Waldo Vieira [1932-2015] no “Curso de longo curso” correspondente ao debate diário de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.
Higiene Consciencial *
Imperfecciolândia. O termo Imperfecciolândia caracteriza um planeta habitado por humanos imperfeitos e dá uma cosmovisão dos defeitos humanos e das respetivas terapias - recéxis ou reeducaciologia. (Tertúlia 0797 - 3/15; 0h:06m).
Falta de higiene consciencial. Em matéria de trafar, a falta de higiene consciencial é terrível «provavelmente é o megatrafar mais regressivo da humanidade terrestre, a maior responsável pelas doenças, acidentes, erros e megaomissões deficitárias». Veja pelo contrário: se todo o mundo pensasse retilineamente, a Terra seria outra coisa. Quem é que ia praticar um crime? Ninguém. Se você pensa distorcido é porque quer pensar. A pessoa pensa errado ou certo porque ela quer. Você resolve. Você decide. Se a pessoa é atenta, vígil, se observa o que ela pensa, ela corrige à hora que começar o desvio. Quando observa que está fazendo um devaneio, uma fantasia negativa, corta aquilo. Isso é que é linearidade de pensamento. Não é só porque está na reta, é porque é correto. É a cosmoética, a evolução, a lógica, a racionalidade. Se uma ou outra pessoa consegue fazer isso, todo o mundo consegue. Não fazem porque não querem. (Tertúlia 0903; 0h:21m). A falta de higiene consciencial é sempre um processo de parapatologia do mentalsoma. Somos muito mais caso psiquiátrico do que a gente pensa. Viver a vida humana, no corpo humano não é fácil. Viver com equilíbrio é muito difícil. (Tertúlia 0903; 1h:20m).
Higiene consciencial autocrítica. Pergunta. Como é que a gente faz na prática a higiene consciencial autocrítica, teática, ininterrupta? Resposta (WV). Você começa a fazer aquilo que você pode, que você aguenta. A autocrítica é composta pela autocognição, autoconhecimento que você tem da realidade do cosmos, a sua bagagem intelectual, os elementos que você vai distinguir no seu discernimento. Ex. Uma pessoa não distingue mandioca de manga pela sua designação se ela não conhece nenhum destes frutos. O discernimento tem que ser aplicado em tudo, mas a cognição tem que estar presente. Todos vocês têm conhecimento de muitas vidas, vocês são dicionários, mas «falta folhas» ((risos)), «falta verbete» ((risos)), «a edição não é boa» ((risos)). A higiene consciencial abarca tudo, incluindo a higiene corporal. Higiene é uma limpeza da cabeça. Você vai enxaguar o modo de pensenizar. Isso é o maior problema por aqui. As pessoas pensam mal e continuam pensando mal. Depois começa a aparecer a ruga, porque a cara manifesta o pensamento ruim. (Tertúlia 0903; 0h:27m).
Higiene Consciencial Avançada. A Higiene Consciencial Avançada é a eliminação dos autopensenes doentios com os recursos do autoparapsiquismo. Se a pessoa começa a mexer na parapercepciologia ela alcança mais possibilidades de se dominar mais rapidamente e com mais segurança. Há mais eficácia. Porque ela vai reconhecer que outras consciências podem influir nela e vai reconhecer também que a energia é o instrumento principal para ela dominar a situação. Então, em primeiro lugar, dentro da parapercepciologia ela vai ver o EV, que é a coisa mais séria para autodefesa. Com isso ela dá um passo enorme na direção certa. Quando ela consegue dominar isso, as coisas melhoram. Vocês querem uma panaceia? EV Querem um cura-tudo? EV Querem melhorar o parapsiquismo? EV Quer melhorar a sua pensenização? EV. Isso é inevitável e não há substituto. Sendo inevitável, inafastável, para que vamos deixar para fazer amanhã ou daqui a 5 minutos? Porque é que a gente não começa já? Esse foi o meu (WV) pensamento estes anos todos. Foi assim que eu chamei vocês para cá. Direta ou indiretamente foi por causa disso. Já perceberam que o princípio da descrença está dentro disso? "Não vá no meu bico”. Não siga nada do que eu estou falando. Faça a sua experiência e veja se eu estou certo ou se estou errado. Este é o princípio da descrença: atuante, prático, objetivo. Higiene consciencial total. (Tertúlia 0903; 0h:32m).
Ideias teratológicas. Exemplo: a criação de uma nova arma. (Tertúlia 0905; 0h:13m).
Não pensar em nada. Pergunta. Gostaria de saber se existe a condição de ficar com a mente calma, sem pensar em nada, tranquila, serena. Ou a condição de pensenizar o tempo todo, faz parte da nossa natureza humana? Resposta (WV). O processo de não pensar em nada é a pessoa fixar algum pensamento que seja suave, superficial, trivial, que não envolva profundidade de pensenização. Tudo é um problema de a pessoa ter higiene consciencial. A higiene consciencial é importantíssima no modo da pessoa fazer as coisas e também no processo de ela se defender, de fazer a autoprofilaxia. Uma pessoa que sabe fazer higiene consciencial diminui a força da moléstia, da enfermidade, do acidente, da doença, da patologia. Ela aumenta o bom ânimo e melhora a energia. Isso melhora a imunologia, a imunologia defende e faz a prevenção, a profilaxia da pessoa. É uma coisa baseada nos fatos e muito lógica. (Tertúlia 0934; 0h:03m).
Higiene pensênica e cosmovisão. Pergunta. Como conciliar a higiene pensênica com a cosmovisão? Pergunta (WV). Você quer falar alguma coisa, Roberto? Resposta (RA). Priorizar as coisas interessantes. Não pode colocar o foco em coisas inúteis. Resposta (WV). E ver os detalhes – a monovisão multiplicada. A cosmovisão é a monovisão multiplicada. Enfatizar os aspetos positivos disso e esquecer os negativos. Resposta (RA). Como o senhor fez no Homo sapiens pacíficus: o senhor estudou o belicoso, mas com abordagem… Resposta (WV). … abordagem para limpar, fazendo profilaxia, fazendo prevenção, dentro da saúde, dentro do equilíbrio. Resposta (RA). A princípio, dá para olhar tudo, mas com esse enfoque. (Tertúlia 0950; 0h:34m).
Crise de crescimento. Pergunta. Quando uma pessoa tem uma contrariedade muito grande, de algo que ela não esperava, qual seria o primeiro movimento de acordo com a higiene consciencial? Resposta (WV). É ela admitir que está passando por uma crise de crescimento. Isso melhora o equilíbrio dela. Tudo tem a sua razão de ser. Então vamos ver o que é que se pode fazer em face aos acontecimentos inesperados. (Tertúlia 0903; 1h:06m). Tem hora em que é preciso apaziguar, mas tem hora em que é preciso uma certa turbulência, o inesperado, a surpreendência, o percalço ou vicissitude, para "levantar a poeira" e provocar uma crise de crescimento. (Tertúlia 1362; 1h:21m).