Divisão III (Detalhismo). Pergunta. A ordem das seções dentro do detalhismo tem uma lógica? Eu ainda não entendi. Resposta (WV). Tem vários. Principiologia: tudo começa no princípio, é óbvio. Interdisciplinologia: está no fim, é o conjunto por atacado, da ideia, é quando o detalhismo se fecha. Teoriologia: tem que vir antes da vivência. Neossinapsologia: a pessoa já começa a mexer com alguma coisa nova. Tecnologia: a parte prática; a teoria vem antes da técnica. Laboratoriologia: isso é da técnica, é a continuação da técnica. Efeitologia: é continuação da técnica. Ciclologia: mexe com a cronémica, o efeito vem antes. E agora vem as categorias de pluralismos. Interaciologia: é a mesma coisa da Binomiologia mas apurado, depurado, com aplicação. Crescendologia: é a mesma coisa, só que em ordem ascendente. Trinomiologia: é o óbvio. Polinomiologia: expande para quatro e para o resto. Paradoxologia: já é uma pequena interação do binômio, da interação e do crescendo. Politicologia: eu estou mostrando a minha política - do ponto de vista intelectual, estou mostrando para você como eu fiz a listagem do detalhismo. Legislogia: quem mexe com a lei é a política. Depois vem as partes negativas (Fobiologia, Sindromologia, Maniologia…). Holotecologia: eu já mostro que tem uma parte prática onde você pode ir buscar a mentalsomatologia, a cronobiologia, aquilo que você quiser - nas tecas tem o que você quer. Tem lógica? É um critério. (Tertúlia 0924; 0h:55m). Pergunta. A Antagonismologia, em vez de vir depois da Polinomiologia, não poderia vir junto da Binomiologia? Resposta (WV). Não. O antagonismo é perto da parte patológica. Politicologia e Legislogia também tem patologia. Entendeu? Os afins se atraem. Eu estou baseado nos fatos. (Tertúlia 0924; 1h:00m). No processo parapsíquico, tem que olhar os detalhes, as sutilezas, as nuances. Porque é que eu (WV) falo tanto aqui em detalhismo? Olha aqui ((apontando o verbete)): a sessão número 3 é o detalhismo. Se a gente não começar a falar nesse detalhismo do jeito que nós estamos fazendo aqui, a pessoa não vai ter ideia dos processos parapsíquicos, ela fica muito superficial, não aprofunda, não tem cosmovisão. E o que nós queremos é a cosmovisão com profundidade. É o caminho. (Tertúlia 0968; 1h:15m).
Divisão
IV (Perfilologia). Pergunta.
A sessão Perfilologia, em si é uma sessão bem rica em termos de
conscienciometria, porque você pode analisar na Elencologia ou na
Masculinologia ou na Femininologia aqueles itens onde você se encaixa. Resposta (WV). Eu repito
muito, para a pessoa não se excluir do tema. Está entendendo? Então, por
exemplo: você é duplista ou você é duplólogo ou é os dois?; você é um
maxidissidente ideológico?; você é tenepessista? Está tudo aí. Então, a pessoa
vai ver que este tema interessa a ela. Pergunta. E ela tem mais adequação àquele tema, de acordo com a
quantidade em que ela se enquadra na perfilologia? Resposta (WV). É isso que a gente deseja, que
ela faça a interação disso com as argumentações que nós temos aqui ((referência a todo o verbete)).Pergunta. No caso da
Hominologia… Resposta (WV). No
caso da Hominologia é para chatear a pessoa, porque ela quer tirar o corpo fora
e ela sai de um e cai no outro. Então ela acaba se enquadrando dentro de um
curral, não tem jeito de escapar. Por isso eu coloco sete (na maioria das
vezes). Veja bem, tem uns muito parecidos, de propósito, para ver as nuances do processo. No verbete Casa do intelecto, vamos ver os hominis:
intellectualis, cognitor, autolucidus, logicus, perquisitor, polymatha, holothecarius. Olha que tem até uma
certa ascendência – pouco a pouco vai aumentando, de intelectual a holotecário.
O holotecário é muito importante. Eu não estou falando aqui da holoteca nossa,
estou falando é da holoteca da pessoa, do leitor. Pergunta. A minha pergunta é quanto à analogia:
é aquilo que você pode se considerar realmente ou é aquilo que você gostaria de
ser? Resposta (WV). É
você que vai ver. Você é 10% disso ou nem chegou lá? Ou você já é 90% e já está
passando para outro? A Hominologia é uma coisa séria para pensar – vale a pena.
Eu já dou o nome em latim para não haver dúvida. E é internacional. Não adianta
vir fazer uma tradução errada disso, porque o latim é muito incisivo, é
matemático. (Tertúlia
0966; 1h:46m).
Divisão V (Argumentologia). Pergunta. Eu queria entender porque é que Culturologia está dentro da Argumentologia e não no Detalhismo. Resposta (WV). Porque a cultura é uma coisa básica, de “todo o mundo”. Ela envolve tudo o que eu estou falando aqui. Qual é a sua cultura conscienciológica? Qual é a sua cultura tenepessológica? Qual é a sua cultura ofiexológica? Qual é a sua cultura do estado vibracional? Ela envolve tudo, tem de ficar mais para o fim, na Argumentologia. Você pode especificar uma porção de coisas aí. Tudo está em andamento, não tem nada definitivo. (Tertúlia 0924; 1h:18m).
Seção 02 (Verbete;
In: Vieira, Waldo (Org.);
Enciclopédia da Conscienciologia) Especialidade.
Pergunta. Consegui na internet acesso a um quadro sinóptico com 70 especialidades da
Conscienciologia. Notei que em alguns verbetes a especialidade citada não
constava no quadro sinóptico. O senhor poderia comentar quantas Ordens Lógicas
e quantas Especialidades existem hoje na Conscienciologia? Resposta (WV). Eu estou usando umas 300
especialidades. Não quero aumentar muito as Ordens Lógicas. Aquele quadro
sinóptico foi feito com quatro tipos de critérios diferentes. É o melhor
processo que eu arranjei até hoje (dito em
29.07.2008). Isso já tem vários anos e eu não tenho nada para mudar na
orientação do que está ali. Tudo começa na Pensenologia – no seu modo de
pensar, de sentir e de agir. (Tertúlia 0921; 0h:13m). Pergunta.
Na sua visão, a Paracosmovisiologia é uma das especialidades mais
avançadas? Resposta (WV). É. Pergunta. A unidade de medida seria a
cosmoconsciência? Resposta (WV). Até um
certo ponto. Mas a cosmoconsciência que não seja de conscin – que seja de
consciex lúcida. Aí é mais ampla. (Tertúlia 0932; 1h:02m). Pergunta. No verbete ((referência ao verbete Whole
Pack Conscienciológico)), há muita citação da proéxis. O Whole Pack
mais importante para o nosso nível evolutivo tem a ver com a proéxis? Resposta (WV). Sem dúvida.
Eu coloquei (o verbete) na Autodiscernimentologia porque a
Autodiscernimentologia serve para ver o Whole Pack, a proéxis e tudo o mais. (Tertúlia 0944; 1h:37m).
Seção 04 (Verbete;
In: Vieira, Waldo (Org.);
Enciclopédia da Conscienciologia) Tematologia.
Quando vocês forem analisar um verbete, é bom ler o verbete inteiro. A
Fatologia ((referência ao verbete Primeira Preocupação)) é nosográfrica mas olha bem a
Priorologia. Olha o contrabalanço, onde eu (WV) estou
falando na "luta contra o apagão de
idéias, ou o blecaute da inteligência".
O verbete é neutro. A Fatologia é nosográfica e a Priorologia é homeostática. (Tertúlia 0911; 0h:59m).
Todo o verbete que aborda ciência ou técnica é neutro. Por exemplo, eu vou
fazer uma chave – pode ser para abrir alguma coisa ou pode ser para abrir a
cabeça de alguém. (Tertúlia
0933; 0h:40m). Pergunta. Waldo, em função da definição de Omniquestionamento,
a tematologia do verbete não devia ser homeostática? Resposta (WV). Não,
porque a pessoa pode fazer um questionamento em cima da gente, até melhor do
que o nosso, mas com intenção negativa. Pergunta. Mas então não está cosmoético. Resposta (WV). Mas aqui
é neutro. Pergunta. É por isso que eu estou perguntando. Se é «a postura
intraconsciencial de questionar tudo e todos a partir dos princípios da
Cosmoeticologia, da Evoluciologia...». Resposta
(WV). Você não entendeu: a Tematologia é uma
coisa; a Definologia é outra; a Exemplologia é outra… (...). O melhor é ver no
verbete Verbete «Tematologia: Temática; tema central específico
de alguma de 3 categorias, tipos ou naturezas em relação à Cosmoeticologia e à
evolução das consciências; homeostático ou sadio; neutro ou
ambivalente; nosográfico ou patológico; classificado em itálicos.
A área de interesse, as prioridades da consciencialidade evoluída. Dependendo
do teor específico da abordagem e das argumentações, determinado assunto pode
ser analisado em 3 verbetes distintos, correspondentes a cada qual dos 3 temas
centrais: o homeostático, o neutro e o nosográfico. Item fixo. V. o
livro 700 Experimentos da Conscienciologia». (Tertúlia 0938; 0h:33m).
Seção 12 (Verbete;
In: Vieira, Waldo (Org.);
Enciclopédia da Conscienciologia) Antonimologia.
«Antonimologia: 1. Técnica da circularidade. 2.
Técnica do crescendo. 3. Técnica da exaustividade. 4. Técnica do detalhismo. 5.
Técnica da câmara de autorreflexão. 6. Técnica da conscin-cobaia (Vieira,
verbete Técnica tertuliária). Pergunta. O senhor
poderia explicar a Antonimologia? Resposta (WV). Tudo isso envolve as
tertúlias e depende da tertúlia. Técnica da circularidade: todos os dias eu
repito coisas que eu já falei – isso é circularidade. Técnica do crescendo:
hoje mesmo eu estou trazendo um verbete (com um tema) que eu (ainda) não
trouxe. Eu já trouxe sobre “verbete”, eu já trouxe sobre “tertúlia”, mas
“técnica tertuliária” é a primeira vez – é a técnica do crescendo. Técnica da
exaustividade: eu vivo falando isso aqui todo dia. E (técnica do) detalhismo: é
o que eu dou mais. Pergunta.
Isso eu entendo. Mas eu queria entender porque
é que você colocou (estas técnicas) na Antonimologia. Resposta (WV). Porque isso é diferente da técnica tertuliária. A técnica
da tertúlia, é da tertúlia; a técnica da exaustividade é outra coisa. É um
antónimo, é outro tipo de técnica. Você entendeu agora? A nossa sinonímia diz
respeito àquilo que está sendo tratado, observa bem; a antonímia é o contrário.
Por exemplo, na sinonímia (tem) a técnica conscienciológica e a técnica das
tertúlias conscienciológicas. Mas, a técnica da circularidade (está na antonímia
porque) pode ser para tudo – pode ser sobre conscienciologia, sobre física,
sobre bioquímica… Entendeu? É isso. (Tertúlia 0970; 0h:05m).
Seção
14 (Verbete; In: Vieira,
Waldo (Org.); Enciclopédia da Conscienciologia) Atributologia. A Atributologia segue o padrão: "Predomínio
d…, notadamente d…". Predomínio, autodiscernimento de alguma coisa que se
vê pela especialidade. Os verbetes são complexos, mas fáceis de montar porque
tudo tem uma fórmula, uma chapa, uma equação. É só seguir aquilo. Um verbete
pode ser o resumo de um livro. O conjunto de técnicas que compõe a redação da
enciclopédia tem que ser bem entendido. Tem que olhar os detalhes. A redação de
um verbete entra na exaustividade quando eu (WV),
dentro dos meus dicionários cerebrais, não tenho mais nenhum vocábulo para
acrescentar. Num verbete pronto, é difícil acrescentar qualquer palavra. (Tertúlia 0898; 0h:23m).
Seção 22 (Verbete;
In: Vieira, Waldo (Org.);
Enciclopédia da Conscienciologia) Fatologia.
Pergunta. Lendo os
itens elencados na Fatologia ((referência
ao verbete Drama de Consciência)) percebi um crescendo
nosográfico e, na sequência, um crescendo homeostático. Ou seja, do fundo do
poço aos píncaros da luz. Foi essa a intenção? Por favor, esclareça. Resposta (WV). Eu posso
começar, tanto na parte negativa como na parte positiva. E posso acabar, tanto
na parte negativa como na parte positiva. O “problema” é clarear o assunto.
Para clarear, a gente tem que usar as duas coisas. Agora, o que manda, lá no
fim de tudo, é a gente poder clarear para evitar o nosográfico doentio e
errado. Este verbete, de hoje, é nosográfico, ele é da Parapatologia. Então,
quase sempre eu começo a mostrar a coisa pior para depois mostrar a coisa
melhor e a solução que pode ter para isso. Uma das coisas sérias para você também
ler é na Argumentologia «Culturologia: a cultura do acobertamento
anticosmoético» que a gente tem que evitar e depois a «Autoilusão. Segundo a
Autenganologia, importa esclarecer existirem pessoas estacionárias se sentindo
e se julgando muito competentes e traquejadas na área de assistência à saúde,
na Psiquiatria, na Psicologia e na Consciencioterapia. No entanto, não
apresentam competência, pois se apresentassem já teriam feito o autodiagnóstico
psiquiátrico do próprio distúrbio, óbvio para os outros. Tais personalidades
profissionais desatualizadas não sofrem drama de consciência e ainda nem
empregam o autodesconfiômetro», porque também vale a pena a gente pensar nesse
tópico. É muito comum, nos verbetes, você ver que eu começo no pior e acabo no
melhor. Outra coisa: se você pegar o meu livro Conscienciograma, que é o
manual que nós fizemos com 2000 abordagens à consciência, para a pessoa se
estudar e estudar os outros, cada folha de avaliação – que são 100 ao todo e
cada uma com 20 itens –, começa no pior e acaba no melhor. Se você não tem o Conscienciograma,
chega aqui que eu vou te dar o livro para você ver e eu te mostrar como é que
isso funciona. Uma das técnicas que a gente tem é você começar e caminhar num
crescendo positivo – você vai naquilo que está ampliando a ideia para o
positivo. Então, você sai da sarjeta e chega aos píncaros de luz, como você
falou. (Tertúlia
0941; 0h:35m).
Seção 35 (Verbete; In: Vieira, Waldo (Org.); Enciclopédia
da Conscienciologia) Enumerologia.
Na Enumerologia você uma lista, um rol, uma relação de coisas que têm um
encadeamento. Esse encadeamento pode ser lógico, aleatório… Encadeamento
aleatório parece um paradoxo, um oximoro, mas existe. «A primeira atitude; a
primeira manifestação; o primeiro indício; a primeira evidência; a primeira
conclusão; o primeiro passo; o primeiro tempo» (Vieira, verbete Primeira impressão). Que orientação tem
aqui? É difícil, parece tudo igual. Se você fosse colocar numa ordem lógica, a
primeira conclusão devia vir no fim – aqui, não está na ordem lógica. Aqui
mostra as reações que a pessoa tem: atitude; manifestação; indício; evidência;
conclusão; passo; tempo. Se nós formos perceber bem, existe uma orientação
lógica, mas ela é mais complexa. (...). Às vezes a Enumerologia desvia para um pequeno
detalhe ou um viés do assunto, mas não enfoca o assunto em si, total. Esta aqui
enfoca. Vamos ver se tem lógica. A primeira atitude; você tomou uma atitude. A
primeira manifestação: depois se manifestou a respeito do que você viu. O
primeiro indício: você viu que o nariz da pessoa estava virado para a esquerda.
A primeira evidência e a primeira conclusão: aquilo era muito importante porque
ela estava cheirando o ambiente. O primeiro passo: você usa um detergente para
limpar. O primeiro tempo: (já pode) entrar naquele local. Está bem encadeado.
Eu não coloquei uma coisa óbvia, mas tem a sua razão. (Tertúlia 0935; 0h:43m).
Seção
43 (Verbete; In: Vieira,
Waldo (Org.); Enciclopédia da Conscienciologia) Politicologia. Pergunta.
Como é que o senhor escolhe as cracias para colocar na politicologia? Resposta (WV). Aquelas que
correspondem a alguma coisa ((relacionada com o tema do verbete)).Vamos ver se
essas correspondem ((referência
ao tema Indução inicial)):
asnocracia – é o que tem mais; cleptocracia – é o roubo; corruptocracia – é a
corrupção; lucidocracia – é a lucidez que a pessoa precisa de ter, tanto a
vítima como a pessoa que está querendo induzir os outros; conscienciocracia – é
o que nós estamos tentando implantar. (Tertúlia 0962; 0h:46m).
Seção
52 (Verbete; In: Vieira,
Waldo (Org.); Enciclopédia da Conscienciologia) Elencologia. O homem de ação é a pessoa dinâmica. Se ele é
intectual, ele é dinâmico - ele escreve artigo, faz palestras, participa de
cursos, faz divulgação, informa e se comunica. Se é parapsíquico, ele é da
dinâmica, ajuda os outros, faz assistência. (Tertúlia 1005; 0h:40m).
Seção 55 (Verbete;
In: Vieira, Waldo (Org.);
Enciclopédia da Conscienciologia) Hominologia.