Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Tertúlia 0857 - Tara parapsíquica



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 1/11


O termo tara, no contexto de tara parapsíquica, tem o significado de peso, ou carga. (Tertúlia 0857 - 1/11; 0h:00m).

O bloqueio energético cortical acontece quando as energias gravitantes se fixam dentro dos dois hemisférios cerebrais da pessoa. Mais de 70% dos elementos da humanidade tem bloqueio cortical, percebido quando se faz o arco voltaico.. (Tertúlia 0857 - 1/11; 0h:04m).

Existem muitas centrais extrafísicas. Umas são mais fortes, tem mais potência do que outras. Quem as orienta são serenões do Colégio Invisível dos Serenões. Os orientadores evolutivos comandam a organização administrativa ou paradministrativa. Na tarefa do estado vibracional, na tenepes, na ofiex, na interassistencialidade de modo geral, todas as centrais funcionam e principalmente as da energia. (Tertúlia 0857 - 1/11; 0h:07m).



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 2/11

Existe assimilação de energias conscienciais antipáticas das consciexes nos processos de iscagem mas a conscin lúcida, sensitiva e parapercetiva desassimila naturalmente. Quem tem boa intenção, tem predisposição para desassimilar o negativo e ficar com a energia positiva assimilada porque os afins atraem-se, num processo de afinidade. Quem não tem energia antipática, não vai afinizar-se com energia antipática, fica refratário ao assédio. (Tertúlia 0857 - 2/11; 0h:06m).

Para alcançar a autoimunidade consciencial, a primeira coisa a fazer é trabalhar o estado vibracional. A segunda é fazer assistência, de preferência as técnicas da tenepes. (Tertúlia 0857 - 3/11; 0h:02m).



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 3/11

Um sobrinho de Chico Xavier foi vítima da Segunda Guerra Mundial enquanto piloto da Royal Air Force (RAF) britânica. Quando criança, muito pequeno ainda, desenhava o painel dos aviões da RAF, mesmo ignorando o que desenhava. Isso aconteceu porque no momento da dessoma súbita, o piloto em desespero fixava o painel do avião e essa imagem ficou como um estigma mnemónico durante o seu curto período intermissivo (10 a 12 anos). Sabe-se que foi vítima porque ressomou num ambiente de parapsíquicos que reconheciam a sua energia positiva e facilmente poderiam perceber a sua retrovida. (Tertúlia 0857 - 3/11; 0h:04m).



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 4/11


Assimilação energética. A assimilação é universal, cósmica, ininterrupta, o tempo todo, em qualquer lugar. Ela depende do contacto. Esse contacto pode ser pensénico, físico, telefónico ou extrafísico. O contacto é que faz a assimilação. Se fecharmos os olhos e pensarmos numa pessoa, já fizemos assimilação. A evocação é a coisa mais simples que há em matéria de contacto e assimilação. (Tertúlia 0857 - 4/11; 0h:00m).

O desperto domina o processo de assim e desassim, não só porque não tem má intenção mas também porque já teve tantos precedentes, tanta acumulação de vivências, que é veterano, atacadista, refratário, imune e capaz de superar tudo espontaneamente. A refratariedade às energias antipáticas baseia-se na acumulação de vivências, o que por sua vez também leva à desperticidade. Uma coisa leva à outra. É o encaminhamento, a abertura natural da consciência. (Tertúlia 0857 - 4/11; 0h:02m).

As consceneres podem ser conscins ou consciexes. São consciências energívoras. São pessoas “esponja” que assimilam as energias negativas e gostam disso porque são baratrosféricas. Têm voracidade, fome e sede pela energia. (Tertúlia 0857 - 4/11; 0h:03m).

Pergunta. Qual é o critério para a pessoa não exceder a competência? Resposta (WV). Ela vê o fôlego que tem, ela sabe. Se ela passar do fôlego, vai “dar com os burros na água”, “põe a vaca no brejo”. O problema é dela. Ela tem que estudar. Ver como é que funciona. Isso acontece só no início. Daí a pouco a pessoa aprende. “Gato escaldado tem medo de água fria". (Tertúlia 0857 - 4/11; 0h:05m).

Seres despertos evoluem, transformam-se em semiconsciexes, teleguiados e evoluciólogos. (Tertúlia 0857 - 4/11; 0h:07m).



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 5/11


O serenão pode atuar positivamente com a sua energia num continente inteiro sem fazer estupro evolutivo. A sua tara parapsíquica é capaz de suportar o peso da presença e a força da pressão das energias conscienciais antipáticas, sem se perturbar. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:00m).

Em algumas situações adversas, mantém-se a situação de ser refratário durante várias horas. Em outras situações, não há a possibilidade de manter a refratariedade com o trabalho de limpeza através do estado vibracional (EV), nem durante alguns segundos. Isto acontece porque às vezes a refratariedade ultrapassa o nosso microuniverso. Uma coisa é o egocarma, outra coisa é o grupocarma. Temos que pensar no problema grupal, coletivo, e na nossa capacidade individual. A gente é refratário naquilo que a gente pode. Quando não podemos, encapsulamo-nos com uma blindagem energética para superar o processo. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:02m).

A Tara parapsíquica distributiva é a condição do ser desperto dedicado à Policarmologia pangráfica. A policarmalogia está para além do egocarma e do grupocarma. Quando a pessoa entra no policarma, ajuda sem ninguém a fiscalizar e sem esperar retorno. A policarmalidade é tão natural na evolução como a interassistencialidade. A policarmalidade é uma tara parapsíquica distributiva. Quem faz isso, está pensando perto do serenão, já bem junto do evoluciólogo, está fazendo assistência, não tem mais egoísmo. Ódio, mágoa, ressentimento, melin – tudo isso já tirou do seu dicionário. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:04m).

Para você deixar uma semente melhor para a próxima vida, para fazer um autorevezamento, não há coisa melhor do que um livro. As instituições derrubam-se, mudam, mas o livro, o original, permanece. A sua ideia está ali, a sua assinatura pensênica está lá firme. É difícil ultrapassar a grafopensenidade em matéria de deixar uma semente como autorrevezamento para a próxima vida. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:06m).

Peso da presença e força da pressão. Encontramos pessoas que «são leves», «não pesam». Outras chegam e ficamos com «um pé atrás». Isso é o peso da presença. A força da pressão é o impacto que nos dá quando chegamos a um lugar, como por exemplo uma pressão na cabeça. Isso é a força da energia do ambiente, do holopensene que está funcionando sobre nós. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:08m).
O autoacumpliciamento por parte da conscin pode ser feito sem intenção. Por exemplo, se uma pessoa se apaixona por outra pessoa que não conhece direito, ou se recebeu um convite para fazer parte de uma sociedade e o aceita sem perceber bem de que se trata, pode estar acumpliciando-se sem saber bem a quê. (Tertúlia 0857 - 5/11; 0h:09m).




Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 6/11


Nas catástrofes naturais (tsunamis, furacões, avalanches, inundações, terramotos) e nas guerras, há assistência das centrais extrafísicas e das comunexes mais avançadas. As catástrofes fazem parte da escola da Terra. São provas, exames difíceis que temos que fazer. Há sempre uma certa limpeza. Retempera, contrabalança a vida na Terra. Mas por vezes há falta de discernimento, quando por exemplo uma inundação destrói um aglomerado populacional e logo depois o aglomerado está implantado no mesmo sítio. A natureza humana tem um problema de local muito sério. É um processo telúrico. É como se a raiz dela, a pré-kundalini estivesse grudada no lugar. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:00m).

Aceitar uma derrota como uma lição aprendida, vale a pena. Não fique procurando, pela terceira, quarta ou quinta lição para aprender. Aprenda na primeira. Tome uma atitude logo. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:04m).

Incutir medo não é o ideal. Quem usa mais isso é a mamãe e o papai para a criança. "O bicho papão vai-te pegar". Isso não é o ideal. A psicologia, a pedagogia e a puericultura condenam isso. A gente não deve promover o medo de caso pensado (ex. ameaça com o umbral, com o inferno). Deve é libertar a pessoa. Mas por vezes as pessoas aprendem com o medo, isso é inevitável. O estudo do medo é outra coisa. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:08m).

Uma pessoa lúcida e honesta que é advogada e não exerce está fazendo uma omissão deficitária. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:09m).

Dificuldade em sentir o EV de manhã. Não há razão para que uma pessoa que já tenha passado pelo terceiro sono e esteja repousada tenha dificuldade em sentir o EV de manhã e perceba que as manobras energéticas ficam mais fáceis ao longo do dia. Primeiro: é preciso ver qual é a sua carga horária de sono. Segundo: é preciso ver qual é a sua qualidade de sono. Terceiro: é preciso saber quanto tempo a pessoa leva a acordar. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:09m:30s). 



Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 7/11


Ainda não temos o talento devido para estender a energia fora de nós mesmos com “olhos de ver” e “dedos de sensoriar”, para reconhecer seres despertos pelas energias. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:00m).
Uma pessoa que é tenepessista há cinco anos mas sem ter desenvolvido o parapsiquismo, questiona se estará mesmo assistindo alguém ou se é melhor parar. A resposta do professor Waldo Vieira é que deve estudar mais a técnica da passividade activa e continuar. Nunca desistir porque "atrás disso tem coisa". Não é bom desistir. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:01m).

Uma pessoa energívora é um vampiro. Ela chupa-nos. O tipo de vampirização que acontece mais hoje na Terra é através da pessoa adolescente (alguns vêm e chupam as energias através dela), que tem alteração quase sempre no cardiochacra. A tendência da pessoa é pôr a mão, quase sempre a esquerda, no peito, em cima do externo. A vampirização é feita através dela, mas ela nem sabe que é vampira. Aquilo vai piorando com o passar do tempo. Com o tempo pode surgir uma doença. Ela chupa do povo e eles chupam dela. É o vampiro perfeito e mais comum do que se pensa. Encontram-se nas boites de jovens entre aqueles que estão mais quietos. Eles são esponjas inconscientes. O adolescente ainda não assentou a consciência dele. Nesse período os credores do passado identificam-no e começam a vampirizá-lo. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:02m).

Existem comunexes de tudo quanto é tipo. Não existe a ótima e a que não presta. Existe uma gradação de tudo quanto é tipo, como aqui. Tem comunex perto de local que é muito baratrosférico – local de transição, para ajudar. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:07m).

Ajudar na baratrosfera, direto, é a coisa mais difícil que tem. O holopensene é tão forte, a força da pressão é tão intensa sobre a pessoa que se ela não tiver cuidado vai ficar igual a eles em alguns minutos. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:08m).

Calor nas palmas das mãos é o início da sensibilidade do chacra secundário palmar. Isso mostra que tem a ação do nervo vegetativo - simpático e parassimpático. Podem aquecer ou esfriar os pés, dar arrepios, tiques, mioclonia e tremores. São tudo alterações do nervo vegetativo de quem está desenvolvendo o processo parapsíquico. Não é doença. É um problema de desenvolvimento, de melhoria da condição da pessoa. A maioria daqueles que estão desenvolvendo o parapsiquismo passam por essas sensações. (Tertúlia 0857 - 7/11; 0h:09m).






Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 8/11

Uma pessoa pode ter um alerta consciencial através de um pequeno acidente de percurso. Sofreu um pequeno acidente, foi alertada mas não levou isso em consideração. Um segundo e um terceiro acidente já podem ser maiores. A pessoa que não presta atenção ao alerta, não tem autodiscernimento, autoconsciência dessa realidade. (Tertúlia 0857 - 8/11; 0h:00m).





Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 9/11


A boa intenção abre caminhos. Você vive com outras consciências. Não há evolução sem outras consciências. Os afins se atraem. Se você tem empatia com outra pessoa, vocês vivem grudados, não tem saída. Cedo ou tarde vocês grudam. Isso é afinidade. É o processo da empatia. Vocês gostam um do outro. A boa intenção vai fazer você crescer junto com essa pessoa. Se você vai crescer junto com ela, existe o sinergismo: um potencializa o outro. Já não ficam dois, já equivale a três. Então, (a boa intenção) não só abre caminho como melhora o livre arbítrio e o discernimento da pessoa. Tudo melhora através da boa intenção. Boa intenção só, não resolve. Boa vontade só, não resolve. O que resolve é o autodiscernimento para a pessoa saber o que presta e o que não presta e distinguir o melhor do pior. Não adianta só boa vontade e boa intenção. (Tertúlia 0857 - 9/11; 0h:09m).

Para fazer vampirização inconsciente a pessoa não precisa ter má intenção. Pode estar vampirizando os outros sem saber nada. Ela é a consenere. (Tertúlia 0857 - 9/11; 0h:10m).







Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 10/11


Pergunta. Quais indicadores de desempenho na produção do EV podem indicar os níveis de realização do EV e fornecer o necessário feedback ao processo de realização e aprendizado? Resposta (WV). Olha como você se sente com o EV, olha o pós-EV, olha se você não tem nenhum processo de ressaca energética. Veja depois se você abriu caminho naquilo que você vai fazer. Por exemplo, você estava com um telefonema enguiçado, você mexeu antes e o negócio desenguiçou. Você estava com uma coisa lá parada fazia três semanas, começou a mexer mais com o EV e aquilo também abriu caminho. Estes níveis de realização dão-lhe o feedback do EV. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:00m).

Pergunta. Em casa sinto um tipo de energia dos amparadores e pela afinidade a cognição e associação de ideias parecem fluir melhor. No ambiente da tertúlia pareço estar dentro de um liquidificador energético. Isso me confunde. Resposta (WV). Você não está sabendo conviver com os outros. Cuidado a dirigir carro. Na rua está a multidão e a multidão está armada com armas chamadas veículo. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:01m).

Pergunta. Existe diferença entre a tara parapsíquica de um sensitivo da tacon e um sensitivo da tares? Resposta (WV). Sem dúvida alguma. Se ele é da tacon geralmente tem um guia cego, se ele é da tares, geralmente tem amparador. O amparador pode aumentar, desenvolver e potencializar a tara parapsíquica da pessoa. Ela vai ter mais confiança em si mesma. O amparador é uma abertura de caminho. É a luz no caminho. Melhora tudo. O problema é começar a estabelecer comunicação com o amparador. A pessoa que não se comunica com o amparador, não deve estar boa em matéria de passividade, na tenepes. A gente conquista a amizade do amparador fazendo assistência. Agora, guia cego, é só fazer evocação. A maioria dos guias cegos são consceneres. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:02m).

Os afins atraem-se. Os afins de outras vidas, são mais profundos, os afins da presente vida são mais superficiais mas tudo é a mesma coisa porque sempre tem uma raiz atrás, ninguém se encontra aqui pela primeira vez. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:04m).

Você acha que encerrou a tua participação assistencial para não entrar na interprisão mas continua recebendo feedback. É afinidade, necessidade, arrimo, amparo, dependência, attachement. Tudo é energia. Essa empatia é energia. Ninguém perde ninguém. Não brigue com ninguém. «Briga com “o cara”, fica preso com ele». (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:05m).

Seu Manuelzinho ((referência ao médium espírita Manoelzinho Motta [1913-2006])) era da tacon e estava na desperticidade. Era um “cara” muito bom e sabia fazer desassédio para valer. Ele era muito forte. Ele já tinha uma tara (parapsíquica) positiva de autodefesa energética muito grande. Era um desperto amador, mas era. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:08m).

Paraprofilaxia interconsciencial. A pessoa sabe que a interassistencialidade é inevitável mas muito positiva e ela está disposta a fazer isso. Ela quer fazer uma prevenção, quer limpar, renovar tudo aquilo que deixou para trás – às vezes uma bagagem patológica. A Paraprofilaxia entra justamente nisso. Se tiver que escolher os assistidos, escolha aqueles que você ache que são mais contra você. Com isso vai limpar mais o passado. (Tertúlia 0857 - 10/11; 0h:09m).


Aula 857 Tara Parapsíquica - Parte 11/11




Referência dos vídeos.
Tertúlia 0857, Tara parapsíquica, reprodução da tertúlia em 11 vídeos, YouTube, canal irinho, https://www.youtube.com/watch?v=C8EAFB3jKpI&list=PL28F9939AEFDC28A1, publicados em 25 de julho de 2008.

Mensagem aleatória