Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Proéxis

 

Vida proexológica difícil do magistrado autoconsciente da programação existencial. Julgar bem é difícil. Todo o julgamento é um problema. É tanto que as religiões recomendam o não julgamento (não julgar também está errado). As pessoas têm que ter juízo autocrítico e heterocrítico e para isso têm que fazer julgamento. (Tertúlia 0796 - 6/12; 0h:01m).

Extraproéxis. A extraproéxis é diferente da reproéxis porque na reproéxis o objectivo é reestruturado e na extraproéxis o objectivo do trabalho é outro. Acontece em processos religiosos em que a pessoa muda totalmente. É o contrário da síndrome de Swedenborg. (Tertúlia 0796 - 10/12; 0h:00m).

Recuperação de cons. Pergunta. Somos multifacetados mas ainda não temos muita recuperação de cons. Que devemos fazer? Resposta (WV). Sair daquilo que tem menos valor evolutivo e ficar com aquilo que tem mais valor evolutivo. Mesmo que seja contra a pessoa. Não fica com aquilo que te satisfaz plenamente. Desconfie de tudo o que te dê satisfação demais. O nível agora é outro. Temos que ver o que é mais funcional, mais fisiológico ou parafisiológico e rentável do ponto de vista evolutivo. Isso tudo tem que ser pensado. Pondere que você vai dar-me razão, porque isso tem lógica. Não vai de cara: não, não é “isso”! Vai com calma, que às vezes è “isso” devido às suas predileções. Essa predileções podem ser às vezes um “dolce far niente”, não quer dizer que seja o “suar sangue”. Há uma diferença enorme entre o “boavidismo” e o “suar sangue”. A tendência nossa é de “suar sangue”. Tem coisas que nós gostamos que são fáceis. Tem coisas que nós gostamos que são difíceis. Quase sempre, as coisas difíceis que nós gostamos – são essas. Essas é que nós temos que localizar. (Tertúlia 0888; 1h:23m).

Planilha evolutiva e autoproexograma. A planilha evolutiva é a pessoa colocar o curto, o médio e o longo prazo no conscienciograma e aplicar isso na vida humana, prática, objetiva, do momento. Vê qual é que é o próximo passo que ela vai alcançar. Do ponto de vista do autoproexograma, é estudar o Manual da Proéxis e ver onde é que a pessoa se encaixa. E nunca desprezar o conscienciograma nisso, a autoconscienciometria aplicada. (Tertúlia 0897; 0h:13m).

Retribuição. Ação evolutiva calculadamente desenvolvida é colocar prioridade nos detalhes. Você pega tudo o que você recebeu na sua vida. Você vai ter que fazer retribuição. Proéxis nada mais é do que retribuição técnica. Você vai calcular cosmoéticamente o desenvolvimento disso. Que é que você vai fazer? Por exemplo: "Não, eu ainda não tenho pé-de-meia, eu não posso ajudar os outros com dinheiro para fazer esclarecimento. Então tem que ser na base do gogó" (laringochacra). Você entendeu? O cálculo primeiro, do seu recebimento, da receção dos dons, dos talentos da sua vida. Depois, o que é que você vai fazer como retribuição. Você vai distribuir o que você recebeu. Essa distribuição é que tem que ser bem calculada, de uma maneira prioritária. (Tertúlia 0915; 0h:41m).

Recuperação do tempo desperdiçado. Pergunta. Quando a pessoa desperdiçou o tempo intelectualmente, qual seria uma forma de recuperar? Resposta (WV). A primeira coisa é arranjar aquilo que ela gosta, qual o tema que ela gosta e fazer expansão daquilo através de um aprofundamento maior. Fazer por exemplo a técnica do Wagner, quando ele começou com a biblioteca maior dele. Só comprava "as bíblias dos Papas". Só "filet mignon". Com o passar do tempo, ele ampliou. Então essa pessoa começa pelo "filet mignon". (...) Tem muito caminho e muita possibilidade de pesquisa. Recomendo arranjar um laptop o mais depressa possível e escrever o que a pessoa não entende, aquilo que lhe chamou a atenção, uma expressão interessante, fazer uma citação de uma pessoa e colocar as fontes. Venha e comece a fazer esses cursos nossos aqui - de mentalsoma. (Tertúlia 0915; 0h:51m). Pergunta. Retornei ao voluntariado conscienciológico depois de 5 anos de afastamento. Em dois anos começa a minha fase executiva da proéxis. Qual a prioridade para esta fase de término para a preparação? Resposta (WV). A primeira coisa é ver qual é o objectivo da sua vida. Você vai escrever algum livro? Já tem alguma coisa encaminhada? Você tem laptop? A sua vida está organizada? Você tem autorganização? Sempre é tempo, lembre-se disso. E a gente pode recuperar tudo. Se você acha que isso é difícil, olha a nossa técnica de mais um ano de vida. Em apenas mais um ano de vida, uma pessoa pode reformular todas as tolices que ela cometeu na vida anterior. (Tertúlia 0920; 0h:09m).

Tempo proexológico. Você, antes de conhecer a Conscienciologia não pensava em proéxis. Então, esse tempo não existia. Hoje, o seu tempo proexológico tem mais valor, você tem mais dedicação, mais organização, mais disciplina, visando a sua proéxis. Pergunta. Tem alguma dica, algum indicador, para a gente avaliar se está fora do tempo? Resposta (WV). Tem. Você tem que fazer uma equação entre o que você recebeu na sua vida, a idade que você tem e o que é que você já fez. (Tertúlia 0915; 1h:03m).

Agenda evolutiva intraconsciencial. A maioria fez a agenda evolutiva intraconsciencial lá no intermissivo. O paralaptop é muito mais sério do este que vocês usam aqui. Paralaptop, aquele que vocês usavam antes de aparecem os latops na Terra. A agenda evolutiva intraconsciencial é para esta vida mas tem as coordenadas do processo para a frente devido ao ciclo multidimensional pessoal. O evoluciólogo sempre desencadeia o processo. O acompanhamento aqui, depende do saldo. Todo o mundo vai fazendo serviço. Quem faz mais serviço, tem mais assistência. Por isso muda o amparador para um mais gabaritado. Aonde tem amparador tem evolução. (Tertúlia 0917; 1h:20m).

Proéxis acompanhada por evoluciólogo. Pergunta. O evoluciólogo acompanha a proéxis de cada consciência pela qual está responsável ao modo de supervisor de departamento empresarial, prestando assistência direta ou via amparador quando necessário? Qual o número médio de consciências acompanhadas por cada orientador evolutivo? Resposta (WV). Isso aí a gente não sabe. A única coisa que eu sei é que são poucas as pessoas que têm evoluciólogo "para estar de olho nelas". E não existe assim tanto orientador para estar tendo atenção para tanta gente. Cada orientador trabalha com milhares de consciências. Ele tem chance, ambiente e gabarito para isso. Nós achamos que na Terra tem menos de 100 serenões. Evoluciólogos tem centenas. (Tertúlia 0918; 1h:14m:30s).

Rastro da proéxis. Pergunta. O rastro da proéxis, pela lógica, é uma pendência. Resposta (WV). O pior não é isso. Vamos supor que você conseguiu a completude da sua proéxis. Mas existe a maxiproéxis, maximoréxis, maxi… Então, mesmo que você tenha cumprido a sua proéxis, você poderia ter feito mais. (Tertúlia 0923; 0h:22m). Rastro da proéxis é aquilo que a gente deixa por onde a gente passa. Esse rastro pode ser positivo e pode ser negativo. Quando a pessoa tem um incompléxis, ela não conseguiu completar tudo aquilo que ela veio fazer, ela não soube fazer a retribuição daquilo que ela recebeu na vida, ela tem um rastro negativo. Se ela conseguiu fazer tudo e até ultrapassou, ela tem um rastro positivo. O rastro, no caso, seriam as pegadas, a marca da pessoa, o autografopensene - o pensene próprio, individual, pessoal, da personalidade, aquilo que ela pensenizou, aquilo que ela realizou, aquilo que ela executou na vida. (Tertúlia 0923; 0h:23m). Pergunta. A gente pode considerar que a análise do binómio recebimento-retribuição é o fator mais relevante no estudo das pegadas nossas? Resposta (WV). É o fator mais relevante com respeito à proexologia, porque é o fator desencadeante. Tudo depende do “capital” que você tem e da distribuição que você tem que fazer. Qual é o seu património? Eles podem ser físicos, somáticos, sentimentais, de conviviologia, intelectuais ou parapsíquicos. (Tertúlia 0923; 0h:28m).

Planificação da proéxis. Pergunta. Existe uma planilha proexológica elaborada com séculos ou milénios de antecedência a ser cumprida paulatinamente como a grade curricular de curso superior ou as proéxis são planificadas a cada nova seriéxis? Resposta (WV). A proéxis é planificada a cada nova seriéxis. A coisa é feita paulatinamente, pouco a pouco, gradativamente, a cada nova vida humana. (Tertúlia 0923; 0h:51m).

Programação de vida na baratrosfera. Pergunta. O livro de Robert Schwartz Antes de Tudo Somos Espíritos é baseado em relatos da programação da vida de algumas pessoas (...). Elas contam que se programaram para adquirir uma doença terminal, ser alcoólatra e morrer de overdose, entre outras. Tem muita informação nesse livro, já superada pela Conscienciologia mas fiquei na dúvida quanto à possibilidade de haver uma programação consciente na baratrosfera por entidades um pouco mais evoluídas que programam situações assim. Existe essa possibilidade? Resposta (WV). Possibilidade de programação de vida de qualquer maneira, (é o caso de) uma série de mega assediadores (que programam ir) todos para uma família. Isso não é a proéxis que nós falamos aqui. A nossa programação de vida é baseada em evolução, em cosmoética, em realização, dentro da megafraternidade e da incorruptibilidade. Aonde tem megassedialidade, heteroassedialidade ou até autoassedialidade, não tem proéxis, como nós falamos aqui. Então, vamos ver se a gente entende bem e vamos fazer a diferenciação de uma coisa com a outra. (Tertúlia 0955; 0h:04m).

Reflexão sobre a proéxis. Pergunta. O senhor sempre menciona a questão de que muitos de nós ainda não estamos refletindo o suficiente sobre a proéxis, que a gente ainda está muito teórico. Resposta (WV). E alguns são poetas, literários… Pergunta. Por hipótese, uma pessoa que faça bastante assistência mas ela esteja desviada ou distante ainda da sua proéxis, isso ajuda de alguma maneira? Resposta (WV). Sempre ajuda, é lógico. Tudo conta. Eles tiram tudo o que podem, até o “berro do boi” para aproveitar da pessoa, para melhorar. Tudo é contado, do saldo dela. Vamos trabalhar. Isso aí é a frase que consola. Agora, eu espero, Fafá, que você esteja lá nas cabeceiras e não esqueça da gente, aqui atrás. Está certo? É por aí, o caminho é esse. A maioria aqui tem realizado muita coisa. Vocês não vão chegar de mãos vazias, não. A maioria está fazendo alguma coisa, eu sou testemunha disso. Isso é muito importante. Agora, (quanto ao) “negócio” de estar numa condição satisfatória, eu não posso dar esse palpite, eu não tenho competência para isso. Pergunta. Eu acho que a satisfação é muito pouco para medir, porque a maioria de nós está satisfeito ((grande burburinho na sala)). Resposta (WV). Há controversias! Você pegou um ponto nevrálgico! Resposta (LLJ). A maioria não tem nem livro ainda. Resposta (WV). Você está designada a comparecer até à semana que vem na APEX (sigla para Associação Internacional de Programação Existencial). É um ultimato feito pelo chefe Arlindo. Resposta (LLJ). Amanhã começa o curso Identificação das Diretrizes da Proéxis. É sábado e domingo. De repente, você poderia aproveitar. (Tertúlia 0956; 1h:13m).

Responsabilidade de pai. Pergunta. Tenho 28 anos, conheço a Conscienciologia desde 1998 e sinto que estou defasado quanto ao que já poderia ter feito ou desenvolvido para implementação dessa ciência do planeta. Hoje tenho uma parceira e um filho de 10 meses. Estou trabalhando para escrever o meu primeiro livro mas sinto falta de um espaço como o CEAEC para potencializar meu trabalho e tenho dificuldade de conciliar isso com a minha responsabilidade de pai. O que o senhor sugere para que eu possa levar a cabo a minha tarefa sem deixar ninguém desamparado? Resposta (WV). Primeiro, você criou um filho que tem 10 meses. Essa é a sua primeira proéxis séria. Esquece o resto e toma conta desse menino porque até lá pelos 18 ou 20 anos você tem um serviço, uma empresa já fundada que é da sua responsabilidade – que é um filho. Segundo, até lá, arranja um laptop e começa a escrever as suas coisas. (...). E outra coisa: faça uma base intrafísica mais poderosa que vai ajudar você, seu livro, seu filho e sua esposa. Esse é o caminho. (Tertúlia 0968; 0h:40m).

Trabalho com atividade física. Pergunta. Trabalho com atividade física há 14 anos. Boa parte dos alunos que se aproximam são deficientes físicos. Atualmente ajudo, através da atividade física, uma pessoa que deseja sair da depressão. O meio em que estou inserido pode ser indicativo de proéxis? Existe amparo de função para atividade física? Resposta (WV). Totalmente. Perfeitamente. A única coisa que tem, que é uma pergunta cretina, é o seguinte: observa bem qual é o seu objetivo, qual é a sua intenção e quais são os resultados que vão acontecer. Isso tem que acontecer de uma maneira boa. Que é que adianta se você começar a dar uma ginástica para um cara virar boxer? Aí, você está errado e ele também. (Tertúlia 0970; 1h:42m).


Mensagem aleatória