Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Waldo Vieira: Projetor

 

Vida como consciex. Pergunta. Quando o senhor estava escrevendo Projeções da Consciência passou bastante tempo vivendo como consciex. Resposta (WV). Até hoje eu sou assim. Na maior parte do meu trabalho eu sou consciex. Na minha vida actualmente - eu estou com 76 anos - eu acho que mais da metade desses anos eu não fui brasileiro. Eu não morei no exterior muito tempo, não. Não é isso que eu quero dizer. Eu não fui brasileiro. Durmo, deixo de ser brasileiro. (Tertúlia 0919; 1h:32m).

Estudo da projeção. Eu (WV) estudei dezenas de anos o processo de projeção. Para fazer o livro Projeciologia, eu demorei 19 anos cotejando tudo quanto era fenômeno. Com 14 anos eu já estava estudando 222 fenômenos parapsíquicos para chegar no processo da projeção, que a gente chamava de “desdobramento”. Com o passar do tempo, eu desdobrei mais esses temas, por causa do “desdobramento”, da projeção consciente. A Conscienciologia é justamente isso. Que é que adianta você sair do corpo se você não vai fazer nada, não vai mudar a sua vida, não vai ter ideia nova, não vai reformular o seu bem-estar? A Conscienciologia é justamente isso. A gente tem que sair do corpo com um objetivo produtivo em favor da gente, em favor dos outros, em favor de tudo. Tem lógica? (Tertúlia 0931; 1h:33m).

Projeções em grupo. Pergunta. Pode contar-nos alguma experiência projeciológica em grupo? Resposta (WV). Tem um livro meu chamado Projeções da Consciência (onde relato) projeções em grupo. As projeções em grupo, geralmente, não é a gente que promove. É uma projeção assistida por amparadores que ajudam outras pessoas a sair junto com a gente. Durante alguns anos eu tive essas projeções para preparar a turma que mais tarde veio para trabalhar comigo, principalmente no Centro da Consciência Contínua, mais tarde no IIPC e (ainda) mais tarde aqui também na Conscienciologia. Isso tudo foi uma experiência muito rica, muito séria e que me deu muita alegria e muita decepção – porque há muita gente que eles colocaram junto e que "deram para trás". É muito difícil realmente quando você chega a qualquer multidão, ou seja, mais de 3 pessoas, para fazer qualquer trabalho maior em conjunto – há muitas intercessões e muitas interferências e intercorrências. Se você junta 5 pessoas, que vão trabalhar em conjunto, quase sempre é fácil de acessar uma dessas pessoas. Então os assediadores anulam uma pessoa que está ali. Por isso, em certos trabalhos, é bom que tenha uma equipe maior, porque se um falhar, outro toma a rédea. E as pessoas não devem fazer sempre o mesmo trabalho. Quando são poucos os elementos que constituem uma administração, o ideal é que cada elemento desses saiba funcionar em todas as funções, encargos, trabalhos e tarefas – a pessoa (deve) rodar em todas aquelas áreas, aqueles sectores, aqueles departamentos, para que a organização, a instituição, a empresa, fique defendida, porque se amanhã acontece acidente ou intercorrência, o outro sabe substituir. (Tertúlia 0963; 0h:12m).

Projeções de consciência contínua. Pergunta. Qual o maior período do professor projetado? Fazendo o quê? Por favor, detalhes. Resposta (WV). O maior (período) que eu já tive (projetado) foi uma experiência que eu tive que fazer para mim, como uma afirmação pessoal. (...). Eu comecei a estudar a descoincidência vígil e através da descoincidência vígil, comecei a ver se eu podia passar 48 horas sem perder a lucidez. O corpo dormia mas eu não perdia a lucidez. Eu considero isso, um processo mais sério do que a projeção. Porque a projeção, depois de meia hora já começa a afetar o corpo. Eu não estou falando de uma pessoa que entrou em estado de coma. Eu estou falando é quando ela está projetada – ela às vezes vai e volta até acertar o corpo numa posição que não vai dar nem cãibra, nem problema de circulação, nem qualquer coisa nesse sentido. Mas mesmo assim, (meia hora após ter deixado o corpo com) o cérebro vazio de consciência, quase tempo tem problema no corpo. Eu já passei mais de hora, mais de uma vez, mas com assistência muito grande dos amparadores. Quando acontece uma projeção mais prolongada, o ideal é o projetor ou a projetora sair e tornar a voltar. Por exemplo, a primeira vez, a pessoa sai e depois ela se interioriza. Na segunda, só chega perto com as energias e ela já acomoda o corpo. Numa terceira, ela vem e já vai sentir que está tudo bem. Com isso, a pessoa pode fazer uma projeção mais complexa, mais longa, em locais diferentes, quer dizer, em comunexes diferentes e em condições de distância. De modo que, eu considero importante, tanto a projeção conjunta, quanto a projeção de consciência contínua, quanto a projeção prolongada. Agora, a projeção de consciência contínua, essa é a coisa mais séria. A pessoa só consegue mesmo, na prática, se ela conseguir ficar 48 horas. O corpo dorme e ela está lúcida. Não boceja e mantém a lucidez o tempo todo. Eu considero que esse feito é superior a todos os outros. Agora, eu vi que se eu deixar (de fazer) determinados trabalhos e me dedicar a isso, eu sou capaz de passar muito mais tempo. Com 48 horas eu vi o meu taco, o meu pulso, eu tenho confiança em mim. Não adianta o que é que vocês pensam, não interessa. Não interessa nem o que é que o amparador pensa, eu só sei que (sou) capaz de fazer isso. (Tertúlia 0963; 0h:15m).

Mensagem aleatória