Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Detalhismo: Megapensenologia

 

Autoconfissões queimam etapas. Pergunta. «Autoconfissões queimam etapas» (Vieira, verbete Drama de Consciência). O senhor refere-se à pessoa assumir para si mesma aquilo que ela não queria nem pensar? Resposta (WV). Em parte. E depois ela falar para os outros. Mas a primeira coisa é ela se expor, para si, e depois para os outros. Ela reconhecer o mal que ela praticou. Isso é o primeiro passo para melhorar. Autoconfissões queimam etapas. Pergunta. Eu acho que, se abrange o “hétero” também, poderia ficar só “confissões queimam etapas”. Resposta (WV). Mas eu quero falar é “auto”, para chamar a atenção da pessoa. Porque uma confissão de uma instituição inteira, um monte de gente, um grupo (a exemplo da confissão da quadrilha quando é pega pela polícia), dilui a responsabilidade. A autoconfissão não, ela é específica da pessoa. E queima etapas porque (quando) a pessoa confessa, sai um peso das costas. Aquilo sempre ajuda, para ela pensar noutros níveis. Então, a tendência dela é melhorar. (Tertúlia 0941; 1h:35m).

Maximudança gera multimudanças. Pergunta. O fator desencadeante para a maximudança gerar multimudanças é o abertismo consciencial? Resposta (WV). É o abertismo consciencial quando ele está focado no universalismo cosmoético. É a holofilosofia, é você assentar toda a sua programação existencial ou a sua autopensenização na expressão “que aconteça o melhor para todos”. Com isso, você começa a errar menos. Esse é o caminho da intercompreensão maior, mais ampla. (Tertúlia 0956; 1h:49m).

Mensagem aleatória