Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Meio certo *



Verpon. Verdade relativa de ponta (verpon) é meiocerto porque não existe verdade aqui que seja absoluta. Tudo é ambíguo. O próprio Einstein falou da teoria da relatividade geral. Absoluto é 100%; relativo é percentual. (Tertúlia 0905; 1h:12m). Se existe relatividade na questão que é certa, existe muito mais relatividade na coisa que é errada. Depende da ignorância do interlocutor e do propositor. (Tertúlia 0912; 1h:12m).

Meiocerto e meioerrado. Uma boa parte da criatividade das ideias novas tem que começar pelo meiocerto. Você pega aquilo que é certo para você e começa a forçar a barra. Aí você vai achar o meiocerto. Uma pequena alteração já criou uma ideia nova. Se você começou errado e acertar alguma coisa depois, vai dar no meiocerto. Se você começou certo e errar alguma coisa depois, vai dar no meioerrado. (Tertúlia 0905; 0h:44m).

Diminuir a importância do meiocerto. Às vezes nós captamos uma ideia e a colocamos em funcionamento. Mas esquecemos um viés, uma vertente, um ângulo que não foi pensado. Temos que diminuir a importância de muita coisa que é meiocerto. Uma delas é o politicamente correto. Tem besteira no politicamente correto. Tem besteira na ecologia. Todos os assuntos humanos tem tolices, excessos, bobagens, más interpretações - tudo isso entra no meiocerto. A Enciclopédia da Conscienciologia tem ambiguidades (meiocerto), é inevitável. Para vocês que estão escrevendo livros é muito importante conhecer o processo do meiocerto. Não há livro que se escreva que não tenha críticas. Quando você escrever um texto tem que se posicionar: minha filosofia, minha estilística, meu posicionamento, são estes. (Tertúlia 0905; 0h:10m).

Evitação da condição do meiocerto. A evitação da condição do meiocerto permite à conscin lúcida depurar o autodiscernimento porque acaba com a ambiguidade. A conscin lúcida vai depurar o autodiscernimento, a retilinearidade autopensênica, porque fica mais próxima da realidade daquele momento evolutivo, e ao mesmo tempo ela vai afastar malentendidos na comunicação. (Tertúlia 0905; 1h:00m).

Como lidar com a dúvida. Pergunta. Em um curso que fiz no CEAEC foi dito que a tendência nossa é muitas vezes descartar a informação quando há dúvida e que o certo seria anotar a informação mesmo que essa não seja ainda compreendida e aprendermos a conviver com a dúvida porque o entendimento virá com o tempo. Poderia fazer uma relação entre essa ideia da dúvida e o meiocerto? Resposta (WV). Não há dúvida que é isso. Quando eu olho para uma pessoa e a conheço, não tenho dúvida de quem é que vi, posso dizer que a vi aquela pessoa. Mas se eu vi passar uma pessoa que me pareceu alguém conhecido mas não tenho certeza, não digo nada. Se me interessa, eu anoto: “em tal dia a tal hora e local vi passar alguém que me pareceu uma determinada pessoa”. Guardo para ver o que vai acontecer amanhã e fico calado. Na dúvida, não falei nada para ninguém, estou estudando, fazendo uma pesquisa. Na dúvida, você pesquisa. Isso é que eu chamo de abstenção. Você só deve falar as coisas quando você tem vivência, tem uma certa certeza. E toda a certeza é relativa também. Mas, é preferível você ter uma certeza relativa do que ficar na dúvida. Substitua as suas dúvidas por uma certeza relativa. Já é uma grande coisa: anotar e pesquisar. (Tertúlia 0905; 1h:19m).

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