Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Personalidades: Joaquim Maria Machado de Assis [1839–1908]

 

Machado de Assis. Pergunta. Gostaria que o senhor respondesse se há informação ou informações sobre a personalidade Machado de Assis e, se está ressomado, se há possibilidade de que esteja na CCCI ((referência à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional)). Resposta (WV). Não sei. Agora estão comemorando, só se vê Machado de Assis na mídia por todo lado – é o bruxo que está revivido. Ele era uma cabeça, mas eu acho que se ele fosse mais combativo seria melhor. Ele tinha um certo complexo e era doente. Eu desejo que nessa próxima vida ele seja um intelectual sem epilepsia e sem o complexo de inferioridade (que ele tinha) devido a ser mulato. Aquilo era um problema para ele, na ocasição. Hoje, se ele vier, até como preto, que seja avançado e que não tenha um processo de retraiamento nas posições. Ele fazia muita média devido a essa condição, a meu ver. Esse é um trafar de Machado de Assis – eu sempre achei. Pergunta. Nós poderíamos pensar que ele teria a síndrome da subestimação em um certo nível, ou não? Resposta (WV). Em certas coisas sim, não em todas. Ele era genial. Agora, veja: sem epilepsia ele mostraria mais o génio dele, que ele não conseguiu mostrar. Você sabe que tem até foto dele de quando ele desmaiava na rua. Ele perdia os sentidos (quando) tinha uma crise epilética "grande mal" ((referência a ocorrência de crises convulsivas)) na rua. Ele era mesmo epilético "grande mal" e naquela condição não havia muito tratamento. Aquilo era um senhor problema para ele, até um certo ponto. E ele conseguia superar o que ele podia, coitado. Eu penso que agora, numa próxima vida, ele vai superar isso tudo. Tem muita coisa interessante em tudo o que ele escreveu e no modo de escrever também. Ele é considerado o maior escritor do Brasil. Eu acho o Machado de Assis, por exemplo, muito superior ao Saramago, que ganhou o Prémio Nobel – para vocês terem uma ideia –, na minha opinião. E não estou "puxando brasa" para o Brasil nem nada, isso é a minha opinião. (Tertúlia 0966; 0h:45m).

Mensagem aleatória