Alerta consciencial. Aceitar uma derrota como uma lição aprendida, vale a pena. Não fique procurando, pela terceira, quarta ou quinta lição para aprender. Aprenda na primeira. Tome uma atitude logo. (Tertúlia 0857 - 6/11; 0h:04m). Uma pessoa pode ter um alerta consciencial através de um pequeno acidente de percurso. Sofreu um pequeno acidente, foi alertada mas não levou isso em consideração. Um segundo e um terceiro acidente já podem ser maiores. A pessoa que não presta atenção ao alerta, não tem autodiscernimento, autoconsciência dessa realidade. (Tertúlia 0857 - 8/11; 0h:00m).
Boa intenção. A boa intenção abre caminhos. Você vive com outras consciências. Não há evolução sem outras consciências. Os afins se atraem. Se você tem empatia com outra pessoa, vocês vivem grudados, não tem saída. Cedo ou tarde vocês grudam. Isso é afinidade. É o processo da empatia. Vocês gostam um do outro. A boa intenção vai fazer você crescer junto com essa pessoa. Se você vai crescer junto com ela, existe o sinergismo: um potencializa o outro. Já não ficam dois, já equivale a três. Então, (a boa intenção) não só abre caminho como melhora o livre arbítrio e o discernimento da pessoa. Tudo melhora através da boa intenção. Boa intenção só, não resolve. Boa vontade só, não resolve. O que resolve é o autodiscernimento para a pessoa saber o que presta e o que não presta e distinguir o melhor do pior. Não adianta só boa vontade e boa intenção. (Tertúlia 0857 - 9/11; 0h:09m).
Efeito do mega-atributo propulsor da evolução “Autodiscernimento”. Quando uma pessoa amplia a intelectualidade, o microuniverso consciencial dela também amplia pelo mentalsoma e expande o autodiscernimento. Numa condição dessas, quase sempre a pessoa já domina o parapsiquismo e conecta-se com a central extrafísica da energia por causa da ideia. (Tertúlia 0909; 0h:54m).
Autodiscernimento e autoconsciência. Pergunta. Autodiscernimento e autoconsciência são a mesma coisa? Resposta (WV). Autoconsciência é (um termo aplicado a) uma pessoa que tem consciência de si mesma. Autodiscernimento é (um termo aplicado a) uma pessoa que é capaz de fazer o discernimento sobre si mesma, dentro do cosmos. Ela está se interpretando, se distinguindo dentro do cosmos. Ela é capaz de pegar todos os factos, ocorrências, realidades, fenômenos, parafenômenos, parafactos, e vai fazer a definição para distinguir aquela realidade das outras. O autodiscernimento é o discernimento seu. Tem que começar por você. É o que nós chamamos a autoconscienciometria. A melhor coisa que uma pessoa pode ter é autodiscernimento sobre a autoconscienciometria. Daí ela parte para o resto. Quando eu uso o prefixo “auto” é porque ele é indispensável, é prioritário, é o que eu chamo “primado do egão”. Nós temos ainda muitos egões. Precisamos de conservar esse egão (mas) com outra qualidade. Por exemplo, o serenão é o egão que está purificado. Ele é um egão enorme: ele influencia, domina, atua sobre o universo, mas ele não tem mais o ego de pensar só nele. Aí é que muda tudo: ele se distribui, ele se doa. Muda tudo. (Tertúlia 0922; 1h:14m).
Autodiscernimento afetivo e carreira profissional. É a pessoa consigo mesma. A pessoa com duplista: dois casamentos: a dupla e a profissão. Para a pessoa se sentir bem com os dois, é necessário que haja muita ponderação. O autodiscernimento afetivo afeta a carreira profissional e a carreira profissional afeta o autodiscernimento afetivo. Há um casamento, primeiro com uma pessoa e depois com o trabalho, a ocupação. É necessário que a pessoa pondere, pensenize, reflita sobre o assunto e veja se uma coisa não está interferindo na outra. Tem muita gente com problema com isso. (Tertúlia 0950; 0h:05m).
Potencialização das ações pessoais. Pergunta. Além da energia, que outros aspetos podem potencializar as ações da pessoa? Resposta (WV). A prioridade daquilo que você deve fazer. Isso é feito pelo autodiscernimento: o melhor hoje, neste momento evolutivo, neste lugar. Nunca se deixar levar pela emoção. Pensar muito para discernir o que é prioritário. Saber distinguir o que importa mais na evolução. Perceber o que está dominando como carência do momento evolutivo e o que é que conflui para ela. (Tertúlia 1362; 0h:20m).