Waldo Vieira [1932-2015] no “Curso de longo curso” correspondente ao debate diário de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.
Medo
Submissão pelo medo. Pergunta. O que é que está por detrás da atitude da consciência que segue o ditador como um cão fiel? Resposta (WV). A primeira coisa que está nessa consciência submissa é o medo, o medo de alguma coisa. Às vezes esse medo não é (relativo a si mesmo), ele irradia para os entes queridos, para a família. É assim que (as organizações criminosas), mais organizadas que as instituições jurídicas, fazem isso – eles perseguem por tabela. Extrafisicamente, às vezes também se faz isso para melhorar. Por exemplo, no livro de André Luís Libertação, o Gregório aparece e depois vem a mãe do Gregório para suavizar o processo. É o contrário (do caso anterior) – pegou o parente para ajudar a pessoa e não para acabar com o parente, contra a pessoa. Então, o processo da parentela é inevitável intrafisicamente, extrafisicamente e do ponto de vista milenar, por causa da interprisão grupocármica, da árvore genealógica e do pomar genealógico das nossas vidas dentro da grupocarmalogia. (Tertúlia 0942; 1h:08m).