Autenticidade. A
maior coragem que a pessoa pode ter é a autenticidade. (Tertúlia 0909; 1h:40m).
Exemplos cosmoéticos de autenticidade (sem ambiguidade): amor puro e
fraternidade. Sem fraternidade você não evolui. Enquanto estiver brigando, você
está preso a essas pessoas e não evolui. (Tertúlia 0910; 0h:57m).
Evolução inevitável.
A evolução é inexorável, inafastável, inevitável. Faça as pazes com quem
estiver na sua frente o mais depressa possível. Não deixe para daqui a um
minuto. Faça agora. Viva a paz. A tendência é melhorar tudo na vida. Se não
melhora hoje, vai melhorar amanhã. Se não melhora aqui, vai melhorar lá. Se não
for nesta vida vai ser em outra. (Tertúlia 0910; 0h:35m). Considerando a
evolução humana e com base nos achados experimentais da Conscienciologia pode
dizer-se que a evolução humana é espontânea, intrínseca à consciência
(espírito), ou seja, é impossível uma consciência não evoluir ou estagnar
eternamente. (Tertúlia
1228; 0h:03m).
Fama. Pergunta. Hoje, o que impediria mais uma pessoa de
trabalhar com a discrição? Seria a vaidade, o orgulho pessoal, o egocentrismo,
que seria? Resposta (WV). Quase sempre a
fama. Tem muita gente procurando fama. Então, acabou. Se exaltar essa condição,
a pessoa não entendeu nada. É um atraso de vida terrível, pelo seguinte: não
precisa procurar a fama - se você trabalha, ela vem para você. Quem se preocupa
com isso é “burraldo burrilde e burroide”.
A fama real é a parafama, é a celebridade extrafísica. Eu desejaria a todos
aqui que ao descoincidir e sair do corpo tivessem uma pessoa esperando que não
fosse assediador. Isso é o melhor. Todos nós aqui vamos caminhar para isso,
cedo ou tarde, isso vai ser inevitável. (Tertúlia 0918; 1h:21m).
Ciclo mentalsomático
da evolução. Pergunta. Considerando os
conceitos já conhecidos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e
interdisciplinaridade e o mais avançado do ponto de vista intrafisico, a
transdisciplinaridade, gostaria de saber o que podemos considerar além desse
estádio. Resposta (WV). A paraholoteca, a
sua holobiografia e o ciclo mentalsomático da evolução aquele terceiro ciclo:
nós eramos plantas, “viramos”subhumanos e (depois) hominais. Alguns, agora já
são Consciexes Livres - tudo indica que esse outro ciclo, o mentalsomático, é
mais avançado. Eu já escrevi a respeito disso. A trandisciplinaridade deve já
alcançar esse processo da holobiografia e da paraholoteca, o problema mais
amplo da cosmovisiologia. (Tertúlia 0923; 0h:04m).
Minipendência = a
evolução consciencial. Pergunta. “A
minipendência = a evolução consciencial”. A evolução consciencial, por
transcender a própria seriéxis e porque sempre tem mais, não seria uma espécie
de megapendência? Resposta (WV).
Teoricamente é. Mas na prática não serve (para nós). «Exemplologia: minipendência = a evolução consciencial; maxipendência =
a manutenção da tenepes pessoal; megapendência = a execução satisfatória da
autoproéxis» (Vieira, verbete Pendência).
Você quer explicar ((dirigindo-se a Laênio Loche))? Resposta
(LLJ). O que eu vejo aqui é a questão do operacional. O que que é mais
importante agora, de imediato, no aqui e agora multidimensional, no momento
evolutivo é a execução da proéxis – por isso que é a megapendência. Você vem
para cá para ser completista. Resposta (WV). A
operacionalidade aí é a parte teática – 1% de teoria e 99% de prática. Para a
pessoa que sabe que precisa fazer evolução consciencial mas não move um dedinho
para isso é megapendência, mas para nós que sabemos, isso é minipendência. Eu
“jogo” mais para o nível em que nós estamos. (Tertúlia 0923; 0h:33m).
Pendência e erro.
Pergunta. Qual a relação entre pendência e
erro? Resposta (WV). Se a pendência é muito
profunda e vai causar prejuízo, ela é um errão enorme. Na tríade da erronia,
houve um dano, há um erro e há o processo de ela não ter feito nada. Às vezes o
problema não é bem o erro, é a displicência. A pendência é mais o processo da
displicência quando ela é muito velha, muito antiga, erada. Vai chegar a um
ponto em que a pendência pode ser um dilema - uma pendência que envolve uma
porção de gente com repercussão em várias áreas. (Tertúlia 0923; 1h:38m).
Conquistas. Pergunta. Se eu conseguir ter pensamento retilíneo nesta vida, posso perder essa característica numa próxima ressoma? Resposta (WV). Não. Pergunta. Tudo o que eu consegui até agora, posso de algum modo perder? Resposta (WV). Perder, você pode, se você começar a fazer besteira. Mas se você acertou seu passo, a tendência sua é continuar daí para mais. Você não vai perder nada do que você conquistou. Pelo contrário, você vai dar valor para isso porque é uma coisa mais recente na sua memória, aquilo está aceso na sua memória. (Tertúlia 0941; 1h:20m).
Próximo passo evolutivo. Pergunta. No nosso caso, a gente já tem inteligência evolutiva. Numa próxima vida, a tendência é que a gente vai entrar numa mesologia que vai (nos) valorizar mais… Resposta (WV). Olha aquilo que você já conseguiu até agora. O que é que você conseguiu? E veja qual é o próximo passo. Você tem macrossoma? Se não tem, na próxima (vida) pode ter. Quanto ao seu parapsiquismo: você tem um paramicrochip? Se não tem, na próxima (vida) pode ter. Nesta vida, conseguiu a proéxis com completismo? Sim. Já é desperto? Não. Então, na próxima (vida) pode ser desperto. Olha bem qual é o próximo passo. Todo o mundo aqui vai estar preparado para o próximo passo, se cumpriu razoavelmente alguma coisa daquilo que pode fazer hoje. Uma coisa puxa a outra – e é decorrência de tudo isso. (Tertúlia 0969; 0h:24m).
Gaps entre diferentes
níveis de evolução e os espaços de aprendizagem. Pergunta. O senhor consideraria que os gaps
entre diferentes níveis de evolução podem ser preenchidos pela criação de
espaços de aprendizagem, tipo o CEAEC e as escolas? Resposta (WV). Tudo é devagar, nunca passando da
lesma ao jaguar, do jaguar a uma consréu, da consréu ao serenão. Pergunta. Mas o fato de
hoje a escola ser para todos, coisa que no passado ela não era... Resposta (WV). ... hoje a
escola está socializada, mais democrática, mas a escola começou com Confúcio. Pergunta. Mas eu estou
falando de espaço. Resposta
(WV). Espaço não adianta nada. O único espaço que presta é o espaço
consciencial, é aquilo que a pessoa pensa, o microuniverso consciencial – é
esse que manda. Hoje, uma pessoa pode aprender muito mais em casa sem precisar
de escola, através do computador. Depende dela. O problema é a cabeça dela. Se
ela está predisposta, se tem abertismo consciencial, se tem motivação para o
processo da neofilia, se ela quer coisa nova, se ela quer acrescentar, se
enriquecer, caminhar, evoluir, se mover. Pergunta. Então, a escola para todos não vai gerar uma evolução
da humanidade? Resposta
(WV). Não é por aí. Agora, a escola tem que dar, de acordo com aquilo
que a pessoa precisa. Há gente que precisa de casa, outros precisam de um
aparelho, outros precisam de ideias, outros precisam de uma turma, outros precisam
(de estar) sozinhos… tem gente que estuda melhor sozinho e outros só em grupo.
Na prática do esporte, é a mesma coisa. Tem gente que não consegue fazer
ginástica sozinho, nem vendo na televisão, tem que ter uma plateia com ele ou
alguém para ele contar piada. A consciência gregária dele é muito forte e
aquilo ((referência a estar
sozinho)) inibe, não o deixa funcionar direito. Agora, a consciência
gregária é uma coisa boa, mas nesse caso, ainda é muito primária. Você está
entendendo? Então, você vai ver aquela pessoa que tem curso superior,
fora-de-série, uma personalidade singular na sociedade, que escreve na sua
autobiografia: «eu não consigo fazer ginástica sozinho, por isso eu tenho que
jogar ténis, tenho que ter alguém comigo, tenho que ter uma plateia, senão eu
não aguento fazer ginástica». Eu nunca fui assim. Eu sou capaz de fazer tudo
por mim. A ginástica calistênica antiga, (...), andar na esteira sozinho sem
ninguém ver, sem ninguém saber que eu estou andando, a não ser quando eu ponho
música alta. Agora, essas pessoas são mais fraquinhas do ponto de vista da sociabilidade.
A coisa mais séria não é mostrar a sociabilidade de convívio, é você saber viver de acordo com a
circunstância que a vida exige. Isso é muito mais sério. Então a escola… vamos
devagar com isso. Espaço, não é uma coisa tão importante assim, não. O problema
é aqui ((apontando para a cabeça)), interno. Tem lógica? Pensa bem, pondera
sobre isso. (Tertúlia
0970; 1h:37m).
Anonimato da
serenidade. A evolução não precisa competição. A evolução dá exemplo. O
exemplo dispensa a competição e a concorrência. O exemplo é dado em silêncio. É
assim que se caminha para o anonimato da serenidade. (Tertúlia 1362; 0h:04m).