Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Pensenidade: Materpensene *

 

Amparo extrafísico. Pergunta. De acordo com a Codigologia «o materpensene de determinado grupo compõe o código evolutivo dos componentes» (Vieira, verbete Materpensene). Dentro dessa lógica, fica claro a inexatidão de quaisquer vínculos a ideologias, credos, filosofias, religiões, etc. Por essa mesma lógica, parece exato supor que o amparo extrafísico deve existir dentro dessas correntes de pensamento. Senão, como mudar no tempo, o seu materpensene? Resposta (WV). Para isso é que existe o holopensene, a forma holopensênica, o processo de você ficar ficar serenão na frente da maioria dos seus colegas de evolução. O seu materpensene pode sobrepujar, ultrapassar essas questões todas dos outros. O amparo extrafísico sempre vem, dentro da afinidade do materpensene. O amparador extrafísico é uma pessoa como a gente, só que ele se manifesta diretamente pelo psicossoma e a gente pelo soma. Mas a afinidade, o nível de entendimento, o nível evolutivo, é mais ou menos o mesmo. É o materpensene que é “casado”, que se parece muito, que é muito igual. Não chega a ser idêntico mas é assemelhado. Então vamos entender. “Por essa mesma lógica, parece exato supor que o amparo extrafísico deve existir dentro dessas correntes de pensamento”. Sem dúvida alguma, “senão, como mudar no tempo, o seu materpensene”? Mas o materpensene seu, supera isso. Uma cultura age em cima da pessoa mais do que um materpensene isolado, seu ou meu. Mas o materpensene dela pode crescer de uma tal maneira que ela vai virar serenão antes de mim, de você e daquela cultura. O seu raciocínio está correto. Religião, já era. Cria um materpensene de tenepes. Aí, você substitui a religião, substitui os partidos políticos, substitui ideologias e substitui a síndrome da ectopia afetiva. (Tertúlia 0930; 0h:05m).

Influência. Pergunta. Até que ponto o materpensene grupal influencia ou é influenciado por uma consciência? A consciência que está em processo de evolução melhora o holopensene grupal a partir do seu, ou iria ser influenciada por ele? Exemplo: uma consciência que resida em Brasília, por mais que melhore a sua pensenização, teria tendência de continuar autoritária? Resposta (WV). Se aparecer aqui um serenão, o materpensene dele vai dominar o nosso naquilo que ele se manifestar, se ele quiser. Então, há materpensene que pode dominar. A maior prova é o grupo volitativo. Quando uma consciexe (mais evoluída) leva outras consciexes – 6, por exemplo – para outro planeta, estas vão seguindo encapsuladas em grupo, na parapsicosfera dela. É a parte do “ene” que é a mais grossa, a mais difícil, funcionando dentro do materpensene. Se já tem consciexes que conseguem dominar o “ene”, que não é fácil, no “pen” vai ser muito mais fácil, se a consciex já domina o processo a partir do “pen”. No grupo volitativo, é um processo do “ene”, porque é energia. Tem que segurar aquele povo todo e levar. Você já pensou, chegar num curral e levar mil rezes com você?  Ninguém vai sair, não precisa de cachorro para ir atrás...nada. Você segura toda a boiada. O processo da manada é um fato. Vocês querem mais liderança do que essa? Essa é que é a verdadeira liderança. Vocês já viram uma porquinha quando dá as tetas para os porquinhos? É aquilo. Pensa por aí que nós vamos continuar entendendo. Agora, quero dizer aí para o meu amigo, o seguinte: uma pessoa que vai para Brasília, se tem predominância no “pen”, ela não vai ficar intoxicada pelo processo do autoritarismo e da autocracia de Brasília, de modo algum. Eu trabalhei uma boa temporada em Washington e aquilo não me afetou nada. Pelo contrário, lá eu atendi muita gente, durante muito tempo. (Tertúlia 0930; 0h:15m).

Manter holopensenes positivos. Pergunta. Muitas vezes, através da vontade, da intenção, do foco, dentro da minha atual inteligência evolutiva, tento formar pensenes, holopensenes e materpensenes melhores e mais funcionais. Como manter holopensenes positivos e impedir a decadência de um meio insalubre e desfavorável em um meio salubre? Resposta (WV). Isso é o problema de “todo o mundo” que está na Terra, principalmente dos intermissivistas – que fizeram o curso intermissivo. Você pode estar dentro do olho do vulcão ou do furacão e você não ser impedido por aquilo. (...) A intenção é que manda. Para manter esse foco, você tem que ampliar as suas condições de organização e disciplina. Para isso, eu vejo que a técnica principal, que ajuda mais, é o registro, é anotar. Por isso, o laptop hoje é um grande instrumento para o povo. De todos esses processos que já apareceram na Internet, além da internet propriamente dita, dentro da cibernética e dentro da informática, o laptop, o notebook, é uma das coisas mais práticas que eu já vi até agora porque você leva ele para todo o lado. Não é celular, é notebook mesmo. (Tertúlia 0930; 0h:19m).

Autavaliação conscienciométrica. Pergunta. Quando você faz a autavaliação conscienciométrica, você pega “n” variáveis. Qual é o “pulo do gato” para chegar no materpensene? Resposta (WV). É ver aquilo que predomina dentro do seu conscienciograma particular, pessoal. Há pessoas que dizem ter materpensene de assistência mas ainda tem materpensene muito egóico. Quando o materpensene é de assitência, a pessoa já está começando a cortar as brigas. Já há debate e refutação sem briga, sem instilação de energia negativa em cima dos outros. O materpensene é prático, pragmático, mostra a realidade da pessoa. O materpensene manifesta-se pela qualidade da força presencial da pessoa. (Tertúlia 0930; 0h:38m).

Materpensene básico. Pergunta. Eu suponho que o materpensene pode mudar em vários momentos da vida. Resposta (WV). É a mudança do boné. Mas o materpensene básico é um só. A mudança de boné é a mudança de bloco, de ocupação, de trabalho, de serviço, de labor – o carregador que “virou” garçon ou que “virou” recepcionista. Pergunta. Mas existe um (materpensene) básico, a vida inteira? Resposta (WV). Qual é o meu? (...) Eu sou um “cara” da persistência, um javalino. (...) O materpensene mais sério é o do autodiscernimento da persistência, da perserverança, da constância. Esse é que é o meu. Com 15 anos eu já tinha ideia disso. (Tertúlia 0930; 0h:40m). Pergunta. Qual seria o melhor método para se identificar o materpensene pessoal? Resposta (WV). Com retrocognição, para você comparar o seu temperamento das outras vidas com esta – o padrão, o núcleo, o olho do furação de todas as manifestações pensênicas suas. Isso é o materpensene básico. (Tertúlia 0930; 0h:42m). Não confunda o seu materpensene com o seu curso intermissivo. O seu materpensene não foi criado a partir do curso intermissivo. O “negócio” vem de trás. (Tertúlia 0930; 0h:45m). Pergunta. Waldo, a sua persistência tem autoconvicção por trás. O que é que você acha que sustenta isso? Resposta (WV). Vinte por cento das minhas respostas, é uma resposta só: “olhe o saldo da sua ficha”. Esse saldo é que manda. Qualquer coisa que eu faça, eu vejo o saldo da ficha. Pergunta. Não é autosuficiência? Resposta (WV). É autosuficiência mas eu estou só engatinhando. Eu sei, por causa do Transmentor. Não adianta vir me falar, isso não me consola em nada. Pergunta. Mas o que sustenta essa persistência não é o nível de autosuficiência que você tem? Resposta (WV). Não. É discernimento. E o discernimento tem que ser baseado no saldo da ficha, da FEP. O discernimento é a base para a pessoa reconhecer, identificar, admitir qual é o holopensene dela. (...) Essa condição (o materpensene) pode ser ambivalente. É negativo, uma pessoa ser determinada na guerra. O discernimento entra na hora em que você vai qualificar a sua perseverança. Eu esperei duas gerações… nunca tive dúvida, nunca fiquei desatinado com nada, nunca tive dilema, impasse. Pergunta. No seu caso, o seu megatrafor é coincidente com o seu materpensene? Resposta (WV). Se o materpensene é de qualidade, é o megatrafor. (Tertúlia 0930; 0h:52m). Vê um núcleo que está atraindo todos os outros. Esse é o materpensene. A perseverança é que faz “essas bobagens” que acontecem comigo em matéria de enumerologia. Olha a convergência. O amparador quer saber da sua energia. Que seja 10%, mas que ele possa confiar. É o meu caso. Olha a perseverança. É exaustividade, visando sempre o mesmo objectivo. Eu não sou uma pessoa unpredictable. Eu sou previsível. Tem gente que já sabe o que eu vou falar. (...) Eu repito uma porção de coisas. Mas tudo tem a sua razão de ser. Didacticamente é aquele gancho (necessário), a matraca, até “cair a ficha”. Isso é perseverança. Se eu doravante não repetir mais nada do que eu estou falando para vocês, vocês estão perdidos ((risos)). (Tertúlia 0930; 0h:57m). O materpensene vem antes (do curso intermissivo). Você tem que ver o que é que você tem “de bonzinho” que levou você a ser selecionado e convidado para o curso intermissivo. (Tertúlia 0930; 0h:59m). Quais são aqueles skills, dons, talentos, trafores, que são os básicos do nosso grupo evolutivo para constituir o materpensene individual – a média. Esse que eu estou dando é um deles. Perseverança – esse aí “pega” uma porção de gente aqui conosco. Quais são os outros? (Tertúlia 0930; 1h:00m). Pergunta. A gente pode dizer que, dentro da proéxis, você tem que “pegar” o traforismo usado no curso intermissivo e trazer isso para o teu materpensene… Resposta (WV). …. para ver se esse é o materpensene seu. Pergunta. Quando o materpensene é positivo, ele já caminha para ser o próprio megatrafor… Resposta (WV). …. ele já é, porque ele é que predomina sobre o resto. Ele é mais poderoso, ele tem mais força, ele é predominante. Pergunta. Está falando do megatrafor ou do materpensene, agora? Resposta (WV). Tudo é a mesma coisa – “vira” uma coisa só. Do jeito que eu falei que evoluciologia, conscienciologia e cosmoética é uma coisa só. (Tertúlia 0930; 1h:01m). Pergunta. Quando você fala de Categorias (no verbete Materpensene) «Quanto à sanidade consciencial, os materpensenes podem ser racionalmente classificados em duas categorias básicas: 1. Traforinos. Os mantenedores de trafores: sadios. 2. Trafarinos. Os mantenedores de trafares: doentios», fica mais claro. Resposta (WV). Eu estou mostrando os pensenes mas isso aí ainda não dá para classificar o seu materpensene. Eu vou deixar para você. Eu não posso por a mão nesse fogo. (Tertúlia 0930; 1h:02m). Pergunta. O materpensene vai permear as nossas atividades de um modo geral e pode até dar origem a trafares também. A relação mais próxima é com o temperamento… conduta… ? Resposta (WV). O temperamento pode ser sinónimo. Megatrafar, megatrafor e temperamento podem ser sinónimos. (Tertúlia 0930; 1h:04m). O materpensene é o pensene que predomina nas suas manifestações gerais, em qualquer dimensão. Isso já vem, quase sempre, há séculos. Com o curso intermissivo, a gente já está começando a gravitar para outros mais evoluídos. Isso aí vai melhorar. Pergunta. Um forte indicador seria a repetição (da mesma) marca em diferentes situações ou atividades? Resposta (WV). É, porque isso atinge tudo. Não existe materpensene simplório, simplista. Tudo é complexo. Às vezes pode ser singular dentro de uma família – só aquela pessoa é que é daquele jeito. (Tertúlia 0930; 1h:05m).

Tendência. Pergunta. “Todo o mundo” tende a manifestar o materpensene desde criança? Resposta (WV). Não é desde criança, é desde a vida fetal e antes dela. Você se manifesta do jeito que você é. A sua tendência é isso. Por exemplo: o que é que faz você procurar determinadas pessoas – as suas companhias – e outras você descartou? É o materpensene. O que é que, na prática, chancela o princípio da inseparabilidade grupocármica? É o materpensene. Entre vocês, tem muita gente que é igual a mim, senão vocês não estariam aqui. Tem uma porção de gente perseverante aqui. Os afins se atraem. É preciso ver quais são as outras linhas ((referência a linhas de materpensene, além da perseverança)). Vê os mega-atributos ((referência aos 20 mega-atributos propulsores da evolução)) para ter inspiração. (Tertúlia 0930; 1h:14m).

Conhecimento do próprio materpensene. Tudo aquilo que vocês encontrarem como a manifestação pessoal e que ela atinja maiores campos de manifestação pensênica, isso é o materpensene. Tudo aquilo que monopoliza, que aparece ou, se não aparece, está nos bastidores, está ínsito, está subjacente, é o materpensene. O materpensene é subterrâneo, é underground, é tudo isso, o tempo tudo e é o que baseia tudo. A maioria ainda não identificou nem dá valor para isso. Vocês têm que descobrir isso um dia e vão melhorar “demais”. Quando você souber disso, você não vai errar mais com picuinha e bobaginha. Aí vem a autosuficiência e autoconfiança. Cada um deveria estudar o seu (materpensene) – aquilo que já superou. Geralmente nós não entramos nisso porque isso é problemático – você está dissecando a pessoa. (Tertúlia 0930; 1h:15m).

Perseverança. Pergunta. O senhor tem a sua perseverança mas com uma característica específica. A minha deve ter uma nuance diferente. Resposta (WV). A minha é positiva? Ela é rendosa, evolutivamente falando? Ela é teática? A minha parte pragmática desse meu materpensene é funcional ou eu sou muito teoricão? Tudo isso vocês têm que perguntar. (Tertúlia 0930; 1h:17m). Pergunta. Waldo, você já comentou que no seu holopensene tem várias coisas que são positivas, por exemplo o livro e o dinheiro. Resposta (WV). Isso é porque eu perseverei muito nesses assuntos para fazer assistência e o meu saldo foi positivo. Nessa área eu já ganhei. É difícil de isso vir contra mim, tudo isso é a meu favor. A perseverança dá confiança para os outros. Os amparadores querem que “todo o mundo” (tenha essa) energia. “O Waldo não é rico mas ele está sempre com 50 pratas no bolso. Pode confiar que ele está sempre com 50 pratas”. É o caso da energia. (Tertúlia 0930; 1h:18m).

Materpensene benigno. Pergunta. Quando você fala que uma pessoa tem um temperamento benigno é porque o materpensene dela é mais traforístico? Resposta (WV). É. O benigno é aquele que é mais positivo. Então ele está sempre disposto a ajudar os outros. Mas aí vem as perguntas. Ele é benigno mas teoricão (não faz mal a ninguém mas também não ajuda; não fede nem cheira)? Ele luta por você? Ele faz alguma coisa além do bolso, da algibeira, da tacon? Você precisava de ver eu tentar explicar isso no movimento espírita – não adiantava nada, perdi muito tempo. Vocês estão começando a entender. O processo intelectual aqui é maior. O nível nosso é muito superior à média do movimento espírita. E olha que dentro dessas religiões, são os mais avançados, são os que estudam mais. A bibliografia espírita é maior do que a das outras (religiões). Vocês vão à igreja e perguntem se lá tem livraria ou biblioteca. O centro espírita tem. (Tertúlia 0930; 1h:19m).

Serenões suavizando o materpensene. Pergunta. Professor, o materpensene pode ser modificado de uma vida para a outra? Resposta (WV). Pode. É isso o Transmentor está esperando de vocês. O materpensene que ainda é belicista tem que adoçar. O serenão de Córdoba, Argentina, está lá para isso. Tem que atenuar, adoçar essa “turma”. É um belicismo que está suavizado. Mas veja: na Segunda Guerra, quem é que ficou com os nazistas? Não foi o Brasil, foi o Péron, o povo de lá (Argentina), gente de Córdoba. Peronismo. Córdoba. É onde está o serenão. Ele foi para o núcleo para ver se a energia dele suaviza, melhora (o ambiente). Tem muito disso. Durante muitos anos, qual era a região do Brasil mais pobre? O Nordeste. É onde está a serenona. Nos Estados Unidos, onde é o ponto nevrálgico que criou mais problema ((referência à Guerra Civil Americana))?. Os ianques ganharam a guerra. Os ianques são do norte. Onde é que está o serenão ((referência a um serenão, que vive na condição de conscin (ano-base 2008) em Montauk Bay, Estado de New York, Estados Unidos da América, a quem Waldo Vieira chama Esquimó)), lá? Na Argentina, onde é que está o ponto mais “brabo”? Em Córdoba. Onde é que está o serenão? Em Córdoba. Eles não dão ponto sem nó. (Tertúlia 0930; 1h:20m).

Consolidação do materpensene. Pergunta. Professor, qual a relação que pode ser feita com o materpensene e o ego da proéxis? O ego da proéxis é criado, planejado, projetado no curso intermissivo? Resposta (WV). Não. Os orientadores vêem as possibilidades da pessoa, naquele nível em que ela está. Envolve o materpensene e as condições que ela tem porque às vezes aquele materpensene ainda não está bem consolidado, tem coisa ainda para burilar, para poder chamar ou atrair outros skills, outros dons, outros talentos. Eles vêem as possibilidades: - “Essa pessoa é promissora nisso”. Aí, eles investem nela. (Tertúlia 0930; 1h:23m). Pergunta. Para fazer uma reciclagem, era sempre incentivado que a pessoa buscasse o ego da proéxis. Resposta (WV). Se a pessoa examinar bem a proéxis dela, ela vai descobrir “o tatuí no fundo da areia”, que é o materpensene dela. Olhe o que eu estou fazendo, olhe a minha proéxis. Está de acordo com a perseverança? Você “pega” toda a minha vida e vai (remexendo) para ver se o tatuí está lá em baixo. Quando você chegar no tatuí… ele é a perseverança? (Tertúlia 0930; 1h:24m).

Código grupal de cosmoética. Pergunta. A partir do estudo dos skills, dos trafores básicos do grupo evolutivo, a gente pode chegar … Resposta (WV). … o materpensene está adstrito a alguma coisa aí… tem “rabo preso”… alguma coisa tem. Pergunta. A partir desse estudo de forma mais grupal, a gente poderia chegar a um código grupal de cosmoética? Resposta (WV). Pode. Você tira as conclusões. Tem um monte de tabulações que podem ser feitas com isso. Por exemplo, eu gosto de falar nos trafares nossos. Aqui, por exemplo, ainda falta cosmovisão para aquilo que eu falo. Falta muito “jogo de cintura” para o “negócio” sair do 2+2=4 e ser 4,5 - (considerar) o sinergismo. Esse (trafar) “pega” muita gente. E esse é irrespondível, porque senão, não precisava de ter tanta pergunta para o que eu falo aqui. Se tem a pergunta, é porque é preciso o esclarecimento. Se falta esclarecimento é porque ainda não chegou lá. Por exemplo, se eu fosse falar as minhas coisas todas para um grupo de cinco evoluciólogos, eu ia “chover no molhado”. Eles iam fazer as contra-perguntas. Pergunta. Então, o código grupal de cosmoética, poderia ser baseado também nos trafais do grupo, como o senhor está mencionando – o que falta? Resposta (WV). Pode. São os traços da pessoa. A gente não sabe se os traços são negativos ou positivos. São os traços dela. Por exemplo, você “pega” aí uns 5 ditadores – Fidel Castro, Mao Tsé-Tung, Stalin, Pol Pot e Getúlio Vargas. Você acha que todos eles têm os mesmos trafares? Não têm. Cada um tem o seu. A base comum é ditadura, autocracia. Mas (existe) um traço negativo, anticosmoético, principal, (comum) a todos eles? De modo algum! Tem um que é verborrágico – Fidel Castro. Os outros não são. Tem outro que eu não falei, que também era verborrágico – Hitler. Mas esse era pirado, “todo o mundo” via que ele era doido. Então vamos entender bem isso. Um monte de gente seguiu Hitler. A força presencial, a energia dele … o homem era um ator. “Todo o mundo” caiu num buraco. A gente não pode “ir no bico” das aparências. (Tertúlia 0930; 1h:25m).

Materpensene teórico. Pergunta. Professor Waldo, eu ainda não entendi o que é o materpensene teórico. Resposta (WV). É aquele que você conhece. Por exemplo: que a cosmoética é “fora de série“ mas você ainda tem problema de praticar; que você o que é a policarmidade mas … você pratica quando? É saber da coisa, sem vivenciar ainda, é teoria. Pergunta. Se o materpensene é teático, é vivenciado, como é que uma pessoa pode ter um materpensene teórico? Resposta (WV). Ela tem um materpensene teórico porque ela começa a ver que é aquilo mas ela ainda não “dá conta”. (...) Os trafares que prejudicam mais a pessoa a encontrar o materpensene teórico são a autocorrupção e o orgulho – do egoísmo, passa para o orgulho. (Tertúlia 0930; 1h:34m).

Materpensene de IC de Paradireito. Pergunta. Se toda a IC tem um materpensene específico atrator das consciências afins, ao ser criada uma IC de Paradireito, qual será o materpensene dessa IC? De que maneira esse materpensene poderá ajudar na reciclagem autopensênica das pessoas, corpo docente e discente, afins a ela? Resposta (WV). O que o Paradireito tem que ter, dentro do trivial variado da nossa vida, seria a cosmoética. (Tertúlia 0930; 1h:40m).

Materpensene versus megatrafor. Pergunta. Como identificar o materpensene e o megatrafor? Resposta (WV). O seu materpensene (é a sua) intenção. O megatrafor é a sua maior virtude. No materpensene, você vai ver qual é a sua intenção e você é que sabe. No outro, seria bom uma pessoa de fora (dizer). Aí, é uma briga do processo da auto imagem. Você pensa de um jeito e os outros pensam de outro. É sempre bom ouvir a galera, ouvir a arquibancada, as bases, ouvir a rua – vamos ouvir o clamor das ruas, o que eles estão falando. Pergunta. E como fazemos para haver a conciliação entre materpensene e megatrafor? Resposta (WV). Vontade, esforço e assistência. Uma das coisas mais sérias que há muito tempo um amparador frisou para mim, é a assistencialidade. Ela corrige a pessoa mais depressa. Com a assistencialidade, você é obrigado a pensar nos outros, você sai de você. Isso é importantíssimo. Pensa nisso. À hora em que você sai de você, começa a analisar de fora como é que você está. Pensar no outro, é o espelho, é a técnica do espelho, o reflexo. (...). Há gente que tem o materpensene bem próximo (do megatrafor) e outros a quilómetros de distância. Há gente (cujo) megatrafor está quase se acoplando com o materpensene. Outros, tem o materpensene a anos-luz de distância do megatrafor. A primeira coisa é você (ouvir) a opinião dos outros a seu respeito – conscin cobaia, Apex, conscienciometria. Seja conscin cobaia e pergunte para todo o mundo: - "Que é que vocês acham que é o meu materpensene?" E depois você pergunta o resto: "Qual é o meu megatrafor?" Você vai ter uma boa experiência. Não "vai no bico", não. Você se tem que tirar uma média daquilo que falarem. Calma. Mas anota tudo, vale a pena, para você chegar bem perto da realidade. O problema todo é a mosca e o círculo exterior. A maioria tem o círculo bem longe da mosca. Está certo? (Tertúlia 0965; 0h:33m).


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