Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Falaciologia: Falácias trafaristas



Cunho emocional da falácia. Pergunta. A falácia tem um cunho emocional? Resposta (WV). Predomina mais o cunho emocional porque às vezes num debate, numa discussão, numa conversa de bar ou de botequim, a pessoa quer ganhar de qualquer maneira porque não sabe perder e apela para a emoção com o argumentum ad hominem (ataque pessoal). Em vez de falar sobre a ideia, ataca a pessoa com assuntos que não tem nada a ver com a questão. (Tertúlia 0912; 1h:20m).

Falácia na projeção fora do corpo. Pergunta. Há possibilidade de uma pessoa ter falácia quando projetada? Resposta (WV). É possível. Na hora que ela medra, "morre de medo", qualquer coisa serve para ela como arma, como defesa, como resistência, como segurança. Ela apela para tudo. Uma pessoa encantoada, quase sempre perde a racionalidade. E fora do corpo é muito comum as pessoas ficarem encatoadas porque elas não sabem como mexer com aquilo. Pergunta. Mesmo numa projeção mentalsomática? Resposta (WV). Não, se a projeção mentalsomática é real, a tendência é não ter nada disso. Mas é preciso saber até que ponto que é uma semiconsciencial. Essas coisas são difíceis. Tem que ver cada caso pontualmente. (Tertúlia 0912; 1h:22m).

Fissura maior da pessoa falaciosa. (Dito na tertúlia 912, em 18.07.200)8. Pergunta. Qual é a fissura maior da pessoa falaciosa? Resposta (WV). A fissura maior é a insistência teimosamente num determinado princípio que é negativo para muita gente. Ela faz mal para muita gente durante muito tempo e teima em fazer esse mal. Onde se encontra mais gente assim é nas ditaduras. A ditadura nazista, ((referência a Adolf Hitler [1889-1945])), do Camboja ((referência a Pol Pot [1925-1998])), da Coreia do Norte ((referência a Kim Jong-il [1941-2011])), do Zimbábue ((referência a Robert Mugabe [1924-])), de Cuba ((referência a Fidel Castro [1926-2016])). Uma falácia horrível. (Tertúlia 0912; 1h:50m).

Erros de raciocínio. Pergunta. Eu queria que você falasse daquela situação em que a pessoa pensa através da emoção. Isso vai gerar erro de raciocínio? Resposta (WV). O problema é ver qual a intenção da pessoa, o que é que ela quer, o que é que ela sabe, o que é que não sabe, qual o nível de traquejo, de competência, de autoridade para falar. Quanto é que ela estudou, quanto pesquisou? Tudo isso tem que ser usado para analisar o caso. A falácia existe quase sempre porque a pessoa quer ser mais do que é. É o egão. A pessoa não quer deixar de perder, quer ficar sempre triunfante. Isso não dá certo. Nós temos ter insucesso de vez em quando. Nem sempre somos exitosos. Isso é impossível. (Tertúlia 0912; 1h:51m).

Mensagem aleatória