Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Parafenômenos: Precognição

 

Precognição (conhecimento do futuro). Pergunta. Como é que a pessoa pode lidar com uma precognição de algo que ruim que vai acontecer? Resposta (WV). Ela tem que ver dentro daquele contexto o que é que vale a pena falar. Falar se for para ajudar os outros. Se não vai ajudar tem que se restringir, ficar quieto, se abster. Dos males, o menor. (Tertúlia 0899; 0h:43m).

Sonhos que se materializam. Pergunta. Como se explica o processo de às vezes eu sonhar com algo e no futuro próximo aquele sonho se materializar? Resposta (WV). O que se passa aí é um fenômeno parapsíquico dos mais frequentes, que é a precognição. Precognição é um fenômeno comum (assim como) a intuição ou a simulcognição, (na qual) a pessoa fica sabendo daquilo mais ou menos na hora em que está ocorrendo, ao mesmo tempo, simultaneamente. No seu caso pessoal de sonhar com algo é o chamado sonho precognitivo ou sonho simulcognitivo. É onírico. No caso, seria um processo de cognição onírica, uma simulcognição onírica ou uma precognição. Cognição é conhecimento. Pré é antecipado. Um conhecimento antecipado de alguma coisa que vai ocorrer dentro de pouco tempo. No caso, é onírico. “Onírico” quer dizer “relativo ao sonho, ao estado alterado da consciência”. Eu recomendaria ao meu amigo, colocar todos esses seus sonhos com data no laptop. Dentro de um ano você faz um balanço dos sonhos e começa a verificar o que é que bate, o que é que aconteceu mais de uma vez: o fenômeno, a sensação, a decorrência daquela precognição onírica, os casos que você acertou, os casos que você errou. Veja também quando é que você acertou falando do assunto e quando é que você errou, falando do assunto. Na dúvida, é preferível se abster, ficar calado. Anota tudo e vê o que é que ocorre. Agora quero dizer outra coisa, o epílogo. Se você funcionar direito, dentro de alguns anos você vai ter total autoconfiança nos fatos e você pode ajudar muita gente através da interassistencialidade, mostrando o que pode ocorrer, antes que aconteça. Para isso, você tem que estudar mais. Quando chegar nesse ponto, você não vai mais fazer pergunta para mim, você vai me ensinar. Agora, o processo é o seguinte: às vezes demora um, dois, três anos. O problema é a pessoa trabalhar em cima disso, sem inculcar patologicamente, sem pensar coisas negativas sobre isso. Olha o positivo. Nessas questões de simulcognição e precognição existem fatos positivos que levantam o ânimo das pessoas e existem fatos patológicos que rebaixam tudo quando se fala neles. Você tem que escolher para ver se vale a pena falar ou não, se você tem certeza daquilo ou não, se é melhor fazer abstenção, ficar calado e colocar um zíper na boca. (Tertúlia 0942; 0h:08m).

Fulano precognitivo. Pergunta. Gostaria de saber a opinião do professor a respeito de um fulano precognitivo que regista as suas visões em cartório antes do fato correr. Resposta (WV). Eu já ouvi falar nesse senhor. Vai em frente com ele e vê o que é que acontece. Mas eu não o conheço. Precognição é um dos fenômenos mais comuns. Precognição e intuição são parafatos comuns. Tudo isso pode ser real, mesmo. Eu já conheci centenas de pessoas que tiveram precognições autênticas. (Tertúlia 0970; 0h:38m).

Mensagem aleatória