Transcrição de conversas proferidas ou validadas por Waldo Vieira em tertúlias gravadas em vídeo. Projeto particular de teletertuliana portuguesa, não vinculado a Instituição Conscienciocêntrica.

Escala evolutiva das consciências

 

Escala evolutiva. Na “escala evolutiva das consciências” ou “escala da consciência contínua”, o modelo (100% de serenidade) é o Homo sapiens serenissimus. A humanidade em geral ainda não atingiu o nível de Homo sapiens projectius (30% de serenidade), pelo que chegar a este grau já é para nós muito bom. A conscienciometria é o estudo da consciência de modo geral. Na questão evolutiva é preciso ver a multidimensionalidade. Vai haver um certo ponto em que a multidimensionalidade vai exigir a projeção. Pela aplicação do conscienciograma, a pessoa pode verificar que está no nível de Projetor consciente, mesmo não tendo projeções lúcidas porque o conscienciograma não determina que a pessoa precisa fazer projeção. Os 30% que a pessoa tem no conscienciograma podem ser de outras áreas da conscienciometria. O conscienciograma não é projeciologia. Então a pessoa pode estar 30% no conscienciograma mas a área da projeção não está bem desenvolvida ainda.

 

 N.

 Nível Evolutivo

 Hominologia

 01

 Consréu transmigada

 Homo transmigrans

 10% do serenão

 02

 Consréu ressomada

 Homo sapiens reurbanisatus

 20% do serenão

 03

 Pré-serenão vulgar

 Homo sapiens sapiens

 25% do serenão 

 04

 Isca inconsciente

 Homo sapiens assistens

 25% do serenão 

 05

 Tenepessista

 Homo sapiens tenepessistae

 25% do serenão 

 06

 Projetor consciente

 Homo sapiens projectius

 30% do serenão 

 07

 Epicon lúcido

 Homo sapiens epicentricus

 35% do serenão 

 08

 Conscienciólogo

 Homo sapiens conscientiolocus

 40% do serenão 

 09

 Desperto

 Homo sapiens despertus

 50% do serenão 

 10

 Semiconsciex

 Homo sapiens semiextraphysicus

 60% do serenão 

 11

 Teleguiado autocrítico

 Homo sapiens teleguiatus

 65% do serenão 

 12

 Evoluciólogo

 Homo sapiens evolutiologicus

 75% do serenão 

 13

 Serenão

 Homo sapiens serenissimus

 100% (modelo)

 14

 Consciex livre (CL)

 Conscientia liber

 Infinito Evolutivo 

 

Consréu transmigada”. “Consréu ressomada”. “Pré-serenão vulgar”. “Isca inconsciente” – processo patológico. “Tenepessista” – depois de tenepessista começa a melhorar. “Projetor consciente” – o projetor é mais importante do que o epicon, até um certo ponto, depois que ele tem lucidez. “Epicon lúcido” – o epicon é superior porque ele já domina alguma coisa de parapsiquismo. A diferença entre Projetor consciente e epicon lúcido é mínima (5%). “Conscienciólogo” – personalidade (homem ou mulher) teática. Sabe a teoria mas também já tem alguma vivência. Depois é que caminha para o desperto. “Desperto” – o desperto já ultrapassou todos os itens anteriores da escala. Além de ter atingido 50% do modelo, distancia-se 10% do nível de Conscienciólogo (o dobro da diferença entre Conscienciólogo e Epicon lúcido). Dobrou a dificuldade. “Semiconsciex”. “Teleguiado autocrítico”. “Evoluciólogo”. “Serenão”. “Consciex livre”. Esta escala tem detalhes mas pode ter muitos mais. No meio dos itens podem colocar-se outros que representem graus intermédios em termos percentuais do modelo Homo sapiens serenissimus (ex. 21%, 22%, 23%...) com diferentes ângulos da personalidade. Esta tabela – muito maior – existe em certas comunexes, às vezes com nomes e outras coisas mais sérias. Esta aqui é prática e objetiva para aquilo que nós precisamos e mesmo assim a maioria ainda não a metabolizou. (Tertúlia 0895; 0h:30m).

Homo sapiens regressivus. Pergunta. As consciexes que vão aos centros de Umbanda já fizeram a segunda dessoma? São Homo sapiens reurbanisatus? Resposta (WV). As consciexes que vão a centros de Umbanda são guias cegos. Já fizeram a segunda dessoma mas continuam a manipular consciências no processo de religião, seitas e outra coisas mais principalmente nessas seitas sincréticas (sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes) como é o Umbanda, que misturam uma porção de coisas da África e do Vaticano. Essas consciexes não tem nada de Homo sapiens reurbanisatus, são antes Homo sapiens regressivus, ainda. (Tertúlia 0898; 0h:36m).

Personalidades históricas. Pergunta. Professor, eu estou começando hoje o meu estudo de Conscienciologia, então sou muito leiga no assunto. Eu estava lendo aqui a Escala Evolutiva das Consciências e (pergunto) onde ficariam os personagens importantes da História? Resposta (WV). Os gigantes da História são esses que estão lá em baixo, os bustos no Caminho da Lógica. São os gigantes da História, os gigantes dos séculos. Esses todos são pré-serenões, em tese. Alguns melhoraram um pouquinho mais do que isso. Dos maiores aí (dos) que a gente já examinou, é um que a igreja católica acabou com ele, que ele era superior ao J. Cristo. O nome é Apolônio de Tiana. Tem o busto dele lá em baixo. Pergunta. E onde é que ficaria Madre Teresa de Calcutá? Resposta (WV). Essa aí é só tacon. Ela é da igreja católica e era da tacon. Tacon é a tarefa da consolação. Nós aqui trabalhamos com a tarefa do esclarecimento. É justamente isso que eu estou fazendo com você. Nós estamos tentando esclarecer, informar você como é que nós pensamos. Ela é ótima mas ela era isca inconsciente... era da padradalhada... Pergunta. E Jesus? Resposta (WV). Jesus mexia um pouco com energia. Ele era isca inconsciente porque ele ficava desassossegado, ele ficava assediado, tinha que ir junto com o discípulo mais chegado dele para o monte fazer retiro. Aquilo era assédio. Então ele era isca inconsciente mas ele mexia com um pouco mais de energia do que a Teresa de Calcutá. Agora, ele não tinha noção de muitas outras coisas e ele era muito novo. A Teresa de Calcutá viveu mais tempo. Se Jesus Cristo tivesse vivido mais, ele seria muito maior. Esses "caras" que estão aí ((referência aos bustos do Caminho da Lógica localizado no CEAEC)) são dos que mexiam mais com a energia pública. Jesus Cristo era assim mas ele não entendia a energia que ele tinha. O nível de desenvolvimento da mediunidade (de Jesus) é o do médium do espiritismo, da umbanda ou do vodu. (Tertúlia 0919; 1h:09m).

Escala do estado da autoconsciência contínua versus escala da consciência contínua. Pergunta. A semana passada você abordou as projeções de consciência contínua eu sempre quis entender melhor a escala do estado a autoconsciência contínua, capítulo 486 do Projeciologia. Essa escala tem um paralelo com a escala evolutiva? Resposta (WV). Sim, tem. Mas a escala mais correta é  a escala evolutiva das consciências com 14 níveis porque é mais didática, mais clara e não tem tanto detalhe (como) a escala da autoconsciência contínua. Lá, é a escala da autoconsciência contínua. Aqui, é a escala evolutiva do ponto de vista geral. Pergunta. Parece-me que pré-despertos comuns, como eu, estamos ainda no estádio das provas. Isso é correto? Resposta (WV). Sim, a maioria está. Mas você tem que ver o seguinte: você já deve estar no final das provas. Então é preciso ver a hora de começar o outro estágio, para onde você vai. Pergunta. O estágio da ética corresponde ao desperto? Resposta (WV). Não, ele corresponde a mais do que ao desperto – é o estágio da cosmoética. (Tertúlia 0967; 0h:25m).

Vencer o assédio. Pergunta. Para cada personalidade-chave da escala da evolução das consciências, há um período médio de tempo em que cada uma dessas consciências se manteria sem assédio? Resposta (WV). Não. A pessoa vai evoluindo e chega num ponto que ela não tem mais assédio. Quer dizer, ela vai ter o assédio sempre mas ela não vai se importar com isso, ela supera o problema. O problema não é "não ter assédio" - quanto mais fizer assistência, mais assédio vai ter. O problema é ultrapassar, superar, vencer a assimilação do assédio das outras consciências. Isso é que é a desperticidade. A pessoa vai chegar num ponto que ela deixa de ser assediada. Para isso, primeiro ela tem que desassediar a si mesma. (Tertúlia 1005; 1h:25).

Hominis energos. Os hominis energos Homo sapiens: energeticus, energovibratorius, energoexpositor, energoimpeditor, energodonator, energossomaticus e energoevolutivus – dão uma visão de conjunto da energia perante a consciência. (Tertúlia 1362; 1h:39m).

Mensagem aleatória