Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Ser / Estar *


Ser e estar. É importante que as pessoas se consciencializem desse processo de ser e estar. Uma coisa é a pessoa ser. Outra coisa é ela estar temporariamente com alguma coisa. A pessoa não é um cargo, ela está com um cargo que vai deixar. Você "é" um homem, mas na verdade você é uma consciex que "está" como homem. É o processo da temporalidade, do poder temporal, da fugacidade da realidade nossa. (Tertúlia 0919; 0h:03m). "Eu estou no caminho certo? Eu estou actualizado nos meus esforços?" "Eu estou bem com a minha proéxis?" "Eu sou candidato e estou a trabalho". O ser e estar podem ser colocados dentro do contingenciamento do momento evolutivo. "Eu estou na electronótica mas eu sou conscienciólogo". (Tertúlia 0919; 0h:37m).

Princípios conscienciais. Pergunta. Somos princípios conscienciais em evolução ou estamos como princípios conscienciais em evolução? Resposta (WV). Nós somos princípios conscienciais em evolução que estamos aqui temporariamente. (Tertúlia 0919; 0h:05m).

Definição. Pergunta. Na definição «o ser / estar é a condição ambígua ou antípoda na qual a conscin lúcida, intermissivista, vive nesta dimensão intrafísica do autorrestringimento somático, ao alcançar a autoconsciência plena quanto à inteligência evolutiva (IE)», acho estranho que "o ser e estar" seja uma "condição ambígua ou antípoda" para um tema que é homeostático. Resposta (WV). O ministro diz: - "eu não sou ministro, eu estou ministro". Isso não é ambíguo? E não é antípoda? No entanto, se uma pessoa tem autoconsciência do ser e do estar, é homeostático. Roberto, você quer explicar isso? Resposta (RA). É a questão da pessoa ter a visão da ambiguidade. Ela vê os dois lados da coisa. Resposta (WV). Para a pessoa chegar na cosmovisão, ela precisa disso. (Tertúlia 0919; 0h:13m). Como é que a pessoa vai saber se ela é ou está se não tiver alguma inteligência evolutiva ((referência à definição de ser / estar))? Nunca vai ter confiança, vai ficar sempre em dúvida. Aqui, nós temos certeza. Eu (WV) por exemplo, nunca sofri de dúvida mortificadora. Nesse meu corpo, nessa minha vida, nunca tive isso. Qualquer coisa... eu entro aqui em transe e vejo a situação. Isso tudo aqui é temporário. Quem estuda o ser e estar fica até sem graça se for ter que falar em matéria. É como se a pessoa que tem a matemática superior fosse começar a estudar de novo a tabuada. (Tertúlia 0919; 0h:47m). Pergunta. Quando a pessoa perde a noção da temporalidade de determinados papeis que ela desempenha aqui, você consideraria que ela não tem a autoconsciência plena ((referência à definição de ser / estar)) nesse momento em que ela se identifica com o corpo? Resposta (WV). Eu acho que nós todos aqui vamos alcançar a consciência plena com a cosmoconsciência. Quando a gente chegar nisso, já é uma minipeça dentro de um maximecanismo, já está acessando as centrais extrafísicas da verdade, a situação muda toda. Vamos caminhar com essas técnicas que a gente tem falado aqui, que são pequeninas mas resolvem: EV e desperticidade. (Tertúlia 0919; 0h:48m).

Cosmovisão e percepção. Pergunta. Porque é que a autoparapercepciologia vem depois da autocosmovisiologia ((referência à secção Interdisciplinologia do verbete Ser / Estar))? Resposta (WV). A autoparapercepciologia vem depois da autocosmovisiologia porque uma pessoa pode começar a ter os dados da cosmovisão e não saber nada. À hora que ela tem a parapercepciologia, já está consciente disso. Por exemplo, a maioria acha que teve uma projeção de corpo mental e foi só imaginação. A parapercepciologia é a hora em que ela está realmente lúcida, está sabendo, já vivenciou, é veterana, está traquejada com o fenômeno parapsíquico. (Tertúlia 0919; 0h:16m). Pergunta. Eu pensava que a cosmovisiologia vinha num certo estágio do parapsiquismo e você falou que poderia surgir antes. Eu não entendi isso. Resposta (WV). Uma pessoa pode ter uma cosmovisão física maior do que a média, acima da mediocridade e no entanto é uma cosmovisão eletronótica. Por exemplo, possivelmente esse senhor aí da televisão ((referência ao físico indiano Amit Goswami)) já tem uma cosmovisão maior do que a média da Índia. (Tertúlia 0919; 1h:14m).

Cosmoconsciência. Pergunta. No orientalismo existe uma relação muito grande entre o "eu sou" com a cosmoconsciência. O "eu sou" verdadeiro, é a cosmoconsciência? Resposta (WV). Até um certo ponto, não deixa de ser. Você está como Jarbas mas você é uma consciex. Essa consciex vai ser uma consciex livre – isso é "eu sou". (Tertúlia 0919; 0h:57m).

Ser e estar do serenão. Pergunta. Eu gostaria de saber do ser e estar do serenão dentro da multidimensionalidade pensênica. Resposta (WV). Ah! Quem sou eu?! Eu desejaria também saber. Se você ficar sabendo me fala. A gente pode supor o serenão falando: -"Eu era evoluciólogo. Agora estou pensando em ser consciex livre". (Tertúlia 0919; 0h:29m). Pergunta. Poderia por gentileza falar mais sobre escolher o serenão para antónimo de ser e estar ((referência ao verbete Ser / Estar "Antonimologia: 1. Serenão. 2. Consciex Livre"))? Resposta (WV). Ninguém escapa ao ser e estar. Nós aqui somos pré-serenões. O serenão é mais avançado, é antónimo da gente. Muito mais definido, ele sabe o que é ser, ele sabe o que é estar. Por isso que eu falei: - Eu era evoluciólogo, hoje eu sou serenão mas eu quero ser consciex livre" ((referência a uma hipotética afirmação de serenão)). Sei lá se ele fala assim: - "Hoje eu estou aqui como serenão porque eu já posso ser. Eu não sei. (Tertúlia 0919; 0h:32m).

Autoimagem. Pergunta. Não entendi bem o que o professor Roberto acrescentou sobre a autoimagem da conscin. O senhor poderia explicar melhor? Resposta (WV). O Roberto vai explicar. Resposta (RA). É o problema da autoimagem distorcida. A pessoa constrói uma imagem achando que é o corpo e esquece a realidade da autoconsciência. É o problema de gerar um pensene distorcido. Ela pensa e sente que é o corpo. Exemplos da Caracteriologia do verbete (Ser / Estar): «sou jovem (consciencialmente) / estou velho (somaticamente)». Na hora que ela tem uma percepção, ela gera uma autoimagem e essa autoimagem pode estar coerente com a realidade dela ou incoerente. (Tertúlia 0919; 0h:34m).

Valorização do prioritário. Pergunta. Poderia explicar melhor "a valorização do prioritário melhor ou ideal permanente"? Resposta (WV). Prioritário melhor é o que você escolhe para ser, dentro das suas opções e alternativas. Ideal permanente é isso (que você escolhe) que caminha para o seu objetivo dentro da proéxis. (Tertúlia 0919; 1h:20m).

Efeito ser-estar. Pergunta. O que é "o efeito ser-estar"? Resposta (WV). O que é que você "é" e o que é que você "está sendo". É o esclarecimento, a tares. Você fica esclarecido e amplia a autocognição. Ser e estar é autocognição, autopercepção. (Tertúlia 0919; 1h:29m).

Dispersão consciencial. Pergunta. Dá para dizer que a pessoa que tem a síndrome da dispersão consciencial vive mais no estar e não consegue perceber a condição do ser? Resposta (WV). Às vezes ela não está nem no "estar", ela está na lua, fora da realidade, alienada. Está na anarquia, na desordem e na regressão. A bandeira dos corruptos é "desordem e regressão" em vez de "ordem e progresso". (Tertúlia 0919; 1h:33m).

Paraprocedência e intrafisicalidade. "Ser" é paraprocedência. "Estar" é intrafisicalidade. Para vocês aqui, quanto ao ser, vocês têm que pensar é no Pombal. Foi quando vocês receberam assistência mais meritória. (Tertúlia 0919; 1h:51m).

Efeitos físicos. Pergunta. Como o senhor avalia a holobiografia de Moisés, aquele que abriu o mar para os judeus atravessarem. Esse fenômeno de abrir o mar foi verdade? Moisés faz parte do nosso grupo evolutivo? Resposta (WV). Eu não sei. Eu conheço uma porção de Moisés mas não esse que você está falando. Esse negócio de abrir as coisas fisicamente, isso não tem nada de mais. Isso já aconteceu comigo e com a turma que estava comigo. Mas não foi no mar. Eu vou dizer para vocês. Nós entrámos numa mata para ver o que estava acontecendo porque tinha uma luz lá na frente. Aquilo estava difícil. Chegou num ponto que o "negócio" estava terrível. Então nós começamos a jogar energia. Eu estava na frente do "negócio", quando "o troço" abriu assim (abrindo os braços repentinamente)! "Todo o mundo" passou. "Todo o mundo" viu isso. Isso aconteceu em Minas. Nós fizemos um trato de ninguém falar que aquilo tinha acontecido porque tinha uma pessoa lá que era protestante. Abriu o mato. Isso é possível. Por causa do processo do efeito físico. Então eu não vejo isso como uma coisa assim tão grande, não. Mas eu não acho que lá abriu o mar. Deve ter acontecido alguma coisa inicial. É igualzinho àquele "negócio" de tempestade de Jesus Cristo. Eles falam que era “aquele furor” e era uma coisinha à toa. Jogou energia na nuvem e aquilo melhorou. É mais fácil de mexer com nuvem do que com gente. Depende da pessoa ter energia, ter convicção e ter o ambiente adequado para isso. Eu não vejo isso como uma coisa fora de série, não. Moisés foi grande devido aos mandamentos. Mas o mandamento maior quem deu foi Jesus Cristo: amar a todos, universalmente, de uma maneira da megafraternidade, universalisticamente, quem nem ele cumpriu. Ele falou que "ninguém vai ao pai senão por mim", ele não era universalista. Ele não seguiu o que ele falou. Mas depois ele falou assim: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Aí sim, aí ele já falou bem terra-a-terra. Era "estar". Não era "ser". (Tertúlia 0919; 1h:52m).

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