Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Disciplina pensênica


Autoindisciplina pensênica zero. Por analogia com fome zero, autoindisciplina zero significa que você tem que zerar a sua indisciplina. (Tertúlia 0903; 1h:43m).

Minidisciplina ao incentivar a maxidisciplina pessoal. Pergunta. Eu queria que o senhor comentasse “a minidisciplina ao incentivar a maxidisciplina pessoal”. Resposta (WV). Eu consegui, por exemplo, acertar tudo aquilo que eu precisava, nas gavetas do meu quarto e estou conseguindo manter. Faz seis meses que eu não errei nada. Isso é uma minidisciplina. Se eu consegui isso, eu sou capaz de fazer uma coisa maior do que isso. Agora vou trabalhar com as minhas “gavetas” da consciência. Por exemplo, se a minha memória não está boa, eu vou trabalhar com a minha memória. Isso é uma maxidisciplina. O que é da consciência exige mais do que o que é de fora. (Tertúlia 0923; 0h:16m).


Pensenidade equilibrada. Você não tem indisciplina pensênica. Você só pensa equilibradamente. Agora, pensar equilibradamente não quer dizer que você não pensa coisa ruim. Tem que pensar coisa ruim para saber o que é bom. Eu (WV) trago aqui temas belicistas, ruins. Mas eu não fixo, não carrego nisso. O pen do pensene não fixa em cima disso, eu não tenho canga sobre isso. Eu analiso, faço pesquisa, investigo, é uma experimentação. Truculência é uma das coisas piores que tem e faz parte dos processos nosográficos que eu estudo (Tertúlia 0903; 1h:17m). Pergunta. Como não pensar mal de alguém que nos assalta? Resposta (WV). Ponha a sua energia em cima da pessoa. (Tertúlia 1362; 1h:35m).

Mensagem aleatória