primo de 13 anos achado depois do seu afogamento. Primo com o qual eu tinha muita afinidade e preocupação quanto ao seu futuro, tendo inclusive providenciado, no ano anterior sua mudança da cidade onde o fato ocorreu, mas infelizmente logo retornou. Esse caso pode ter tido a participação de algum amparador? E para quê? Qual a finalidade de me mostrar essa infelicidade? Resposta (WV). É para você ver o processo da assistência. Essa pessoa deve ter sido assistida. O amparador devia estar lá e uniu com você. Às vezes, nessa projeção, eles estavam atendendo a essa consciência e você não percebeu o atendimento porque no atendimento a pessoa fica obnubilada devido ao lastro do psicossoma. Isso tudo pode ter acontecido. (Tertúlia 0927; 0h:06m).

Pergunta. Como aproveitar as tertúlias? Você sublinha as expressões do verbete que lhe dizem respeito? Resposta (WV). Isso aí eu pergunto para vocês que estão aqui, que são os alunos oficiais, titulares, do curso. Vocês sublinham? Me dá vontade de fazer toda a pessoa levantar o seu exemplar para ver se está riscado e se não tiver eu vou puxar a orelha ou usar a palmatória ((gracejando)). (Tertúlia 0927; 0h:08m).

Hoje eu (WV) vou trazer aqui uma sutileza na questão do verbete. Questão para vocês: - Onde entra a especialização e onde entra o generalismo? Por exemplo, (nas expressões) “pesquisoteca” e “experimentoteca”, onde entra a especialização e onde entra o generalismo? (...) São os detalhes das questões de ideias que nós temos que levar em consideração. Às vezes eu estou repetindo as coisas e não tem tanta repetição assim, não. Há aproximações simples. (...) “Pesquisa” é de modo geral. “Experimento” é específico. São essas nuances que nós temos que começar a pensar, nesse nível agora. Começar a fazer a prospecção, o sensoriamento da sutileza. Isso aí é sutileza. (Tertúlia 0927; 0h:10m).

Pergunta. Qual é a relação da sutileza com o amparador extrafísico? Resposta (WV). O amparador é sutil, preocupado com as coisas e vê tudo. Ele está de psicossoma e vê antes, durante e depois. E prevê. Ele tem uma capacidade de previsão superior à nossa. Quando você começa a mostrar sutileza dentro das suas observações, ele vai dar mais valor para você e vai transmitir maior conhecimento, mais sutil. (Tertúlia 0927; 0h:21m).

Pergunta. Seria o amparo extrafísico o principal experimento da interassistencialidade? Resposta (WV). Para uma pessoa humana, conscin vulgar, a coisa mais séria é a ofiex. A ofiex é um “negócio” muito sério, porque não diz respeito somente ao assistido, diz respeito ao assistente, diz respeito ao processo intrincado e complexo da assistência. Eu não vejo outra coisa mais séria. (…) Eu acho que com o passar do tempo, toda a pessoa aos cinco anos já vai começar a fazer assistência com autoconsciência e planejando a vida para 100 anos à frente. (Tertúlia 0927; 0h:22m).

Eu (WV) acho que toda a criança devia começar a trabalhar cedo e ter responsabilidade por ela. Eu sou contra esse “negócio” do governo ((referência à proibição do trabalho infantial)), que eu acho que isso tudo aí é eufemismo e é um pouco de política chula, de populismo. Eu acho que trabalhar, se a criança quer e se sente bem, porque não? Agora, tem que deixar com espaço e não pode escravizar a criança. Eu não era escravo. Eu estudava “demais” mas também trabalhava quando precisava. (Tertúlia 0927; 0h:31m).

O Zé Vitoriano, o dono do cinema, ficou amigo meu, gostava “demais” de mim. Ele viu o meu interesse com filme, cartaz, película… eu menino, com 10 anos. Ele me colocou lá para começar a trabalhar. Comecei entregando programas (diariamente) de casa em casa e nunca joguei os programas no rio - eles tinham outro menino que cansou daquilo, jogou tudo no rio e depois eles acharam o pacote de programas no rio. Logo depois eu virei lanterninha, comecei a fazer cartaz, depois fui caixa – o bilheteiro que fica no guichê da bilheteria – e 10 meses depois eu era enrolador de fita. Eu tive que parar porque o Zé Vitoriano morreu num desastre de avião. Logo em seguida eu comecei a estudar mais com o meu preceptor. Mas veja, com 10 anos ganhei dinheiro com aquilo, ele me pagava bem, eu fechava o cinema quando acabava, de noite, e de manhãzinha às 7h eu tinha o grupo. (Tertúlia 0927; 0h:32m).

Eu (WV) acho que criança devia ter alguma responsabilidade. Eu acho que não (devia ser) só brincadeira, não. Eu acho que não adianta a gente se preocupar com isso porque com o tempo tudo isso vai acontecer. As crianças vão ficar cada vez mais vivas, mais inteligentes e a maioridade vai diminuir. Na hora em que uma moça com 9-10 anos já está dando à luz, já tem que ter responsabilidade. Agora veja, homem não pode trabalhar e mulher pode dar à luz com 9-10 anos? Que negócio é esse? Eu acho isso errado. Vocês querem trabalho e serviço pior do que dar à luz e cuidar de uma criança? Eu não entendo isso. A lei aí está “furada”. (Tertúlia 0927; 0h:33m).

Pergunta. Sou novato em Conscienciologia e estou procurando aplicar algumas técnicas como tenepes, técnica projetiva e EV mas encontro algumas dificuldades. Não consigo ficar parado no processo, talvez porque seja ansioso. Quando tento me dá um aperto entre o peito e o umbigo, parece que vou explodir. Tenho que me mexer. Alguma sugestão? Resposta (WV). O ideal é você frequentar o laboratório da Imobilidade Física Vígil durante um mês, que você vai melhorar. Em parte, o seu caso é (por causa) da droga que está te alterando ainda um pouco. Durma um pouco mais, mexa com o EV “todo o dia” (todos os dias) e quando você puder apareça, para você ir ao laboratório da Imobilidade Física Vígil. Isso aí é um caminho para que os amparadores possam te ajudar mais depressa. De qualquer maneira, se você já está fazendo isso, mostra que já melhorou muito. O seu caminho agora é liquidar com esse restinho que falta. (Tertúlia 0927; 0h:34m).

Pergunta. Como o senhor classificaria a assistência dos notáveis parapsíquicos do século XIX, incluindo os angloxações? Resposta (WV). Eles eram “fora de série” mas não conseguiram sustentar muitas coisas por muito tempo. Fizeram os processos que foram dar, com o tempo, na parapsicologia. Mas a parapsicologia ficou também na superfície dos acontecimentos porque entrou no vácuo, foi “na onda” do processo da materiológica. A materiológica (aplicada ao parapsiquismo) não leva a nada. O problema do parapsiquismo não pode ser confundido com o eletron e a parapsicologia até hoje está confundindo uma coisa com outra. Isso não adianta. A gente tem é que seguir um caminho a solo. Não tem outro jeito. Se esperar por isso, ainda vão ter muitas vidas para essas coisas melhorarem. Esse motivo que eu estou falando é independente da ciência convencional. Contra fatos, nós não vamos brigar. Aqui, o processo é a consciência estudar ela mesma, o resto é secundário. (Tertúlia 0927; 0h:36m).

Pergunta. Gostaria de saber qual é a diferença entre serenão e amparador. O senhor já esteve na presença dos dois? Pode falar qual a diferença das energias? Resposta (WV). O amparador é uma pessoa igual aquela que ele assiste. Por exemplo, uma pessoa igual a você, só que ele se manifesta diretamente através do psicossoma. Ele é uma consciex mas ele tem o mesmo gabarito e tem afinidade com você. Esse é o amparador. É você, como consciex, a fazer assistência. Às vezes é um pouquinho melhor do que você porque você pode estar com dor de barriga ou de cabeça e ele não. Mas ele equivale a você. Serenão é aquela consciência que já transcendeu esse amparador, já transcendeu o evoluciólogo, já transcendeu todos nós que somos pré-serenões. Ele é tranquilo, sabe mais, está dentro das leis do cosmos, procura afinar as reações e manifestações pensênicas dele de acordo com o cosmos. Há uma pacificação íntima que comunica onde ele aparece. Ele domina as energias. O serenão é aquela consciência que pega a energia imanente e muda muito pouco dessa energia imanente para transformá-la em energia consciencial dele. Ele pega a energia imanente do jeito que está. Então ele ajuda o cosmos, é uma mão-na-roda, ele não é empecilho, ele não impede nada, ele não é tropeço dentro dos fenômenos e de todos os processos, impulsos, condições, fluxos e refluxos do cosmos. (Tertúlia 0927; 0h:37m).

Pergunta. O amparador-cego, se não estou enganado, não teria um amplo discernimento? Podia falar mais a respeito? Os amparadores de Allan Kardec e do Chico Xavier estavam em qual categoria? Resposta (WV). Amparador-cego não existe. Existe guia-cego. Guia-cego quer dizer guia amaurótico, aquele que não enxerga. O amparador é uma pessoa técnica, não é cego. Tudo o que seja religião, seja do espiritismo, do vodu, do protestantismo, do judaísmo, qualquer coisa que tem religião é um processo dogmático. Sendo dogmático, não tem amparador, tem guia amaurótico, guia cego. Amparador é universalista, não é faccioso, não é sectário. Ele é da holofilosofia, do universalismo, da megafraternidade. Na religião é só guia amaurótico. Emmanuel, por exemplo, (o guia-cego) do Chico Xavier, foi padre não sei quantas vidas. Agora já está reencarnado, ao que me consta, porque ele falou para mim – e eu admito a minha experiência. Ele agora está na Itália e foi lá para trabalhar ainda com um processo que está ligado à igreja católica. (Tertúlia 0927; 0h:39m).

Pergunta. Sou Paulo, o espírita que lhe falou dias atrás. Como o senhor disse que eu poderia ser um questionador, permito-me ser agora. Acredito que Jesus também tinha um amparador. Baseado nisso, no seu livro branco, ((referência ao livro 700 Experimentos de Waldo Vieira)) item 439, as suas perguntas se baseiam em Jesus de 2000 anos atrás. Acha justo essas comparações? Tem notícia dessa consciência Jesus? Pergunto: se o senhor estivesse por exemplo naquela época com a sua equipe extrafísica, conseguiria implantar os conceitos da Conscienciologia inclusive com os verbetes usados pelo senhor? Conseguiria alguma coisa? Com a cultura da época o senhor seria universalista? Resposta (WV). Antes de Jesus, tinha um monte de gente dentro da Grécia Antiga – no Helenismo - (que falavam coisas) muito superiores às coisas que Jesus Cristo falou. Eu tenho que falar de Jesus Cristo (baseado) naquilo que existe, que são os quatro evangelhos sinópticos porque se eu falar diferente ninguém admite nada. Está tudo na bíblia e eu acho que a bíblia é um livro que é até pornográfico, tem uma porção de coisas erradas nele. Jesus Cristo não teve tempo de avançar dentro da mediunidade dele – estou falando a sua linguagem – igualzinho a esses médiuns que aparecem no centro espírita que estão em desenvolvimento. Ele de vez em quando ficava desassossegado. Todos os quatro evangelistas falam disso. “Ficava desassossegado” quer dizer que entrava em surto. Ele tinha surto. Quer surto maior do que aquele em que ele faz um chicote e bate nos “caras” que estão invadindo o templo? Isso tudo é surto. Ele tinha surto de mediunidade em desenvolvimento., tinha trinta e poucos anos, era muito moço, não deu para desenvolver o processo do jeito que precisava. Seria bom você ler Vida de Jesus, de Ernest Renan. Leia como é o Jesus natural. Renan falou também da igreja católica, evangelho, novo testamento, bíblia… tudo isso. Tem centenas de livros que falam de Jesus cristo, a maioria em apologia. São poucos que analisam a figura como a gente deve analisar. Ele era um homem igual aos outros, não tinha amparador, tinha guia-cego, pois ele ficava todo desassossegado, tinha que “pegar” o discípulo amado dele e subir para o monte para fazer o retiro… A melhor coisa que tem dele é o Sermão da Montanha no Novo Testamento. Agora, tem besteira grande. Exemplos: ”Ninguém vai ao pai senão por mim”; “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”: “Eu sou a luz do mundo”. Ele foi o “cara” da autopromoção. Ele foi o primeiro autopromotor público que apareceu na Terra. O segundo que está aparecendo agora, que é um pouco cabotino, é o Paulo Coelho ((gracejando)). Meninada. Para você que perguntou, ele falou que o reino de deus está próximo e isso foi há 2000 anos – você viu o reino de deus por aí? Eu ainda não vi, ele ainda não passou aqui na minha rua ((risos)). O ponto mais forte de Jesus Cristo, além do Sermão do Monte, é o domínio das energias, sem conhecer as energias. Ele era um meninão nisso. Ele era um médium ectoplasta que produzia fenómenos junto com os guias-cegos dele, do jeito que tem no movimento espírita. Lá em Goiares atualmente tem um homem que faz essas coisas (inclusive) cirurgias invisíveis. Se ele (Jesus Cristo) tivesse vivido mais tempo, ele poderia chegar a grandes triunfos e amadurecer a cabeça para acabar com a meninice dele. Será que Jesus Cristo era analfabeto? É uma pergunta que eu deixo no ar. Apolônio de Tiana era muito superior a Jesus Cristo e viveu mais ou menos naquela época. A igreja católica procurou acabar e sepultar todas as documentações a respeito de Apolônio de Tiana para exaltar a figura de Jesus Cristo. Com isso, Jesus Cristo mudou até o calendário do ocidente. “Fez fama, deita na cama” - tudo é um processo de promoção. (“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“, essa frase é atribuída a de Joseph Goebbels, mas não é porque ela já vem da antiguidade). (Tertúlia 0927; 0h:41m).

Pergunta. Como se procede à definição do amparador extrafísico para uma determinada consciência? É um acordo entre consciências amparador-amparando? É escolha do evoluciólogo? Em que momento se dá essa definição do amparador extrafísico para a consciência, durante o intermissivo? Resposta (WV). Às vezes é durante o período intermissivo mas às vezes não – a pessoa começou a trabalhar devido à proéxis dela, desenvolve e (passa a ter) um amparador para ajudar. Por exemplo, vocês acham que todas as pessoas que estão praticando a tenepes combinaram com o amparador para praticar a tenepes aqui? Não. Ninguém sabia se uma boa parte ia ter gabarito para praticar a tenepes ou não. Se a pessoa começa a trabalhar, o amparador aparece. O discípulo se prepare que o mestre aparece – isso já é antigo, é das iniciações da antiguidade, só que naquela ocasião não tinha amparador técnico do jeito que tem hoje, sem influência do processo religioso, (como temos hoje). O amparador vem de acordo com o trabalho da pessoa. Se ela está trabalhando bem, ela vai ter amparador. Quando a pessoa entra na tenepes, se a pessoa se dedica àquilo diariamente vai acabar tendo amparador naquela assistência. Dentro de duas décadas, 20 anos depois, um vintênio, aquela pessoa vai ter outro amparador para formar uma ofiex – uma oficina extrafísica. Ninguém aqui tratou com dois amparadores, não. E eles próprios, os amparadores, mudam (ao longo do tempo). Esse processo de amparo de função que tem na Terra hoje, acontece devido ao trabalho que está se desenvolvendo agora, aqui, nesse instante. Então, o processo do curso intermissivo, é relativo, nisso. (Tertúlia 0927; 0h:47m).

Pergunta. Você citou alguns exemplos de sociedades antigas que mexiam com o parapsiquismo que na verdade estavam sendo assessoradas por guias-cegos. Nesse caso, onde estavam os amparadores nessa época? Que tipo de tipo de trabalho ou ocupação ou que tipo de pessoa conectava com os amparadores de verdade? Resposta (WV). (...) A Terra não estava preparada para essas coisas nem o povo para entender nada disso. Nós estamos vivendo a era da consciência, a era dos serenões, a era dos amparadores. Essa é a era da Conscienciologia. (Tertúlia 0927; 0h:50m).

Pergunta. Sou nova na Projeciologia. Recentemente, num curso de amparadores, que fiz aqui na minha cidade, o meu frontochacra foi desbloqueado um pouco. Após isso, senti que algo mudou. Estou em curto-circuito, angustiada, como se tivesse no liquidificador mas ainda não consegui conhecer o meu amparador, caso o tenha. E sei que tenho alguém que me protege mas não sei se se trata de guia-cego ou de amparador. Como sei quem é? Como eles podem me ajudar? Estou precisando. Infelizmente, pelo fato de ainda não ter emprego, não estou podendo fazer os cursos do INTERCAMPI. Resposta (WV). ((Antes de responder, Waldo Vieira recomenda ao pessoal do INTERCAMPI que contactem a teletertuliana e a atendam)). Anota tudo o que está ocorrendo com você e com o passar do tempo vai entender todas as suas sensações e isso tudo vai melhorar. Você não tem amparador. Isso é guia-cego. Agora, se já estão mexendo no seu frontochacra, mostra que o seu amparador está a caminho, está começando a aparecer. (Tertúlia 0927; 0h:51m).

Pergunta. É possível através de mediuns, orações, oráculos ou ser devoto de determinado santo no caso dos católicos, conectar o amparador? Resposta (WV). Não. Pergunta. Existem meios melhores? Resposta (WV). É lógico. Pergunta. Como saber se o aparador está auxiliando ou se estamos sós na tarefa a executar? Resposta (WV). Amparador não usa muletas conscienciais. Ele vai direto aos finalmentes para aumentar o discernimento da pessoa. A oração nossa deve ser a nossa própria vida, o que a gente penseniza sem parar. Vinte e quatro horas por dia você está fazendo oração. Se você está com o pensamento bom, se é ortopensenidade, se o seu pensamento é recto, alto nível, você está em conexão. E se você está em conexão, você vai acessar centrais extrafísicas. Isso é muito mais do que oração. É uma ligação de três naturezas diferentes. Tem três grandes centrais que estão trabalhando com a humanidade atualmente. Esqueça todas essas muletas que isso tudo é moldura do quadro, isso é secundário, não adianta. Muleta não leva a nada, você tem que ter confiança em você, no modo de você pensar, no modo de você sentir, na sua intenção, na força da sua vontade. Isso é que é importante. O amparador vem enriquecer a força de vontade da pessoa e melhorar a qualidade da intenção dela. Quando você pega uma oração, um cristal, uma luz, uma vela, “o diabo a quatro” dessa besteirada toda, dessa parafernália de coisas, você está pondo a sua força naquilo e acabou a força da sua vontade. Com isso, você está tirando a sua responsabilidade. Nós é que temos de fazer a autocuroterapia. Nós falamos isso em impactoterapia “soco na cara e fratura exposta”, que é o jeito de mostrar a realidade. (Tertúlia 0927; 0h:52m).

Pergunta. Eu fiquei com dúvidas no item «Autevolução. Os amparadores extrafísicos podem ser mais ou menos evoluídos segundo o nível de evolução das conscins assistidas. Os amparadores dos quais merecíamos atenção e desvelo na China Antiga e na Grécia Antiga, eram menos evoluídos em relação aos operadores de hoje, dependendo dos esforços e desempenhos evolutivos das conscins com as proéxis» (verbete Amparador extrafísico). Eu pensei o seguinte: se os amparadores evoluíram, a gente evoluiu junto… Resposta (WV). … a gente era cego, então só tinha guia-cego. O serenão já vinha assim de outro planeta. Pergunta. Naquela época, aqui na Terra, tinha menos amparadores de alto nível, é isso? Resposta (WV). Hoje ainda tem muito pouco… pensa bem, naquela ocasião tinha muito menos. Agente calcula que tem uns 60 serenões no planeta. Naquela época, tinha quantos... 6... 10...sei lá?! Pergunta. Mas quando vai transmigrado fazer a evolução para outro planeta como Cro-Magnon, algum amparador vai ajudar. Resposta (WV). Não é amparador. As Consciexes Livres é que cuidam disso. Pergunta. Mas um desses Cro-Magnons melhora... Resposta (WV). Aí vem o serenão (ajudando a Lei de Darwin na ampliação do cérebro do Cro-Magnon). Pergunta. Mas a minha dúvida é: vem algum transmigrado melhorzinho ou é o Cro-Magnon que melhora e (começa a interajuda entre eles)? Resposta (WV). É serenão que vem no meio deles. O Cro-Magnon que apareceu era um serenão, era uma serenona. Esses é que fizeram o impulso. Você pensa que não tem serenão nesse povo que está indo para aquele planeta lá de Cro-Magnon? Tem, ajudando “todo o mundo”. Pergunta. O senhor mesmo falou que o primeiro Adão seria um serenão, para melhorar a genética… não é isso? Resposta (WV). Esse “negócio” é relativo, sabe porquê? Gorila, orangotango e chimpanzé, tudo é gente. Tudo é gente. A diferença é de 2-3%. A macacada não está muito longe disso. Nós somos uns macacos que fomos ao salão de beleza. Se colocássemos o mecanismo da fala nesses macacos, muito deles (mostravam-se) mais inteligentes que um monte de gente que você conhece. (Tertúlia 0927; 0h:55m).

Pergunta. Um guia-cego, desses da religião, pode fazer a reciclagem no extrafísico? Resposta (WV). Vamos (considerar) um líder de uma religião que ele (próprio) inventou. Isso tem acontecido através dos milénios. Quando ele dessoma, esse povo todo que ele encaminhou, vai tudo em cima dele. Fica primeiro aquele “negócio” enrolado que é a egrégora extrafísica que alimenta a egrégora daqui. Então, você sai do corpo e você vai ver que os judeus, com mais de 5000 anos (de história) formam verdadeiras comunexes, só de judeus. Tem “cara” que vem aqui e torna a voltar, vem e e torna a voltar e nem percebe isso. Está tudo dentro no mesmo holopensene. É o círculo vicioso de condições, das mesmas ideias, sem pesquisa. O problema todo é o dogma, a pontificação… a verdade absoluta. Pergunta. Como é que a gente sai disso? Resposta (WV). Sai disso através de todas as técnicas que nós estamos falando aqui. Pergunta. Como é que a gente sai disso no extrafísico? Resposta (WV). É você procurar as comunexes evoluídas. Desde que você tenha boa intenção, eles vão acabar te pegando. Hoje, eles levam você para o curso intermissivivo. Pergunta. Mas eu fui tirada da baratrosfera e levada para o intermissivo. Resposta (WV). Pois é, nós éramos cavalos e éguas soltas – eles enlaçaram e levaram ((gracejando)). Pergunta. É sempre esse o caminho? Resposta (WV). O caminho é de afinidade. Nós vamos melhorar (muito) à hora em que alguns aqui virarem serenões. Eles não vão deixar a gente para trás ((risos)). O “negócio” é afinidade. Não tem saída. Não adianta “forçar a barra”, isso não tem muita excepção, não. Pergunta. Onde é que entra o problema do intrafísico e do extrafísico? Resposta (WV). A paraprocedência é lá. Aqui é o teatro da vida material. A realidade não é esta, não. Nós estamos aqui num estágio. Aqui não é a escola. Por isso é que a gente quer transformar este hospital numa escola. Se os alunos de um colégio aparecerem doentes, (é preciso) tratar primeiro os doentes para eles depois serem alunos. Aqui (existem muito poucos alunos), a maioria é doente. O mega hospital é superior à mega escola da Terra, ainda. É isso que nós estamos tentando mudar. Colocar a mega escola na frente. Isso aqui é para ser escola. É Tares! Não adianta tergiversar nem recalcitar contra os grilhões da evolução. Eles são assim e não tem jeito de mudar. Tem vulcão, você come a vaca, a leoa come a zebra… é esse o processo nosso aqui. Mesmo assim é uma benção. (Tertúlia 0927; 0h:58m).

Pergunta (ABO). É só a partir da desperticidade que a gente pode aprender mais no extrafísico sem ter que ficar nesse vai e vem? Porque você ficou… Resposta (WV). Muitos já fizeram isso antes, através da tenepes, através do arco voltaico, através do estado vibracional, muitos já fizeram, em silêncio, mas não conseguiram divulgar isso. Veja, eu tentei divulgar a tenepes e a invéxis para a minha família, para os meus colegas de escola, para os meus confrades espíritas e não consegui nada… Tive que esperar duas gerações porque vocês foram instruídos para vir para cá. Eu não dava conta sozinho de fazer isso. Pergunta (ABO). Mas você está falando de uma reciclagem aqui no intrafísico. Resposta (WV). Reciclagem aqui e lá. Aqui, reflete lá. A pessoa vem para cá. Se ela melhorar, ela vai começar a melhorar a paraprocedência dela. Ela sai da baratrosfera. Mas você já pensou, o tanto de comunex mais ou menos que tem, sem ser da baratrosfera mas ainda com um ranço enorme da baratrosfera? Pergunta (ABO). Então, só quando não tiver esse ranço é que ficar muito tempo no extrafísico começa a ser vantajoso? Resposta (WV). Eu acho que uma porção de coisas vai melhorar à hora que houver colônias de outros astros outros planetas, outra situação. Aí, os holopensenes vão melhorar. Nós aqui já estamos começando a fazer o exemplo disso, a comunidade nossa, um bairro específico e aberto. A base de tudo é isso. O Estado Mundial tem que caminhar para isso. Vai chegar o dia. Pergunta (ABO). O senhor acha que é preciso maior número de amparadores? Resposta (WV). Está precisando de ter mais gente autoconsciente. É o que nós estamos tentando fazer aqui. Conscienciólogos. Esse é que é o ponto nevrálgico de tudo. È onde melhora tudo. Tem que ter cosmoética, prioridade, dedicação, tenepes, chegar na ofiex, até chegar na desperticidade. Tudo começa aqui: intermissivista; estado vibracional; tenepessista; epicon… É por aí. Você está perguntando o que é que eu estou fazendo. A minha vida e o meu trabalho todo é dedicado a isso. Pergunta (ABO). Na realidade eu estava querendo entender como é a evolução dos amparadores. Resposta (WV). É a sua! Olha que bobagem! Você está perguntando da sua evolução! Você está perguntando o que é que você é. Você já teve e vai ter amparadores que já foram generais, marechais, capitães, majores… Pergunta (ABO). A minha dúvida é se daqui a 200 anos você vai escrever assim: -“Os amparadores que tínhamos na Cognópolis...” Resposta (WV). Daqui a 200 anos, eu vou falar assim: -“Há 200 anos a Amy (Bello) era uma pré-serenona. Hoje, ela está “uma fera”! Já é desperta há não sei quanto tempo isso e ela agora está lá, ombreando no trabalho, junto com o Transmentor”. Entende? É isso. Mudou tudo. Agora, veja, nessa ocasião você está perdida ((risos)) porque se hoje você tem a gente para cuidar, lá você vai ter muito mais. Se prepare porque a freguesia vai aumentar. Olhe aí na frente, que atrás vem gente! (Tertúlia 0927; 1h:02m).

Pergunta. A propósito das pitonisas, dos santos e dos médiuns (agindo sob a influência de guias-cegos), a pessoa vai fazer uma maxidissidência, até certo ponto ideológica para começar a ter amparador? Resposta (WV). Todo o conjunto de ideias avançado cria mini e maxi dissidências. Se ocorre a maxidissidência, é uma benção. Eu estou procurando maxidissidentes, seja homem ou mulher, que apareça contra a gente. Até agora ainda não vi nada. (...) Faz só meio século (ano-base 2008) que eu estou atrás disso, desde a época em que eu comecei a esperar vocês. (...) Já vão para 40 anos que eu escrevi a teoria mais avançada, que é o Homo Sapiens Sereníssimus e ela está irrefutável. Não teve ninguém para acabar com isso até agora. Só isso, já dá uma ideia do que a gente tem aqui. Pergunta. Mas eu estou pensando é na maxidissidência que nós fizemos em relação a esses guias-cegos. Resposta (WV). Sim, mas isso aí eles já estão concertando. O curso intermissivo foi o primeiro concerto. Ele já começou a mexer com a gente. Pergunta. Mas tem assistência a esse povo agora. Resposta (WV). Tem mas na evolução ninguém dá ponto sem nó. Aquilo que você dá, você tem que receber. Aquilo que você recebe, você tem que dar. Toda a assistência é recíproca. Por exemplo, aquilo que eu estou recebendo hoje dos amparadores, eu vou ter que pagar para esse povo todo. Eu já perguntei para o Enumerador: _ “Quem é que deve mais, entre nós os dois, sou eu ou você? Eu quero ver as minhas contas, Eu quero saber se eu estou devendo muito para ele. Porque tem passado atrás disso. Eu fiquei 214 anos mexendo com isso. (Tertúlia 0927; 1h:09m).

Pergunta. Às vezes tem determinadas dicas ou inspirações do próprio amparador que na hora, no momento, a gente considera até meio radical e mais adiante a gente reconhece a clareza, a lucidez que ele teve. Essa defasagem é mais uma questão egóica nossa, é questão de confiança, de lucidez…? Resposta (WV). O que a pessoa tem que fazer é entender bem o que foi falado. Quase sempre a defasagem (deve-se) a má interpretação. Mas a má interpretação às vezes é uma coisa mais do que óbvia, não precisava de acontecer. A pessoa tem é que raciocinar mais, refletir mais, ponderar mais, ver as outras hipóteses. Quando acontecer uma coisa que chama a atenção de algum amparador, coloque-se na posição do outro, coloque-se na posição antagónica, veja do outro lado, fique na outra margem. Quase sempre a pessoa vai clarear mais o assunto. O que falta é ponderação, reflexão, recolhimento íntimo. Às vezes falta, porque as coisas são avançadas e a pessoa está vendo tudo por um só ângulo, está bitolada, é muito pontual e às vezes ela tem que ter uma cosmovisão mais ampla, tem que abrir o leque. Quando não abre o leque, a pessoa enxerga pouco e isso é miopia. Tem que fazer uma melhor interpretação: hermenêutica e exegese. (Tertúlia 0927; 1h:11m).

Pergunta. Waldo, (desde que) o Tao Mao começou a aparecer para você, quanto tempo ele ficou atuando com junto você? Resposta (WV). Ele ficou quase 50 anos comigo. (...) Ele se comunicava com uma médium que era a melhor que havia na Casa do Cinza. Foi aí que começou. Desde que ele chegou, como eu saía do corpo, eu encontrei com ele e ele “abriu uma porção de coisas” para mim. Eu já sabia quem era ele mas eu não falava isso lá para todo o espírita, porque não dava. Já era um problema, ele como ex chinês se comunicar em sessão espírita - era uma coisa totalmente surpreendente, diferente, exótica. (...) Quando ele chegou, eu já o conhecia de vista, pela clarividência. (...) Ele falou assim: -”Eu vou ficar aí uma temporada devido ao processo da energia”. Você tem que lembrar que a Casa do Cinza era de efeitos físicos, a gente mexia com o processo, até ectoplasmia apareceu, foi feita fotografia… uma porção de coisas. Ele era praticamente o que orientou mais lá na Caso do Cinza. A Casa do Cinza foi feita como um laboratório específico para ectoplasmia assistencial. (Tertúlia 0927; 1h:13m).

((Leitura)). «O visual da consciex amparadora pode ser de homem ou de mulher, em geral refletindo a fisionomia do mais recente soma corporificado pela consciência na intrafisicalidade, por isso, quando há a referência geral e didática, aqui, a amparador, deve-se entender o amparador ou a amparadora» (Vieira, verbete Amparador extrafísico). Pergunta. Quando nós não enxergamos a consciex “amparador” é a nossa lucidez que está baixa? Resposta (WV). Não. O processo de você ver com nitidez uma consciex é um dos fenómenos mais difíceis que tem. A mediunidade impressiva é muito mais fácil. É difícil, porque na clarividência tem que mexer numa porção de coisas no cérebro, para ver com nitidez. Para haver uma clarividência tem que haver uma descoincidência mínima. Isso precisa de tempo, traquejo… não é fácil. Esse é o motivo porque eu falo que a verdadeira clarividência básica, além dessa do Acoplamentarium, é a da hipnagogia mas principalmente a da hipnopompia, na hora em que você volta para o corpo (depois de dormir). Ali, você está um pouco descoincidido e não é tão difícil de ver com nitidez o que é que acontece e não precisa de tanta energia (como) precisaria para montar um fenômeno com efeito físico para você ver uma aparição na sua frente. Dá para ver detalhes da pessoa. Eu às vezes vejo essas personalidades – a minha vida inteira eu tive isso – na hipnopompia. Eu vejo com detalhes: o rosto, os olhos, até a cor, a roupa, o tecido. A gente vê tudo isso na clarividência. Isso é impressionante. (Tertúlia 0927; 1h:15m).

A clarividência entra numa porção de coisas, até no processo da sensitividade – vidas anteriores, retrocognição, simucognicão, precognição – sem precisar de ver. Na sua tela mental aparecem só aquelas sugestões. Na pangrafia, isso amplia tudo. (Tertúlia 0927; 1h:18m).

A clarividência viajora é aquela em que você vê só aquele “negócio” pontual com o mentalsoma. Pergunta. A gente consegue dominar a clarividência viajora ou ela é sempre espontânea? Resposta (WV). É muito difícil você começar a dominar qualquer coisa dessas. Quase sempre tem um amparador que te ajuda e demora anos para você começar a ter algum mando, algum governo, alguma decisão em qualquer coisa dessas. Eu acho muito difícil. O processo de ligação daqui para lá é muito difícil mas para eles, de lá para cá, também é muito difícil. Esse processo dessa dimensão aqui, é muito bem feito. O “problema” todo é a energia. Com a energia, a coisa começa a melhorar. Junto com a energia, tem que fazer assim, desassim... essa coisa toda. (Tertúlia 0927; 1h:19m).

Pergunta. Na projeção, nós não conseguimos enxergar o amparador? Resposta (WV). Se você está projetado, é outra coisa, você vai ter uma vida de consciex. Pode ter uma cosmoconsciência. Você já saiu do corpo, você está deslocado, já houve a descoincidência total. Na aparição, vidência, clarividência, você está aqui, está junto do corpo, você não se deslocou muito. Agora, na projeção consciente de alto efeito, você desencarnou temporariamente. Desencarnou, perdeu a carne, temporariamente não existe. Isso aí não é para qualquer um. A maioria desse povo que fala que faz projeção, não faz nada – tudo é processo mental de imaginação. Essas projeções que a maioria fala aí e revela que é de mentalsoma, é de imaginação. A pessoa que fala uma coisa dessas e não mudou nada na vida dela, não fez projeção. Quem faz projeção com um (alto) nível de lucidez, vai para comunex avançada. Quem vai a comunex avançada, nunca mais vai ser o mesmo. Vai mudar tudo, articular com outro nível na vida dele. Não tem meio-termo nisso. Ou a pessoa está grávida ou não está. Ou ela fez o processo de ampliação de consciência ou não fez. Não há meio-termo. E aquilo tem que funcionar. É teático – 99% de vivência e só 1% de teoria. Com o passar do tempo isso dá uma força para a pessoa, fora série. A melhor coisa que você pode ter na vida é ter gente em que possa confiar. Gente previsível. Eles (os amparadores) não são imprevisíveis. É aquilo que o amparador faz com a gente. Ele quer que você tenha energia - seja o que for, 5% que seja – mas sempre você tenha aquilo, você seja firme, constante, pontual, disciplinado, organizado, não tenha uma linha quebrada na sua vida. Quem é que vai poder confiar em você se você tem uma linha quebrada? Na hora em que começa a estabilizar, você é uma linha, a isonomia, o equilíbrio. Você nivela por cima. Isso é o que nós precisamos aqui. É por isso que eu me bato e insisto nesses pontos mais sérios que nós falamos aqui. Eu uso a matraca, vou repetindo, mostrando os factos, (usando) os ganchos. A ideia é essa. (Tertúlia 0927; 1h:20m).

Pergunta. Tenho ouvido com frequência que o senhor sugere leitura sobre Apolônio de Tiana. Por favor, há alguma literatura específica a respeito dele? Tenho interesse de aprender sobre essa consciência. Resposta (WV). (Pesquise) na internet por Apolonio ou Apollonius. (Tertúlia 0927; 1h:23m).

Pergunta (RA). Na sua experiência de maxidissidente, como foi a relação com as consciexes autoras das suas leituras ao longo dos anos? Resposta (WV). Eu tive mais contacto foi naqueles 19 anos que eu trabalhei para fazer o Projeciologia depois (de ter deixado) o movimento espírita. Então, eu queria encontrar com alguns deles para elucidar certos pontos da minha pesquisa e daquilo que eles escreveram. Encontrei com mais de uma dúzia desses autores, fora do corpo e isso me ajudou. Agora… uma boa parte deles estava num nível inferior ao que eu esperava. Então, quando a gente vai encontrar com esse povo, não deve esperar muito. (Tertúlia 0927; 1h:24m).

Uma pessoa que eu conheci que tinha clarividência, que tinha visto de perto tudo quanto é fenômeno, já tinha alcançado até holorgasmo, que é uma das coisas mais raras, à hora que (foi tirado) do corpo para ir a um lugar de encontro, no (pandeirão?), teve que (ser trazida) para o corpo de novo. Igual a esse, houve umas seis pessoas em quem eu confiava – espíritas, não espíritas, gente de tudo quanto é tipo. A maioria vai e não consegue ficar. A gente tem que trazer de volta. Agora… se é uma pessoa que está junto de você, que acompanhou muita coisa sua e não aguenta ficar 5 minutos com lucidez fora do corpo, numa comunidade dessas… Por isso é que eu (quis) ver o nível de lucidez da Monja. Eu chego até lá perto, mas dali não passo. Com o Transmentor eu aguento bem o nível. Isso é o processo da extrapolação. Nós todos aqui, como pré-serenões vulgares, temos chance de alcançar com bastante lucidez, até o Transmentor. Mas isso é extrapolação. Não quer dizer que a gente vai viver aquilo 24 horas. São vislumbres, lampejos, como a explosão solar. Não é coisa permanente. Examina isso e coloca para esse povo todo. Se os “caras” que estão com a gente, que entendem isso, que fizeram até holorgasmo… e fizeram… e não adiantou nada… (Tertúlia 0927; 1h:26m).

Um “cara” perguntou-me quantas vidas precisava para dominar o sexo. E ele já tinha dominado o processo. E era autêntico. A gente sabe porque o “cara” saiu dali do jeito que estava, peladão, fora do corpo e eu e o Enumerador encontramos-nos com ele. Foi mesmo projeção no ato sexual. Eu estudei isso “demais” esse “negócio” do povo no ato sexual, com a projeção, devido ao processo de terapia, sexoterapia. Agora… se essas pessoas que estão com a gente (todos os dias) elas têm essa incapacidade... Agora, Roberto, translada isso para esse povo. Encaixa neles. É um problemão, por isso que eu estou falando para você: - Me arranja aí… te vira… vamos ver… você e a Adriana são grandes navegadores, um dia vocês estão navegando e vão encontrar um iate de um maxidissidente … (Tertúlia 0927; 1h:28m).

Pergunta (CF). Você fala dos assistidos e do amparador extrafísico tenepessista e ofiexista «amparador extrafísico tenepessista = a consciex técnica assistindo o tenepessista, homem ou mulher, e os assistidos; amparador extrafísico ofiexista = a consciex técnica assistindo o ofiexista, homem ou mulher, e os assistidos» (Vieira, verbete Amparador extrafísico). Existe diferença evolutiva ou qualitativa dos assistidos do ofiexiste e do tenepessista? Resposta (WV). Não, não. O próprio tenepessista que está começando agora tem um tipo de assistidos. Daqui a 5 anos ele pode ter mudado tudo. Daqui a 20 anos ele muda mais. (Os próprios tenepessistas dizem que acham que mudaram de amparador e que conseguem fazer outras coisas). À hora que ele mudou, é lógico que mudaram também os assistidos. Ele vê pelos resultados. Como as pessoas são muito egóicas, eu recomendo que ele veja primeiro o resultado interno dele. Você mudou em quê? O que é que a sua assistência mudou nos outros? Quando o tenepessista (diz que está) com muito mais facilidade de entender as coisas, já mudou tudo. A parapercuciência da pessoa já está começando a funcionar porque atacou a mente dele, a psicologia, a psique. Ele já percebeu que melhorou, (que melhoraram nele os atributos “elaboração de pensamento” e “modo de pensar”, que a pensenização não é a mesma, que está diferente). Não interessa a idade: pode ser jovem, pode ser de meia-idade, pode ser de idade avançada. O tenepessismo melhora tudo. O tipo de amparo, o número, a qualificação, o resultado, o povo que recorre a ele. Pergunta (CF). Que tipo de povo recorre a ele? Resposta (WV). Tudo é afinidade, que o amparador está trazendo. É aquela farândola da baratrosfera. Pergunta (CF). Então aumenta do ponto de vista qualitativo e quantitativo? Resposta (WV). Aumenta do ponto de vista qualitativo, quantitativo e do resultado da assistência. Isso é que é a coisa mais séria: resultado da assistência. Com o passar do tempo, ouviu Cris, você vai ver isso tudo por você. Você mesma vai tirar as suas conclusões, as ilações, claras, lógicas, racionais, através dos fatos e parafatos que vão ocorrendo. Por isso o tenepessista, pelo menos (nos primeiros) 2-3 anos, é bom anotar tudo o que acontece com ele, no laptop. É a melhor coisa que ele faz. Tem que ter paciência, não pode ter preguiça. (Tertúlia 0927; 1h:29m).

Pergunta. Tenho a leve desconfiança de que o meu ilustre amparador anda me colocando em chapa quente e sem óleo. Vou começar a voluntariar no laboratório da Psicologia Forense da faculdade onde estou estudando. Atender só consréus “brabas”. O que é que você acha? Pode me ajudar? Resposta (WV). Se você quer ajudar e tem confiança no seu pulso, vai em frente. Usa bastante estado vibracional antes, durante e depois. Você tem muito gabarito mas se você já está fazendo um desafio desses, o “negócio” vai aumentar, pode esperar. (Tertúlia 0927; 1h:33m).

Pergunta. Tive uma experiência com alta nitidez ao ver o rosto de uma moça com detalhes, coincidentemente ao acordar no domingo de manhã, exatamente no final da semana do PDP (Programa de Desenvolvimento Parapsíquico) sobre clarividência em S. Paulo. Seria esse o experimento que relatou? Como avaliar o conteúdo? Resposta (WV). É justamente isso. Na hora em que a pessoa está começando a “virar gente” aqui nesta dimensão, que está começando a abrir os olhos, que está entrando no corpo totalmente. Você viu o rosto – sempre começa pelo rosto. O corpo inteiro e só depois a paisagem, o ambiente e o cenário. E sempre é o rosto de uma pessoa. Com o passar do tempo vem duas, três e várias, como se fosse a fotografia de um grupo. Depois vem o cenário. (...) Você se sentiu bem à hora em que viu essa consciex? Isso te deu alguma ressaca energética? Se deu ressaca, “tem boi na linha”, tem alguma coisa atrapalhada. Pode ser até que tenha amparador mas (você deve alguma coisa para essa pessoa) porque senão ela não apareceria nessa condição. Tem “boi na linha”, você tem “culpa no cartório”. Se você se sentiu bem, (ou se teve) até uma euforia, isso mostra que tem amparador e que você está bem com a consciex. Qual foi o conteúdo do fenômeno? Todo o fenômeno parapsíquico tem que ter conteúdo. Qual a mensagem? Não adianta ver só a imagem, tem que (perceber) a mensagem. (Tertúlia 0927; 1h:34m).

Pergunta. Nos 214 anos do Zéfiro ((referência ao período de 214 anos que Zéfiro passou na intermissão antes de uma mini proéxis que teve em Espanha)), o público-alvo de assistidos foi mais de conscins ou de consciexes? Resposta (WV). Foram as duas coisas mas eu estava trabalhando muito na reurbex. Então, tinha períodos que era mais consciexes que a gente estava prepararando para vir para cá e preparando também aqueles que podiam ser triados para curso intermissivo. Tudo isso é secundário porque: à hora que você mexe com consciex, mexe com conscin; à hora que você mexe com conscin, mexe com consciex. Neste nosso nível troposférico e paratroposférico, se mexeu num, mexeu no outro. Pergunta. Eu queria saber se (existe) alguma diferença básica entre esse processo de assistência do amparador para conscins ou para consciexes. Resposta (WV). À hora que você começa a mexer com os graúdos, você vai mexer muito com o problema maior da reurbanização. Mesmo depois de eu vir para cá, ainda tinha muito disso. Eu saía e via aquela multidão. Enchia de energia – chegava lá e distribuía aquilo como a gente distribui alimento, para melhorar. Com isso, foi feita a reurbanização de muitos lugares extrafísicos. Pergunta. Mais com consciexes, nesse caso. Resposta (WV). (Sim). Dependia, porque isso não (estava) na mão da gente. Você é aliciado, chamado, convocado para ajudar na assistência. (Tertúlia 0927; 1h:36m).

Pergunta. A partir de quando os amparadores extrafísicos de gabarito começaram a actuar? Resposta (WV). (...) Para a raia miúda, os para-pés-de-chinelo, os paradespossuídos, começou no século passado, mais ou menos de 1950 para cá. Antes havia mas eles não apareciam. (...) Primeiro vieram (os amparadores extrafísicos). (Depois, vieram os chefes deles – os evoluciólogos). (Depois vieram os chefes deles – os serenões).(...) (Quando) vem a consciex livre, muda tudo. Já é outra coisa, já não tem psicossoma, já não dá para a gente medir, nós não temos mais unidade de medida, a régua acabou… ultrapassou! Eu acho muito difícil ter tido muita gente no passado, pela lógica histórica porque se tivesse, uma coisa puxava a outra. (A potestade celeste não é serenão porque está associada a religião). O serenão não pensa nisso. Havia muita fantasia, imaginação. Nós, com isso que estamos fazendo, estamos procurando colocar os dois pés em cima da rocha e o mentalsoma no cosmos. Por isso eu peço que vocês critiquem, desanquem com os textos. Vamos examinar isso. Refutação e debate, esse é o caminho. (Tertúlia 0927; 1h:37m).

Pergunta. A data de 1950, em que os amparadores extrafísicos mais evoluídos começaram a atuar já é o resultado da questão da reurbanização? Resposta (WV). É. Mas eles começaram a reurbanização mesmo, lá do modo deles, mais ou menos lá por 1100. A coisa vem vindo. Eu tive contato com isso no século XVIII (dezoito). Antes da Revolução Francesa eu já estava mexendo com isso. Os 214 anos ((referência ao tempo de permanência na última intermissão de Waldo Vieira)) são mais ou menos isso. Já tinha alguma assistência mas… se hoje nós estamos a título precário, antes era precaríssimo. (Tertúlia 0927; 1h:40m).

Pergunta. «No desenvolvimento dos trabalhos assistenciais da Consciencioterapia, o amparador extrafísico atua na função de coterapeuta» (Vieira, verbete Amparador extrafísico). Resposta (WV). Podia dar um exemplo de como o amparador ajuda? Tudo é um processo de inspiração e ampliação da conotação energética. Por exemplo, como ele pode enlear o assistido e o assistente da consciencioterapia, como ele faz o acoplamento energético disso. Ele vai ser aí o coterapeuta. Ele fica ali como um ponto de segurança. Na verdade, são três. É assim que funciona, por todo o lado. A psicografia, qualquer mensagem mediúnica ou processo parapsíquico é como se pulasse a corda. Ele dá o pensene – a ideia, o sentimento e a energia. (Tertúlia 0927; 1h:41m).

Pergunta. «O amparador ou desassediador atua ao modo de benfeitor extrafísico, técnico em energias conscienciais e assistências interconscienciais» (Vieira, verbete Amparador extrafísico). Como é que o amparador auxilia no caso do autodesassédio? Resposta (WV). No autodesassédio ninguém auxilia. É a pessoa que tem que fazer isso. Ele faz é o heterodesassédio. Pergunta. Mas o heteroassédio tem uma base no autoassédio. Resposta (WV). À hora que a pessoa faz um pequeno autodesassédio, vem o heterodesassédio do amparador. A assistência de função só existe se a pessoa deixa. (Tertúlia 0927; 1h:51m).

Pergunta. Pítias, santos e médiuns têm guias-cegos, guias amauróticos. Ao longo das existências, quem teve nessas condições como é que faz para assistir esses guias cegos? Resposta (WV). Hoje você vai atender o povo todo (incluindo muitos) que foram guias-cegos de trabalho anterior. Eles não conseguiram chegar ao curso intermissivo mais cedo, você chegou, você domina o processo, está na frente, está ajudando-os. (Tertúlia 0927; 1h:52m).

Pergunta. Ontem, eu estava andando na rua e vi uma aluna minha com uma postura incorrecta. Se eu conhecesse a família dessa aluna eu conversaria com a mãe para ver como é que poderia melhorar, encaminhar. Hoje, me apresentaram uma senhora e ela se identificou como a mãe da mesma aluna. Resposta (WV). Você fez evocação e eles ajudaram. Pergunta. Isso acontece muitas vezes. Se eu pensar… Resposta (WV). Essa é a assistência do dia-a-dia. Sincronicidade. (...) Pergunta. Como tirar mais proveito dessa facilidade que tenho? Basta eu pensar… Resposta (WV). Vai anotando isso tudo e leva isso em consideração, seriamente, para ajudar os outros. Vê onde é que pode ajudar mais. Anota, vê o conteúdo, se você participou corretamente ou erradamente, o que você precisa para melhorar… tem que ver isso tudo. (Tertúlia 0927; 1h:53m).

Pergunta. Ocorreu de, ao acordar de um sono curto após o almoço, ver uma figura como se fosse uma gosma de formato humanoide e cor meio púrpura,com os braços abertos como num abraço. Na hora veio a ideia de fazer um EV. Aí, acordei. Isso era um assédio? Não tive nenhuma repercussão maior. Resposta (WV). Isso aí deve ter sido uma consciex que estava querendo aparecer para você na clarividência hipnopômpica. Isso é muito comum. Você falou “uma gosma de formato humanoide” - isso é típico, quando a (consciex) quer materializar e a configuração não está perfeita. O fenômeno é real. Houve alguma coisa. (Tertúlia 0927; 1h:55m).

Mensagem aleatória