Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Intermissão: Curso intermissivo

 

Tratativas intermissivas com o orientador evolutivo do grupocarma. Na intermissão, os orientadores evolutivos confrontam a pessoa com o seu passado, sem fazer estupro evolutivo. Se a pessoa está madura para saber a realidade, os orientadores evolutivos falam e a pessoa aceita. Mas por vezes a pessoa recebe um impacto, renega temporariamente o que lhe mostram e entra em crise. Estes surtos são muitas vezes provocados por orgulho ou ligações afetivas mal resolvidas. É uma crise de crescimento que passa mas pode demorar muitos anos. (Tertúlia 0891; 0h:42m).

Reflexão na intermissão. As pessoas que, estando no período intermissivo têm medo de ressomar, têm o problema da responsabilidade para encarar o que mudou. (Tertúlia 0888; 1h:27m). Muitas pessoas ficam na intermissão numa condição de reflexão muito séria - um solilóquio refletivo de alto nível - até admitir os seus megatrafores e megatrafares, com toda a certeza de fidedignidade. (Tertúlia 0891; 1h:14m).

Parapedagogia Intermissiva. A parapedagogia é o curso intermissivo em si: cosmoética, paradireito, megafraternidade, intercompreensão, etc. (Tertúlia 0891; 1h:33m).

Níveis de curso intermissivo. Quando chegamos a uma comunex como o Interlúdio, todos sabem o que pensamos. Não dá para esconder. Quem está lá, naquele nível, capta tudo o que ocorre. Os cursos intermissivos existem em níveis diferentes conforme a comunex porque não há estupro evolutivo. Mas nem sempre a consciex capta tudo o que precisa, no curso intermissivo, porque a condição é nova demais para ela. Ainda não tem parasinapeses para aquilo. Mesmo entre os intermissivista da Conscienciologia, uns captaram mais e outros menos. Os que tinham mais reflexão em vidas anteriores captaram mais. (Tertúlia 0893; 1h:44m).

Cobaiagem no curso intermissivo. Pergunta. No curso intermissivo já tem alguma aula com consciex-cobaia? Resposta (WV). Todo o mundo é cobaia de todo o mundo e lá todo o mundo sabe. Aqueles que têm capacidade de auscultação, de sensoriamento, de perceção, percebem tudo. Não adianta querer fugir. Aqui, todo o mundo que já sabe ler uma pessoa, já está nessa. Uma pessoa é um livro: quem sabe ler, lê. (Tertúlia 0899; 0h:50m).

Anteprojeto extrafísico intermissivo. Antes da pessoa ressomar, ela calculou mais ou menos, dentro do calendário que ela conseguiu alcançar, que aos tantos anos ia ter um diploma, casar, ter filhos, começar uma profissão, mudar de cidade, enfim… Às vezes, o paracalendário envolve isso tudo. Quando eu perguntava, a maioria das mulheres dizia que tinha intuição de que ia ter filhos mas um percentual grande já é da antimaternidade. A coisa séria, relativamente à dupla evolutiva, é saber "quando nos vamos encontrar e em qual esquina do planeta?". Melhor do que isso, é saber "quando eu vou encontrar com algum amparador, seja intrafísico ou extrafisico? É o anteprojeto extrafísico intermissivo. Tem muita gente que faz isso. A maioria de vocês aqui fez isso. (Tertúlia 0917; 0h:32m).

Planeamento do paracalendário. Pergunta. Quando a pessoa está elaborando o paracalendário no curso intermissivo, ela está utilizando o nível de inteligência evolutiva que ela tem lá? Resposta (WV). Não é o que ela tem. Ela está utilizando a inteligência evolutiva e a experiência do nível do orientador evolutivo, o evoluciólogo. Ele é que dosa. Isso não parte dela, que a maioria não tem gabarito para isso. As bobagens dos romances, principalmente dos romances espíritas, a maioria é tudo afetivo "nós vamo-nos encontrar-nos no ano tal, na cidade tal, na esquina tal" - isso tudo é besteira, tudo na base da emoção, mas tem a sua razão de ser. É uma besteira baseada em probabilidades. Eu mesmo recebi mensagens sobre isso. O problema é o caso pessoal, a pessoa examinar o problema dela, a incidência específica, personalíssima, dela. Pergunta. Qual o atributo consciencial que ela está utilizando mais no momento dela fazer esse planeamento cronológico ((referência ao paracalendário))? Resposta (WV). Está com recuperação dos cons máximos que ela tem. Ela está com a maior hiperacuidade possível. (Tertúlia 0917; 1h:13m).

Mérito. Pergunta. Professor, qual é o (diferencial) do padrão assistencial de uma pessoa que confere mérito do curso intermissivo? (Existem pessoas) muito assistenciais que não têm curso intermissivo. Qual é o limite que faz a diferença? Resposta (WV). Geralmente, as pessoas que são muito assistenciais têm uma visão mais tosca, menor, acanhada. Essa interassistencialidade do esclarecimento – observe – elas não têm. A maioria é mais de consolação, ela se sente gratificada, aquilo melhora as emoções dela, enriquece-a. Você vê muita gente, nesse sentido, dentro da área da saúde e somente nos cuidados primários – as enfermeiras e aqueles que cuidam da família. Isso é muito natural hoje e vem de muito tempo. Uma boa parte dessas pessoas são maternais. O que qualifica é o padrão cosmoético do esclarecimento. (Tertúlia 0932; 1h:28m).

Serenões versus curso intermissivo. Pergunta. Os serenões de épocas pretéritas fizeram (curso) intermissivo? Como foi esse processo de evolução deles se o intermissivo é recente? Resposta (WV). O Intermissivo não é de serenão. A sua pergunta é errada. O serenão é o superintendente, é o inspector, é o dono, vamos dizer, do Ministério da Educação dos cursos intermissivos. Entende? Ele já está muito acima disso. O curso intermissivo é para nós aqui, que somos pré-serenões. (Tertúlia 0965; 0h:54m). Pergunta. Com relação ao curso intermissivo antes de chegar a ser serenão, em épocas pretéritas, o que eu quis dizer, na minha pergunta anterior foi: como foi isso? Resposta (WV). Os serenões desenvolveram-se muito antes da gente. Nós agora estamos trabalhando com o povo que é pré-serenão, ou seja, os pré-serenões vulgares. Agora, os serenões, desenvolveram-se muito antes e alguns foi até em outros planetas. (Tertúlia 0966; 0h:05m). Pergunta. Eu fiz uma pergunta ontem e o senhor me interpretou errado. Gostaria de saber como os serenões pretéritos chegaram a ser serenões. Resposta (WV). Escuta, eles estudaram em outra galáxia. Vê se você começa a pensar nisso. Fim de papo. Aqui, neste planeta, praticamente não foi criado ainda serenão desde o início – por exemplo, uma bactéria que se tornou serenão na Terra. A terra é muito jovem, é uma “menina”. Você é mais velho que a Terra. Vê se me entende. O meu amigo aí está bem biruta a respeito do processo da cronêmica, cronologia, paracronologia. Estuda o que é o tempo e, dentro do tempo, coloca a sériexis, que são as vidas sucessivas. Você vai entender que eu não interpretei nada errado, você é que ainda não captou o que que é o processo da cronémica. Eu tentei expor isso aí. Olha aqui, nós estamos hoje estudando (para) que aqueles que são interessados se tornem serenões mais depressa. É só isso, mas a gente não sabe quando nem de que modo, depende do esforço da pessoa. Os serenões sempre existiram. Na Terra, talvez na época do Cro Magnon já existia serenão. Ele já superou esses processos que nós temos aqui, ele já ultrapassou isso aí. Agora veja: serenão na Terra, da bactéria ao serenão – vamos ver se agora você vai entender – do ponto de vista da fieira evolutiva, dentro desse esquema do desenvolvimento, do progresso da consciência e do discernimento dela,  aqui na Terra nunca existiu isso nem vai existir por agora. (Tertúlia 0966; 0h:10m). Pergunta. Tudo bem, que eu sou “burraldo burrilde e burroide”. Não vou mais insistir, mas fica evidente que o senhor não me respondeu sobre o processo evolutivo das consciências pretéritas, pois não havia intermissão para pré-serenão nessas épocas remotas. Resposta (WV). Escuta, intermissão sempre existiu! Ele ainda não entendeu nada! Alguém aí responde para ele! Resposta (MIT). Posso falar, Waldo? Resposta (WV). Se faz favor. Resposta (MIT). O serenão quando chegou nesse planeta, ele já era serenão. Então, ele não fez curso intermissivo nesse planeta. Ele pode ter feito curso intermissivo em outras galáxias. Lá, na outra galáxia ele conseguiu chegar a ser serenão, para depois ele vir aqui e trazer a bagagem de experiência dele para ajudar este planeta. Resposta (WV). E nós desejamos que esse nosso amigo se transforme em serenão para ele ir nessa turma que está sendo transmigrada para outros planetas inferiores para ele ser o serenão lá ((rindo)). Eu acho que agora não é possível que ele não entenda isso. Fala você ((dirigindo-se a AL)) É bom a gente ouvir várias opiniões. Resposta (AL). Eu acho que ela já falou. É só deixar claro que quando a gente fala na data em que começaram os cursos intensivos, é no planeta Terra. Então nós aqui começamos a pensar nisso agora mas já teve muita gente e muito mais evoluída que já fez isso em outros planetas e que já vivenciou o curso itermissivo. Aqui, nada é novo, é repetido. Resposta (WV). Eu já trouxe aquele verbete em que a gente fala sobre o processo do tempo aqui, em relação à evolução do outro planeta. Resposta (AL). Medida Interplanetária, é a medida de outro planeta, (aplicada) cá. Está na internet, fala que ele pode ler. Resposta (WV). Então, é bom você ler Medida Interplanetária. Está disponível e vai esclarecer mais. Insista. Se você não entendeu, manda para cá a pergunta. Nós estamos aqui, vamos nessa! (Tertúlia 0966; 0h:40m). Pergunta. Agora eu fiquei na dúvida: quando vocês falam em curso intermissivo, eu pensei que ele ocorresse em outra dimensão e não em outro planeta. Resposta (WV). Bolas! Escuta, você nunca pensou que tem planeta inferior à Terra, igual à Terra e superior à Terra em matéria de evolução? Raciocina! Está vendo? Por isso é que no curso intermissivo pegam a pessoa e levam para outro planeta para ela ver que existem outras humanidades diferentes dessa. Resposta (tertuliana). Mas eu acho que ele entendeu também que o curso intermissivo nosso foi feito em outro planeta, e não é isso. Resposta (WV). A pessoa às vezes foi lá e viu alguma coisa e trouxe para cá. Mas (o curso intermissivo) foi feito aqui. Essa aqui ((referência a quem formulou a pergunta)) é outra pessoa, não é a mesma. (Tertúlia 0966; 0h:52m).

Vertente da reurbanização. O curso intermissivo é apenas um fator, uma vertente da reurbanização entre outros como a transmigração e a assistência. Em 1651 o processo da ciência foi implementado e foi decidido no extrafísico que se implementaria o curso intermissivo na Terra. Nessa altura eu (WV) ainda não tinha paracérebro capaz de entender tudo isso. “Ouvia o galo cantar mas não sabia onde”. Eu já estudava na intermissão desde o século XI, junto com o Enumerador e muitos outros mas para mim as coisas só começaram depois de 1700. O Enumerador é consciex mas alguns ressomaram antes de mim. O Velhinho de Nova Iorque era do meu grupo. O curso intermissivo “formalmente" só existe desde 1950. Nessa data eu tinha 18 anos. Pelo meu cálculo o Reurbanizador trabalhou nisso cerca de 900 anos. Sucintamente, o trabalho dos serenões organizadores do curso intermissivo consta de decidir quem são as consciexes docentes: “quem vem, de onde vem e para o que vem”. Vieram extraterrestres que já foram terrestres porque ninguém entra num trabalho destes, em que estão envolvidas bilhões de consciências, sem ter ligação nenhuma. Hoje, as exigências vão sendo aprimoradas. A abrangência de cosmovisão e trabalho efetuado nesse âmbito são alguns desses critérios. A Consciência Livre (CL) referida no capítulo 60 de Projeções da Consciência trazia uma mensagem relacionada com a reurbanização, que não está explícita no livro e deve ter sido uma das que orientou os serenões a partir de 1100, no projeto de reurbanização da Terra. Tudo demora para se manifestar de uma maneira segura porque qualquer dessas arregimentações que envolvem bilhões de consciências, é muito séria. São entre 40 e 50 bilhões de consciências envolvidas. (Tertúlia 1228; 1h:34m).

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